Novo líder da MotoGP, Lorenzo vê vitória “muito importante” e avalia que agora é mais difícil para Márquez voltar à briga

Empatado com Valentino Rossi em 211 pontos, Jorge Lorenzo assumiu a liderança do Mundial por ter mais vitórias que o companheiro de Yamaha. Espanhol classificou o triunfo de Brno como “muito importante”, também por considerar que ficou mais difícil para Marc Márquez voltar à briga pelo título

A cobertura completa do GP da República Tcheca no GRANDE PRÊMIO

Jorge Lorenzo quebrou o domínio da Honda em Brno e voltou a vencer no traçado tcheco pela primeira vez desde 2010. Com um ritmo superior ao longo de todo o fim de semana, #99 conseguiu escapar na ponta e recebeu a bandeirada com 4s462 de vantagem para Marc Márquez, o segundo colocado.
 
Apesar do forte calor que marcou os treinos livres na República Tcheca, Lorenzo apostou em um par de pneus médios neste domingo (16), quando a temperatura caiu ligeiramente em comparação com as marcas anterior. Mesmo levando em conta a mudança climática, Jorge afirmou que apenas escolheu os compostos com que se sentiu melhor ao longo do fim de semana.
Jorge Lorenzo venceu pela quinta vez no ano (Foto: Yamaha)
A classificação do Mundial de MotoGP após o GP da República Tcheca

“Bom, para ser honesto, o clima esquentou um pouco em relação ao warm-up, pois não tinham nuvens no céu”, comentou. “Eu estava um pouco preocupado com o fim da corrida, estando com médio e médio, mas, no fim, foram os pneus com que eu me senti melhor, então nós decidimos ir com esses pneus”, explicou. 

 
“No fim, consegui abrir vantagem depois de seis voltas e, pouco a pouco, abrir uma vantagem maior”, continuou. 
 
 Depois de se livrar de Marc, que tentou acompanhar o ritmo no início da disputa, Lorenzo se afastou do rival da Honda, mas, mesmo sem adversários, teve de se manter atento para garantir um triunfo que classificou como “muito importante”.
 
Com o resultado, Lorenzo empatou com Rossi em 211 pontos, mas assumiu a liderança do Mundial por ter mais vitórias que o companheiro de Iwata.
 
“Foi difícil me manter na moto, porque estávamos escorregando muito na tração. Eu tinha de ser muito cuidadoso com o acelerador”, citou. “Felizmente, tinha um pouco mais de ritmo do que Marc, então pude conquistar esta vitória muito importante para o campeonato. Agora estou liderando o campeonato com Valentino e, para o Marc, agora é mais difícil recuperar”, completou.

#GALERIA(5419)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.