google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Marc Márquez decidiu encarar o fim de semana em Valência como uma etapa qualquer da MotoGP e foi exatamente isso que fez. No momento decisivo da temporada, o espanhol atingiu sua 27ª queda na temporada, mas o revés já nos instantes finais do treino classificatório não foi suficiente para impedir a oitava pole-position do ano.
Com a melhor de suas seis voltas em 1min29s897, o #93 garantiu a posição de honra na grelha de partida com 0s349 de vantagem para Johann Zarco, o segundo colocado. Andrea Iannone voltou a surpreender e assegurou o terceiro posto.
Rival pelo título, Andrea Dovizioso teve uma daquelas sessões para esquecer. Precisando desesperadamente de uma primeira fila para tentar encarar Márquez, o italiano foi 1s064 mais lento que o #93 e ficou só com o nono posto do grid.
Marc Márquez: 27 tombos e oito poles (Foto: Michelin)
Dono de um bom ritmo ao longo de todo o fim de semana, Jorge Lorenzo sofreu uma queda na curva 13 em meados da sessão, mas, apesar do susto, levantou correndo e partiu em disparada rumo aos boxes para pegar a moto reserva. Integrante de uma estratégia da Ducati para tentar facilitar o trabalho de Dovizioso no domingo, o #99 virou 0s563 mais lento que o tempo da pole e vai abrir a segunda fila do grid, à frente de Dani Pedrosa.
Também defendendo as cores da casa de Bolonha, Michele Pirro fez o sexto tempo, 0s084 à frente de Valentino Rossi, o sétimo. Aleix Espargaró aparece na sequência, seguido por Dovizioso e Álex Rins.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Em um fim de semana difícil para Maverick Viñales, o espanhol sequer conseguiu avançar ao Q2, fase final da classificação. 0s137 mais lento que Pol Espargaró no Q1, o #25 largará em 12º, pois ganha uma posição com a punição de Pol.
Cal Crutchlow, por sua vez, tampouco conseguiu algo muito melhor. O britânico até se encaminhava para a fase seguinte da classificação, mas caiu nos minutos finais do Q1 e acabou apenas em 16º.
Márquez acerta volta voadora e mostra que é força do final de semana. Dovizioso fecha quarto treino em quinto
Era a vez da MotoGP voltar para o traçado de Ricardo Tormo. Com clima estável e bastante agradável nenhum sinal de chuva. As temperaturas subiam timidamente, com o termômetro indicando 22ºC, com o asfalto chegando a 25ºC.
Tampouco os cronômetros começaram a rodar no circuito, os pilotos logo foram para o traçado para mais um treino. Marc Márquez tem se mostrado imbatível neste sábado, e foi o primeiro a estabelecer tempo ao anotar 1min32s821.
Mas ele rapidamente foi superado por Jorge Lorenzo, que tem mostrado estar cada vez mais adaptado à moto da Ducati. Mas o espanhol logo seria batido novamente pelo #93, que anotou agora 1min31s694.
Quem vinha em terceiro era Andrea Dovizioso, com Scott Redding sendo o quarto. Dani Pedrosa aparecia em quinto, com Kallio, Viãales, Aleix Espargaró, Crutchlow e Bautista fechando o top-10 do momento.
Grande parte do pelotão optou por pneus traseiros macios, com exceção de Dovizioso, Petrucci, Pedrosa, Crutchlow, Petrucci, Smith, Baz, Márquez, Rins e Lorenzo, que escolheram a borracha média.
Com 18 minutos para o final, a Honda se mostrava absoluta. Márquez vinha na ponta, seguido por Pedrosa. Dovizioso era o terceiro, com Aleix Espargaró em quarto e Crutchlow fechando o rol dos cinco melhores.
Quem tem apresentado um desempenho bastante discreto são os titulares da Yamaha. Neste ponto da sessão, Valentino Rossi era apenas 18º, uma posição à frente de seu companheiro Maverick Viñales.
Faltavam 12 minutos para o zerar do cronômetro e grande parte do pelotão estava parado nos boxes. Do to-5, apenas Márquez, o ponteiro, e Iannone, o quinto, estavam na pista.
Na reta final do treino, Márquez seguia como o líder, com a marca de 1min31s156. Lorenzo seguia o compatriota, com Pedrosa vindo em terceiro. Rabat ocupada o quarto posto, enquanto Dovizioso era o quinto. Rossi melhorou seu tempo e pulou para oitavo, enquanto Viñales ainda era apenas 20º.
Irmãos Espargaró acertam nas voltas e garantem duas últimas vagas para o Q2 da classificação. Viñales não consegue avançar
Após os 30 minutos do quarto treino livre, os pilotos foram para a pista para a primeira parte da classificação. No Q1 os competidores brigam pelas duas últimas vagas para avançarem ao Q2.
De todos os pilotos que foram para o traçado, Viñales foi o único a não optar por pneu traseiro macio, indo para a borracha média.
Após as primeiras voltas serem estabelecidas, Tito Rabat pulou para a ponta com 1min31s756, com Aleix Espargaró aparecendo logo em seguida, com 1min31s835. Viñales vinha em terceiro, com Smith e Van Der Mark logo atrás.
Em menos de dez minutos para o fim, quem avançava para a fase final da tomada de tempos era Aleix Espargaró, que anotou a marca de 1min31s166, e Crutchlow, que sustentava 1min31s297.
Na reta final da sessão, todos os pilotos foram para os boxes e já voltaram para a pista. Agora, todos escolheram o pneu traseiro macio, inclusive Viñales.
Quando faltavam três minutos para encerrar o Q1, Crutchlow acabou sofrendo um forte acidente na curva 10, em que saiu deslizando para a caixa de brita. Com o tempo se esgotando, o piloto saiu correndo para subir na moto reserva.
Andrea Dovizioso ficou apenas em nono no grid valenciano (Foto: Michelin)
Menos de um minuto, e os Espargarós estavam na ponta da tabela. Pol é quem sustentava a ponta com 1min30s893, enquanto Aleix era o segundo, com 1min30s913. Os irmãos, então, garantiram as duas últimas vagas para o Q2.
Márquez cai, sai ileso e conquista pole em etapa decisiva em Valência. Apagado, Dovizioso fica apenas em nono
O cronômetro começou a rodar em Ricardo Tormo e logo os pilotos seguiram para a pista. Na escolha de pneus, todos optaram por traseiro macio. Márquez, Iannone, Pedrosa, Pol Espargaró e Andrea Espargaró optaram por dianteiro duro, Lorenzo, Rins, Dovizioso e Rossi foram de médios e Zarco, Pirro e Miller escolheram borrachas macias.
Rins foi o primeiro piloto a estabelecer uma volta rápida, com 1min30s972, mas rapidamente Márquez superou o competidor, acertando 1min30s424. Quem aparecia em segundo era Lorenzo, com Pirro em terceiro, Rins e Pedrosa fechando o top-5. Nesse momento, Dovizioso aparecia apenas em nono.
Os tempos não paravam de baixar na Comunidade Valenciana. Apesar das duas posições se manterem com #93 e #99, mais para traz as posições vinham mudando constantemente.
Foi enquanto, com pouco menos de nove minutos para o final, Lorenzo sofreu um forte acidente. Quando entrava na curva 13, o piloto estava 200 km/h quando acabou levando um tombo, deslizando na caixa de brita. Perto da entrada dos boxes, o espanhol foi correndo para os boxes da Ducati.
Um minuto mais tarde e a dupla da Honda foi para os boxes. A marca a ser batida na sessão era 1min29s897. Ele era seguido por Lorenzo, Zarco, pedrosa e Aleix Espargaró. Dovizioso estava apenas em 12º. Logo os demais pilotos o seguiram.
Menos de quatro minutos, Márquez na frente e todos os pilotos já na pista. Essa seriam as últimas tentativas de baixar o tempo e brigar por uma posição melhor do grid de largada.
E agora são 27 quedas. Na curva 4, Márquez acabou errando e levou um tombo. No entanto, o piloto não sofreu nada e ele logo se levantou para tentar voltar para a disputa. Foi aos boxes da Honda e pegou a moto reserva.
Apesar de ter ido ao chão, o #93 sustentava a liderança. Atrás, Zarco tomava a segunda colocação da tabela, seguido por Iannone, Lorenzo e Pedrosa. Dovizioso era apenas o nono colocado.
Ali nada mudava, e mesmo com o tombo, Márquez conquistou a pole-position. Zarco foi segundo, com Iannone em terceiro, Lorenzo e Pedrosa fechando o top-5.
O GRANDE PRÊMIO cobre a decisão in loco em Valência com a repórter Juliana Tesser. Acompanhe aqui todo o noticiário.
MotoGP, GP da Comunidade Valenciana, Valência, Grid de largada:
1 |
93 |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
1:29.897 |
|
2 |
5 |
JOHANN ZARCO |
FRA |
TECH3 YAMAHA |
1:30.246 |
+0.349 |
3 |
29 |
ANDREA IANNONE |
ITA |
SUZUKI |
1:30.399 |
+0.502 |
4 |
99 |
JORGE LORENZO |
ESP |
DUCATI |
1:30.460 |
+0.563 |
5 |
26 |
DANI PEDROSA |
ESP |
HONDA |
1:30.589 |
+0.692 |
6 |
51 |
MICHELE PIRRO |
ITA |
DUCATI |
1:30.764 |
+0.867 |
7 |
46 |
VALENTINO ROSSI |
ITA |
YAMAHA |
1:30.848 |
+0.951 |
8 |
41 |
ALEIX ESPARGARÓ |
ESP |
APRILIA |
1:30.857 |
+0.960 |
9 |
4 |
ANDREA DOVIZIOSO |
ITA |
DUCATI |
1:30.961 |
+1.064 |
10 |
42 |
ÁLEX RINS |
ESP |
SUZUKI |
1:30.972 |
+1.075 |
11 |
43 |
JACK MILLER |
AUS |
MARC VDS HONDA |
1:31.190 |
+1.293 |
12 |
25 |
MAVERICK VIÑALES |
ESP |
YAMAHA |
1:31.030 |
+1.133 |
13 |
53 |
TITO RABAT |
ESP |
MARC VDS HONDA |
1:31.197 |
+1.300 |
14 |
9 |
DANILO PETRUCCI |
ITA |
PRAMAC DUCATI |
1:31.216 |
+1.319 |
15 |
35 |
CAL CRUTCHLOW |
ING |
LCR HONDA |
1:31.297 |
+1.400 |
16 |
38 |
BRADLEY SMITH |
ING |
KTM |
1:31.300 |
+1.403 |
17 |
17 |
KAREL ABRAHAM |
RTC |
ASPAR DUCATI |
1:31.325 |
+1.428 |
18 |
36 |
MIKA KALLIO |
FIN |
KTM |
1:31.361 |
+1.464 |
19 |
8 |
HECTOR BARBERÁ |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
1:31.487 |
+1.590 |
20 |
19 |
ÁLVARO BAUTISTA |
ESP |
ASPAR DUCATI |
1:31.578 |
+1.681 |
21 |
45 |
SCOTT REDDING |
ING |
PRAMAC DUCATI |
1:31.625 |
+1.728 |
22 |
76 |
LORIS BAZ |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
1:31.775 |
+1.878 |
23 |
22 |
SAM LOWES |
ING |
APRILIA |
1:31.816 |
+1.919 |
24 |
60 |
MICHAEL VAN DER MARK |
HOL |
TECH3 YAMAHA |
1:32.504 |
+2.607 |
25 |
44 |
POL ESPARGARÓ |
ESP |
KTM |
1:31.044 |
+1.147 |
|
|
|
|
|
|
|
RECORDE |
JORGE LORENZO |
ESP |
YAMAHA |
1:31.171 |
158.1 km/h |
MELHOR VOLTA |
JORGE LORENZO |
ESP |
YAMAHA |
1:29.401 |
161.2km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 23°C | pista: 26ºC |
#GALERIA(7234)
GERAÇÃO PRIVILEGIADA F1 TEM ÓTIMA CLASSE EM 2017. E É BOM DEMAIS VÊ-LA EM AÇÃO
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.