A expectativa era por um confronto ferrenho entre Marc Márquez e Maverick Viñales. A realidade foi Dani Pedrosa se apresentando para a briga neste domingo (23). Com uma bela largada em Austin, #26 liderou praticamente a primeira metade da corrida, mas acabou batido pelo tricampeão da classe rainha, que chegou ao nono triunfo consecutivo em solo norte-americano.
Pole-position no Circuito das Américas, Márquez fez uma boa saída, mas não conseguiu segurar Pedrosa, que mergulhou na frente na curva um. Depois de alguns giros em perseguição, o #93 assumiu a ponta, mas viu o companheiro de Honda manter a pressão.
Marc Márquez segue invicto nos Estados Unidos na MotoGP (Foto: Honda)
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Com dez voltas para o fim, Pedrosa chegou a passar na curva 12, mas o troco de Márquez veio quase de imediato. O piloto de Cervera, então, tratou apertar o ritmo e se afastar de vez do companheiro de equipe para conquistar seu primeiro triunfo desde o GP do Japão de 2016.
Pedrosa, por sua vez, teve de resistir a uma pressão final de Valentino Rossi, que corria sem saber de uma punição de 0s3 aplicada pela direção de prova. Ainda na primeira parte da corrida, o #46 foi tocado por Johann Zarco e acabou cortando a curva 4. Os comissários entenderam que o italiano ganhou uma vantagem indevida.
No fim da 18ª das 21 voltas da corrida, Rossi conseguiu passar Pedrosa e se afastou rapidamente do espanhol, recebendo a bandeirada com 2s043 de margem, o suficiente para manter a posição.
Também nos giros finais, Cal Crutchlow tomou de Johann Zarco a quarta colocação, com Andrea Dovizioso aparecendo como a melhor Ducati, à frente de Andrea Iannone. Danilo Petrucci bateu Jorge Lorenzo pelo nono posto, com Jack Miller fechando o top-10.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Vencedor dos dois primeiros GPs do ano, Maverick Viñales conheceu seu primeiro revés com o uniforme da Yamaha. O espanhol sofreu uma queda ainda nos primeiros giros e não completou a disputa no Texas.
Fazendo jus ao lema de Austin, que atende por ‘Keep Austin Weird’ (Mantenha Austin Estranha, em tradução livre), a movimentada corrida deste domingo acabou com Rossi assumindo a liderança do Mundial de MotoGP, abrindo seis pontos de vantagem para Maverick. Márquez é agora o terceiro, à frente de Dovizioso e Crutchlow.
Saiba como foi o GP das Américas de MotoGP:
O sol apareceu em Austin para brindar o Mundial de Motovelocidade. Depois de um sábado de tempo nublado, o domingo amanheceu com céu claro e sem expectativa de chuva. Antes da largada, a temperatura estava na casa dos 22°C, com o asfalto chegando a 38°C. A velocidade do vento era de 10 km/h.
Pelo quinto ano consecutivo, a pole para o GP das Américas pertence a Marc Márquez, que bateu Maverick Viñales em sua volta final na classificação. Valentino Rossi aparece para completar a primeira fila.
Em sua melhor performance desde o GP da Grã-Bretanha, Dani Pedrosa tem o quarto posto, seguido por Johann Zarco e Jorge Lorenzo, que registrou seu melhor resultado desde a mudança para a Ducati.
Neste domingo, a Michelin manteve a mesma alocação de pneus que usou na Argentina, com pneus macios, médios e duros. Os compostos de trás são assimétricos, com a borracha mais dura do lado direito para lidar com a diferença de equilíbrio entre curvas para a esquerda — 11 — e para a direita — 9.
Na saída para o grid, Márquez tinha a RC213V calçada com um par de pneus duros, mesma opção de Crutchlow, enquanto as duas Yamaha vinham com compostos médios. Na Ducati, Lorenzo e Dovizioso tinham a borracha macia na traseira. Pedrosa, por sua vez, foi com a borracha média na frente e a dura atrás.
Quando as luzes se apagaram na reta do traçado da capital texanas, Pedrosa saiu melhor e assumiu a liderança, com Márquez caindo para segundo, à frente de Rossi, Lorenzo e Viñales.
Rossi fez uma primeira tentativa na curva 2, mas encontrou a porta de Márquez fechada. Mais atrás, Viñales logo passou Lorenzo, mas levou o troco pouco depois. Zarco era o sexto, seguido por Crutchlow.
Na ponta, Pedrosa deu uma ligeira escapada, completando o primeiro giro com 0s415 de margem para Márquez. Terceiro, Rossi vinha 0s3 atrás, com 0s4 de margem para Viñales. Zarco era o quinto, à frente de Lorenzo.
As posições ficaram estáveis no segundo giro, com Márquez tentando encostar em Pedrosa. Na chegada à curva 18, no entanto, Viñales caiu, abandonando a disputa. Furioso, aliás.
Enquanto isso, Márquez ia seguindo Pedrosa, com Rossi ficando ligeiramente mais atrás. Zarco era o quarto, à frente de Crutchlow, Dovizioso e Lorenzo.
Embora alertado pela Honda sobre o abandono de Viñales, Márquez seguiu empenhado em caçar Pedrosa, abrindo um pouco mais para Rossi, que já tinha Zarco colado atrás. Quinto colocado, Crutchlow já vinha 1s040 de atraso para o titular da Tech3.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Na sexta volta, Zarco cravou 2min05s190, a melhor volta da corrida até então. O francês segue brilhando em sua estreia na MotoGP.
Com 15 voltas para o fim, Pedrosa exibia 0s642 de margem para Márquez. Disputando o terceiro posto, Zarco tocou em Rossi e mandou o #46 para fora da pista, mas Valentino seguiu na briga, ainda em terceiro.
Márquez, então, apertou o passo e, mesmo brigando com Pedrosa pelo melhor tempo de volta da corrida, reduziu ligeiramente a vantagem do #26.
Na volta seguinte, Márquez usou o vácuo e passou Pedrosa, mas o #26 reagiu na curva 11, retomando a ponta. Terceiro, Rossi vinha com quase 1s de atraso, 0s6 na frente de Zarco.
No próximo giro, Márquez tentou de novo na curva sete e, desta vez, conseguiu ficar com a liderança. Rossi aproveitou para encostar um pouco, afastando ligeiramente Zarco.
No décimo giro, Loris Baz caiu e abandonou, enquanto Pol Espargaró teve de abandonar por conta de um problema com a RC16.
A direção de prova, aliás, foi tão surpreendente quanto o início de prova de Pedrosa, e decidiu punir Rossi com 0s3 por ganhar uma vantagem na curva 4 naquele incidente anterior com Zarco.
Enquanto isso, Pedrosa remou até Márquez e passou na freada da curva 12, mas levou o troco pouco depois.
No giro seguinte, enquanto Lowes abandonava com uma queda, Aleix recolhia para os boxes. Ao mesmo tempo, Márquez abriu 0s5 de margem para Pedrosa, com Rossi empenhado em chegar. Quarto, Zarco vinha 1s7 atrás, o que anulava o efeito da punição de Valentino.
Em um fim de semana sofrível, Aleix voltou para a pista, ao menos para terminar a corrida no Circuito das Américas.
#GALERIA(6998)
MotoGP, GP das Américas, Austin, corrida:
1 |
93 |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
43:58.770 |
|
2 |
46 |
VALENTINO ROSSI |
ITA |
YAMAHA |
+3.069 |
|
3 |
26 |
DANI PEDROSA |
ESP |
HONDA |
+5.112 |
|
4 |
35 |
CAL CRUTCHLOW |
ING |
LCR HONDA |
+7.638 |
|
5 |
5 |
JOHANN ZARCO |
FRA |
TECH3 YAMAHA |
+7.957 |
|
6 |
4 |
ANDREA DOVIZIOSO |
ITA |
DUCATI |
+14.058 |
|
7 |
29 |
ANDREA IANNONE |
ITA |
SUZUKI |
+15.491 |
|
8 |
9 |
DANILO PETRUCCI |
ITA |
DUCATI |
+16.772 |
|
9 |
99 |
JORGE LORENZO |
ESP |
DUCATI |
+17.979 |
|
10 |
43 |
JACK MILLER |
AUS |
MARC VDS HONDA |
+18.494 |
|
11 |
94 |
JONAS FOLGER |
ALE |
TECH3 YAMAHA |
+18.903 |
|
12 |
45 |
SCOTT REDDING |
ING |
PRAMAC DUCATI |
+28.735 |
|
13 |
53 |
TITO RABAT |
ESP |
MARC VDS HONDA |
+30.041 |
|
14 |
8 |
HECTOR BARBERÁ |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
+31.364 |
|
15 |
19 |
ÁLVARO BAUTISTA |
ESP |
ASPAR DUCATI |
+1:06.547 |
|
16 |
38 |
BRADLEY SMITH |
ING |
KTM |
+1:22.090 |
|
17 |
41 |
ALEIX ESPARGARÓ |
ESP |
APRILIA |
+2 voltas |
|
18 |
22 |
SAM LOWES |
ING |
APRILIA |
NC |
|
19 |
44 |
POL ESPARGARÓ |
ESP |
KTM |
NC |
|
20 |
76 |
LORIS BAZ |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
NC |
|
21 |
25 |
MAVERICK VIÑALES |
ESP |
YAMAHA |
NC |
|
22 |
17 |
KAREL ABRAHAM |
RTC |
ASPAR DUCATI |
NC |
|
|
|
|
|
|
|
|
POLE |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
2:02.741 |
161.6 km/h |
VOLTA MAIS RÁPIDA |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
2:04.899 |
158.9 km/h |
RECORDE |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
2:03.575 |
160.6 km/h |
MELHOR VOLTA |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
2:02.135 |
162.4 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 23ºC | pista: 40ºC |
PADDOCK GP #74 DEBATE: QUAIS OS PILOTOS COM POTENCIAL DE FUTURO CAMPEÃO MUNDIAL DE F1?
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.