Martín detona tempo de Canet com cronômetro zerado e crava pole da Moto3 no GP das Américas

Jorge Martín repetiu o mesmo roteiro adotado nos treinos livres e aproveitou sua volta final para destruir o tempo de Arón Canet e faturar a pole-position em Austin. John McPhee completa a primeira fila norte-americana

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Jorge Martín lançou mão do mesmo roteiro que aplicou ao longo dos treinos livres e usou a última de suas 15 voltas no treino classificatório deste sábado (21) para superar Arón Canet e conquistar a pole-position.
 
O treino classificatório da Moto3 começou com pista molhada, efeito da chuva que caiu no intervalo entre os treinos livres e os trabalhos desta tarde. Entretanto, em meados da sessão, já tinha um trilho seco bom o bastante para que Philipp Oettl arriscasse trocar para os pneus slicks.
 
Com o piloto da Schedl abrindo ‘um caminhão’ de vantagem para o resto do pelotão, os demais foram chamados aos boxes para suas respectivas trocas, o que garantiu um fim movimentado para a classificação no Texas.
Jorge Martín faturou a pole em Austin (Foto: Gresini)
Já com o cronômetro zerado, um punhado de pilotos vinha com parciais vermelhas, mas foi Martín quem deu a cartada final, tomando a posição de honra de Canet por uma diferença de 0s496. Mais 0s296 atrás, John McPhee fecha a primeira linha do grid.
 
Com 2min19s428, Tatsuki Suzuki ficou com o quarto posto, liderando uma fila que conta ainda com Fabio Di Giannantonio e Enea Bastianini. O novato Dennis Foggia aparece em sétimo, escoltado por Ayumu Sasaki e Marco Bezzecchi. Jaume Masià fecha o top-10.
 
Pioneiro no uso dos slicks na sessão, Oettl foi chamado aos boxes nos minutos finais para uma nova troca e, mesmo melhorando sua marca, acabou apenas em 11º, 1s187 atrás do líder.
 

Saiba como foi a classificação da Moto3 para o GP das Américas: 
 

Diferente dos treinos anteriores da Moto3, a classificação aconteceu com pista molhada. No intervalo das atividades, a chuva decidiu aparecer no Circuito das Américas. No termômetro, a temperatura indicada era de 19ºC, com o asfalto batendo 20ºC.
 
O cronômetro começou a rodar no circuito americano, e aos poucos os pilotos começaram a ir para a pista. O primeiro a encaixar uma volta rápida, após mais de dez minutos de sessão, foi Philipp Oettl, que anotou 2min37s489.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Logo em seguida, os demais competidores começaram também a registrar seus giros. López logo tratou de superar o antigo ponteiro e passou a liderar a tabela com 2min35s393. Em segundo vinha Martín, com Oettl, Canet e Suzuki completando o top-5.
 
A medida que o tempo foi rodando, as marcas também foram baixando. Quem se aproveitou foi Marco Bezzecchi que, com 2min34s386 tratou de se colocar na ponta da folha de tempos. Ele era seguido por Suzuki, Canet, McPhee e Martín.
 
As condições da pista seguiam complicadas, com uma leve chuva se fazendo presente durante a classificação. Enquanto isso, o #12 baixou novamente sua marca, agora com 2min31s174, com Suzuki, Canet, López e Migno vindo atrás.
 
Com 22 minutos para o encerrar da sessão, Martín pula para a primeira colocação e é p primeiro piloto a virar na casa de 2min30s. O #88 anotou o tempo de 2min30s149 para tomar a pole-position provisória.
 
Oettl, então, foi o primeiro que decidiu dar uma chance para a sorte e foi aos boxes para calçar os pneus slick.
Caminhando para a parte final da tomada de tempos, a aposta ousada do #65 mostrou valer a pena. Em um giro voador, ele encaixou 2min25s264 para saltar para a ponta da tabela. Seguindo, então, os competidores começaram a ir para os boxes.
 
Quem vinha em segundo era Martín, com Bezzecchi, Canet e Di Giannantonio completando o rol dos cinco mais velozes daquele momento.
 
Philipp liderava com uma confortável vantagem superior a 6s do restante do pelotão. O tempo que sustentava com menos de 12 minutos para a bandeira quadriculada era de 2min21s355.
 
Menos de dez minutos, o primeiro era Oettl, com Bezzecchi, Suzuki, Rodrigo e Martín. Os pilotos seguiram o ponteiro e também vestiam os pneus de pista seca. 
 
O cronômetro indicava a parte final do treino classificatório, e então o #65 decidiu ir para os boxes. O asfalto já estava bastante seco, apesar da baixa temperatura em Austin.
 
Bezzecchi, então, se aproveitou para dar uma volta voadora. Anotando 2min20s269, o #12 superou Oettl em 0s167. No entanto, o italiano acabou excedeu o limite da pista e teve sua marca cancelada.
Na loucura dos minutos finais, os pilotos vinham dando o máximo nos últimos giros. Canet era o novo líder com 2min19s675. Quem vinha atrás era Martín, com Suzuki, Bezzecchi e Oettl fechando o top-5.
 
Então, com cronômetro zerado, os pilotos começaram a melhorar consideravelmente suas voltas. Após diversos nomes passarem pela ponta da tabela, Martín foi quem ficou com a pole-position
 
Com uma desvantagem de 0s496, quem larga em segundo é Canet, que estava com a posição de honra do grid antes de ser superado pelo #88. McPhee, Suzuki, Di Giannantonio e Bastianini fecham as duas primeiras filas.

Moto3 2018, GP das Américas, Austin, Grid de largada:

1 88 JORGE MARTÍN ESP GRESINI Honda 2:18.629  
2 44 ARÓN CANET ESP ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda 2:19.125 +0.496
3 17 JOHN MCPHEE ING CIP KTM 2:19.421 +0.792
4 24 TATSUKI SUZUKI JAP SIC58 Honda 2:19.428 +0.799
5 21 FABIO DI GIANNANTONIO ITA GRESINI Honda 2:19.497 +0.868
6 33 ENEA BASTIANINI ITA LEOPARD Honda 2:19.577 +0.948
7 10 DENNIS FOGGIA ITA VR46 KTM 2:19.588 +0.959
8 71 AYUMU SASAKI JAP PETRONAS Honda 2:19.640 +1.011
9 12 MARCO BEZZECCHI ITA PRÜSTEL KTM 2:19.684 +1.055
10 5 JAUME MASIÁ ESP WORLDWIDE KTM 2:19.808 +1.179
11 65 PHILIPP OETTL ALE SCHEDL GP KTM 2:19.816 +1.187
12 19 GABRIEL RODRIGO ARG RBA KTM 2:19.850 +1.221
13 41 NAKARIN ATIRATPHUVAPAT TAI TEAM ASIA Honda 2:19.970 +1.341
14 42 MARCOS RAMÍREZ ESP WORLDWIDE KTM 2:20.002 +1.373
15 40 DARRYN BINDER RSA RED BULL KTM AJO 2:20.027 +1.628
16 16 ANDREA MIGNO ITA ÁNGEL NIETO KTM 2:20.257 +1.628
17 48 LORENZO DALLA PORTA ITA LEOPARD Honda 2:20.323 +1.694
18 76 MAKAR YURCHENKO CAZ CIP KTM 2:20.366 +1.737
19 23 NICCOLÒ ANTONELLI ITA SIC58 Honda 2:20.380 +1.751
20 14 TONY ARBOLINO ITA SNIPERS HONDA 2:20.485 +1.856
21 84 JAKUB KORNFEIL TCH PRÜSTEL KTM 2:20.824 +2.195
22 72 ALONSO LÓPEZ ESP ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda 2:20.917 +2.288
23 8 NICOLÒ BULEGA ITA VR46 KTM 2:20.965 +2.336
24 75 ALBERT ARENAS ESP ÁNGEL NIETO KTM 2:21.021 +2.392
25 7 ADAM NORRODIN MAL PETRONAS Honda 2:21.167 +2.538
26 11 LIVIO LOI BEL AVINTIA KTM 2:21.279 +2.650
27 22 KAZUKI MASAKI JAP RBA KTM 2:21.820 +3.191
28 27 KAITO TOBA JAP TEAM ASIA Honda 2:23.083 +4.454
             
RECORDE ARÓN CANET ESP ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda 2:15.583 146.3 km/h
MELHOR VOLTA ARÓN CANET ESP ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda 2:14.644 147.4 km/h
             
    Condições do tempo   PISTA MOLHADA   ar: 19ºC | pista: 20ºC

#GALERIA(8364)
 

SURPRESA AGRADÁVEL APESAR DOS PORQUÊS

TEMPORADA 2018 COMEÇA COM F1 DEPENDENTE DO IMPONDERADO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.