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Joan Mir conseguiu mais uma vez. Em uma temporada impecável, o já campeão da Moto3 superou uma briga com Jorge Martín e Enea Bastianini para conquistar neste domingo (29) sua décima vitória na temporada 2017, repetindo um feito de Fausto Gresini (1987) e de Marc Márquez (2010).
O piloto da Gresini teve um início de prova sensacional na Malásia. Segundo no grid, o #88 fez uma ótima saída e entrou primeiro na curva um, disparando na ponta de imediato para abrir vantagem. Já na segunda volta, Jorge superou o recorde da pista por 0s6, ampliando para mais de 1s7 sua margem na ponta.
Mesmo envolvidos na tradicional intensa briga da Moto3, os pilotos do segundo pelotão foram conseguindo encostar no espanhol, especialmente Mir, que descolou dos demais para buscar o rival. Na sexta volta, a diferença já tinha baixado de 1s, até desaparecer completamente na nona volta.
Joan Mir venceu pela décima vez na temporada (Foto: Leopard)
Do jeito que chegou, Mir passou, mas Martín tratou de seguir por perto, enquanto Enea Bastianini ia tentando chegar depois de se afastar do pelotão, o que aconteceu no 11º giro. Aproveitando o vácuo da reta, Jorge colou e aproveitou um erro de Joan na curva um para recuperar a liderança, mas acabou levando o bote do #33 pouco depois.
Com quatro voltas para o fim, Martín retomou brevemente a liderança, mas logo foi superado por Bastianini. Mais adiante, o piloto da Gresini voltou ao comando, mas apenas para ser superado por Mir instantes depois.
Com três voltas para o fim, porém, Bastianini escapou ligeiramente da pista num toque com Martín e perdeu terreno ao cair para terceiro. Mir, por outro lado, ganhou respiro na ponta.
Controlando a vantagem, Mir recebeu a bandeirada com 0s724 de margem para Martín, que, por sua vez, terminou a prova 0s039 à frente de Bastianini.
Isolado em boa parte da disputa, Livio Loi acabou na quarta colocação, à frente de John McPhee, que ganhou quatro posições nos últimos metros. Andrea Migno, Romano Fenati, Arón Canet, Fabio Di Giannantonio e Bo Bendsneyder completam o top-10.
Com o resultado deste domingo, Mir chegou a 321 pontos, 86 a mais que Fenati, que assegurou o vice-campeonato ao ampliar para 43 sua margem em relação a Canet. Martín tem o terceiro lugar, seguido por Di Giannantonio.
Saiba como foi o GP da Malásia de Moto3:
Em uma região onde a chuva é uma constante, a Moto3 teve a sorte de alinhar no grid com pista seca. Às vésperas da largada, os termômetros marcavam 31°C, com o asfalto chegando a 45°C. A velocidade do vento era de 13 km/h.
Campeão antecipado, Joan Mir tinha a pole-position pela primeira vez no ano ― a segunda da carreira. Jorge Martín tinha a segunda posição, à frente de John McPhee.
Para a corrida deste domingo, a Dunlop levou os pneus dianteiros macios e médios, e traseiros macios ‘S1’ e médios ‘M1’. No grid, a escolha mais popular foi de pneu médio dianteiro e, com exceção de Tatsuki Suzuki, Jakub Kornfeil, Marco Benzzechi e Tony Arbolino que seguiram com o macio, o restante foi de médio traseiro.
Assim que a largada foi autorizada no circuito malaio, Mir fez uma largada ruim e acabou caindo para quarto, perdendo a ponta para Jorge Martín, que tomou a liderança. Quem aparecia em segundo era Bendsneyder.
O #88 já tinha uma significante vantagem ainda na primeira volta. Mais para trás, Suzuki acabou sendo o primeiro piloto a ir ao chão. O piloto acabou perdendo o controle da ,oto, voou por cima da moto e foi para o chão na curva 15. Mas ele logo se recuperou e voltou para a disputa.
Após a primeira volta, Martín seguia na liderança com uma vantagem de 1s477, com Mir já aparecendo em segundo, com Loi sendo o terceiro, Rodrigo o quarto e McPhee completando o top-5 do momento.
Nas posições do pódio os pilotos pareciam se segurar nos postos, mas um pouco mais para trás do pelotão da frente, a briga seguia animada. Bastianini e Rodrigo protagonizavam uma quente briga pela quinta colocação.
Mas em belo movimento, o #33 conseguiu pular para quarto, jogando McPhee e Norrodin uma posição abaixo. Enquanto isso, o #19 acabou errando e agora era o sétimo. Di Giannantonio, Bendsneyder e Antonelli completavam o top-10.
Bastianini não cansava de conquistar posições, escalando o pelotão e agora sendo já o terceiro. O italiano começou então sua caçada em cima de Mir, que estava apenas 0s029 à frente do adversário.
Com 13 voltas para o fim, uma batalha pelo degrau mais baixo do pódio começou. Loi deu o bote e conseguiu ultrapassar Bastianini, mas o italiano deu o troco e na curva seguinte retomou o posto.
Mas o #11 não se daria por vencido, e na abertura da sexta volta, o belga deu o bote em cima do #33 na entrada da reta principal para ficar novamente no pódio.
Enquanto isso, Martín não tinha ideia do que se passava atrás dele. Após tomar a ponta na largada, o #88 abriu uma confortável vantagem na primeira posição, agora sustentando 0s750 com 12 giros para o fim.
Com dez voltas para a bandeira quadriculada, Mir enfim baixou a diferença, alcançou Martín e, na primeira tentativa de ultrapassagem obteve sucesso, tornando-se o novo líder da corrida.
A ordem do momento da corrida era Mir, Martín e Bastianini nas posições do pódio, seguidos por Loi, Norrodin, Rodrigo, Antonelli, Di Giannantonio, McPhee e Bendsneyder.
Campeão antecipado, o espanhol tentava se desgarrar do pelotão, mas era seguido de perto por Martín, e Bastianini começava a se aproximar da dupla para integrar a briga pela primeira posição.
Foi quando, com dez voltas completadas, quando Norrodin estava na quinta colocação, Norrodin acabou caindo sozinho na pista e rodando, caindo para a 14ª colocação. O piloto logo subiu na moto e voltou para a disputa.
Até que Bastianini e Martín chegaram em Mir. O #36 cometeu um erro e levou uma ultrapassagem dupla. Sem se dar por vencido, ele tentou retomar a posição, e os três pilotos se alinharam na pista.
Mas no fim, quem acabou levando a melhor foi o italiano, que era o novo líder no terço final da corrida. Mir era o segundo, com Martín em terceiro, Loi em quarto e Rodrigo aparecia na quinta colocação.
A briga seguia intensa nas posições da frente. Martín mais uma vez ultrapassou Mir, que na curva seguinte retomou sua segunda colocação. Mas para trás, Fenati começou a se penetrar no pelotão da frente, aparecendo agora em quinto.
Faltavam cinco voltas para o fim e tudo mudou na ponta do pelotão. Martín pulou para a ponta da prova, enquanto Mir era o segundo e Bastianini caiu para terceiro. Mas o italiano deu um bote em cima do espanhol para assumir a segunda colocação.
O #33, é claro, não se daria por satisfeito. Por dentro, ele acabou engolindo o #88, tomando novamente a liderança da corrida para si. Mais para trás, Loi era o quarto, seguido por Fenati, Bendsneyder, Migno, Canet, McPhee e Di Giannantonio.
Na reta final da corrida, Mir era novamente o primeiro colocado, seguido por Martín e Bastianini.
Não era apenas a briga pelas posições da ponta que estava animada. Na quinta colocação, Migno e Fenati protagonizavam o belo embate, e quem acabou levando a melhor no final foi o #16.
Na última volta, Bastianini deu um último gás para ultrapassar Martín e tomar a segunda colocação, mas o #88 não aliviou o ritmo e retomou a colocação nos metros finais.
Após um emocionante embate, Mir garantiu a sua décima vitória na temporada. Ele foi seguido por Martín e Bastianini, que completou o pódio. O trio foi seguido por Loi, McPhee, Migno, Fenati, Canet, Di Giannantonio e Bendsneyder.
Moto3, GP da Malásia, Sepang, Final:
1 |
36 |
JOAN MIR |
ESP |
LEOPARD Honda |
40:14.545 |
18 voltas |
2 |
88 |
JORGE MARTÍN |
ESP |
GRESINI Honda |
+0.724 |
|
3 |
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+0.763 |
|
4 |
11 |
LIVIO LOI |
BEL |
LEOPARD Honda |
+6.868 |
|
5 |
17 |
JOHN MCPHEE |
ING |
BRITISH TALENT TEAM Honda |
+11.051 |
|
6 |
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
VR46 KTM |
+11.090 |
|
7 |
5 |
ROMANO FENATI |
ITA |
ONGETTA Honda |
+11.238 |
|
8 |
44 |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+11.671 |
|
9 |
21 |
FABIO DI GIANNANTONIO |
ITA |
GRESINI Honda |
+11.959 |
|
10 |
64 |
BO BENDSNEYDER |
HOL |
RED BULL KTM AJO |
+12.032 |
|
11 |
7 |
ADAM NORRODIN |
MAL |
SIC Racing Team Honda |
+12.572 |
|
12 |
71 |
AYUMU SASAKI |
JAP |
SIC Racing Team KTM |
+13.581 |
|
13 |
58 |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
RBA Mahindra |
+14.885 |
|
14 |
19 |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA Mahindra |
+18.736 |
|
15 |
96 |
MANUEL PAGLIANI |
FRA |
CIP Mahindra |
+21.986 |
|
16 |
65 |
PHILIPP OETTL |
ALE |
SCHEDL GP KTM |
+23.365 |
|
17 |
42 |
MARCOS RAMÍREZ |
ESP |
WORLDWIDE KTM |
+23.524 |
|
18 |
41 |
NAKARIN ATIRATPHUVAPAT |
TAI |
TEAM ASIA Honda |
+25.908 |
|
19 |
12 |
MARCO BEZZECCHI |
ITA |
CIP Mahindra |
+26.173 |
|
20 |
27 |
KAITO TOBA |
JAP |
TEAM ASIA Honda |
+40.612 |
|
21 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
SAXOPRINT Peugeot |
+40.772 |
|
22 |
14 |
TONY ARBOLINO |
ITA |
SIC58 Honda |
+43.110 |
|
23 |
4 |
PATRIK PULKKINEN |
FIN |
SAXOPRINT Peugeot |
+1:00.918 |
|
24 |
6 |
MARÍA HERRERA |
ESP |
ASPAR Mahindra |
+1:01.104 |
|
|
9 |
KASMA DANIEL KASMAYUDIN |
MAL |
SPRINTA Honda |
NC |
|
|
48 |
LORENZO DALLA PORTA |
ITA |
ASPAR Mahindra |
NC |
|
|
8 |
NICOLÒ BULEGA |
ITA |
VR46 KTM |
NC |
|
|
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
RED BULL KTM AJO |
NC |
|
|
95 |
JULES DANILO |
FRA |
ONGETTA Honda |
NC |
|
|
40 |
DARRYN BINDER |
RSA |
WORLDWIDE KTM |
NC |
|
|
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
SIC58 Honda |
NC |
|
|
|
|
|
|
|
|
POLE |
JOAN MIR |
ESP |
LEOPARD Honda |
2:12.078 |
151.0 km/h |
VOLTA MAIS RÁPIDA |
ADAM NORRODIN |
MAL |
SIC Racing Team Honda |
2:12.775 |
150.2 km/h |
RECORDE |
BRAD BINDER |
RSA |
RED BULL KTM AJO |
2:13.571 |
149.3 km/h |
MELHOR VOLTA |
JOAN MIR |
ESP |
LEOPARD Honda |
2:12.078 |
151.0 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 34ºC | pista: 49ºC |
#GALERIA(7226)
VIGIAR E PUNIR
COM GALID OSMAN, PADDOCK GP #101 QUESTIONA: VERSTAPPEN MERECEU PUNIÇÃO EM AUSTIN?
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