Martín detona tempo de Canet com cronômetro zerado e crava pole da Moto3 no GP das Américas
Jorge Martín repetiu o mesmo roteiro adotado nos treinos livres e aproveitou sua volta final para destruir o tempo de Arón Canet e faturar a pole-position em Austin. John McPhee completa a primeira fila norte-americana
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Jorge Martín lançou mão do mesmo roteiro que aplicou ao longo dos treinos livres e usou a última de suas 15 voltas no treino classificatório deste sábado (21) para superar Arón Canet e conquistar a pole-position.
O treino classificatório da Moto3 começou com pista molhada, efeito da chuva que caiu no intervalo entre os treinos livres e os trabalhos desta tarde. Entretanto, em meados da sessão, já tinha um trilho seco bom o bastante para que Philipp Oettl arriscasse trocar para os pneus slicks.
Com o piloto da Schedl abrindo ‘um caminhão’ de vantagem para o resto do pelotão, os demais foram chamados aos boxes para suas respectivas trocas, o que garantiu um fim movimentado para a classificação no Texas.
Jorge Martín faturou a pole em Austin (Foto: Gresini)
Já com o cronômetro zerado, um punhado de pilotos vinha com parciais vermelhas, mas foi Martín quem deu a cartada final, tomando a posição de honra de Canet por uma diferença de 0s496. Mais 0s296 atrás, John McPhee fecha a primeira linha do grid.
Com 2min19s428, Tatsuki Suzuki ficou com o quarto posto, liderando uma fila que conta ainda com Fabio Di Giannantonio e Enea Bastianini. O novato Dennis Foggia aparece em sétimo, escoltado por Ayumu Sasaki e Marco Bezzecchi. Jaume Masià fecha o top-10.
Pioneiro no uso dos slicks na sessão, Oettl foi chamado aos boxes nos minutos finais para uma nova troca e, mesmo melhorando sua marca, acabou apenas em 11º, 1s187 atrás do líder.
Relacionadas
Saiba como foi a classificação da Moto3 para o GP das Américas:
Diferente dos treinos anteriores da Moto3, a classificação aconteceu com pista molhada. No intervalo das atividades, a chuva decidiu aparecer no Circuito das Américas. No termômetro, a temperatura indicada era de 19ºC, com o asfalto batendo 20ºC.
O cronômetro começou a rodar no circuito americano, e aos poucos os pilotos começaram a ir para a pista. O primeiro a encaixar uma volta rápida, após mais de dez minutos de sessão, foi Philipp Oettl, que anotou 2min37s489.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Logo em seguida, os demais competidores começaram também a registrar seus giros. López logo tratou de superar o antigo ponteiro e passou a liderar a tabela com 2min35s393. Em segundo vinha Martín, com Oettl, Canet e Suzuki completando o top-5.
A medida que o tempo foi rodando, as marcas também foram baixando. Quem se aproveitou foi Marco Bezzecchi que, com 2min34s386 tratou de se colocar na ponta da folha de tempos. Ele era seguido por Suzuki, Canet, McPhee e Martín.
As condições da pista seguiam complicadas, com uma leve chuva se fazendo presente durante a classificação. Enquanto isso, o #12 baixou novamente sua marca, agora com 2min31s174, com Suzuki, Canet, López e Migno vindo atrás.
Com 22 minutos para o encerrar da sessão, Martín pula para a primeira colocação e é p primeiro piloto a virar na casa de 2min30s. O #88 anotou o tempo de 2min30s149 para tomar a pole-position provisória.
Oettl, então, foi o primeiro que decidiu dar uma chance para a sorte e foi aos boxes para calçar os pneus slick.
Caminhando para a parte final da tomada de tempos, a aposta ousada do #65 mostrou valer a pena. Em um giro voador, ele encaixou 2min25s264 para saltar para a ponta da tabela. Seguindo, então, os competidores começaram a ir para os boxes.
Quem vinha em segundo era Martín, com Bezzecchi, Canet e Di Giannantonio completando o rol dos cinco mais velozes daquele momento.
Philipp liderava com uma confortável vantagem superior a 6s do restante do pelotão. O tempo que sustentava com menos de 12 minutos para a bandeira quadriculada era de 2min21s355.
Menos de dez minutos, o primeiro era Oettl, com Bezzecchi, Suzuki, Rodrigo e Martín. Os pilotos seguiram o ponteiro e também vestiam os pneus de pista seca.
O cronômetro indicava a parte final do treino classificatório, e então o #65 decidiu ir para os boxes. O asfalto já estava bastante seco, apesar da baixa temperatura em Austin.
Bezzecchi, então, se aproveitou para dar uma volta voadora. Anotando 2min20s269, o #12 superou Oettl em 0s167. No entanto, o italiano acabou excedeu o limite da pista e teve sua marca cancelada.
Na loucura dos minutos finais, os pilotos vinham dando o máximo nos últimos giros. Canet era o novo líder com 2min19s675. Quem vinha atrás era Martín, com Suzuki, Bezzecchi e Oettl fechando o top-5.
Então, com cronômetro zerado, os pilotos começaram a melhorar consideravelmente suas voltas. Após diversos nomes passarem pela ponta da tabela, Martín foi quem ficou com a pole-position
Com uma desvantagem de 0s496, quem larga em segundo é Canet, que estava com a posição de honra do grid antes de ser superado pelo #88. McPhee, Suzuki, Di Giannantonio e Bastianini fecham as duas primeiras filas.
Moto3 2018, GP das Américas, Austin, Grid de largada:
1 | 88 | JORGE MARTÍN | ESP | GRESINI Honda | 2:18.629 | |
2 | 44 | ARÓN CANET | ESP | ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda | 2:19.125 | +0.496 |
3 | 17 | JOHN MCPHEE | ING | CIP KTM | 2:19.421 | +0.792 |
4 | 24 | TATSUKI SUZUKI | JAP | SIC58 Honda | 2:19.428 | +0.799 |
5 | 21 | FABIO DI GIANNANTONIO | ITA | GRESINI Honda | 2:19.497 | +0.868 |
6 | 33 | ENEA BASTIANINI | ITA | LEOPARD Honda | 2:19.577 | +0.948 |
7 | 10 | DENNIS FOGGIA | ITA | VR46 KTM | 2:19.588 | +0.959 |
8 | 71 | AYUMU SASAKI | JAP | PETRONAS Honda | 2:19.640 | +1.011 |
9 | 12 | MARCO BEZZECCHI | ITA | PRÜSTEL KTM | 2:19.684 | +1.055 |
10 | 5 | JAUME MASIÁ | ESP | WORLDWIDE KTM | 2:19.808 | +1.179 |
11 | 65 | PHILIPP OETTL | ALE | SCHEDL GP KTM | 2:19.816 | +1.187 |
12 | 19 | GABRIEL RODRIGO | ARG | RBA KTM | 2:19.850 | +1.221 |
13 | 41 | NAKARIN ATIRATPHUVAPAT | TAI | TEAM ASIA Honda | 2:19.970 | +1.341 |
14 | 42 | MARCOS RAMÍREZ | ESP | WORLDWIDE KTM | 2:20.002 | +1.373 |
15 | 40 | DARRYN BINDER | RSA | RED BULL KTM AJO | 2:20.027 | +1.628 |
16 | 16 | ANDREA MIGNO | ITA | ÁNGEL NIETO KTM | 2:20.257 | +1.628 |
17 | 48 | LORENZO DALLA PORTA | ITA | LEOPARD Honda | 2:20.323 | +1.694 |
18 | 76 | MAKAR YURCHENKO | CAZ | CIP KTM | 2:20.366 | +1.737 |
19 | 23 | NICCOLÒ ANTONELLI | ITA | SIC58 Honda | 2:20.380 | +1.751 |
20 | 14 | TONY ARBOLINO | ITA | SNIPERS HONDA | 2:20.485 | +1.856 |
21 | 84 | JAKUB KORNFEIL | TCH | PRÜSTEL KTM | 2:20.824 | +2.195 |
22 | 72 | ALONSO LÓPEZ | ESP | ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda | 2:20.917 | +2.288 |
23 | 8 | NICOLÒ BULEGA | ITA | VR46 KTM | 2:20.965 | +2.336 |
24 | 75 | ALBERT ARENAS | ESP | ÁNGEL NIETO KTM | 2:21.021 | +2.392 |
25 | 7 | ADAM NORRODIN | MAL | PETRONAS Honda | 2:21.167 | +2.538 |
26 | 11 | LIVIO LOI | BEL | AVINTIA KTM | 2:21.279 | +2.650 |
27 | 22 | KAZUKI MASAKI | JAP | RBA KTM | 2:21.820 | +3.191 |
28 | 27 | KAITO TOBA | JAP | TEAM ASIA Honda | 2:23.083 | +4.454 |
RECORDE | ARÓN CANET | ESP | ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda | 2:15.583 | 146.3 km/h | |
MELHOR VOLTA | ARÓN CANET | ESP | ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda | 2:14.644 | 147.4 km/h | |
Condições do tempo | PISTA MOLHADA | ar: 19ºC | pista: 20ºC |
#GALERIA(8364)
SURPRESA AGRADÁVEL APESAR DOS PORQUÊS
TEMPORADA 2018 COMEÇA COM F1 DEPENDENTE DO IMPONDERADO
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }