Márquez neutraliza ataque da Yamaha e fica com liderança no segundo treino da MotoGP em Austin. Zarco é 2º

Marc Márquez reestabeleceu a normalidade em Austin e garantiu a liderança da segunda sessão de treinos livres desta sexta-feira (21). 0s286 mais lento, Johann Zarco liderou o pelotão da Yamaha, à frente de Maverick Viñales e Valentino Rossi

Marc Márquez não vai ceder terreno em Austin facilmente. Dominante no traçado texano desde a estreia do Circuito das Américas no calendário da MotoGP, o #93 conseguiu conter um ataque da Yamaha na tarde desta sexta-feira (21) e fechou o segundo treino livre em Austin no topo da tabela.
 
Com a última de suas 14 voltas em 2min04s061, Márquez conseguiu superar Johann Zarco por 0s286 para assegurar a liderança. Calçado com pneus macios, o piloto da Tech3 tinha acabado de tomar a ponta de Maverick Viñales.
Marc Márquez foi o mais rápido no segundo treino em Austin (Foto: Repsol)
Sem os pneus mais moles disponibilizados pela Michelin, o #25 ficou a 0s390 de Márquez e com 0s355 de vantagem para Valentino Rossi, que ganhou bastante terreno na reta final da sessão.
Dani Pedrosa também permaneceu na parte de cima da tabela ao longo dos 45 minutos de sessão, mas acabou em quinto, à frente de Andrea Dovizioso, o melhor entre os pilotos equipados pela Ducati.
 
0s944 mais lento que Márquez, Cal Crutchlow ficou com a sétima colocação, à frente de Jonas Folger. Scott Redding e Andrea Iannone completam o top-10.
 
1s221 atrás do líder, Jorge Lorenzo ficou com o 11º tempo, à frente de Danilo Petrucci, que também conta com uma GP17.
 
Nesta tarde, a KTM estreou uma nova carenagem, desenvolvida para oferecer o mesmo efeito das extintas asas aerodinâmicas. Pol Espargaró conseguiu o 20º posto, com Bradley Smith em 23º.
 
A sessão desta tarde, aliás, também ficou marcada por um forte tombo de Karel Abraham, que caiu na curva 11 e acabou enroscado com a moto da Aspar. O tcheco chegou a ficar no meio da pista, mas logo conseguiu se afastar, deixando para os fiscais a remoção da moto.
 
Saiba como foi o segundo treino da MotoGP em Austin:
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O sol conseguiu furar o bloqueio das nuvens no céu de Austin, o que elevou a temperatura para o segundo treino da MotoGP. Quando os pilotos entraram na pista, os termômetros marcavam 29°C, com o asfalto chegando a 42°C. A velocidade do vento era de 10 km/h.
 
Falando em asfalto, a cobertura do circuito de Austin foi assunto no intervalo dos treinos, com os pilotos reclamando de muitas ondulações em comparação com o ano passado. Andrea Dovizioso afirmou que os ‘bumps’ estão por toda parte, com Dani Pedrosa fazendo uma comparação extrema: “Parece motocross”.
 
Ainda nos primeiros instantes da sessão, Álex Rins teve se correr para a área de escape por conta de um problema de motor, com a GSX-RR soltando muita fumaça na reta oposta do traçado norte-americano.
 
Com 2min06s532m Redding foi o primeiro a aparecer no topo da tabela, 0s236 à frente de Viñales. Lorenzo era o terceiro, seguido por Iannone, Aleix e Márquez.
 
Na passagem seguinte, Viñales superou Scott e saltou para a ponta, mas caiu para segundo quase que imediatamente, com Márquez passando 0s752 melhor. Iannone era agora o terceiro, escoltado por Pedrosa, Miller e Rossi.
 
Márquez, então, seguiu apertando o passo e chegou a 2min04s622, 1s134 melhor que Viñales, que tinha dado uma errada na primeira curva.
KTM apresentou nova carenagem nesta sexta-feira (Foto: Reprodução)
Pedrosa também foi melhor e se instalou em segundo, 1s066 mais lento que o companheiro de Honda. Viñales era terceiro, à frente de Iannone, Barberá, Miller e Dovizioso.
 
Em sua quinta volta, Viñales subiu para a segunda colocação, 0s816 atrás de Márquez. Mais atrás, Miller pulou para quarto, seguido por Iannone, Crutchlow, Bautista e Rossi.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Passados os primeiros 15 minutos, a movimentação foi transferida para os boxes. Márquez liderava, com Viñales, Pedrosa, Miller, Iannone, Crutchlow, Bautista, Rossi, Zarco e Folger fechando o top-10.
 
De volta à pista, Viñales chegou em 2min04s945 e reduziu para 0s323 a margem de Márquez no topo da tabela. No giro seguinte, o #25 se aproximou ainda mais, chegando a 0s215 do campeão vigente.
 
O titular da Yamaha seguiu rodando com ritmo forte e, em seu décimo giro, cravou 2min04s451, tomando a liderança de Márquez por 0s171. 
 
Márquez vinha tentando melhorar, mas levou um sacode na curva dez e não conseguiu fazer um novo bom giro.
 
Ao longo deste segundo treino, a KTM decidiu apresentar pela primeira vez sua nova carenagem, desenhada com o intuito de fazer as vezes das extintas asas aerodinâmicas. Ao contrário das demais fábricas, a casa austríaca não está limitada e uma atualização de carenagem.
 
O fábrica laranja optou por um layout agressivo, mas nada tão incomum quanto a versão da Ducati. E nada que estragasse a beleza da RC16.
 
Completado o segundo terço da sessão, os pilotos partiram para uma última parada nos boxes. Viñales seguia na ponta, liderando Márquez, Pedrosa, Crutchlow, Miller, Iannone, Bautista, Rossi, Zarco e Folger em um top-10 separado por 1s515.
 
Com a necessidade de melhorar os tempos pensando na divisão para Q1 e Q2, os pilotos foram voltando para a pista com pneus mais macios para este stint final.
 
Além de compostos mais moles, Rins também voltou para a pista com a carenagem desenvolvida pela Suzuki para compensar o fim das asas.
 
Com 2min05s463, Miller, que tinha um pneu médio na frente e um macio atrás, saltou para o terceiro posto, 1s012 atrás de Viñales.
 
Enquanto isso, Loris Baz sofreu uma queda na curva um, mas não se feriu e voltou para a pista com a ajuda dos fiscais.
 
Pedrosa, então, chegou em 2min04s811 e saltou para terceiro, 0s360 mais lento que o líder.
 
Com pouco mais de cinco minutos para o fim da sessão, Karel Abraham sofreu uma queda na curva 11 e acabou enroscado com a moto. O tcheco ficou no meio da pista, mas logo foi para a área de escape, com os fiscais entrando em cena para tirar a Ducati do caminho.
 
Enquanto isso, Crutchlow saltou para o quarto posto, à frente de Miller, Barberá e Rossi, todos com tempos melhores, exceto pelo australiano da Marc VDS.
 
Na sequência, Zarco avançou para o quarto posto, 0s401 mais lento que o líder. Dovizioso se colocou em sexto, à frente de Petrucci.
 
Com pouco mais de 2 minutos para o fim, Rossi chegou em 2min04s806 e saltou para terceiro, 0s355 atrás do companheiro de Yamaha. O #46 tinha um par de pneus macios.

MotoGP, GP das Américas, Austin, 2º Treino Livre:
1 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 2:04.061  
2 5 JOHANN ZARCO FRA TECH3 YAMAHA 2:04.347 +0.286
3 25 MAVERICK VIÑALES ESP YAMAHA 2:04.451 +0.390
4 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA 2:04.806 +0.745
5 26 DANI PEDROSA ESP HONDA 2:04.811 +0.750
6 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI 2:04.830 +0.769
7 35 CAL CRUTCHLOW ING LCR HONDA 2:05.005 +0.944
8 94 JONAS FOLGER ALE TECH3 YAMAHA 2:05.033 +0.972
9 45 SCOTT REDDING ING PRAMAC DUCATI 2:05.116 +1.055
10 29 ANDREA IANNONE ITA SUZUKI 2:05.142 +1.081
11 99 JORGE LORENZO ESP DUCATI 2:05.282 +1.221
12 9 DANILO PETRUCCI ITA DUCATI 2:05.284 +1.223
13 43 JACK MILLER AUS MARC VDS HONDA 2:05.463 +1.402
14 41 ALEIX ESPARGARÓ ESP APRILIA 2:05.468 +1.407
15 8 HECTOR BARBERÁ ESP AVINTIA DUCATI 2:05.584 +1.523
16 19 ÁLVARO BAUTISTA ESP ASPAR DUCATI 2:05.602 +1.541
17 53 TITO RABAT ESP MARC VDS HONDA 2:05.943 +1.882
18 42 ÁLEX RINS ESP SUZUKI 2:06.155 +2.094
19 76 LORIS BAZ ESP AVINTIA DUCATI 2:06.358 +2.297
20 44 POL ESPARGARÓ ESP KTM 2:06.503 +2.442
21 17 KAREL ABRAHAM RTC ASPAR DUCATI 2:06.709 +2.648
22 22 SAM LOWES ING APRILIA 2:06.741 +2.680
23 38 BRADLEY SMITH ING KTM 2:07.434 +3.373
             
RECORDE MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 2:03.575 160.6 km/h
MELHOR VOLTA MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 2:02.135 162.4 km/h
             
    Condições do tempo   PISTA SECA   ar: 29ºC | pista: 42ºC

#GALERIA(6994)

PADDOCK GP #74 DEBATE: QUAIS OS PILOTOS COM POTENCIAL DE FUTURO CAMPEÃO MUNDIAL DE F1?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.