Miller domina de ponta a ponta e vence pela quarta vez na temporada 2014 da Moto3. Granado é 14º na Alemanha

Pressionando durante toda a prova, Jack Miller conseguiu controlar os adversários e vencer de ponta a ponta em Sachsenring. Brad Binder conquistou o segundo posto, à frente de Alexis Masbou

 A cobertura completa do GP da Holanda no GRANDE PRÊMIO
As imagens deste domingo de Mundial de Motovelocidade em Sachsenring
icone_TV  Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Jack Miller foi impecável no GP da Alemanha deste domingo (13). Largando na pole, o australiano se manteve na frente todo o tempo e, mesmo pressionado nas 27 voltas da disputa, não deu muitas brechas para os adversários.
 
Correndo para defender sua liderança no Mundial, Miller foi pressionado por Álex Márquez e Brad Binder em Sachsenring, mas não errou e levou para casa sua quarta vitória na temporada.
Jack Miller foi impecável neste domingo (Foto: Gold & Goose/KTM)
A classificação da Moto3 após o GP da Alemanha

Animado com o resultado, Jack não hesitou em saltar as barreiras e ir comemorar com a torcida, arremessando suas luvas para o público presente em Sachsenring. No caminho ao parque fechado, Miller pegou uma bandeira australiana para desfilar pela pista.

Equipado com uma Mahindra, Binder também brilhou para garantir o primeiro pódio da carreira no Mundial. O sul-africano da Ambrogio bateu Márquez para assumir o segundo posto e pressionou Miller durante toda a segunda metade da disputa. 
 
Com o piloto da Red Bull KTM Ajo inspirado, o sul-africano não encontrou muitas oportunidades para passar e recebeu a bandeirada 0s180 atrás do líder do Mundial. 
 
Alexis Masbou, por sua vez, garantiu a última vaga do pódio nos metros finais da corrida. O francês conseguiu superar Márquez na última volta para conquistar o segundo pódio da carreira no Mundial, deixando o espanhol da Estrella Galicia 0,0 na quarta colocação.
Confirmando o bom desempenho apresentado durante o fim de semana, Danny Kent se manteve na briga pela ponta durante a maior parte da prova, mas recebeu a bandeirada na quinta colocação, 1s290 atrás do líder. 
 
Éfren Vázquez, desta vez, não conseguiu brigar pela vitória. O espanhol fechou a corrida na sexta colocação, 26s231 depois de Miller. John McPhee vem em sétimo, à frente do gripado Isaac Viñales.
 
Matteo Ferrari colocou o time da Federação Italiana de Motociclismo na nona colocação, à frente de Juanfran Guevara, da Aspar, que fecha a lista dos dez primeiros.
 
Largando em oitavo, Eric Granado se manteve dentro de um pelotão durante toda a disputa e recebeu a bandeirada na 14ª colocação, seu melhor resultado do ano. O brasileiro concluiu a disputa com 30s084 de atraso para o vencedor.
Eric Granado somou seus primeiros pontos na temporada 2014 (Foto: LaGlisse)
Além das boas disputas, a prova em Sachsenring também ficou marcada por um grande número de quedas: 11 no total. Dois desses acidentes têm relação total com a classificação do Mundial.
 
Depois de um toque com Granado, Álex Rins caiu ainda na primeira volta e despencou para a quinta colocação no Mundial, 35 pontos atrás de Miller, que segue na liderança. Romano Fenati, por sua vez, também caiu e agora tem a quarta colocação na classificação, atrás de Álex Márquez e Éfren Vázquez.
Saiba como foi o GP da Alemanha de Moto3:
 
Palco da nona etapa da temporada 2014 da Moto3, Sachsenring amanheceu bastante nublada, mas parte das nuvens negras que cobriam o circuito se dissiparam pouco antes da largada. A temperatura estava na casa dos 21°C, com o asfalto alcançando os 28°C.
 
Pouco antes da largada, a organização do Mundial confirmou que Francesco Bagnaia não disputaria o GP da Alemanha. O italiano sofreu uma fratura no punho esquerdo em Assen e ainda não se recuperou.
Álex Márquez perdeu sua vaga no pódio nos metros finais (Foto: Repsol)
Depois de um treino classificatório marcado pela chuva, Jack Miller conquistou a pole pela quinta vez na temporada, e terá a companhia de Alexis Masbou e Álex Márquez na primeira fila. Karel Hanika, Danny Kent, Brad Binder, Álex Rins, Eric Granado, Juanfran Guevara e Enea Bastianini completavam o top-10.
 
Quando as luzes se apagaram em Sachsenring, Miller manteve a ponta, seguido por Masbou e Márquez. Não demorou, o piloto da Estrella Galicia 0,0 passou Masbou e subiu para o segundo posto. 
 
Ainda nos primeiros metros, Rins sofreu uma queda, mas embora não tenha se ferido, não conseguiu voltar para a pista. 
 
Largando em oitavo, Granado conseguiu manter a posição, subiu para sétimo e depois caiu para oitavo, lutando com Guevara e Viñales.
 
Romano Fenati, que saiu em 25º, começou a prova com força, saltando para 13º ainda na primeira volta.
 
Ainda na primeira volta, Gabriel Rodrigo sofreu uma queda na curva Omega, mas não se feriu. 
 
O primeiro giro ainda viu as quedas de Scott Deroue e Bryan Schouten. Como se não bastasse o tombo, a dupla ainda saiu no tapa na área de escape de Sachsenring.
 
Na ponta, Miller seguia puxando o pelotão, 0s388 à frente de Márquez. Masbou vinha em terceiro, seguido por Binder e Kent. Hanika aparecia em sexto, seguido por Guevara e Oettl. Antonelli, Vázquez e Granado completavam o top-12.
 
Com chances de assumir a liderança do Mundial e fazendo uma ótima prova, Fenati sofreu uma queda e abandonou a disputa. Embora dolorido, o italiano não parece ter se ferido com gravidade.
Álex Rins caiu após toque com Granado ainda na primeira volta (Foto: Repsol)

Rodando em segundo, Márquez começou a pressionar Miller pela ponta, levando a vantagem do australiano para 0s103.

 
Pouco acostumado a correr em um pelotão tão forte, Granado caiu para o 13º posto, 0s134 atrás de John McPhee. Atrás do brasileiro, Miguel Oliveira e Jakub Kornfeil brigavam pela 14ª colocação.
 
Quem também abandonou a disputa após uma queda foi ZulFahmi Khairuddin. O malaio não se feriu e voltou caminhando para os boxes. Restavam 29 pilotos na pista. 
 
Enquanto Márquez pressionava Miller, atrás dele Masbou, Binder e Kent duelavam pelo terceiro posto. O piloto da Husqvarna, aliás, vinha exibindo um ótimo desempenho no fim de semana. 
 
Mais atrás, Oliveira passou Granado, que caiu para 14º, e partiu para atacar McPhee pela 13ª colocação. O brasileiro agora tinha Matteo Ferrari 0s939 atrás.
 
Lá na frente, Márquez seguia pressionando, mas agora tinha Binder e Masbou colados, também com chances de brigar pela ponta. O sul-africano, aliás, estabeleceu um novo recorde para Sachsenring: 1min36s877.
 
Equipado com uma Mahindra, Binder atacou Márquez e passou assumindo o segundo posto, 0s105 atrás de Miller. Não demorou nada, Kent também chegou para brigar nesse primeiro pelotão. Éfren Vázquez era quem vinha em sexto, mas mais de 9s atrás de Danny.
 
Na abertura da 11ª volta, Márquez colocou de lado na reta principal de Sachsenring para tentar passar Binder na curva um, mas o sul-africano conseguiu fechar bem a porta. Depois de passar Masbou, era Kent quem agora seguia Álex.
 
Brad tentou atacar Miller, mas não encontrou espaço para passar. Poucos metros adiante, Márquez também tentou atacar, mas se manteve em terceiro.
 
Mais atrás, Granado segui envolvido em um grande pelotão e caiu para 17º, após ser superado por Jakub Kornfeil, seu companheiro de Mahindra. 
 
Pouco antes de abrir a 14ª volta, Márquez assumiu o segundo posto, mas caiu para quarto na reta, ao ser ultrapassado por Kent. Na sequência, o piloto da Estrella Galicia 0,0 também foi ultrapassado por Masbou, mas logo deu o troco.
 
Hanika aparecia em sexto, 13s008 atrás da briga pela ponta. Vázquez era o sétimo, à frente de Oliveira, McPhee, Antonelli, Ferrari, Guevara, Locatelli, Oettl, Kornfeil, Viñales e Granado. Envolvido na briga, Eric subiu para 14º.
 
Na ponta, Márquez passou Kent e recuperou o terceiro posto. Enquanto isso, Binder seguia pressionando Miller, que corria em defesa da liderança do Mundial.
 
Com 11 voltas para o fim, Livio Loi abandonou a disputa. O belga se envolveu em um toque com Gabriel Rodrigo ainda na primeira volta.
 
Kent voltou a atacar Márquez e passou mais uma vez, mas não conseguiu manter a posição por muito tempo. Mais à frente, Miller continuava resistindo à pressão de Miller.
 
Mais atrás, Oliveira conseguiu deixar Hanika para trás e assumiu o sexto posto, mas sem chances de alcançar o pelotão, já que, com oito voltas para o fim, a diferença era de 17s417. 
 
A disputa entre os dois, entretanto, não terminou bem. Hanika perdeu a frente da moto e caiu na curva 12, levando Miguel junto. Assim, Vázque assumiu o sexto posto, à frente de Viñales, Antonelli, McPhee, Antonelli, Guevara, Ferrari, Oettl, Granado, Kornfeil e Sissis.
 
Com seis giros para o fim, Miller seguia firme na ponta, 0s100 à frente de Binder. Masbou aparecia logo atrás, depois de superar Márquez com uma bela manobra. Kent tinha o quinto posto. 
 
Não demorou, Álex recuperou na reta o terceiro posto, mas sem conseguir tirar Binder da segunda colocação. Pouco depois, Kent passou Alexis e subiu para quarto.
 
Na última curva, Álex precisou trabalhar para evitar uma queda e acabou despencando para a quinta colocação, atrás de Kent. Danny atacou e passou Masbou, subindo para terceiro. 
 
Sem demora, o piloto de Cervera tratou de se recuperar e assumir o terceiro posto, 0s799 atrás de Binder, que insistia em pressionar Miller, mesmo sem nenhuma tentativa de ataque mais efusiva.
 
Enea Bastianini escapou da pista na curva um e caiu. Companheiro do italiano na Gresini, Niccolò Antonelli sofreu mais uma queda enquanto brigava pelo sexto posto e abandonou mais uma prova em 2014.
 
Na ponta, Márquez conseguiu descontar boa parte da diferença para os ponteiros, foi ultrapassado por Masbou, mas conseguiu voltar para a frente.
 
Na última volta, Miller tinha uma ligeira vantagem para BInder, que não conseguia atacar. Nos metros finais, Jack confirmou a vitória, à frente de Binder e Masbou, que tirou o pódio de Márquez.
 

Moto3, GP da Alemanha, Sachsenring, Final:
1 8 JACK MILLER AUS AJO KTM 39:26.927 27 voltas
2 41 BRAD BINDER SAF AMBROGIO Mahindra +0.180  
3 10 ALEXIS MASBOU FRA ONGETTA Honda +1.119  
4 12 ÁLEX MARQUEZ ESP ESTRELLA GALICIA Honda +1.180  
5 52 DANNY KENT ING AJO Husqvarna +1.290  
6 7 ÉFREN VÁZQUEZ ESP RTG Honda +26.231  
7 17 JOHN McPHEE ING RTG Honda +26.336  
8 25 ISAAC VIÑALES ESP LAGLISSE KTM +26.474  
9 3 MATTEO FERRARI ITA TEAM ITALIA Mahindra +26.583  
10 58 JUANFRAN GUEVARA ESP ASPAR Kalex KTM +26.735  
11 84 JAKUB KORNFEIL TCH LAGLISSE KTM +26.873  
12 65 PHILIPP OETTL ALE INTERWETTEN Kalex KTM +27.009  
13 61 ARTHUR SISSIS AUS MAHINDRA +27.305  
14 57 ERIC GRANADO BRA LAGLISSE KTM +30.084  
15 33 ENEA BASTIANINI ITA GRESINI KTM +45.125  
16 19 ALESSANDRO TONUCCI ITA CIP  Mahindra +45.539  
17 95 JULES DANILO FRA AMBROGIO Mahindra +46.025  
18 38 HAFIQ AZMI MAL SIC-AJO KTM +46.110  
19 43 LUCA GRÜNWALD ALE KIEFER Kalex KTM +56.787  
20 20 ANA CARRASCO ESP RW Kalex KTM +57.149  
21 97 MAXIMLIAN KAPPLER ALE RTG Honda +1:09.312  
22 91 GABRIEL RODRIGO ESP AJO Husqvarna +1 volta  
23 86 KEVIN HANUS ALE FAI Honda +1 volta  
24 23 NICCOLÒ ANTONELLI ITA GRESINI KTM NC  
25 44 MIGUEL OLIVEIRA POR MAHINDRA NC  
26 98 KAREL HANIKA TCH AJO KTM NC  
27 55 ANDREA LOCATELLI ITA TEAM ITALIA Mahindra NC  
28 11 LIVIO LOI BEL MARC VDS Kalex KTM NC  
29 4 GABRIEL RAMOS VEN KIEFER Kalex KTM NC  
30 5 ROMANO FENATI ITA VR46 KTM NC  
31 63 ZULFAHMI KHAIRUDDIN MAL ONGETTA Honda NC  
32 9 SCOTT DEROUE ALE RW Kalex KTM NC  
33 51 BRYAN SCHOUTEN ALE CIP Mahindra NC  
 34 42 ALEX RINS ESP ESTRELLA GALICIA Honda NC  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.