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Não foi desta vez que Marc Márquez perdeu seu posto de ‘Rei de Austin’. Depois de perder a pole-position por conta de um encontrão com Maverick Viñales na classificação, o #93 fez uma ótima largada na corrida deste domingo (22) e sequer precisou de uma volta completa para assumir o comando da disputa.
Quarto no grid após uma punição, Márquez não demorou nada para se recuperar. Segundo na entrada da primeira curva, o #93 tomou a ponta de Andrea Iannone ainda em meados da primeira volta e, depois de alguma resistência do #29, tratou de subir o ritmo e sumir do alcance da concorrência.
Cotado para ser o grande rival de Márquez no Texas depois de mostrar bom ritmo no TL4, Maverick Viñales não passou nem perto disso nos primeiros giros, cedendo mais de 1s em relação aos dois primeiros.
Marc Márquez escapou cedo e venceu fácil em Austin (Foto: Michelin)
No começo da sétima volta, o #25 tomou o segundo posto de Iannone na curva um, anulando qualquer chance de reação do piloto da Suzuki. Neste ponto, a vantagem de Marc já era superior a 3s e só fez subir.
O primeiro grande revés da prova, aliás, aconteceu na oitava volta, quando Cal Crutchlow, então líder do Mundial, caiu na curva 20. O britânico até voltou para a pista, mas já no 22º posto e sem o topo da tabela de classificação do campeonato.
Diferente do que se viu até aqui, a prova nos Estados Unidos não foi das mais animadas. A expectativa por uma intensa briga pelo pódio sequer se cumpriu, com Valentino Rossi se afastando mais e mais de Iannone com o passar dos giros.
Na reta final da disputa, Tito Rabat bateu Jack Miller pelo oitavo posto, com Aleix Espargaró completando o rol dos dez primeiros. Jorge Lorenzo foi apenas o 11º, seguido por Danilo Petrucci e Pol Espargaró.
Entre os novatos, Takaaki Nakagami foi o melhor e ficou em 14º, com Tom Lüthi em 18º e Franco Morbidelli em 21º. Hafizh Syahrin, que já tinha sofrido uma queda forte no warm-up, levou um novo tombo e não completou a disputa.
Depois da bandeirada, Márquez fez a volta de honra empunhando uma bandeira norte-americana estilizada com o #69 de Nicky Hayden. O campeão de 2006, aliás, foi homenageado neste fim de semana, com a curva 18 passando a se chamar ‘Hayden Hill’.
Após a prova norte-americana, Dovizioso sustenta 46 pontos na liderança da classificação, com Márquez vindo em segundo. Viñales é o terceiro colocado, enquanto Crutchlow não contou com a sorte e, com a queda, despencou para a quarta colocação. Zarco aparece em quinto, com Iannone, a melhor Suzuki na classificação, vindo em sexto. Rossi, Miller, Rabat, e Petrucci completam o top-10 do
Mundial de Pilotos.
Saiba como foi o GP das Américas de MotoGP:
Assim como aconteceu com Moto3 e Moto2, a MotoGP não teve interferência do clima neste domingo. Com o sol brilhando no céu da capital do Texas, os termômetros mediam 22°C no ambiente e 35°C na pista quando os pilotos alinhavam no grid.
Para esta terceira corrida da temporada 2018, Marc Márquez seguiu a tradição e cravou a pole, mas, punido por um incidente no treino classificatório, o piloto de Cervera viu Maverick Viñales tomar seu lugar na posição de honra da grelha. Assim, o #25 é o primeiro piloto não-Honda e largar na frente nos Estados Unidos desde Jorge Lorenzo em Laguna Seca em 2012.
Andrea Iannone aparece na sequência, com Johann Zarco na primeira fila pela sétima vez seguida, uma série que se estende desde o GP do Japão do ano passado.
Márquez, então, tem o quarto posto, seguido por Valentino Rossi e Lorenzo. Líder do Mundial, Cal Crutchlow aparece para abrir a terceira linha da grelha, seguido por Andrea Dovizioso e pelo lesionado Dani Pedrosa.
Para a prova deste domingo, a Michelin manteve sua tradicional alocação de pneus, levando pneus macios, médios e duros, com todas as três opções traseiras em versões assimétricas ― com a borracha mais dura do lado direito do calçado.
Com as luzes apagadas, os pilotos foram liberados para a saída. Com a saída, Iannone pulou para a ponta, com Márquez fazendo ótima largada e pulando para a segunda colocação e Viñales ficando em terceiro.
E o #93 não viu problemas em engolir Andrea para tomar a ponta do pelotão e logo abrir 0s2. Mais para trás, Crutchlow era quem estava na quarta colocação, com Rossi fechando o rol dos cinco primeiros após a primeira volta.
Quem não teve uma largada muito positiva foi Johann Zarco. O francês acabou caindo três posições, aparecendo apenas em sexto e começando a caçada em cima do titular da Yamaha.
Com duas voltas completadas, Iannone, que vinha em uma caçada por Márquez, anotou a volta mais rápida da corrida com 2min05s096. Ele estava diminuindo consideravelmente sua diferença para Marc até conseguir a ultrapassagem. Mas o espanhol não se viu satisfeito, deu o troco e retomou a ponta.
Naquele momento, Márquez vinha em primeiro, com Iannone em segundo e Viñales completando o pódio provisório. Rossi aparecia em quarto, com Zarco fechando o top-5.
No giro seguinte, foi a vez do #93 cravar o giro mais rápido no Circuito das Américas. Ele anotou o tempo na casa de 2min04s, sendo o único piloto andando tão veloz.
Algumas posições mais para trás Andrea Dovizioso começava a ganhar terreno dentro do pelotão. Sem muitos problemas, o piloto ultrapassou Crutchlow para assumir o sexto posto. Ele começava a ir atrás de Johann.
Com 15 giros para a bandeira quadriculada, as coisas se acalmaram no traçado do Circuito das Américas. Márquez seguia na frente com uma vantagem de mais de 3s para Iannone, o segundo. Viñales era o terceiro, com Rossi, Zarco, Dovizioso, Crutchlow, Pedroa, Rins e Lorenzo fechando o top-10.
Mas pouco durou a calmaria, pois enfim Maverick chegou em Andrea. Em uma passada certeira, o espanhol conseguiu tomar a posição do italiano, que teve de abrir para o adversário. Nisso, Rossi também se aproximou do titular da Suzuki.
Então, quando estava na sexta colocação, Crutchlow teve um imenso golpe de azar. Com 12 voltas para o fim, o líder da classificação acabou caindo sozinho na curva 20. Ele logo levantou e subiu de volta a moto, mas caiu para o fundo da tabela.
Quem acabou abandonando logo em seguida foi Hafizh Syahrin. O piloto era o novato melhor colocado, dentro do top-15, mas uma queda acabou encerrando sua prova de forma precoce.
Na frente, as posições não mudavam. Márquez seguia liderando sem qualquer problema, com Viñales aparecendo em segundo. Crutchlow era o terceiro, com Rossi, Zarco, Dovizioso, Pedrosa, Rins, Lorenzo e Rabat completando o top-10.
Outro competidor que também não chegou a ver a bandeira quadriculada foi Karel Abraham. Com 11 voltas para o fim, ele acabou deixando a pista e abandonando por conta das dores resultantes da queda que teve no sábado.
Faltavam seis giros para a bandeira tremular em Austin e Márquez seguia passeando pelo circuito. Sua vantagem era de 6s057 para Viñales, o segundo colocado. Iannone ainda era o terceiro, com Rossi e Zarco completando o rol dos cinco ponteiros.
As brigas vistas nas pistas eram pelas posições mais atrás. Dovizioso chegou a ultrapassar Zarco pelo quinto posto, mas acabou vendo o troco do francês. Mais atrás, Lorenzo vinha perdendo terreno ao ser ultrapassado por Aleix Espargaró, Miller e Rabat. O #99 estava em 11º.
Dovizioso, então, fez uma importante ultrapassagem com quatro voltas para o fim. Com um lance certeiro, enfim conseguiu superar Johann e deixa-lo para trás. Com isso, assumia a liderança da classificação com uma vantagem de um ponto.
Como em um passeio em um parque, Marc Márquez trouxe de forma tranquila o triunfo do GP das Américas. Quem terminou em segundo foi Maverick Viñales, com Andrea Iannone completando o pódio da prova em desempenho impressionante.
Quem cruzou a linha de chegada na quarta posição foi Valentino Rossi, com Andrea Dovizioso terminando na quinta colocação e, com isso, assumindo a ponta da classificação com um ponto de vantagem.
MotoGP 2018, GP das Américas, Austin, Final:
1 |
93 |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
41:52.002 |
20 voltas |
2 |
25 |
MAVERICK VIÑALES |
ESP |
YAMAHA |
+3.560 |
|
3 |
29 |
ANDREA IANNONE |
ITA |
SUZUKI |
+6.704 |
|
4 |
46 |
VALENTINO ROSSI |
ITA |
YAMAHA |
+9.587 |
|
5 |
4 |
ANDREA DOVIZIOSO |
ITA |
DUCATI |
+13.570 |
|
6 |
5 |
JOHANN ZARCO |
FRA |
TECH3 YAMAHA |
+14.231 |
|
7 |
26 |
DANI PEDROSA |
ESP |
HONDA |
+18.201 |
|
8 |
53 |
TITO RABAT |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
+28.537 |
|
9 |
43 |
JACK MILLER |
AUS |
PRAMAC DUCATI |
+28.671 |
|
10 |
41 |
ALEIX ESPARGARÓ |
ESP |
APRILIA GRESINI |
+28.875 |
|
11 |
99 |
JORGE LORENZO |
ESP |
DUCATI |
+31.355 |
|
12 |
9 |
DANILO PETRUCCI |
ITA |
PRAMAC DUCATI |
+34.993 |
|
13 |
44 |
POL ESPARGARÓ |
ESP |
KTM |
+37.264 |
|
14 |
30 |
TAKAAKI NAKAGAMI |
JAP |
LCR HONDA |
+39.335 |
|
15 |
19 |
ÁLVARO BAUTISTA |
ESP |
ÁNGEL NIETO DUCATI |
+40.887 |
|
16 |
38 |
BRADLEY SMITH |
ING |
KTM |
+48.475 |
|
17 |
45 |
SCOTT REDDIING |
ING |
APRILIA GRESINI |
+49.995 |
|
18 |
12 |
THOMAS LÜTHI |
SUI |
MARC VDS HONDA |
+51.115 |
|
19 |
35 |
CAL CRUTCHLOW |
ING |
LCR HONDA |
+59.055 |
|
20 |
10 |
XAVIER SIMÉON |
BEL |
AVINTIA DUCATI |
+59.747 |
|
|
21 |
FRANCO MORBIDELLI |
ITA |
MARC VDS HONDA |
+1:00.513 |
|
|
42 |
ÁLEX RINS |
ESP |
SUZUKI |
NC |
|
|
55 |
HAFIZH SYAHRIN |
MAL |
TECH3 YAMAHA |
NC |
|
|
17 |
KAREL ABRAHAM |
RTC |
ÁNGEL NIETO DUCATI |
NC |
|
|
|
|
|
|
|
|
POLE |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
2:03.658 |
160.4 km/h |
VOLTA MAIS RÁPIDA |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
2:04.605 |
159.2 km/h |
RECORDE |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
2:03.575 |
160.6 km/h |
MELHOR VOLTA |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
2:02.135 |
162.4 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 22ºC | pista: 35ºC |
#GALERIA(8364)
SURPRESA AGRADÁVEL APESAR DOS PORQUÊS TEMPORADA 2018 COMEÇA COM F1 DEPENDENTE DO IMPONDERADO
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