Mundial de Motovelocidade vê decisão do título da classe rainha na última etapa pela 18ª vez em 68 anos

Depois de uma temporada bastante disputada, a classe rainha do Mundial de Motovelocidade terá seu campeão definido na última etapa pela 18ª vez desde 1949. Marc Márquez chega a Valência como líder do Mundial, 21 pontos à frente de Andrea Dovizioso

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Depois de uma temporada intensamente disputada, a MotoGP verá neste fim de semana mais um campeonato decidido em sua corrida final. Marc Márquez chega à Comunidade Valenciana como líder da classe rainha, 21 pontos à frente de Andrea Dovizioso, o segundo colocado.
 
Nos 68 anos de história do certame, esta será a 18ª vez que o campeão da divisão principal sai apenas na última corrida do ano, o que significa que em 26% dos casos, a torcida teve de esperar até a derradeira bandeira quadriculada para saber quem seria o vencedor.
Marc Márquez e Andrea Dovizioso vão decidir o título da MotoGP em Valência (Foto: Repsol)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A primeira vez em que a disputa pelo título chegou à etapa final foi em 1950. A bordo de uma Gilera de quatro cilindros, Umberto Masetti chegou ao circuito de Monza com uma pequena vantagem para Geoff Duke. Com uma Norton de um cilindro, Duke venceu a corrida, mas o segundo lugar foi o suficiente para que Masetti ficasse com o título por uma diferença de apenas um ponto.
 
Em 1952, Masetti repetiu a experiência, mas desta vez teve de disputar a taça com Les Graham, da MV Agusta, e Reg Armstrong. O campeão de 1949 venceu a prova de 48 voltas de Montjuïc, em Barcelona, mas Umberto conseguiu o título mais uma vez com um segundo lugar.
 
Em 1957, Libero Liberati venceu a última corrida do ano, em Monza, para escrever seu nome na Torre dos Campeões derrotando Bob McIntyre. A história do piloto da Gilera, entretanto, poderia ter sido diferente.
 
Liberati perdeu uma vitória no GP da Bélgica por ter trocado de moto sem notificar os comissários. Após o fim da temporada, a sanção foi removida, o que significa que ele já chegou à Itália como campeão.
 
A prova final só voltou a ver uma decisão de título em 1966, com Mike Hailwood e Giacomo Agostini. A dupla travou um bom duelo no início da corrida em Monza, mas a Honda deixou o britânico na mão e permitiu que o piloto da casa completasse a etapa com tranquilidade para conquistar o primeiro de seus oito títulos nas 500cc.
 
No ano seguinte, Hailwood teve uma nova chance de enfrentar Agostini na etapa final, na primeira e única visita do Mundial ao Canadá. Mike venceu a corrida e empatou com Ago em número de pontos. A dupla também tinha o mesmo número de triunfos — cinco —, então Giacomo ficou com o título por ter um número maior de segundos lugares — três contra dois do britânico.
 
Em 1975, Agostini mais uma vez encarou a tensão da decisão na etapa final, desta vez num confronto com Phil Read, que tinha conquistado o título nos dois anos anteriores e exibia o #1 na MV Agusta. O ‘Príncipe da Velocidade’ venceu em Brno, mas Giacomo, que defendia as cores da Yamaha, recebeu a bandeirada em segundo para se tornar o primeiro piloto a conquistar o título da classe rainha em motos de dois e quatro tempos.
Giacomo Agostini disputou o título na prova final três vezes, duas delas pela MV Agusta (Foto: MV Agusta)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Na temporada 1978, foi Kenny Roberts que teve de enfrentar os 22 km do antigo circuito de Nürburgring com oito pontos de vantagem para Barry Sheene. A bordo de uma Yamaha, ‘King Kenny’ recebeu a bandeirada na terceira colocação, logo à frente do rival da Suzuki, e se tornou o primeiro norte-americano campeão da classe rainha.
 
No ano seguinte, a disputa pelo título também foi até o limite, com Roberts defendendo sua coroa de Virginio Ferrari em Le Mans. O jovem italiano liderou o início da prova, mas caiu e entregou o título nas mãos de Kenny.
 
Em 1980, Roberts mais uma vez teve de enfrentar um piloto da Suzuki na última corrida do ano. O rival da vez foi o também norte-americano Randy Mamola, que brigou pela coroa em Nürburgring, na última vez que a pista alemã foi usada no Mundial.
 
Embora Mamola tenha liderado o início da disputa, Roberts tinha uma situação confortável na corrida, já que precisava apenas de um oitavo lugar para renovar seu título. A coisa ficou ainda mais fácil após um problema mecânico na moto de Randy.
 
No ano seguinte, Mamola voltou a brigar na etapa final. O norte-americano chegou na pista sueca de Anderstrop atrás de Marco Lucchinelli na classificação e ficou fora da zona de pontuação em uma corrida realizada debaixo de uma chuva fina. Com o nono posto na corrida, o italiano ficou com o título de 81.
 
Em 1983, Freddie Spencer e Kenny Roberts chegaram ao circuito de Ímola separados por cinco pontos. Durante a corrida, King tentou segurar o ritmo do rival da Honda para permitir que seu companheiro de equipe, Eddie Lawson, se aproximasse e tentasse se enfiar entre os dois. ‘Fast Freddie’, entretanto, conseguiu cruzar a meta em segundo e foi o primeiro piloto da marca da asa dourada a conquistar o título das 500cc.
 
Na temporada 1989, a disputa mais uma vez foi para a etapa final e entre dois pilotos norte-americanos: Lawson e Rainey. O piloto da Yamaha terminou e segundo e ficou com o título, depois de uma corrida intensamente disputada com Wayne e Kevin Schwantz, também dos Estados Unidos. 
Valentino Rossi perdeu para Nicky Hayden na final de 2006 (Foto: Getty Images)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Mick Doohan e Wayne Rainey também decidiram o título na prova final em 1992. O australiano teve um belo início de temporada, mas sérias lesões sofridas em Assen o tiraram de combate e permitiram que o rival da Yamaha descontasse boa parte de seus 65 pontos de vantagem.
 
Mesmo longe de sua melhor forma, Doohan voltou para as duas etapas finais e quando o Mundial chegou em Kyalami, na África do Sul, para a última prova, os dois estavam separados por apenas dois pontos. Apesar do esforço de Mick para completar a corrida na sexta colocação, Rainey conseguiu o terceiro lugar e o título.
 
No ano seguinte, as 500cc viram sua última disputa até o fim da temporada, com Kevin Schwantz chegando a Jarama com 18 pontos de vantagem para Rainey. Na prática, porém, título tinha sido ganho duas etapas antes, na Itália, quando Wayne sofreu a queda que encerrou precocemente sua carreira.
 
13 anos mais tarde, em 2006, o Mundial voltou a ter um título definido em sua derradeira corrida. Valentino Rossi chegou ao circuito de Valência com oito pontos de vantagem para Nicky Hayden depois de conseguir se recuperar de uma temporada marcada por inúmeros problemas.
 
A prova no circuito Ricardo Tormo foi vencida por Troy Bayliss, que substituía o lesionado Sete Gibernau, com Loris Capirossi aparecendo no segundo posto. Hayden completou o pódio e virou o jogo para cima de Rossi, que caiu na quinta volta e recebeu a bandeirada em 13º. O ‘Kentucky Kid’ foi o último campeão da era das 990cc.
 
Sete anos depois, a MotoGP voltou a ter um campeão decidido na última corrida. Em sua temporada de estreia, Marc Márquez apareceu em Valência com 13 pontos de vantagem para Jorge Lorenzo. O piloto da Yamaha venceu a corrida, mas o terceiro lugar foi o suficiente para o piloto de Cervera se tornar o mais jovem campeão da história da classe rainha.
 
Em 2015, a história voltou a se repetir, desta vez com Rossi e Jorge Lorenzo separados por sete pontos naquela que foi uma das mais polêmicas decisões da história da categoria. O #46 liderou a maior parte da temporada, mas comprou uma briga com Márquez após a prova da Austrália, acusando o #93 de atuar em favor do conterrâneo.
Jorge Lorenzo virou o jogo para cima de Valentino Rossi em 2015 (Foto: Yamaha)
A tensão foi tanta que, na Malásia, na penúltima prova da temporada, Rossi e Márquez travaram um duro duelo que terminou com o piloto da Honda no chão. Valentino foi sancionado por direção irresponsável e acabou recebendo uma pontuação no já extinto carnê de pontos que o jogou para o fundo do grid.
 
Largando em último, Rossi conseguiu escalar até a quarta colocação, mas uma vitória dominante de Lorenzo em Valência foi suficiente para o #99 virar o jogo e conquistar o título por uma diferença de cinco pontos.
O GRANDE PRÊMIO cobre a decisão da MotoGP in loco em Valência com a repórter Juliana Tesser. Acompanhe aqui todo o noticiário.
 
FORÇA DE VETTEL VALORIZA TÍTULO

É UM PRIVILÉGIO VER HAMILTON CHEGANDO AO TETRA NO AUGE

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.