Líder nos testes em Jerez, Viñales vê resultado “totalmente diferente” do GP da Espanha e admite: “É um pouco frustrante”

Mais rápido na sessão de testes coletivos realizados pela MotoGP em Jerez de la Frontera, Maverick Viñales avaliou que é um pouco frustrante ter um resultado completamente diferente usando a mesma configuração da corrida de domingo. #25 não se mostrou impressionado com o pneu dianteiro testado na Espanha

 
Líder do teste coletivo realizado pela MotoGP na segunda-feira (8), Maverick Viñales saiu de Jerez de la Frontera um pouco frustrado. O #25 conseguiu uma performance mais competitiva no exercício, embora estivesse usando a mesma configuração da corrida de domingo na YZR-M1.
 
Apesar das temperaturas mais elevadas, os pilotos relataram um aumento considerável na aderência do traçado.
 
Após o GP da Espanha, o quarto da temporada 2017, Maverick se mostrou incomodado com a performance do pneu Michelin e, após a teste, segue confiante em sua teoria.
Maverick Viñales não ficou impressionado com o pneu testado em Jerez (Foto: Yamaha)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

“Hoje nós fizemos uma comparação com a corrida de ontem e o resultado foi completamente diferente”, disse Viñales. “Pude rodar em 1min40s médio, e estava no ritmo de Marc [Márquez] e Dani [Pedrosa], então é um pouco frustrante”, continuou.
 
“De qualquer forma, temos de olhar para a frente. Nós testamos muitas coisas, algumas positivas, outras negativas”, contou. “Em Le Mans, já temos um bom acerto. Vamos tentar melhorá-lo. Espero que o tempo possa permanecer realmente bom”, comentou.
 
Questionado sobre qual foi a diferença entre a corrida e o teste, Viñales respondeu: “Nenhuma”.
 
“Na simulação de corrida eu fiz dez ou 12 voltas com o tanque cheio, o mesmo acerto, os mesmos pneus e foi totalmente diferente”, apontou. “Mas, de qualquer forma, depois nós testamos um novo chassi e não funcionou tão mal, tinham algumas coisas positivas de que eu gostei. Temos de checar bem os dados. De qualquer forma, com nosso chassi antigo, me senti realmente bem o dia todo”, falou.
 
“O que foi difícil hoje foi a temperatura. Estava muito quente depois da primeira, da segunda saídas, aí foi fácil ir para 1min40s alto. Foi bem estranho que a vida do pneu tenha sido assim tão curta”, opinou. “Eu sei o que afetou isso. Mas hoje nós fizemos uma checagem para garantir. Ontem na volta 16, 1min41s9, hoje na volta 16, 1min40s8. Isso é quase 1s por volta, é muita coisa. Nós éramos capazes de estar no pódio, pelo menos no pódio, ou talvez lutando com Marc e Dani”, considerou.
 
Indagado se a borracha depositada na pista pelas corridas de Moto3 e Moto2 influenciou na performance de domingo, Maverick ficou em dúvida.
 
“Não acho. Porque nas outras pistas, como na Argentina, por exemplo, tive o mesmo feeling depois da Moto2 que tive no warm-up. No Catar também e em muitas corridas do ano passado, então este é o problema. Talvez no pneu traseiro, onde temos menos aderência, mas na frente é completamente diferente”, explicou.
 
Ainda, Viñales fez uma avaliação positiva do novo chassi testado pela Yamaha em Jerez de la Frontera.
 
“O que sei é que posso ganhar um pouco de aderência, o que é realmente importante em pistas que não têm muita aderência. Agora temos de checar. Minha sensação é que temos um pouco mais de aderência, e posso levantar melhor a moto. É importante para pistas que temos de parar e andar”, indicou.
 
Por fim, Viñales deu sua avaliação sobre o pneu dianteiro testado na Espanha. A Michelin deu aos pilotos o mesmo composto usado no GP da Comunidade Valenciana do ano passado para uma reavaliação;
 
“Se tiver de correr com ele, posso correr. Não tenho nenhum problema, porque já com aquele pneu nós temos muitas voltas e bons tempos de voltas”, afirmou. “Eu gosto do que nós tivemos na Argentina, o que tive em Le Mans. Esses são os pneus de que gosto. Ou o duro com que fiz a simulação de corrida. De qualquer forma, se eles querem trazer de volta, voltamos e tentamos ajustar nosso estilo de pilotagem ou a moto a este pneu. De qualquer maneira, são bons pneus. Para mim, não é um problema”, concluiu.

#GALERIA(7016)
 
PADDOCK GP #76 DEBATE VITÓRIA DE BOTTAS NA F1 E RECEBE EDGARD MELLO FILHO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.