Martín se recupera de toque com Di Giannantonio, dispara na ponta na Alemanha e vence na Moto3

Dono da pole, Jorge Martín precisou se empenhar para conseguir a vitória no GP da Alemanha deste domingo (15). Em meio a uma disputa de pelotão, o #88 foi tocado por Fabio Di Giannantonio, caiu para a quarta colocação, mas conseguiu se recuperar e escapar na ponta para vencer pela quinta vez no ano. Marco Bezzecchi e John McPhee completam o pódio

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Jorge Martín conquistou sua quinta vitória na temporada 2018 da Moto3 neste domingo (15) na Alemanha. O piloto da Gresini precisou responder a um toque com o companheiro de equipe, mas subiu o ritmo e disparou na ponta para receber a bandeirada com 2s515 de vantagem para Marco Bezzecchi. John McPhee completa o pódio em Sachsenring.
 
Depois de ficar de fora da corrida do ano passado, Martín alinhou no grid de Sachsenring disposto a acertar contas com o GP da Alemanha. Dono da pole, o #88 fez uma boa saída, mas não conseguiu abrir vantagem em relação ao pelotão. 
 
Com muitos pilotos brigando pela ponta, Martín sofreu um importante revés na 15º volta. Líder, Jorge viu Fabio Di Giannantonio tentar uma manobra por dentro na curva um, mas o italiano da Gresini escorregou e tocou na traseira do companheiro de equipe antes de cair.
Jorge Martín venceu o GP da Alemanha deste domingo (Foto: Gresini)
Martín, então, foi parar na quarta colocação, mas não tardou a escalar o pelotão. Com menos de dez voltas para o fim, porém, o líder do Mundial já estava de volta ao comando da prova e forçando o ritmo para se afastar da concorrência e consolidar sua quinta vitória na temporada.
Bezzecchi teve de suportar pressão da concorrência nos metros finais, mas acabou em segundo, 0s056 à frente de McPhee. Marcos Ramírez ficou com o quarto posto, com Arón Canet completando o rol dos cinco melhores em um GP de muitas quedas.
 
 

Saiba como foi o GP da Alemanha de Moto3:
 
Quando a Moto3 foi para a pista para o GP da Alemanha deste domingo, as condições seguiram o tom do final de semana. Com céu aberto e quase sem nuvens, o sol se fazia presente e o calor dominava, com a temperatura chegando a 21ºC e o asfalto batendo 37ºC.

Pela sexta vez na temporada, quem largava da pole-position era Jorge Martín, sua 15ª posição de honra do grid da carreira. No último ano, não chegou a alinhar no grid da prova por conta de uma perna quebrada no segundo treino.

Marco Ramírez vê em Sachsenring sua estreia na primeira fila de largada do grid. Colocando a KTM na segunda colocação, o piloto tem sua melhor classificação da carreira na Alemanha.

A Moto3 viu um festival de punições para a disputa desta manhã. Nicol Bulega, Niccolò Antonelli, Raúl Fernández, Nakarin Atiratphuvapat, Luca Grünwald, Vicente Perez e Stefano Nepa foram penalizados com três posições no grid.
 
A largada foi autorizada e Martín fez boa saída para ficar na ponta do pelotão. Quem aparecia na segunda colocação era Ramírez, com Masia, que ganhou um posto no pelotão, em terceiro.

Mas a briga pelas primeiras colocações começou ainda na volta de abertura de abertura. Bezzecchi, que superou o #42, vinha agora para tentar superar o #88. No entanto, acabou ultrapassado por Ramírez e caiu para terceiro.

Com 24 voltas para o final da corrida, a ordem na tabela era Martín, Bezzecchi, Arbolino, McPhee e Ramírez. A diferença dos ponteiros era menos de 0s3 em uma intensa competitividade.

Então, tudo mudou nas primeiras posições. Em um lindo lance, Bezzecchi acabou dando o bote em cima de Martín para tomar a primeira colocação. O italiano ainda trouxe Martín, que agora era o terceiro.

O #12, então, cometeu um bobo erro enquanto puxava o pelotão. Abrindo demais na curva, deu passagem livre para os adversários passarem. Ele, que caiu para quarto, viu Martín, Arbolino e Di Giannantonio o superarem. Ele logo passaria o #21.

A corrida em Sachsenring seguia em um ritmo frenético nas posições da ponta. Martín era o primeiro colocado, com Bezzecchi, Arbolino, McPhee e Masiá completando o rol dos cinco primeiros daquele momento.

Com 16 giros para o fim, mais uma vez Marco retomou a primeira colocação do pelotão. Quem o seguia de perto era McPhee, mas não por muito tempo, pois o #88 iria logo superá-lo.

Em uma reviravolta triste para Di Giannantonio, o piloto acabou caindo com 12 voltas para o fim. Quando brigava pela ponta com Martín, acabou tocando a moto do adversário e foi ao chão na curva 1. Jorge deu sorte de não ter ido junto.

Enquanto isso, as coisas mudavam completamente na ponta do pelotão. Quem surgia na briga pela vitória era Arenas, que surgia em primeiro. Bezzecchi, o segundo, acabou errado e viu o titular da Gresini ganhar sua posição e começar a caçada em cima do #75.

Perto da reta final, as posições eram Arenas, Martín, Bezzecchi, Canet, Rodrigo, McPhee, Masiá, Oettl, Ramírez e Arbolino completando o top-10 daquele momento.

Martín surgia na ponta com oito voltas para o fim. O espanhol tentava abrir vantagem para o restante do pelotão, mas os adversários seguiam colados no ponteiro, sem dar vida fácil. Seu respiro era de 0s539.

Bezzecchi, que aparecia na segunda colocação, vinha aos poucos se aproximando do titular da Gresini, recuperando terreno. Arenas era o quarto, com Oettl e McPhee logo atrás.

Outra queda no pelotão da frente da corrida. Agora foi a vez de Arenas ir ao chão quando brigava pela frente e viu sua disputa terminar de forma precoce.

Com a disputa se aproximando da bandeira quadriculada, Martín começava, enfim, a abrir uma boa vantagem na ponta do pelotão. Ele agora tinha mais de 0s9 de frente para o restante dos adversários.

Martín, então, conseguiu sustentar a vantagem e segurar o ímpeto dos adversários para garantir a vitória na Alemanha. Quem aparece em segundo era Bezzecchi, com McPhee completando o pódio do dia.

Moto3 2018, GP da Alemanha, Sachsenring, Final:

 
1 88 JORGE MARTÍN ESP GRESINI Honda 36:36.427 27 voltas
2 12 MARCO BEZZECCHI ITA PRÜSTEL KTM +2.515  
3 17 JOHN MCPHEE ING CIP KTM +2.571  
4 42 MARCOS RAMÍREZ ESP WORLDWIDE KTM +2.936  
5 44 ARÓN CANET ESP ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda +3.028  
6 5 JAUME MASIÁ ESP WORLDWIDE KTM +3.341  
7 84 JAKUB KORNFEIL TCH PRÜSTEL KTM +3.532  
8 65 PHILIPP OETTL ALE SCHEDL GP KTM +4.886  
9 25 RAÚL FERNANDEZ ESP RED BULL KTM AJO +5.383  
10 71 AYUMU SASAKI JAP PETRONAS Honda +5.486  
11 7 ADAM NORRODIN MAL PETRONAS Honda +5.610  
12 16 ANDREA MIGNO ITA ÁNGEL NIETO KTM +9.938  
13 48 LORENZO DALLA PORTA ITA LEOPARD Honda +10.027  
14 8 NICOLÒ BULEGA ITA VR46 KTM +10.360  
15 22 KAZUKI MASAKI JAP RBA KTM +10.467  
16 23 NICCOLÒ ANTONELLI ITA SIC58 Honda +11.514  
17 14 TONY ARBOLINO ITA SNIPERS HONDA +11.712  
18 27 KAITO TOBA JAP TEAM ASIA Honda +20.039  
19 10 DENNIS FOGGIA ITA VR46 KTM +31.237  
20 43 LUCA GRÜNWALD ALE LAGEMAAT KTM +32.768  
21 81 STEFANO NEPA ITA CIP KTM +41.058  
  19 GABRIEL RODRIGO ARG RBA KTM NC  
  32 AI OGURA JAP ASIA TALENT Honda NC  
  33 ENEA BASTIANINI ITA LEOPARD Honda NC  
  72 ALONSO LÓPEZ ESP ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda NC  
  75 ALBERT ARENAS ESP ÁNGEL NIETO KTM NC  
  77 VICENTE PÉREZ ESP AVINTIA KTM NC  
  41 NAKARIN ATIRATPHUVAPAT TAI TEAM ASIA Honda NC  
  21 FABIO DI GIANNANTONIO ITA GRESINI Honda NC  
  24 TATSUKI SUZUKI JAP SIC58 Honda NC  
             
POLE JORGE MARTÍN ESP GRESINI Honda 1:26.434 152.8 km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA ARÓN CANET ESP ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda 1:27.136 151.6 km/h
RECORDE BRAD BINDER RSA AMBROGIO Mahindra 1:26.877 152.1 km/h
MELHOR VOLTA DANNY KENT ING LEOPARD Honda 1:26.174 153.3 km/h
             
    Condições do tempo   PISTA SECA   ar: 20ºC | pista: 35ºC

#GALERIA(8472)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.