Márquez massacra tempo de Pedrosa e fatura 11ª pole da temporada 2014 da MotoGP. Rossi larga em sexto em Aragão

Marc Márquez respondeu à pressão de Dani Pedrosa com uma arma nuclear e massacrou o tempo do companheiro de equipe para garantir sua 11ª pole na temporada 2014. Andrea Iannone completa a primeira fila

A cobertura completa do GP de Aragão no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Marc Márquez é um daqueles garotos que não sabem brincar. Sempre apressadinho, o líder do Mundial se instalou no topo da tabela de tempos ainda nos primeiros minutos do Q2, mas viu Dani Pedrosa aparecer para brincar na parte final da sessão.
 
De olho em marcar seu território, o piloto espanhol pegou a arma mais pesada do arsenal disponível para este sábado (27) e massacrou o tempo de Dani. Com 1min47s187, Marc vai largar na posição de honra pela 11ª vez no ano.
Marc Márquez faturou a 11ª pole do ano (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Contando com uma confortável versão atualizada da Desmosedici, a GP14.2, Andrea Iannone veio com uma ótima volta na parte final da sessão, mas não conseguiu passar de 1min47s685 e vai sair em terceiro.
 
Pol Espargaró confirmou a forma apresentada durante o fim de semana e vai alinhar no grid aragonês como a melhor Yamaha. O catalão abre a segunda fila do grid, à frente de Cal Crutchlow, que não conta com a versão mais nova do protótipo de Borgo Panigale.
 
Depois de passar pelo Q1, Valentino Rossi mostrou que a YZR-M1 ainda não está pronta para a prova no MotorLand, mas conseguiu minimizar os danos e vai iniciar a corrida no sexto posto.
 
Jorge Lorenzo aparece logo atrás, em sétimo, com Stefan Bradl em oitavo. Andrea Dovizioso sofreu uma queda nos minutos finais da sessão e perdeu a chance de lutar por uma posição melhor. O italiano vai sair em nono, à frente de Aleix Espargaró. 
Mesmo em dificuldade, Valentino Rossi vai largar na frente de Lorenzo (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Héctor Barberá, que está correndo com uma queimadura de segundo grau no braço esquerdo por conta de um incêndio que atingiu a Ducati do espanhol durante o primeiro treino do fim de semana, vai sair em 12°. Única moto do valenciano para o fim de semana, a GP14 na configuração Aberta tinha sido apresentada no MotorLand apenas um dia antes do incêndio.
 
De volta à MotoGP após uma ausência de quatro provas, Nicky Hayden garantiu o 18º posto no grid aragonês. O piloto norte-americano passou por uma cirurgia para retirar fragmentos de osso que estavam espalhados na região do punho, pressionando a articulação e causando dor e inflamação.
 

As imagens exclusivas deste sábado no MotorLand de Aragão
#GALERIA(5084)

Márquez supera Dovizioso por 0s058 e lidera último treino antes da classificação
 
Com a temperatura na casa dos 23°C e o asfalto batendo os 35°C, os pilotos da MotoGP partiram para a pista para a última sessão livre antes da definição do grid de largada.
 
Confirmando o bom ritmo da Ducati em Aragão, Andrea Dovizioso começou no topo da tabela, mas logo viu Stefan Bradl superar sua marca em 0s156. Aleix e Pol Espargaró vinham logo atrás, à frente de Andrea Iannone, Cal Crutchlow, Valentino Rossi, Dani Pedrosa, Álvaro Bautista e Jorge Lorenzo.
 
A bordo da GP14.2, uma evolução do protótipo atual da Ducati, Dovizioso registrou 1min48s796 e voltou a aparecer no topo da tabela, 0s059 à frente de Bradl.
Álvaro Bautista não conseguiu uma boa posição de largada (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Pouco depois, Pedrosa registrou 1min49s012 e subiu para o terceiro posto, à frente de Aleix e Pol Espargaró, Iannone, Crutchlow, Rossi, Bautista e Smith.
 
Calçando a traseira da RC213V com um pneu traseiro duro, identificado pela cor vermelha, Márquez assumiu o quinto posto, 0s319 atrás de Dovizioso. Pouco depois, o líder do Mundial se colocou em terceiro, atrás de Andrea e Bradl. 
 
No meridiano da sessão, muitos pilotos começaram a se dirigir aos boxes. Dovizioso ainda comandava a sessão, à frente de Bradl, Márquez, Pedrosa, Aleix e Pol Espargaró, Iannone, Crutchlow, Rossi e Lorenzo.
 
Ainda tentando melhorar, Rossi voltou para a pista, mas ainda sem conseguir melhorar seu nono posto. Lorenzo, por sua vez, vinha em décimo.
Bradley Smith também sofreu uma queda no treino desta tarde (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Instantes mais tarde, Márquez anotou 1min48s738 e assumiu a ponta, 0s058 à frente de Dovizioso. Bradl vinha em terceiro, seguido por Pedrosa e Aleix. Lorenzo também conseguiu melhorar e se instalou em sexto, 0s424 atrás do ponteiro. Rossi, por outro lado, vinha em décimo.
 
Já nos segundos finais da sessão, Pedrosa cravou 1min48s847 e assumiu o terceiro posto, 0s109 mais lento que seu companheiro de Honda. 
 
Com a bandeira quadriculada tremulando no MotorLand, Márquez ficou com a ponta da tabela de tempos, à frente de Dovizioso e Pedrosa. Bradl aparece na quarta posição, seguido por Aleix Espargaró, Lorenzo, Pol Espargaró, Iannone, Crutchlow e Rossi. 
Rossi avança para  Q2 e leva Barberá na garupa
 
Obedecendo a ordem estabelecida pelo resultado combinado das três primeiras sessões de treinos livres, participaram do Q1: Hiroshi Aoyama, Héctor Barberá, Danilo Petrucci, Alex de Angelis, Karel Abraham, Álvaro Bautista, Broc Parkes, Scott Redding, Valentino Rossi, Mike di Meglio, Yonny Hernández, Nicky Hayden e Michael Lavery.
 
Participando pela primeira vez do Q1 na temporada 2014, Rossi deixou os boxes da Yamaha calçando a YZR-M1 com um pneu duro na traseira. Na frente, o italiano apostou na borracha mole. Uma combinação um tanto atípica, mas a dificuldade para encontrar aderência também não é tão popular assim nos boxes de Iwata. Além do mais, era importante guardar o composto mais macio para a fase seguinte.
 
Com 1min49s739, Bautista assumiu a ponta da tabela, 0s085 à frente de Barberá. Petrucci vinha em terceiro, seguido por Laverty, Hayden, Parkes e Rossi. O italiano tinha 1s803 de atraso para Álvaro.
 
Bautista baixou sua marca na sequência, abrindo 0s292 de vantagem para Barberá. Hernández vinha em terceiro, à frente de Aoyama e Abraham. 12º, Rossi abriu uma boa volta e vinha com ritmo para assumir o comando da tabela de tempos.
 
Embora tenha perdido tempo nas parciais finais, Valentino conseguiu saltar para a ponta, registrando 1min49s172, 0s102 mais rápido que Bautista, que caiu para segundo.
Hiroshi Aoyama bem que tentou chegar ao Q2 (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Na metade da sessão, os pilotos seguiram para os boxes para novos conjuntos de pneus. Na Yamaha, havia um pneu traseiro médio esperando pelo multicampeão, mas ele permaneceu na pista por mais um giro antes de entrar. Com quatro minutos para o fim, Rossi tinha 0s102 de vantagem para Bautista, o segundo colocado. Terceiro, Barberá vinha 0s394 longe do italiano.
 
Depois de olhar os tempos e trocar uma ideia com Silvano Galbusera, Rossi voltou para a pista, desta vez calçando a M1 com um pneu traseiro médio. 
 
Após encontrar espaço na pista, Rossi abriu um novo giro, mas seguido de perto por Barberá, que estava bastante interessado em aproveitar o vácuo do multicampeão.
 
Com 1min48s692, Rossi garantiu sua passagem ao Q2 e ainda levou Barberá na garupa. Assim, Hernández vai largar em 13º, à frente de Aoyama, Bautista, Redding, Abraham, Hayden, De Angelis, Petrucci, Laverty, Parkes e Di Meglio.
 
Já com o cronômetro zerado, Karel Abraham levou um tombo e destruiu a pobre RCV1000R. O tcheco, no entanto, não parece ter se machucado com gravidade.
Márquez destrói tempo de Pedrosa e fatura 11ª pole de 2014
 
Para a fase final do treino, foram para a pista: Iannone, Lorenzo, Pedrosa, Bradl, Smith, Pedrosa, Márquez, Pol e Aleix Espargaró, Dovizioso, Rossi, Crutchlow e Barberá.
Dani Pedrosa chegou perto de sua primeira pole no ano, mas Márquez não deixou (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Líder do Mundial, Márquez se instalou na ponta nos primeiros minutos, 0s590 à frente de Iannone. A primeira volta rápida de Marc no MotorLand já era mais rápida do que o recorde do circuito.
 
Lorenzo tinha o terceiro posto, à frente de Pedrosa, Dovi, Aleix, Bradl, Pol e Rossi. Smith aparecia em décimo.
 
Rodando na ponta, Marc logo baixou sua marca para 1min47s572, batendo o recorde da pista por 0s232. Iannone vinha 0s698 atrás, seguido por Lorenzo e Pedrosa.
 
Restando sete minutos para o fim, todos os pilotos estavam nos boxes para uma última troca de pneus antes do ataque final à pole-position. Dos 12, apenas Barberá ainda não tinha registrado tempo.
 
Márquez liderava, 0s698 à frente de Iannone. Lorenzo vinha em terceiro, seguido por Pedrosa, Dovizioso, Aleix, Bradl, Pol, Rossi, Smith, Crutchlow e Barberá.
 
Lorenzo foi um dos primeiros a retornar para a pista, logo seguido por Rossi e pelo pelotão. Exceto Barberá, que não sabia se ia ou se vinha, Dovizioso foi o último a deixar os boxes. 
 
Com três minutos para o fim, Smith sofreu uma queda em MotorLand e precisou do apoio dos fiscais para deixar a pista. 
Andrea Dovizioso sofreu uma queda nos minutos finais da classificação (Foto: Ducati)
Com 1min48s246, Lorenzo saltou para o segundo posto, 0s674 atrás de Márquez, que permanecia na ponta. Pouco depois, Pedrosa baixou para 1min47s549 e assumiu a liderança, batendo o tempo de Marc por 0s023.
 
Pol Espargaró também conseguiu melhorar e assumiu o terceiro lugar, 0s316 mais lento que Dani. Rossi seguiu a mesma rota e saltou para quarto, caindo para quinto na sequência, com Crutchlow se instalando 0s329 à frente.
 
Tentando melhorar, Dovizioso caiu quando restava pouco mais de um minuto para o fim. A sessão estava acabada para o italiano. 
 
De olho na pole perdida, Márquez anotou 1min47s572 e assumiu a segunda colocação, 0s023 atrás de Dani. Pol era o terceiro, seguido por Cal, Vale, Jorge, Iannone, Bradl, Aleix, Smith e Barberá.
 
Já com a bandeira quadriculada sendo exibida na reta de Aragão, Márquez bateu 1min47s187 e tomou a ponta de Pedrosa por 0s362. Iannone também acertou uma boa volta no fim e assumiu o terceiro posto. 
 
MotoGP, GP de Aragão, MotorLand, Grid de Largada:
 
1
93
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
1:47.187
 
2
26
DANI PEDROSA
ESP
HONDA
1:47.549
+0.362
3
29
ANDREA IANNONE
ITA
PRAMAC DUCATI
1:47.685
+0.498
4
44
POL ESPARGARÓ
ESP
TECH3 YAMAHA
1:47.865
+0.678
5
35
CAL CRUTCHLOW
ING
DUCATI
1:47.897
+0.710
6
46
VALENTINO ROSSI
ITA
YAMAHA
1:48.226
+1.039
7
99
JORGE LORENZO
ESP
YAMAHA
1:48.246
+1.059
8
6
STEFAN BRADL
ALE
LCR HONDA
1:48.368
+1.181
9
4
ANDREA DOVIZIOSO
ITA
DUCATI
1:48.542
+1.355
10
41
ALEIX ESPARGARÓ
ESP
FORWARD
1:48.568
+1.381
11
38
BRADLEY SMITH
ING
TECH3 YAMAHA
1:48.810
+1.623
12
8
HECTOR BARBERÁ
ESP
AVINTIA DUCATI
 
 
13
68
YONNY HERNÁNDEZ
COL
PRAMAC DUCATI
1:49.051
+1.864
14
7
HIROSHI AOYAMA
JAP
ASPAR HONDA
1:49.209
+2.022
15
19
ÁLVARO BAUTISTA
ESP
GRESINI HONDA
1:49.274
+2.087
16
45
SCOTT REDDING
ING
GRESINI HONDA
1:49.703
+2.516
17
17
KAREL ABRAHAM
TCH
AB
1:49.790
+2.603
18
69
NICKY HAYDEN
EUA
ASPAR HONDA
1:49.835
+2.648
19
15
ALEX DE ANGELIS
RSM
FORWARD
1:50.263
+3.076
20
9
DANILO PETRUCCI
ITA
IODA ART
1:50.635
+3.448
21
70
MICHAEL LAVERTY
ING
PAUL BIRD
1:51.280
+4.093
22
23
BROC PARKES
AUS
PAUL BIRD
1:51.489
+4.302
23
63
MIKE DI MEGLIO
FRA
AVINTIA
1:52.181
+4.994
 
 
 
 
 
 
 
RECORDE
DANI PEDROSA
ESP
HONDA
1:48.565
168.3 km/h
MELHOR VOLTA
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
1:47.187
170.5 km/h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
 
ar: 24ºC | pista: 36ºC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.