Márquez anula queda com boa volta, mantém invencibilidade e fatura sexta pole seguida em Austin. Viñales é 2º

Nem mesmo uma queda foi capaz de quebrar a série invicta de Marc Márquez em Austin. Com 2min03s658, o #93 conquistou sua sexta pole seguida no Circuito das Américas, 0s406 à frente de Maverick Viñales. Andrea Iannone completa a primeira fila. O piloto da Honda, porém, está sob investigação por conta de um incidente com o #25

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Marc Márquez não quer mesmo abrir mão do uniforme de ‘Capitão América’. Neste sábado (21), o piloto da Honda voltou a se impor em território norte-americano e manteve intacta sua sequência de poles no Circuito das Américas. É a sexta vez consecutiva que o #93 sai na frente no traçado do Texas ― e a nona entre dez disputas no país hoje comandado por Donald Trump.
 
Em uma região com uma média de 300 dias de sol no ano, a MotoGP conseguiu um sábado de tempo irregular, mas a prometida chuva deu as caras para valer apenas no intervalo entre os treinos da manhã e tarde. Assim, ainda que de forma inesperada, os pilotos puderam fazer a classificação com pista seca.
 
Com oito minutos para o fim da sessão, Márquez encontrou o limite da pista na curva 13. Como sempre faz, o #93 fez de tudo para tentar salvar a queda, mas acabou indo mesmo para a brita. Stefan Prein, coach dos pilotos da Marc VDS, levou o espanhol de volta para os boxes da Honda, onde a segunda moto já estava pronta para sair, calçada com um par de pneus macios.
Marc Márquez faturou a sexta pole seguida em Austin (Foto: Michelin)
No retorno à pista, o #93 acabou atrapalhando Maverick Viñales, que vinha em uma boa volta, o que resultou em uma investigação dos Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).
 
Na pista, porém, Marc baixou sua marca para 2min03s658, com o #25 saltando para segundo, 0s406 atrás. Mais 0s145 para baixo, Andrea Iannone garantiu o direito de largar na terceira colocação.
 
Depois de um fim de semana apagado, Johann Zarco abre a segunda linha da grelha, 0s019 melhor que Valentino Rossi, o sexto. Jorge Lorenzo aparece na sequência.
 
Já 0s798 mais lento que o líder, Cal Crutchlow surge na sequência, seguido por Andrea Dovizioso. Mesmo sofrendo com dores, Dani Pedrosa conseguiu o nono posto, à frente de Danilo Petrucci. Álex Rins e Pol Espargaró fecham o top-12.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Em sua temporada de estreia na classe rainha, Takaaki Nakagami ficou a 0s212 de avançar ao Q1 e vai largar em 13º, à frente de Tito Rabat e Bradley Smith. Hafizh Syahrin chegou a liderar parte da fase inicial da classificação, mas vai abrir a sexta fila, seguido por Franco Morbidelli e Jack Miller, que ficou longe de repetir a performance do GP da Argentina.

 
Aleix Espargaró também não conseguiu nada muito melhor e vai sair em 19º, à frente de Tom Lüthi e Álvaro Bautista. Scott Redding vem em 22º, seguido por Karel Abraham, que sofreu uma queda forte em meados do Q1. Xavier Siméon completa o grid de 24 pilotos.

No entanto, Márquez acabou deixando o posto de rei de Austin. Algumas horas após o fim da classificação, enfim saiu a sentença do lance em que atrapalhou o giro rápido de Viñales: o titular da Honda perdeu três posições do grid, largando então apenas em quarto. O #25 herdou a pole-positon, com Iannone e Zarco completando a primeira fila.

Quem acabou se dando mal também foi Pol Espargaró. Por ter atrapalhado Thom Lüthi ainda no Q1 da classificação, o espanhol vai perder três posições e sair do 15º posto.
 

Márquez voa em Austin para liderar TL4 para GP das Américas

Assim como na Moto3, quando a classe rainha foi para a pista para o quarto treino livre, a pista seguia levemente molhada e com uma leve brisa presente. A chuva não se fazia presente e o termômetro, 19ºC era apontada, com o asfalto atingindo 22ºC.
 

Para o ensaio, a maior parte do grid escolheu pneus dianteiros macios, com exceção de Dovizioso, Bautista, Abraham, Crutchlow, Aleix Espargaró, Miller, Rossi, Rabat e Syahrin, que optaram pelo médio.
 
Na borracha traseira, Dovizioso, Iannone, Miller, Pol Espargaró, Rabat foram de duros, enquanto Abraham, Viñales, Rins e Lorenzo foram de macios.
 
Valentino Rossi foi o primeiro a se dirigir para o traçado, e logo os demais competidores acompanharam o italiano. Mas o primeiro a anotar um giro rápido foi Syahrin, que logo foi superar pelo #46, que cravou 2min06s892.
 
Em terceiro vinha Morbidelli, com Viñales e Nakagami completando o rol dos cinco mais velozes daquele momento.
A medida que o cronômetro corrida, os pilotos iam melhorando suas marcas. Agora, Márquez aparecia na ponta da tabela com 2min05s281. O espanhol liderava Miller, o segundo, com Rossi, Crutchlow e Smith em seguida.
 
O #93 estava se mostrando bastante a vontade com as condições do traçado. Com 18 minutos para o fim ele já havia encaixado um caminhão de vantagem em cima de Iannone, o segundo, com uma marca 1s080 superior ao do italiano, que estava nos boxes.
Grande parte do grid, então, estava nos boxes. Do rol dos dez primeiros, apenas Iannone, que agora estava em terceiro, e Aleix Espargaró, o nono, seguiam no traçado. 
 
Dez minutos para o fim do último treino livre da MotoGP, Márquez anotava 2min04s686, seguido por Crutchlow, Iannone, Miller e Rossi, que era o único do top-5 que ainda estava parado.
 
Mais para trás, Dovizioso tinha um desempenho bastante discreto durante o fim de semana. O piloto vinha na décima colocação, mas acabou acertando uma boa volta para pular para quinto, pouco mais de 0s9 atrás do ponteiro.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Com o fim do ensaio, Márquez liderou com o tempo de 2min04s686. Quem seguiu o espanhol foi a dupla da Yamaha Viñales e Rossi. Iannone foi o quarto, com Crutchlow fehando o top-5 da sessão.

Pol Espargaró surge no fim e garante vaga no Q2. Petrucci também avança

Seguindo o tempo combinado dos treinos, os pilotos que tinham que lutar pelas duas últimas vagas para o Q2 eram Aleix Espargaró, Danilo Petrucci, Tito Rabat, Scott Redding, Jack Miller, Hafizh Syahrin, Takaaki Nakagami, Karel Abraham, Pol Espargaró, Thomas Lüthi, Franco Morbidelli, Álvaro Bautista, Bradley Smith e Xavier Siméon.
 
Quando o relógio começou a contar os 15 minutos da fase inicial da classificação, os pilotos não demoraram em seguirem para o traçado. Entre os competidores, Miller e Siméon foram os únicos a calçaram pneus traseiros médios, com os demais escolhendo o macio. Na borracha dianteira, Aleix, Redding, Miller e Abraham optaram pelo médio.
 
Petrucci foi o primeiro a colocar uma volta rápida ao anotar 2min05s910. O titular da Pramac logo foi seguido por Rabat, mas logo os tempos começaram a cair a medida que os pilotos encerravam suas primeiras voltas.
 
Com isso, Syahrin logo tratou de pular para a ponta da folha de tempos ao marcar 2min05s889, um tempo 0s021 superior ao segundo colocado.
De forma surpreendente, Pol Espargaró logo tratou de empurrar Danilo para fora de uma das vagar ao Q2. Com o tempo de 2min05s901, ele superou o #9 por apenas 0s009.
 
Pouco antes de terminar a primeira fase da tomada de tempos, Abraham protagonizou uma forte queda. Na curva 10, o piloto acabou indo para fora do traçado e indo ao chão, com sua moto rodando algumas vezes. Apesar do susto, o piloto nada sofreu.
Nem mesmo uma queda impediu a pole de Márquez (Foto: Reprodução)
Na reta final, Petrucci logo tratou de melhorar seu tempo para pular para a ponta da tabela. O italiano anotou 2min05s245 para garantir sua vaga no Q2. Syarin é quem tinha o outro passe para a fase final.

Segundos antes do cronômetro zerar, Pol Espargaró aproveitou o vácuo do Smith na reta para pular para a ponta com 2min05s169. Com isso, ele e Petrucci foram os pilotos que asseguraram um lugar para brigar pela pole-position.

Márquez segue sendo Capitão América e conquista a sexta pole-position em Austin

Ao avançarem para a fase final da classificação, Pol Espargaró e Petrucci se juntaram a Iannone, Márquez, Viñales, Rossi, Zarco, Crutchlow, Rins, Dovizioso, Lorenzo e Pedrosa, que haviam tido os melhores tempos nos treinos combinados.
 
Assim que o cronômetro começou a marcar os 15 minutos de sessão da MotoGP, os pilotos não se demoraram. Na escolha de pneus, todos escolheram traseiros macios, enquanto nos dianteiros apenas Iannone, Márquez, Zarco, Crutchlow e Rins optaram pela borracha média.
 
Obviamente Márquez foi o primeiro a assumir a ponta com o tempo de 2min04s134. Esse ainda era o tempo mais veloz do final de semana. Só que o piloto teria um golpe de azar pouco tempo depois.
 
Quando estava em sua segunda volta rápida, o titular da Honda acabou pegando uma ondulação bastante forte na pista. Como consequência, acabou caindo na curva 13 e voltando para os boxes de carona. 
Enquanto isso, Rossi vinha em segundo com 2min04s528. Ele estava na segunda colocação, seguido por Crutchlow, Zarco e Iannone. Dos 12 competidores disputando a pole, apenas Rins estava nos boxes com menos de cinco minutos para o fim.
 
O #93 não quis saber de perder tempo de classificação. Assim que chegou nos boxes da Honda, o espanhol logo retornou ao traçado com sua segunda moto. Ele ainda sustentava a primeira colocação da tabela.
 
Então, Viñales e Marc acabaram se estranhando na pista. Quando os dois pilotos estavam em volta rápida em Austin, o titular da Honda acabou entrando no caminho do piloto da Yamaha. Isso acabou arruinando o giro para ambos.
Nos instantes finais da classificação, os tempos começaram a despencar no circuito norte-americano. Márquez ainda era o primeiro, mas Rossi vinha em segundo, com Lorenzo e Zarco vindo logo atrás.
 
No entanto, Viñales cravou uma volta voadora para tomar a ponta da tabela. No entanto, não foi suficiente para bater o rei de Austin. Márquez fez 2min03s658 para pegar oara si o primeiro posto.

E ninguém destrona o rei de Austin. Mais uma vez Marc Márquez sai da pole-position no GP das Américas. Quem larga em segundo é Maverick Viñales, com Andrea Iannone completando a primeira fila do grid.

MotoGP 2018, GP das Américas, Austin, Grid de largada:

 
1 25 MAVERICK VIÑALES ESP YAMAHA 2:04.064    
2 29 ANDREA IANNONE ITA SUZUKI 2:04.209 +0.145  
3 5 JOHANN ZARCO FRA TECH3 YAMAHA 2:04.210 +0.146  
4 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 2:03.658 -0.406 P+3
5 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA 2:04.229 +0.165  
6 99 JORGE LORENZO ESP  DUCATI 2:04.294 +0.230  
7 35 CAL CRUTCHLOW ING LCR HONDA 2:04.456 +0.392  
8 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA  DUCATI 2:04.865 +0.801  
9 26 DANI PEDROSA ESP HONDA 2:04.963 +0.899  
10 9 DANILO PETRUCCI ITA PRAMAC DUCATI 2:05.058 +0.994  
11 42 ÁLEX RINS ESP SUZUKI 2:05.260 +1.196  
12 30 TAKAAKI NAKAGAMI JAP LCR HONDA 2:05.457 +1.393  
13 53 TITO RABAT ESP AVINTIA DUCATI 2:05.686 +1.622  
14 38 BRADLEY SMITH ING KTM 2:05.761 +1.697  
15 44 POL ESPARGARÓ ESP KTM 2:05.829 +1.765 P+3
16 55 HAFIZH SYAHRIN MAL TECH3 YAMAHA 2:05.873 +1.809  
17 21 FRANCO MORBIDELLI ITA MARC VDS HONDA 2:05.943 +1.879  
18 43 JACK MILLER AUS PRAMAC DUCATI 2:05.966 +1.902  
19 41 ALEIX ESPARGARÓ ESP APRILIA GRESINI 2:06.035 +1.971  
20 12 THOMAS LÜTHI SUI MARC VDS HONDA 2:06.222 +2.158  
21 19 ÁLVARO BAUTISTA ESP ÁNGEL NIETO DUCATI 2:06.296 +2.232  
22 45 SCOTT REDDIING ING APRILIA GRESINI 2:06.370 +2.306  
23 17 KAREL ABRAHAM RTC ÁNGEL NIETO DUCATI 2:06.537 +2.473  
24 10 XAVIER SIMÉON BEL AVINTIA DUCATI 2:06.726 +2.662  
               
RECORDE VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA 1:39.019 174.7 km/h  
MELHOR VOLTA MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:37.683 177.1 km/h  
               
    Condições do tempo   PISTA SECA   ar: 22°C | pista: 23ºC  

 

#GALERIA(8364)

SURPRESA AGRADÁVEL APESAR DOS PORQUÊS

TEMPORADA 2018 COMEÇA COM F1 DEPENDENTE DO IMPONDERADO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.