google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
A Moto3 voltou ao seu estado natural. Depois de algumas apresentações atípicas, o GP da Espanha foi definido na linha de chegada, com Philipp Oettl segurando Marco Bezzecchi por 0s059 para vencer pela primeira vez na carreira. Marcos Ramírez herdou o terceiro posto, após Alonso López perder uma posição por ter excedido os limites da pista.
O GP da Espanha começou movimentado, com uma queda chamativa já na segunda curva de Jerez, com John McPhee entrando muito forte e derrubando Dennis Foggia e Lorenzo Dalla Porta. Na curva 6, mais um susto, com Enea Bastianini dando uma bela chacoalhada ao passar por cima da zebra.
Philipp Oettl venceu o GP da Espanha (Foto: Reprodução)
Mas isso não foi tudo. Enquanto inúmeras trocas aconteceram na ponta da corrida, o lance mais decisivo ― e chamativo ― aconteceu com quatro voltas para o fim, quando Arón Canet entrou na Dry Sack com empolgação em excesso e caiu, levando junto Jorge Martín, Enea Bastianini e Tony Arbolino.
Com as quedas, Oettl e Bezzecchi acabaram isolados na ponta, com o italiano pressionando até o centímetro final, mas Oettl se manteve firme para conquistar seu primeiro triunfo da carreira.
A decisão pelo terceiro lugar também teve um certo tumulto. Alonso López cruzou em terceiro e comemorou junto com a torcida, mas foi punido por exceder os limites da pista, entregando o último posto do pódio para Marcos Ramírez.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Jaume Masià conseguiu o quinto posto, à frente de Tatsuki Suzuki e Fabio Di Giannantonio. Jakub Kornfeil, Kaito Toba e Gabriel Rodrigo completam o top-10.
Então, após o GP da Espanha, quem sai com a liderança da classificação é Marco Bezzecchi, que sustenta 63 pontos. Com o revés, Jorge Martín caiu para a segunda colocação, apresentando oito tentos de atraso para o ponteiro. Arón Canet vem em terceiro, com Fabio Di Giannantonio e Philipp Oettl é o quinto.
Saiba como foi o GP da Espanha de Moto3:
Assim como aconteceu ao longo de todo o fim de semana, o domingo em Jerez amanheceu com sol e calor. Às vésperas da largada da Moto3, os termômetros marcavam 22°C, com o asfalto chegando a 18°C. A velocidade do vento era de 16 km/h.
Pela 11ª vez na carreira, Jorge Martín tinha a pole, o que significa tentar quebrar um escrito, já que nenhuma das corridas da Moto3 realizadas em Jerez foi vencida pelo piloto que partiu da posição de honra.
Melhor KTM no grid, Philipp Oettl vinha em segundo, à frente de Fabio Di Giannantonio. Niccolò Antonelli abre a segunda linha da grelha, seguido por Marco Bezzecchi. Andrea Migno tinha se classificado em sexto, mas perdeu três posições por ter rodado lento na pista, mesma sanção aplicada a Adam Norrodin e Jeremy Alcoba.
Para a prova deste fim de semana, a Dunlop levou os pneus dianteiros macios ‘S’ e médios ‘M’, e traseiros médios ‘M1’ e duros ‘H3’.
Assim que foi liberada a largada, Martin fez ótima saída para seguir na ponta do pelotão e já puxar os demais pilotos. Quem aparecia logo atrás era Di Giannantonio, que conseguiu saltar para o segundo posto. Oettl fechava o top-3.
E instantes depois do início, o primeiro acidente da prova foi visto. Logo na curva 2, Foggia, Dalla Porta, McPhee e Masaki acabaram se envolvendo em um incidente e os quatro acabaram indo para o chão.
Com duas voltas completadas, a ordem da tabela era Martin em primeiro, com Di Giannantonio em segundo, Bezzecchi, Antonelli e Batianini fechando o rol dos cinco primeiros.
Então, com 19 voltas para a bandeira quadriculada, Di Giannantonio tentou fazer o bote para assumir a ponta do pelotão. No entanto, acabou errando o ataque e abrindo demais na curva, sendo superado e caindo para sétimo.
Enquanto isso, Martin acabou perdendo a liderança e acabou caindo para terceiro. Na ponta, Bastianini havia conquistado a primeira colocação, mas em um bote certeiro, Bezzecchi conseguiu superar o italiano para se tornar o novo líder.
E a vida do #88 não estava nada fácil em Jerez-Ángel Nieto. Tentando alcançar a dupla italiana, ele ainda tinha que se defender das investidas de Antonelli, que aparecia na quarta posição.
Quem apareceu escalando o pelotão era Tony Arbolino. Após largar em 21º, o italiano foi superando piloto a piloto até aparecer em primeiro. No entanto, acabou cometendo um erro logo depois e caiu para quarto.
Um pouco mais para frente, a briga pelo degrau mais alto do pódio seguia animada. Em duas grandes ultrapassagens, Martín reassumiu a liderança do pelotão, mas Bezzecchi não queria deixar a vida fácil para o espanhol.
Em uma investida certeira, o #12 conseguiu tomar a posição do titular da Gresini. Mas as coisas mudavam constantemente no traçado espanhol e quem aparecia agora em primeiro era Arbolino.
A ordem da tabela, com 14 voltas para o fim da corrida, era Arbolino, Bezzecchi, Martín, Bastianini e Oettl. Só se quem estava nas arquibancadas piscasse, já perderia outro lance da prova, que seguia bastante animada.
Oettl, então, que havia aparecido em segundo no início da prova, cometeu um erro e caiu mais para trás no pelotão, deu o bote em cima de Bastianini com 12 voltas para o fim para tomar a primeira colocação do pelotão. Atrás dele, Arbolino também superou o #33 e agora era o segundo. Martín era o quarto e Bezzecchi o quinto.
O atual líder da classificação, no entanto, não estava satisfeito em ficar fora do pódio. Então, ele colocou ao lado de Bastianini e subiu para a terceira posição. Agora, ele começou a caçada em cima de Tony. Pouco depois, o #88 consumou a ultrapassagem.
No giro seguinte, foi a vez do #14 dar o troco em cima de Jorge, aparecendo em segundo. Um pouco para trás, Bastianini passou sem problemas Bezzecci para ficar com a quarta colocação do pelotão. Já Martín se viu superado e agora era o quinto.
A prova entrava em sua reta final com sete giros faltando para serem completados. A ordem do pelotão era Oettl, Martín, Arbolino, Bastianini e Canet aparecendo na briga pelas posições da ponta e fechando o rol dos cinco primeiros.
A briga pela primeira colocação estava pegando fogo em Jerez de la Frontera. Martín havia reassumido a ponta, mas acabou vendo Phillip o superar para jogá-lo para segundo. Ainda, acabou errando uma freada e ainda viu Bastianini ultrapassá-lo, caindo para terceiro.
Então, em um lance inesperado, um grande incidente na ponta envolveu os pilotos que estavam na briga pelas primeiras posições. Canet acabou perdendo a frente de sua moto e acabou levando junto Arbolino, Bastianini e Martín.
Com isso, as coisas mudaram completamente no pelotão. Bezzecchi era o primeiro colocação, com Toba na segunda posição e Di Giannantonio, que chegou a ter um revés no início da prova, completava o pódio do momento.
Arón Canet fez uma bela lambança no fim do GP da Espanha (Foto: Reprodução)
Oettl conseguiu se esquivar dos problemas e agora era ele quem vinha ponteando o pelotão após superar o #12. Em terceiro, López também superou Kaito para aparecer no top-3 da prova espanhola.
Então, com a bandeira quadriculada tremulando no circuito Jerez-Ángel Nieto, quem venceu a corrida maluca da Moto3 foi Phillip Oettl. Quem cruzou a linha de chegada na segunda colocação foi Bezzecchi, com Lopez completando o pódio.
No entanto, instantes após o encerramento da disputa, os comissários da FIM anunciaram que Lopez e Antonelli perderiam uma posição como punição por terem excedido os limites do traçado. Com isso, era Ramirez quem ficava com a terceira colocação.
Moto3 2018, GP da Espanha, Jerez-Ángel Nieto, Final:
1 |
65 |
PHILIPP OETTL |
ALE |
SCHEDL GP KTM |
39:39.799 |
22 voltas |
2 |
12 |
MARCO BEZZECCHI |
ITA |
PRÜSTEL KTM |
+0.059 |
|
3 |
42 |
MARCOS RAMÍREZ |
ESP |
WORLDWIDE KTM |
+3.733 |
|
4 |
72 |
ALONSO LÓPEZ |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+3.515 |
P+1 |
5 |
5 |
JAUME MASIÁ |
ESP |
WORLDWIDE KTM |
+3.958 |
|
6 |
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
SIC58 Honda |
+4.000 |
|
7 |
21 |
FABIO DI GIANNANTONIO |
ITA |
GRESINI Honda |
+4.033 |
|
8 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
PRÜSTEL KTM |
+4.161 |
|
9 |
27 |
KAITO TOBA |
JAP |
TEAM ASIA Honda |
+4.171 |
|
10 |
19 |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA KTM |
+4.216 |
|
11 |
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
SIC58 Honda |
+4.176 |
P+1 |
12 |
71 |
AYUMU SASAKI |
JAP |
PETRONAS Honda |
+4.264 |
|
13 |
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
ÁNGEL NIETO KTM |
+8.166 |
|
14 |
76 |
MAKAR YURCHENKO |
CAZ |
CIP KTM |
+8.382 |
|
15 |
32 |
AI OGURA |
JAP |
ASIA TALENT TEAM Honda |
+27.297 |
|
16 |
7 |
ADAM NORRODIN |
MAL |
PETRONAS Honda |
+27.346 |
|
17 |
8 |
NICOLÒ BULEGA |
ITA |
VR46 KTM |
+27.574 |
|
18 |
11 |
LIVIO LOI |
BEL |
AVINTIA KTM |
+27.599 |
|
19 |
41 |
NAKARIN ATIRATPHUVAPAT |
TAI |
TEAM ASIA Honda |
+27.795 |
|
20 |
22 |
KAZUKI MASAKI |
JAP |
RBA KTM |
+37.042 |
|
21 |
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
LEOPARD Honda |
+4 voltas |
|
22 |
14 |
TONY ARBOLINO |
ITA |
SNIPERS HONDA |
+4 voltas |
|
23 |
88 |
JORGE MARTÍN |
ESP |
GRESINI Honda |
+4 voltas |
|
24 |
44 |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+4 voltas |
|
24 |
75 |
ALBERT ARENAS |
ESP |
ÁNGEL NIETO KTM |
NC |
|
26 |
48 |
LORENZO DALLA PORTA |
ITA |
LEOPARD Honda |
NC |
|
27 |
10 |
DENNIS FOGGIA |
ITA |
VR46 KTM |
NC |
|
28 |
17 |
JOHN MCPHEE |
ING |
CIP KTM |
NC |
|
29 |
52 |
JEREMY ALCOBA |
ESP |
JUNIOR TEM ESTRELLA GALICIA 0.0 Honda |
NC |
|
|
|
|
|
|
|
|
POLE |
JORGE MARTÍN |
ESP |
GRESINI Honda |
1:46.193 |
149.9 km/h |
VOLTA MAIS RÁPIDA |
ALONSO LÓPEZ |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
1:46.730 |
149.1 km/h |
RECORDE |
BRAD BINDER |
RSA |
RED BULL KTM AJO |
1:46.723 |
149.1 km/h |
MELHOR VOLTA |
JORGE MARTÍN |
ESP |
GRESINI Honda |
1:46.004 |
150.2 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 22ºC | pista: 19ºC |
#GALERIA(8378)
QUEM É MAIS CULPADO? PADDOCK GP DISCUTE BATIDA DE RICCIARDO E VERSTAPPEN EM BAKU
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.