Márquez acerta estratégia e chega a nona vitória seguida em Sachsenring. Rossi fica em segundo

Marc Márquez fez valer sua superioridade na ‘canhotinha’ Sachsenring e assegurou neste domino (15) sua nona vitória seguida ― contando desde as 125cc ― no traçado da Saxônia. Valentino Rossi bateu Jorge Lorenzo e ficou com o segundo posto no GP da Alemanha, com o #99 ainda sendo superado por Maverick Viñales, Danilo Petrucci e Álvaro Bautista

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Depois do eletrizante GP da Holanda, a prova da MotoGP na Alemanha deixou um pouquinho a desejar. No circuito mais curto do calendário, as disputas por posição foram um tanto menos empolgantes, mas nem por isso a prova deste domingo (15) vai deixar de entrar para a história do Mundial, já que foi nela que Marc Márquez conquistou seu nono triunfo consecutivo em Sachsenring ― contando desde as 125cc.
 
O triunfo, no entanto, não veio e ponta a ponta. Terceiro no grid, Jorge Lorenzo repetiu aquelas suas boas largadas e assumiu a liderança nos primeiros metros, deixando Márquez para tomar de Danilo Petrucci o segundo posto, o que só aconteceu na quinta volta, quando o #99 já tinha se afastado 0s5.
Marc Márquez venceu pela nona vez seguida em Sachsenring (Foto: Michelin)
Aos poucos, o #93 alcançou o ponteiro, lançando seu decisivo ataque no fim da 13ª volta, na Queckenberg, a última curva, quando assumiu a ponta sem maiores dificuldades. Lorenzo, então, virou alvo de Rossi, que tinha recuperado terreno para se aproximar dos ponteiros.
 
Na 16ª volta, Rossi se colocou à frente pela primeira vez, aproveitando um erro do #99 na curva 10. O piloto da Ducati até tentou uma reação mais adiante, mas uma nova escapadela permitiu o troco do multicampeão. Com um par de pneus médios, Valentino até reduziu a vantagem de Márquez, mas, mesmo calçando a traseira da RC213V com um composto macio, conseguiu responder e se afastar de vez do #46.
 
Aos poucos, Lorenzo também ficou pelo caminho, mas com um pelotãozinho chegando por trás pela brigar pelo último posto do pódio. Com cinco voltas para o fim, Petrucci passou o #99, que, com um pneu macio na frente, ainda tinha de se defender de Viñales. O #25, porém, passou ainda na 27ª volta, subindo para quarto.
O espanhol da Yamaha, então, pressionou Petrucci até pegar o terceiro posto, com Álvaro Bautista também deixando Lorenzo para trás.
 
Ao fim das 30 voltas, Márquez recebeu a bandeirada com 2s196 de frente para Rossi, que ficou a 0s580 de Viñales. Petrucci ficou em quarto, à frente de Bautista e Lorenzo. Andrea Dovizioso ficou só em sétimo, com Dani Pedrosa, Johann Zarco e Bradley Smith fechando o top-10.
 
Rei de Sachsenring ― com nove pole e nove vitórias consecutivas ―, Márquez decidiu celebrar o triunfo literalmente com a galera. O #93 pulou a barreira de proteção e comemorou o feito com o público. Depois, ainda dançou com os fiscais antes de voltar para a moto para se dirigir ao parque fechado.
 

Aleix Espargaró não pôde participar desta nona etapa da temporada 2018. O piloto da Aprilia sofreu uma queda no warm-up desta manhã e acabou barrado pelos médicos por conta de um trauma torácico.


O resultado deste domingo só garantiu uma vantagem ainda maior para Marc Márquez na liderança. A vitória do espanhol aumentou sua vantagem na liderança da classificação para 46 pontos. Valentino Rossi segue na segunda colocação da tabela, com Maverick Viñales sendo o terceiro com dez tentos de atraso para o companheiro.
 

Saiba como foi o GP da Alemanha de MotoGP:

Assim como aconteceu nos dois dias anteriores, Hohenstein-Ernstthal amanheceu com mais um dia de sol e temperaturas elevadas. Na hora da largada da MotoGP, os termômetros marcavam 27°C, com o asfalto chegando a 48°C.

Pela nona vez seguida ― desde os tempos de 125cc ―, Marc Márquez tinha a pole em Sachsenring. Era a 48ª vez do #93 na posição de honra em sua 99ª largada na classe rainha, o que representa um aproveitamento de 48,5%.

Batido nos instantes finais da classificação pelo piloto da Honda, Danilo Petrucci ocupava a segunda colocação, repetindo o resultado do ano passado e igualando sua melhor performance na MotoGP. Jorge Lorenzo vinha na sequência em sua melhor performance na pista alemã desde o terceiro lugar no grid de 2015.

No melhor resultado da Yamaha em Sachsenring nos últimos dois anos, Maverick Viñales tinha a quarta colocação, à frente de Andrea Dovizioso, que teve seu melhor desempenho na pista da Saxônia desde 2010.

Último piloto a vencer em Sachsenring por uma marca que não a Honda ― em 2009 ―, Valentino Rossi fecha a terceira fila, à frente de Cal Crutchlow e Andrea Iannone. Álvaro Bautista e Dani Pedrosa fecham o top-10.

Neste fim de semana, a Michelin manteve a tradição e levou pneus macios, médios e duros para Sachsenring, todos em versão assimétrica ― com a borracha mais resistente do lado esquerdo ― por conta do desequilíbrio do traçado, que tem dez curvas para esquerda e só três para a direita.

Quando as luzes se apagaram, mais uma vez Lorenzo fez uma saída espetacular para pilar para a ponta do pelotão. Quem vinha em segundo era Petrucci, enquanto Márquez, que não fez início tão positivo, caiu para terceiro.

Rossi, que estava na quarta colocação, estava empenhado em ultrapassar o titular da Honda. Ele chegou a colocar lado a lado com o espanhol, que acabou fechando a porta para o italiano.

Com duas voltas completadas na Alemanha, Jorge seguia na ponta do pelotão, enquanto Petrucci sustentava o segundo posto. Márquez vinha em terceiro, com Rossi e Crutchlow completando o rol dos cinco primeiros.

Na largada, um acidente envolvendo quatro pilotos. Nos primeiros metros Rins, Iannone, Redding e Pol Espargaró se embolaram no circuito. Miller também acabou afetado e caiu para o fundo do pelotão.

Nas posições da frente, Márquez começava a ganhar o terreno que havia perdido no começo da disputa. Em um lance para cima do #9, o titular da Honda conseguiu consumir a ultrapassagem e agora era o segundo. Lorenzo tinha uma vantagem de 0s5.

Outro piloto que mostrava recuperação e vinha crescendo de ritmo no traçado era Rossi. O italiano começava a se aproximar de maneira ameaçadora de Petrucci, que tentava segurar o ímpeto do #46.

Então, com 22 voltas para a bandeira quadriculada, Valentino enfim conseguiu ultrapassar Danilo pelo degrau mais alto do pódio. Seu foco começou a ser Márquez, que tirava cada vez mais a desvantagem para Lorenzo.

Finalmente Márquez chegou no Lorenzo e a batalha entre os espanhóis começou. O #93 deu uma primeira investida, mas não foi o suficiente para conseguir superar o #99. Mas a perseguição não cessou em Sachsenring.

O titular da Ducati então acabou cometendo um erro e abrindo demais em uma curva. Apesar de não ter feito a ultrapassagem ali, Marc se aproximou e alguns metros para frente, na curva 13, enfim superou o adversário.

A grande segunda briga do dia mal começou a se desenhar com 15 voltas para a bandeira quadriculada e já havia terminado. Rossi conseguiu ultrapassar Lorenzo sem qualquer resistência, aparecendo então em segundo.

Nesta altura da prova, a ordem na pista era Márquez, Rossi, Lorenzo, Petrucci, Dovizioso, Bautista, Viñales, Zarco, Pedrosa e Syahrin.

Mas ali havia sido apenas um gostinho do que seria visto mais para frente. O #99 não estava satisfeito em ter sido superado pelo #46 e não demorou muito para dar o troco dois giros mais tarde. No entanto, em grande defesa, o titular da Yamaha conseguiu retomar o posto.

Ainda restavam dez voltas para o final da disputa e Rossi tentava, aos poucos, se aproximar de Márquez, que já sustentava uma confortável vantagem de mais de 1s.

Quem também queria chegar para a briga da ponta do pelotão era Bautista. O piloto vinha escalando aos poucos o pelotão e em uma linda ultrapassagem em cima de Dovizioso, aparecia na quinta colocação da corrida.

Para Márquez não era apenas suficiente estar na liderança do pelotão. O espanhol, que já tinha mais de 1s6 de respiro para os adversários, ainda tratou de anotar a volta mais rápida com 1min21s643.

Dovizioso vinha apresentando um desempenho bastante discreto na Alemanha. Agora era a vez de Viñales ultrapassar o italiano, que caiu para a sétima colocação.

Com quatro voltas para o fim, Márquez já tinha um caminhão de vantagem na liderança. Quem vinha em segundo era Rossi, com Petrucci beliscando o degrau mais baixo do pódio. Viñales era o quarto, com Lorenzo sendo apenas o quinto após perder ritmo com a Ducati.

E mais uma vez Marc Márquez mostrou quem é. Quase impossível de ser batido, o titular da Honda garantiu mais uma vitória com V maiúsculo neste domingo. Valentino Rossi cruzou a linha de chegada em segundo, com Maverick Viñales completando o pódio.

MotoGP 2018, GP da Alemanha, Sachsenring, final:

 
1 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 41:05.019 30 voltas
2 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA +2.196  
3 25 MAVERICK VIÑALES ESP YAMAHA +2.776  
4 9 DANILO PETRUCCI ITA PRAMAC DUCATI +3.376  
5 19 ÁLVARO BAUTISTA ESP ÁNGEL NIETO DUCATI +5.183  
6 99 JORGE LORENZO ESP  DUCATI +5.780  
7 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA  DUCATI +7.941  
8 26 DANI PEDROSA ESP HONDA +12.711  
9 5 JOHANN ZARCO FRA TECH3 YAMAHA +14.428  
10 38 BRADLEY SMITH ING KTM +21.474  
11 55 HAFIZH SYAHRIN MAL TECH3 YAMAHA +25.809  
12 29 ANDREA IANNONE ITA SUZUKI +25.963  
13 53 TITO RABAT ESP AVINTIA DUCATI +29.040  
14 43 JACK MILLER AUS PRAMAC DUCATI +29.325  
15 45 SCOTT REDDIING ING APRILIA GRESINI +34.123  
16 6 STEFAN BRADL ALE MARC VDS HONDA +38.207  
17 12 THOMAS LÜTHI SUI MARC VDS HONDA +49.369  
18 17 KAREL ABRAHAM TCH ÁNGEL NIETO DUCATI +1:01.022  
19 10 XAVIER SIMÉON BEL AVINTIA DUCATI +1:16.692  
  35 CAL CRUTCHLOW ING LCR HONDA NC  
  30 TAKAAKI NAKAGAMI JAP LCR HONDA NC  
  42 ÁLEX RINS ESP SUZUKI NC  
  44 POL ESPARGARÓ ESP KTM NC  
             
POLE MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:20.270 164.6 km/h
VMR MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:21.643 161.8 km/h
RECORDE JONAS FOLGER ALE TECH3 YAMAHA 1:21.442 162.2 km/h
MELHOR VOLTA MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:20.270 164.6 km/h
             
    Condições do tempo   PISTA SECA   ar: 27ºC | pista: 48ºC

#GALERIA(8477)

  

1 93 MÁRQUEZ HONDA 41:05.019 | 30 v
2 46 ROSSI YAMAHA +2.196
3 25 VIÑALES YAMAHA +2.776
4 9 PETRUCCI PRAMAC DUCATI +3.376
5 19 BAUTISTA ÁNGEL NIETO DUCATI +5.183
6 99 LORENZO DUCATI +5.780
7 4 DOVIZIOSO DUCATI +7.941
8 26 PEDROSA HONDA +12.711
9 5 ZARCO TECH3 YAMAHA +14.428
10 38 SMITH KTM +21.474
11 55 SYAHRIN TECH3 YAMAHA +25.809
12 29 IANNONE SUZUKI +25.963
13 53 RABAT AVINTIA DUCATI +29.040
14 43 MILLER PRAMAC DUCATI +29.325
15 45 REDDING APRILIA GRESINI +34.123
16 6 BRADL MARC VDS HONDA +38.207
17 12 LÜTHI MARC VDS HONDA +49.369
18 17 ABRAHAM ÁNGEL NIETO DUCATI +1:01.022
19 10 SIMÉON AVINTIA DUCATI +1:16.692
  35 CRUTCHLOW LCR HONDA NC
  30 NAKAGAMI LCR HONDA NC
  42 RINS SUZUKI NC
  44 P ESPARGARÓ KTM NC
         
POLE MÁRQUEZ HONDA 1:20.270  
VMR MÁRQUEZ HONDA 1:21.643  
RECORDE FOLGER TECH3 YAMAHA 1:21.442  
MELHOR VOLTA MÁRQUEZ HONDA 1:20.270  

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