Lorenzo não segura, e Márquez mantém invencibilidade nos Estados Unidos. Rossi vence duelo com Pedrosa e é 3º

Jorge Lorenzo não deu conta de segurar Marc Márquez e viu o piloto da Honda conquistar sua sétima vitória nos Estados Unidos. Valentino Rossi venceu um bom duelo com Dani Pedrosa para completar o pódio e manter sua liderança no Mundial

A cobertura completa do GP de Indianápolis no GRANDE PRÊMIO

Indianápolis não está tão longe da Detroit de Eminem e, fosse o rapper o produtor-executivo da trilha sonora do Mundial de Motovelocidade, o GP de Indianápolis deste domingo (9) teria como trilha sonora algo semelhante a ‘Phenomenal’.

 
Pole-position na lendária pista de Indiana, Marc Márquez perdeu a ponta para Jorge Lorenzo ainda na largada, mas se recusou a entregar a vitória e pressionou o piloto da Yamaha por quase todas as 27 voltas. Já nos giros finais, o campeão vigente lançou um ataque certeiro e disparou na ponta para manter sua invencibilidade nos Estados Unidos.
Marc Márquez segue imbatível nos Estados Unidos (Foto: Honda)
A classificação do Mundial de MotoGP após o GP de Indianápolis

Além de seguir somando triunfos em território norte-americano, Márquez também entra para a história como o piloto que conquistou a 700ª vitória da Honda no Mundial de Motovelocidade

 

Sofrendo com o ritmo da YZR-M1 ao longo de todo o fim de semana, Valentino Rossi seguiu a tendência de aparecer mais forte na hora da corrida e, depois de se livrar de uma legião de adversários, se instalou na quarta colocação, pressionando Dani Pedrosa.

 
A dupla inverteu as posições algumas vezes, mas Rossi conseguiu garantir o terceiro posto na volta final, recebendo a bandeirada com 0s181 de vantagem para Dani.
 
Mais atrás, Andrea Iannone não tardou a se isolar na quinta colocação e não teve lá grandes adversários durante toda a corrida. Bradley Smith ainda tentou alcançar o piloto da Ducati, mas recebeu a bandeirada em sexto, 0s223 atrás do #29.
 
Pol Espargaró venceu um duelo com Cal Crutchlow e ficou com o sétimo posto. Andrea Dovizioso aparece em nono, com Danilo Petrucci fechando o top-10.
 
Com o resultado, Rossi chegou aos 195 pontos e agora tem nove de vantagem para Lorenzo. Márquez chegou aos 139 e assumiu a terceira colocação, à frente de Iannone e Smith.
 

Saiba como foi o GP de Indianápolis de MotoGP:

 
 A previsão dizia que a chuva só chegaria após a corrida da MotoGP, mas antes mesmo da largada da Moto3, os primeiros pingos deram as caras em Indianápolis. Depois de tumultuar a corrida classe menor, que terminou com a primeira vitória de Livio Loi, o clima ajudou e permitiu uma prova espetacular na Moto2.
 
Na hora da classe rainha, a chuva seguia longe, com os termômetros marcando 28°C e a pista chegando aos 35°C. A velocidade dos ventos estava em 8 km/h. E o céu estava bastante nublado.
 
Seguindo a tradição, Marc Márquez ficou com a pole em Indianápolis, a quinta do #93 em território norte-americano. Dani Pedrosa surge logo atrás, à frente de Jorge Lorenzo, o último piloto não-Honda a vencer nos Estados Unidos — um triunfo em Indy em 2009. Líder do Mundial, Valentino Rossi tinha apenas o oitavo posto do grid.
 
Para a corrida deste fim de semana, a Bridgestone levou os pneus dianteiros macios, médios e duros, com Honda e Yamaha podendo optar pelos compostos traseiros médios e duros e os demais times tendo a opção de macios e médios.
Com o piso seco, os pilotos partiram para o grid em sua maioria com pneus dianteiros duros, com exceção de Toni Elías e Mike di Meglio, que optaram pela borracha média. Na traseira, os pilotos de Honda, Yamaha, Tech3, Marc VDS e Cal Crutchlow optaram pelo composto duro. Ducati, Pramac e Suzuki foram de médio, com Aprilia, Ioda, Aspar, AB, Avintia e Jack Miller escolhendo a borracha macia.
Jorge Lorenzo tirou quatro pontos da vantagem de Rossi na classificação (Foto: Yamaha)
A etapa de Indianápolis, aliás, foi bastante agitada. Pouco depois do warm-up, os pilotos das três classes se reuniram no grid para respeitarem um minuto de silêncio em homenagem a Bernat Martíez e Dani Rivas, que morreram em um acidente durante uma etapa da MotoAmerica em Laguna Seca.
 
Pouco após o tributo, Colin Edwards participou uma parada em Indy para celebrar os 60 anos da Yamaha Motors
 
Como manda a tradição norte-americana, antes da largada da MotoGP, Nick Fradiani, vencedor da edição 2015 do 'American Idol', subiu ao palco para cantar o ‘The Star-Spangled Banner’, o hino dos Estados Unidos. 
Antes mesmo de os pilotos partirem para a volta de aquecimento, as motos reserva já estavam devidamente preparadas nos boxes para o caso de terem de lançar mão do flag-to-flag, o que não parecia improvável, já que algumas gotas de chuva seguiam caindo aqui e ali. 
 
Ainda com a pista seca, as luzes se apagaram para que os 67.648 espectadores que compareceram ao circuito de Indiana vissem Jorge Lorenzo saltar para a ponta ainda na primeira curva, à frente de Marc Márquez, Pedrosa, Iannone, Smith e Rossi.
 
Sem muita demora, Rossi passou Smith e subiu para a quinta colocação, 0s110 atrás de Iannone. Pol também passou o companheiro de equipe e assumiu a sexta posição.
 
Na ponta, Márquez ia apertando para chegar em Lorenzo, que tentava usar a estratégia de sempre para escapar na ponta e ignorar a concorrência.
 
Mais atrás, Rossi conseguiu passar Iannone e, nesse ponto, já tinha 1s123 de atraso para Dani Pedrosa, que seguia em terceiro, já afastado de Márquez.
 
Lorenzo ainda tinha a liiderança, mas Márquez tinha um ritmo mais forte para acompanhar o #99. 
 
Sem que Rossi conseguisse reduzir o atraso para Pedrosa, o #26 começou a aumentar o ritmo para entrar na briga pela liderança. Quinto colocado, Iannone também não acompanhava Valentino e já tinha 1s4 de atraso para o titular da Yamaha.
 
Na abertura da quarta volta, Márquez colou em Lorenzo, mas o #99 conseguiu se afastar ligeiramente mais uma vez. Pedrosa, por sua vez, voltou a se afastar, assim como Rossi. Iannone vinha em quinto, seguido por Smith, Pol Espargaró, Petrucci, Crutchlow e Redding.
 
Depois de uma boa largada, Lorenzo seguia firme na frente, mas Márquez tratava de não deixar o rival escapar, mantendo a diferença e torno de 0s2. Pedrosa, por sua vez, tinha derrubado o atraso para 0s9, mas ainda estava longe de impressionar.
 
Rodando em quarto e com a liderança do Mundial em jogo, Rossi começou a aumentar o ritmo, passando a rodar em 1min32s como os ponteiros, e conseguiu reduzir um tiquinho de seu atraso. Mas nada que ameaçasse o pódio de Dani.
Valentino Rossi manteve intacta sua sequência de pódios (Foto: Yamaha)
Na frente, Lorenzo ia ampliando sua margem em relação a Márquez, que seguia empenhado em não deixar o piloto de Palma de Mallorca escapar. 
 
No fim da sétima volta da disputa, Jack Miller caiu e abandonou. Pelos rumores, a Honda não está muito feliz com o trabalho que promoveu direto da Moto3.
 
Mais atrás, Crutchlow, que perdeu muito na largada após ter de escapar da linha para não acertar Smith, passou Espagaró para assumir o sétimo posto, mas errou e perdeu a posição. Cal reagiu e deixou Pol para trás novamente.
 
Na décima volta, Lorenzo tinha 0s285 de vantagem para Márquez, que já estava 1s659 à frente de Pedrosa. Mais atrás, Rossi vinha diminuindo a diferença, agora rodando em um ritmo melhor que os três pilotos à frente.
 
Mais uma vez, o italiano se atrapalhou com uma classificação ruim, já que perde muito tempo nas primeiras voltas e permite que pilotos mais rápidos nos primeiros giros se afastem. Ainda assim, o #46 estava no lucro, já que o fim de semana em Indy não vinha sendo dos mais fáceis.
 
No giro seguinte, Márquez conseguiu usar o vácuo de Lorenzo para se aproximar mais, derrubando o atraso de novo para 0s2, mas o #99 permanecia firme e forte no topo da tabela.
 
Com mais de metade da prova pela frente, Rossi exibia menos de 0s5 de atraso para Pedrosa, que já começava a se preocupar com a aproximação do multicampeão. Corrida após corrida, o italiano mostra que não vai entregar a liderança do Mundial de mão beijada, mas essa décima coroa pode acabar sendo a mais difícil de todas.
 
Líder, o ‘astronauta’ Lorenzo voltou a apertar o passo, se afastando um pouco de Márquez, mas o teimoso campeão vigente seguia lá, esperando uma oportunidade para lançar um ataque. Um pouco atrás, Pol passou Crutchlow para assumir a sétima colocação.
 
Na briga pelo terceiro posto, Rossi chegou a 0s2 de Pedrosa e começou a avaliar suas opções de ultrapassagem. Na 15ª volta, Valentino fez uma primeira – e discreta – tentativa, mas Dani seguiu na frente.
 
No pit-lane, as equipes começavam a aquecer as motos reserva, uma vez que algumas gotas já caiam por lá. A mudança climática poderia destruir a prova de muita gente.
 
Pressionado por Rossi, Pedrosa foi se afastando mais e mais de Márquez, com a diferença passando dos 3s. Na ponta, Márquez estava 0s164 atrás de Lorenzo. 
 
No 17º giro, Rossi chegou junto na reta e lançou um ataque por dentro da curva 2, assumindo o segundo posto. Como vem acontecendo ao longo de todo o ano, a manobra do italiano resultou em uma celebração da torcida, que podia ser ouvida da transmissão da TV.
 
Mais na frente, Márquez tentou aumentar a pressão em Lorenzo, mas o piloto da Yamaha não se assustou nem um pouquinho.
 
Ainda rodando mais rápido que Pedrosa, Rossi logo abriu uma ligeira vantagem para o espanhol, mas com mais 3s de atraso para Márquez, era muito difícil chegar nas nove voltas restantes. Se pensasse no campeonato, a melhor opção para o #46 seria torcer por Marc, que tinha um atraso maior na classificação.
 
Na 19ª volta, os fiscais começaram a exibir bandeiras de chuva em Indianápolis, mas não parecia ser nada de muito preocupante. Pelo menos por enquanto. O foco da água era a curva 10. 
Dani Pedrosa voltou a ser um forte candidato ao pódio da MotoGP (Foto: Repsol)
De olho no pódio, Pedrosa reagiu, apertou o passo e colou em Rossi, mas não conseguiu passar. O espanhol agora virava em um ritmo superior ao do italiano. 
 
Mais atrás, Viñales e Petrucci duelavam pelo 11º posto. O piloto da Suzuki faz um belo ano de estreia a bordo da nova GSX-RR.
 
Com seis voltas para o fim, Pedrosa tentou por dentro na curva 1, mas Rossi fechou bem a porta, se mantendo na frente. Adiante, Márquez seguia acompanhando Lorenzo, mas o susto não era lá dos maiores. 
 
Na 22ª volta, Pedrosa conseguiu passar Rossi no fim da reta para entrar primeiro na curva 1, logo se afastando um pouquinho do italiano. Mais adiante, Valentino reagiu e retomou a frente. 
 
Na ponta, Lorenzo e Márquez voltaram a virar em 1min32s, com o piloto da Honda ligeiramente mais rápido. Atrás, Rossi conseguiu se afastar mais um pouquinho de Pedrosa.
 
Na 23ª volta, Márquez estabeleceu um novo recorde para Indianápolis, baixando a marca anterior, que era dele mesmo, em 0s206.
 
Com três voltas para o fim, Márquez atacou Lorenzo na reta e entrou na frente na curva 1, tomando a liderança pela primeira vez. Rossi seguia em terceiro, agora 0s380 à frente de Pedrosa.
 
Lorenzo, por sua vez, não se entregou e seguiu colado em Márquez, mas o piloto da Honda começou a escapar. Pedrosa, de novo, começou a apertar o passo, voltando a ameaçar Rossi.
 
Na abertura da última volta, Pedrosa, de novo, passou Rossi no fim da reta, mas levou o troco pouco depois. Na ponta, Márquez ia escapando de Lorenzo para garantir sua sétima vitória nos EUA. 

MotoGP, GP de Indianápolis, corrida:

1 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 41:55.371 26 voltas
2 99 JORGE LORENZO ESP YAMAHA +0.688  
3 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA +5.966  
4 26 DANI PEDROSA ESP HONDA +6.147  
5 29 ANDREA IANNONE ITA  DUCATI +21.528  
6 38 BRADLEY SMITH ING TECH3 YAMAHA +21.751  
7 44 POL ESPARGARÓ ESP TECH3 YAMAHA +30.378  
8 35 CAL CRUTCHLOW ING LCR HONDA +31.607  
9 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI +32.821  
10 9 DANILO PETRUCCI ITA PRAMAC DUCATI +34.517  
11 25 MAVERICK VIÑALES ESP SUZUKI +39.010  
12 68 YONNY HERNÁNDEZ COL PRAMAC DUCATI +41.815  
13 45 SCOTT REDDING ING MARC VDS HONDA +50.209  
14 41 ALEIX ESPARGARÓ ESP SUZUKI +1:00.465  
15 8 HECTOR BARBERÁ ESP AVINTIA DUCATI +1:04.147  
16 69 NICKY HAYDEN EUA ASPAR HONDA +1:05.066  
17 63 MIKE DI MEGLIO FRA AVINTIA DUCATI +1:06.941  
18 19 ÁLVARO BAUTISTA ESP APRILIA GRESINI +1:13.862  
19 50 EUGENE LAVERTY IRN ASPAR HONDA +1:18.706  
20 6 STEFAN BRADL ALE APRILIA GRESINI +1:19.730  
21 17 TONI ELÍAS ESP AB HONDA +1:19.882  
22 15 ALEX DE ANGELIS RSM IODA ART +1:19.934  
  43 JACK MILLER AUS LCR HONDA NC  
             
POLE MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:31.884 163.3  km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:32.625 162.0 km/h
RECORDE MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:32.625 162.0 km/h
MELHOR VOLTA MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:31.619 163.8 km/h
             
    Condições do tempo   PISTA SECA   ar: 28ºC | pista: 35ºC

#GALERIA(5412)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.