Márquez supera erro, bate Rossi em Aragão e encerra rodízio de vencedores na temporada 2016 da MotoGP

Nem mesmo um erro foi capaz de impedir o triunfo de Marc Márquez em Aragão. Com um ritmo mais forte, o #93 escalou o pelotão, encerrou um jejum de seis provas sem vencer em território espanhol e ainda acabou com um rodízio de vencedores na temporada 2016 da MotoGP. Jorge Lorenzo superou Valentino Rossi e ficou em segundo

Marc Márquez acabou com a brincadeira. Depois de oito corridas com oito vencedores diferentes, o #93 voltou a ver a MotoGP do topo do pódio, de quebra encerrando um jejum de vitórias em território espanhol que já durava seis corridas — desde o GP da Comunidade Valenciana de 2014.
 
Largando na pole-position neste domingo (25), o espanhol viu Maverick Viñales aproveitar uma disputa com Jorge Lorenzo para assumir a ponta nos primeiros giros. Com ritmo superior, Marc tomou a ponta, mas errou pouco depois e caiu para a quinta colocação.
Marc Márquez superou erro e venceu em Aragão (Foto: Honda)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

A classificação do Mundial de MotoGP após o GP de Aragão

Valentino Rossi, então, deixou Lorenzo para trás, buscou Viñales e tomou a ponta, mas não conseguiu abrir uma vantagem considerável. O piloto de Cervera — que, aliás, fica a cerca de 136 km (rota aérea) do MotorLand —, logo colocou a casa em ordem e passou a escalar o pelotão.

 
Sem muita demora, Marc deixou Rossi para trás e, com um ritmo melhor, não encontrou resistência do italiano, disparando na ponta para vencer com folga e encerrar o rodízio de vencedores.
Depois de um início de prova irregular, Lorenzo se recuperou, caçou Rossi e assumiu o terceiro posto. Na penúltima volta, o italiano até conseguiu dar o troco, mas escapou da pista na curva 12 e não conseguiu mais brigar pelo segundo posto.

Depois de liderar a prova, Viñales também errou e não conseguiu passar da quarta colocação. Cal Crutchlow superou Dani Pedrosa e ficou em sexto, com Aleix e Espargaró aparecendo em sétimo e oitavo.
 
Álvaro Bautista e Stefan Bradl aparecem na sequência, dando à Aprilia um segundo duplo top-10 na temporada 2016.

Com o resultado, Márquez chegou aos 248 pontos, 52 a mais que Rossi, o segundo na tabela. Lorenzo tem o terceiro posto, à frente de Pedrosa e Viñales.

Saiba como foi o GP de Aragão de MotoGP:
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Em uma região caracterizada por produzir diferenças térmicas de até 20°C em poucas horas, a mudança climática deste domingo não surpreende. Apesar da preocupação com a chuva, o tempo se manteve firme, embora um pouco mais frio. Antes da largada da MotoGP, os termômetros marcavam 22°C, com o asfalto chegando a 31°C. A velocidade dos ventos era de 13 km/h.
 
Pelo quarto ano seguido, Márquez tinha a pole no MotorLand, uma pista onde não vence desde 2013. Viñales aparecia em segundo, à frente de Lorenzo. Vice-líder do Mundial, Rossi tinha o sexto posto na ordem de partida.
 
Neste fim de semana, a Michelin levou para a pista de Alcañiz os pneus slick dianteiros macios, médios e duros, além dos traseiros assimétricos médios e duros. Em caso de necessidade, os pilotos também podiam optar pelo composto intermediário ou pelos pneus de chuva macios e médios.
 
Ao longo dos treinos, todos os pilotos manifestaram preocupação com o desgaste dos pneus, o que resultou em uma escolha bastante variada. Ao menos para saída dos boxes. Hoje, a temperatura era cerca de oito graus mais baixa do que no treino classificatório.
 
Antes da largada, a Michelin informou que a maioria fez a opção por um par de pneus médios. Márquez, Viñales e Crutchlow escolheram dois pneus duros, enquanto Lorenzo, Rossi, Pedrosa e Aleix colocaram um médio na frente e um duro atrás.
 
Na largada, as 69.714 pessoas que compareceram ao circuito de Alcañiz viram Lorenzo pressionar Márquez e Viñales aproveitar para pular na ponta. Rossi saltou para quarto, à frente de Dovizioso, Aleix e Pedrosa.
 
Com o ritmo superior exibindo por Márquez ao longo do fim de semana, era vital segurar o #93 na saída.
Jorge Lorenzo superou Valentino Rossi e ficou em segundo (Foto: Yamaha)
Ainda no primeiro giro, Márquez atacou Lorenzo e assumiu o segundo posto. O #99 seguiu por perto, também pressionado por Rossi.
 
Ainda no início, Redding caiu na curva 12, mas não se feriu.
 
Na ponta, Viñales não conseguia escapar, tendo Márquez 0s144 atrás. E o #93 era quem virava mais rápido nas parciais do MotorLand.
 
Sem muita demora, Márquez colocou por dentro e passou Viñales, mas o piloto da Suzuki respondeu e passou de novo. Marc logo deu o troco.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Enquanto isso, Lorenzo deu uma escapada da linha, permitindo a aproximação de Rossi. Dovizioso vinha por perto, à frente de Aleix, Pedrosa e Crutchlow.
 
Rodando na ponta, Márquez errou ao perder a frente da RC213V e despencou para o quinto posto, promovendo Viñales à liderança, à frente de Lorenzo, Rossi e Dovizioso.
 
De olho no pódio, Dovizioso atacou Rossi e passou, mas levou o troco quase que imediatamente. Quinto, Márquez estava 0s236 atrás do rival da Ducati.
 
Com Viñales escapando na ponta, Rossi foi encostando em Lorenzo, tentando assumir a caçada ao ponteiro. Márquez, então, tentou passar Dovizioso, mas acabou levando o troco.
 
No comando da disputa, Viñales apertou bem o passo, cravou a melhor volta da disputa até então — 1min49s086 — e abriu 0s636 de margem para Lorenzo, que seguia pressionado por Rossi. Dovi também tinha se afastando, dando 0s6 de respiro ao #46.
 
Na quarta volta, Rossi aumentou a pressão em Lorenzo, mas seguiu em terceiro. Mais atrás, Márquez passou Dovi, mas levou o troco. Marc tentou de vnovo e ficou com o quarto posto, já 0s8 atrás de Valentino.
 
Na abertura da volta seguinte, Rossi passou Lorenzo e se instalou em segundo, 0s8 atrás de Maverick. O #46 logo apertou o passo, se aproveitando para afastar Lorenzo e diminuir margem de Maverick.
 
Imprimindo um ritmo fortíssimo, Rossi cravou a melhor volta — 1min48s729 —, reduzindo para 0s4 a vantagem de Maverick.
Valentino Rossi segue no segundo posto do Mundial (Foto: Yamaha)
Restando 17 voltas para o fim da corrida, Danilo Petrucci foi punido com um ride-through por conta de um incidente com Redding.
 
Sem demora, Rossi colou em Viñales e passou a pressionar pela ponta. Enquanto isso, Máquez chegava em Lorenzo para tomar a terceira colocação, 0s810 atrás de Rossi.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Mais atrás, Pedrosa atacava Dovizioso pelo sexto lugar, com o piloto da Ducati levando a melhor.
 
Rossi fez uma primeira tentativa para cima de Viñales, mas o piloto da Suzuki defendeu a ponta. Um pouquinho mais rápido, o #25 ia se mantendo distante, mas Valentino seguia pressionando. Enquanto isso, Márquez seguia 0s9 atrás do italiano.
 
Na oitava volta, Rossi atacou e assumiu a ponta, logo escapando do alcance de Viñales. Márquez, por sua vez, chegou mais perto, baixando de meio segundo a vantagem do rival da Suzuki.
 
Com 15 voltas para o fim da corrida, Rossi liderava, à frente de Viñales e Márquez.
 
Na entrada da curva nove, Viñales errou na curva um e escapou da trajetória, facilitando a passagem de Márquez. Lorenzo, então, colou em Maverick.
 
Lorenzo passou Maverick e assumiu o terceiro posto, 1s375 atrás de Márquez. O líder do Mundial, por sua vez, vinha 0s5 atrás de Rossi.
 
Com um ritmo melhor, Márquez foi reduzindo a vantagem de Rossi, que tentava acelerar aqui e ali para manter a ponta. Atrás, Pedrosa e Crutchlow passaram Aleix, subindo para quinto e sexto, respectivamente.
 
Pouco a pouco, Márquez foi chegando e passou, se afastando na sequência. Valentino, então, tentou acelerar para se manter junto. Terceiro, Lorenzo tinha 1s269 de atraso para o companheiro de Yamaha e era pressionado por Viñales, que tentava encostar.
 
Confirmando as expectativas — inclusive do próprio Rossi —, Márquez foi apertando o passo para fugir na ponta, mas o italiano seguia empenhado em acompanhar o ritmo do ponteiro. 
 
Márquez, entretanto, escapou de vez, abrindo quase 2s de vantagem para Rossi. Lorenzo, por outro lado, tentou apertar o passo e ia chegando em Valentino, enquanto se afastava de Viñales.
 
Mais atrás, Crutchlow passou Pedrosa e assumiu o quinto posto, quase 7s atrás de Viñales, o quarto.
 
Com sete voltas para o fim, Lorenzo já vinha colado em Rossi, apenas 0s286 atrás do #46.
 
Dois giros mais tarde, Jorge passou o multicampeão e se instalou em terceiro, mas sem conseguir se livrar da sombra do italiano.
 
Lorenzo chegou a abrir 0s3 de diferença para Valentino, mas o italiano acelerou de novo e voltou a encostar. Quarto, Viñales vinha totalmente fora de combate.
 
Com o pneu mais desgastado, Valentino tinha de controlar uma M1 mais rebelde do que aquela que carregava o #99, mas o italiano não tinha jogado a toalha. Na 21ª volta, a diferença entre menor de 0s1.
 
Com dois giros para o fim, Rossi passou Lorenzo, mas escapou da pista e cedeu 2s4 de vantagem para o rival. Sem muito mais tempo, as posições ficaram definidas na entrada da curva 12.
 

MotoGP, GP de Aragão, MotorLand, Corrida:

1 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 41:57.678  
2 99 JORGE LORENZO ESP YAMAHA +2.740  
3 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA +5.983  
4 25 MAVERICK VIÑALES ESP SUZUKI +8.238  
5 35 CAL CRUTCHLOW ING LCR HONDA +13.221  
6 26 DANI PEDROSA ESP HONDA +17.072  
7 41 ALEIX ESPARGARÓ ESP SUZUKI +18.522  
8 44 POL ESPARGARÓ ESP TECH3 YAMAHA +19.432  
9 19 ÁLVARO BAUTISTA ESP APRILIA GRESINI +23.071  
10 6 STEFAN BRADL ALE APRILIA GRESINI +27.898  
11 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI +32.448  
12 51 MICHELE PIRRO ITA DUCATI +35.033  
13 8 HECTOR BARBERÁ ESP AVINTIA DUCATI +36.224  
14 50 EUGENE LAVERTY IRL ASPAR DUCATI +37.621  
15 69 NICKY HAYDEN EUA MARC VDS HONDA +40.509  
16 68 YONNY HERNÁNDEZ COL ASPAR DUCATI +43.906  
17 9 DANILO PETRUCCI ITA PRAMAC DUCATI +56.740  
18 76 LORIS BAZ ESP AVINTIA DUCATI +59.681  
19 45 SCOTT REDDING ING PRAMAC DUCATI +1:34.126  
20 53 TITO RABAT ESP MARC VDS HONDA NC  
             
POLE MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:47.117 170.6  km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:48.694 168.1 km/h
RECORDE JORGE LORENZO ESP YAMAHA 1:33.273 169.0 km/h
MELHOR VOLTA MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:46.635 171.4 km/h
             
    Condições do tempo   SOL   ar: 22ºC | pista: 36ºC
PADDOCK GP #47 DISCUTE F1, FINAL DA INDY E FALA SOBRE ALEX ZANARDI

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.