Na Garagem: Rossi bate Stoner após batalha de tirar o fôlego durante GP dos EUA em Laguna Seca

Foi há exatos dez anos que a MotoGP presenciou uma das mais incríveis brigas na pista. O GP dos Estados Unidos de 2008 viu Valentino Rossi e Casey Stoner brigarem pelo triunfo curva a curva em um duelo eletrizante. No final, o italiano foi o grande vencedor

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O dia 20 de julho de 2018 marca exatos dez anos de um dos duelos mais eletrizantes do Mundial de Motovelocidade. Naquele mesmo dia, em 2008, Valentino Rossi e Casey Stoner brigavam curva a curva, freada a freada em Laguna Seca, deixando para a história uma das melhores brigas da MotoGP. No fim, o italiano foi quem levou a melhor.
 

Não era nenhum segredo que o titular da Yamaha e o titular da Ducati eram grandes desafetos e passavam longe de uma relação até mesmo suportável. Os dois viviam trocando farpas e protagonizavam diversas brigas dentro das pistas. Stoner sempre apontava o modo sujo com que o nove vezes campeão jogava.
 
Naquela temporada, Valentino chegava aos Estados Unidos com três vitórias e oito pódios, enquanto o #1 tinha quatro vitórias e sete pódios. E como a cereja do bolo daquele final de semana, o #46 jamais havia vencido em terras norte-americanas, o que não o colocava como o favorito a vitória.
Stoner e Rossi (Foto: Reprodução)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Durante o final de semana, o australiano se mostrava completamente absoluto no circuito construído em Monterrey, na Califórnia. Com domínio total durante os treinos livres, também chegou a conquistar a pole-position. Além disso, era quem havia vencido a prova do ano anterior. Rossi era quem largava da segunda colocação, com Nicky Hayden completando a primeira fila.
 

Assim que a largada foi liberada para a corrida de 32 voltas, o #1 não parecia ter problemas. Mantendo-se na ponta do pelotão, viu Valentino entrar na primeira curva à frente do adversário norte-americano. E já no primeiro giro a ação começou a se desenhar na pista.
 
Na terceira volta da disputa em Laguna Seca, os dois ponteiros já haviam se distanciado do restante do pelotão e começavam a trocar a primeira posição, disputando o posto colocando as motos lado a lado. O embate seguiria pegando fogo por todos os giros seguintes.
 
A pressão em cima dos competidores era tanta que erros foram cometidos dos dois lados e eles quase se tocavam em determinados momentos. Ora era Valentino que abria demais e via Casey passar, ora era Stoner que ia para a brita e o doutor reassumia a ponta.
 
Mas então, dois momentos marcaram a prova dos pilotos. O primeiro foi quando o titular da Yamaha acabou escapando da pista na curva saca-rolhas e assim que foi retomar a disputa, quase acabou acertando o seu rival, mas conseguiu evitar o contato.
O momento da queda de Stoner (Foto: Reprodução)
O segundo foi quando o titular da Ducati acabou abrindo muito em uma curva e foi parar na brita por volta da volta 23. Ao tentar colocar o pé no chão, acabou caindo, mas logo retomou para o traçado e ainda conseguiu cruzar a linha de chegada na segunda colocação.
 
Depois de tão emocionante briga, Valentino Rossi receberia a bandeira quadriculada na primeira posição, conquistando assim seu primeiro triunfo nos Estados Unidos. Completando o pódio daquele dia viria Chris Vermeulen. Stoner ainda conseguiria um novo recorde de volta mais rápida com 1min21s488.
 
Aquela corrida marcou, em definitivo, o fim de qualquer relação que o italiano e o australiano ainda pudessem sustentar. O #46 chegou a declarar depois que “ele começou a me odiar porque ele perdeu. Após isso ele sempre falava sobre o passado, essa corrida, pois naquele momento não foi homem o suficiente para entender que perdeu”.
 

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.