google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Joan Mir deu mais um importante passo rumo ao título da Moto3. O jovem espanhol não deixou passar a chance na corrida encurtada deste domingo (24) e tratou de apresentar uma performance impecável na última das 13 voltas no MotorLand para receber a bandeirada com 0s043 de margem para Fabio Di Giannantonio.
A prova deste domingo precisou ser reduzida por conta de um atraso provocado pela neblina no início da manhã. Assim, a corrida passou de 20 para 13 voltas, mas com a mesma pontuação das corridas em distância normal.
Joan Mir se aproximou ainda mais do título de 2017 (Foto: Kiefer)
Largando em sexto, Mir esteve no primeiro pelotão na maior parte do tempo, mas passou à briga pela vitória com mais firmeza apenas no terço final da disputa em Alcañiz. Na volta final, o espanhol precisou se defender nos últimos metros, mas atrasou a freada para não dar chances aos rivais.
Apenas 0s043 atrás, Di Giannantonio ficou com o segundo posto, recebendo a bandeirada com 0s008 de margem para Enea Bastianini, o terceiro. Pole em Alcañiz, Jorge Martín ficou com a quarta colocação.
Arón Canet chegou a liderar a disputa, mas acabou em quinto, à frente de John McPhee e Marcos Ramírez. Wild-card, Dennis Foggia fez uma boa exibição e ficou com a oitava colocação, com Philipp Oettl e Romano Fenati completando o top-10.
Com o resultado, Mir chegou a oitava vitória no ano e abriu 80 pontos de vantagem em relação a Fenati, podendo conquistar o título já em Motegi, na próxima etapa.
Saiba como foi o GP de Aragão da Moto3:
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Uma grossa camada de neblina mudou a programação do Mundial de Motovelocidade. Por conta de um atraso no início do warm-up desta manhã, a organização do campeonato reduziu a distância da corrida da Moto3, que caiu das 20 voltas inicialmente planejadas para apenas 13.
Quando os pilotos alinharam no grid de largada, o sol brilhava no céu de Teruel, com a temperatura chegando a 22°C, com o asfalto indo a 28°C. A velocidade do vento era de 3 km/h.
Pela sétima vez no ano, a pole-position era de Jorge Martín, a quarta consecutiva da Honda no circuito de Alcañiz e a 12ª na temporada. Enea Bastianini e Arón Canet vinham na sequência, com Joan Mir aparecendo apenas em sexto.
Pouco antes da largada, a direção de prova anunciou uma longa pista de punição, mas a maior parte delas apenas com impacto financeiro. Entretanto, Andrea Migno, Lorenzo Dalla Porta, Darryn Binder e Jaume Masià perderam 12 posições no grid por terem rodado mais lentos do que a média de suas melhores parciais em mais de três setores da pista.
Para este fim de semana, a Dunlop levou para o MotorLand os pneus dianteiros macios ‘S’ e médios ‘M’ e os traseiros macios ‘S1’ e médio ‘M1’. No grid, a maioria optou por um par de médios, com McPhee e Masià escolhendo a borracha macia para a traseira.
Na largada, Martín se manteve na ponta à frente de Bastianini, com Foggia saindo bem para rapidamente assumir o terceiro posto. Ainda nos primeiros metros, Enea passou Jorge e assumiu a ponta, com Canet reagindo ao ataque de Dennis para pegar o terceiro lugar de volta.
Ainda na primeira volta, Mir passou Foggia e subiu para a quarta posição. Enquanto isso, Martín usou a reta oposta para usar o vácuo e passar Bastianini pela liderança. Os ponteiros, aliás, já exibiam mais de 0s5 de margem para os demais.
Em meados da segunda volta, Bastianini devolveu a ultrapassagem de Martín com uma manobra por dentro na curva 14. Terceiro, Canet já vinha coladinho na briga pela ponta, com Mir próximo.
Fabio Di Giannantonio classificou manobra de Mir nos metros finais como "perigosa" (Foto: Gresini)
Na entrada da curva um, Bastianini conseguiu manter a liderança, com Canet assumindo o segundo posto à frente de Martín, Mir e Oettl. Fenati era apenas 15º.
Ainda no terceiro giro, Martín separou a dupla da Estrella Galicia 0,0 ao passar Canet na curva 12. Na sequência, o #88 tomou a liderança de Bastianini.
Na abertura da quarta volta, Canet entrou primeiro na curva um, à frente de Martín e Bastianini. Mir era terceiro, seguido por Oettl, Suzuki, Rodrigo e Foggia.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
No fim do giro, Jorge conseguiu retomar a frente, seguido por Canet, Bastianini e Mir. O #36, aliás, precisaria de mais que um quarto lugar para ter sua primeira chance de fechar o título na próxima etapa.
Na quinta volta, Bastianini voltou para a liderança, com Canet em segundo, à frente de Mir e Martín. O #88 logo atacou o líder do Mundial e recupero o terceiro posto, já ligeiramente mais longe dos dois ponteiros.
Na volta sete, Martín recuperou o comando, mas ficou pouco por lá, já que Canet retomou a liderança. Bastianini era agora o terceiro, à frente de Oettl, Mir e Foggia.
Joan atacou na sequência e subiu para quarto, à frente de Philipp e Dennis, que passou Fabio com uma agressiva manobra.
Na reta oposta, o vácuo ajudou Mir a avançar para o segundo posto, com o #36 tomando a ponta metros depois, na entrada da curva um. Bastianini foi para o segundo posto, à frente de Martín, Canet, Oettl, Di Giannantonio e Foggia.
Com seis voltas para o fim, Lorenzo Dalla Porta caiu na curva 17 e se despediu mais cedo do GP de Aragão. O italiano não se feriu com gravidade. Pouco depois, Gabriel Rodrigo também foi ao chão, neste caso na curva sete.
Enquanto isso, Canet recuperou a ponta na curva um, à frente de Mir e Di Giannantonio. Bastianini vinha em quarto, com Oettl, Martín e Foggia aparecendo em seguida.
Na ponta, Canet seguia puxando a fila, com Di Giannantonio aparecendo para ocupar o segundo posto à frente de Bastianini, Mir e Martín.
Na abertura do giro seguinte, Di Giannantonio pulou para a ponta, à frente de Bastianini, Canet e Martín. Mir era agora o quinto colocado. Mais atrás, Fenati tinha escalado para o décimo lugar.
Antes de abrir a 11ª volta, Bastianini passou Di Giannantonio pela ponta, mas foi Canet quem acabou na liderança, à frente de Enea, Martín, Fabio, Foggia e Mir. O wild-card da VR46, aliás, ia dando trabalho para Joan.
Bastianini reagiu pouco depois, mas, mais uma vez, durou pouco na liderança, já que Martín deu o bote e recuperou a liderança. Rei das poles, o #88 ainda não venceu.
A reta, de novo, reuniu o pelotão, com Di Giannantonio aproveitando para recuperar a liderança à frente de Bastianini, Martín e Mir.
Antes de fechar a penúltima volta, Martín recuperou o segundo posto, mas a entrada da curva um mudou tudo mais uma vez, com Mir aparecendo impecável e escapando de um toque com Di Giannantonio para pular na ponta na curva dois.
Em meados do giro, Bastianini subiu para terceiro, com Martín e Canet na sequência. Na ponta, Mir deu uma escapadela e permitiu a aproximação dos rivais, mas conseguiu defender a liderança atrasando a freada nas duas últimas curvas para receber a bandeirada com 0s043 de margem para Di Giannantonio. Apenas 0s008 atrás, Bastianini ficou em terceiro.
#GALERIA(7196)
Moto3, GP de Aragão, MotorLand, Corrida:
1 |
36 |
JOAN MIR |
ESP |
KIEFER Honda |
25:57.607 |
2 |
21 |
FABIO DI GIANNANTONIO |
ITA |
GRESINI Honda |
+0.043 |
3 |
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+0.051 |
4 |
88 |
JORGE MARTÍN |
ESP |
GRESINI Honda |
+0.170 |
5 |
44 |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+0.392 |
6 |
17 |
JOHN MCPHEE |
ING |
BRITISH TALENT TEAM Honda |
+0.590 |
7 |
42 |
MARCOS RAMÍREZ |
ESP |
WORLDWIDE KTM |
+0.707 |
8 |
10 |
DENNIS FOGGIA |
ITA |
VR46 KTM |
+0.743 |
9 |
65 |
PHILIPP OETTL |
ALE |
SCHEDL GP KTM |
+1.168 |
10 |
5 |
ROMANO FENATI |
ITA |
ONGETTA Honda |
+1.298 |
11 |
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
VR46 KTM |
+1.330 |
12 |
58 |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
RBA Mahindra |
+1.505 |
13 |
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
SIC58 Honda |
+1.961 |
14 |
8 |
NICOLÒ BULEGA |
ITA |
VR46 KTM |
+2.050 |
15 |
7 |
ADAM NORRODIN |
MAL |
SIC Racing Team Honda |
+2.504 |
16 |
71 |
AYUMU SASAKI |
JAP |
SIC Racing Team KTM |
+2.539 |
17 |
64 |
BO BENDSNEYDER |
HOL |
RED BULL KTM AJO |
+2.659 |
18 |
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
RED BULL KTM AJO |
+2.665 |
19 |
12 |
MARCO BEZZECCHI |
ITA |
CIP Mahindra |
+4.339 |
20 |
95 |
JULES DANILO |
FRA |
ONGETTA Honda |
+11.404 |
21 |
15 |
JAUME MASIA |
ESP |
CUNA DE CAMPEONES KTM |
+14.540 |
22 |
40 |
DARRYN BINDER |
RSA |
WORLDWIDE KTM |
+14.599 |
23 |
96 |
MANUEL PAGLIANI |
FRA |
CIP Mahindra |
+14.703 |
24 |
37 |
AARON POLANCO |
ESP |
KIEFER Honda |
+14.859 |
25 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
SAXOPRINT Peugeot |
+17.595 |
26 |
14 |
TONY ARBOLINO |
ITA |
SIC58 Honda |
+17.772 |
27 |
75 |
ALBERT ARENAS |
ESP |
ASPAR Mahindra |
+21.467 |
28 |
27 |
KAITO TOBA |
JAP |
TEAM ASIA Honda |
+34.646 |
29 |
4 |
PATRIK PULKKINEN |
FIN |
SAXOPRINT Peugeot |
+34.678 |
30 |
19 |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA Mahindra |
NC |
31 |
48 |
LORENZO DALLA PORTA |
ITA |
ASPAR Mahindra |
NC |
32 |
41 |
NAKARIN ATIRATPHUVAPAT |
TAI |
TEAM ASIA Honda |
NC |
’SOLDADINHO’ DA PENSKE? CASTRONEVES TEM FALTA DE TÍTULO COMO MANCHA NA CARREIRA
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.