Pedrosa foge com livro dos recordes e vence em Brno. Rossi ajuda e deixa Márquez fora do pódio pela primeira vez na MotoGP

Impecável na República Tcheca, Dani Pedrosa evitou feito histórico de Marc Márquez e venceu em Brno. Jorge Lorenzo ficou em segundo, com Valentino Rossi se encarregando de apagar o brilho do líder do Mundial e deixá-lo fora do pódio

A cobertura completa do GP da República Tcheca no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens deste domingo de Mundial de Motovelocidade em Brno

Dani Pedrosa protagonizou o roubo do ano em Brno. Em uma atuação impecável, o piloto de Sabadell pegou o livro dos recordes da MotoGP nas mãos e tratou de encerrar a sequência vencedora de Marc Márquez na temporada 2014 da MotoGP.
 
De novo com uma largada ruim, o líder do Mundial viu Andrea Iannone e Andrea Dovizioso assumirem o comando da disputa na República Tcheca logo nos metros iniciais. Ao contrário de Marc, Jorge Lorenzo e Pedrosa saíram muito bem e logo se colocaram em posição de brigar pela vitória.
Dani Pedrosa fugiu na ponta e não deu chances aos rivais (Foto: Repsol)
A classificação do Mundial de MotoGP após o GP da República Tcheca

Enquanto Márquez tinha que remar para escalar o pelotão, Lorenzo e Pedrosa se ocupavam em tirar as Ducati do caminho. O piloto da Yamaha foi o primeiro a assumir a liderança, mas foi caçado por Dani até perder a ponta.

 
Uma vez no comando da disputa, Pedrosa continuou a executar seu plano de fuga com maestria, sem permitir uma reação do rival. Mais atrás, Márquez conseguiu se livrar de Iannone e Valentino Rossi, e começou a buscar os dois ponteiros.
 
Depois de ensaiar uma aproximação, Márquez foi perdendo contato com Lorenzo e vendo Rossi se aproximar mais e mais. Com chances de pódio, Valentino aumentou o ritmo, recortou todo o atraso para Marc e entrou na briga.
 
Osso duro de roer, Márquez segurou o italiano enquanto pôde, mas uma vez batido, mas não conseguiu mais responder. O campeão de 2013 ainda tentou acompanhar o rival, mas viu a diferença subir exponencialmente e acabou se conformando com o quarto posto.
Depois de tanto fugir, Pedrosa recebeu a bandeirada com 0s410 de vantagem para Lorenzo, que, por sua vez, tinha 4s849 de margem para Rossi. O heptacampeão, aliás, fez em Brno sua 245ª largada na classe rainha, igualando o feito de Alex Barros, que até então tinha o maior número de provas na elite do Mundial.
 
Com o triunfo, Pedrosa impediu que Márquez se tornasse o primeiro piloto da história a vencer as 11 primeiras corridas da temporada. Assim, o piloto de Cervera fica empatado com Giacomo Agostini, com o recorde de dez vitórias consecutivos. 
 
Tirado do pódio por Rossi, o líder do Mundial experimenta pela primeira vez a sensação de voltar para os boxes derrotado. Em outras duas ocasiões o piloto da Honda não esteve no top-3, mas foram em provas que ele não completou – Mugello e Phillip Island.
Fora da briga pelo pódio, Iannone venceu uma disputa com Dovizioso e ficou com o sexto posto, 0s195 à frente do rival.
 
A sétima colocação ficou com Stefan Bradl, que recebeu a bandeirada à frente de Aleix Espargaró, Bradley Smith aparece em nono, com Álvaro Bautista fechando o top-10.
Jorge Lorenzo ficou com o segundo posto em Brno (Foto: Yamaha)
Substituto de Nicky Hayden, que deve voltar na próxima etapa do campeonato, Leon Camier somou seu primeiro ponto do Mundial de Motovelocidade ao receber a bandeirada na quinta posição.
Com o resultado, Márquez chegou aos 263 pontos, 77 pontos à frente de Pedrosa. Rossi aparece em terceiro, à frente de Lorenzo e Dovizioso.
 
Saiba como foi o GP da República Tcheca de MotoGP:
 
Um vento um pouco mais forte conseguiu dissipar parte das nuvens que cobriam o céu de Brno, mas a possibilidade de chuva seguia presente. Pouco antes da largada, a temperatura seguia estável em 17°C, com o asfalto chegando aos 23°C.
 
No grid de Brno, Marc Márquez tinha o lugar de honra pela nona vez no ano, mesmo número de poles que conseguiu em toda a temporada 2013. Atrás do espanhol, apareciam Andrea Dovizioso e Andrea Iannone, ambos de Ducati.
Desta vez não deu para Marc Márquez (Foto: Repsol)
Está, aliás, foi a primeira vez desde o GP de Valência de 2006 que a marca de Borgo Panigale viu duas de suas motos na primeira fila do grid. Naquela ocasião, Troy Bayliss partiu em segundo, à frente de Loris Capirossi.
 
Melhor Yamaha no grid, Bradley Smith aparecia em quarto, à frente de Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo. 
 
Depois de um forte acidente no quarto treino livre, Valentino Rossi conquistou o sétimo posto no grid. O italiano chega neste domingo a sua 245ª largada na classe rainha, igualando o recorde de provas que está em poder de Alex Barros. 
 
Stefan Bradl aparece na sequência, à frente de Pol e Aleix Espargaró. Cal Crutchlow vinha em 11º, seguido por Yonny Hernández, Michele Pirro, Álvaro Bautista e Scott Redding.
 
Com Leon Camier de novo substituindo Nicky Hayden e Colin Edwards perdendo a titularidade na Forward, esta foi a primeira vez desde o GP da Alemanha de 2002 que os Estados Unidos não tiveram um representante no grid da MotoGP.
 
Na hora de alinhar no grid, Márquez apareceu com um par de pneus médios, assim como Pedrosa. Smith e Lorenzo, por sua vez, foram os únicos pilotos com motos de fábrica a optarem por um composto macio na frente da M1. Dovizioso, Iannone e Crutchlow, por outro lado, colocaram o composto de faixa branca na traseira da Desmosedici.
Valentino Rossi tratou de deixar Márquez fora do pódio pela primeira vez (Foto: Yamaha)
Quando a largada foi dada em Brno, Iannone tomou a ponta, seguido por Dovizioso, Pedrosa, Smith e Márquez. O líder do Mundial, Lorenzo e Rossi logo deixaram Bradley para trás. 
 
Com uma primeira curva livre de incidentes e Márquez sendo superado pela dupla da Yamaha nos primeiros metros, a ordem ficou: Iannone, Dovizioso, Pedrosa, Lorenzo, Márquez, Pol, Bradl, Smith e Aleix.
 
Enquanto Dovizioso pressionava Iannone, Pedrosa procurava espaço para atacar o titular da Ducati, mas acabou surpreendido por Lorenzo antes de abrir a volta seguinte.
 
Colocando por dentro, Márquez passou Rossi e assumiu o quinto posto. Na curva um, Dovi passou Iannone, mas levou o troco na sequência. Pouco depois, Jorge atacou e assumiu o comando da disputa.
 
Brigando com Rossi, Márquez errou a trajetória e caiu para sexto, atrás do italiano.
 
Na frente, Lorenzo ia escapando do alcance de Iannone. Pedrosa vinha em terceiro, à frente de Dovizioso e Rossi. Márquez vinha 0s191 atrás do multicampeão, à frente de Pol e Bradl.
 
Na abertura do segundo giro, Lorenzo já tinha 0s7 de folga para Iannone. Na sequência, Pedrosa passou Andrea e saltou para segundo. Rossi e Márquez deixaram Dovi para trás e ganharam uma posição.
Andrea Iannone fechou o GP à frente de Andrea Dovizioso (Foto: Pramac)
Com Lorenzo voando na ponta, Pedrosa foi tentando subir o ritmo, mas viu Lorenzo baixar o recorde da pista em 0s069 para escapar dos rivais e buscar sua primeira vitória na temporada.
 
Rodando em quarto, Rossi foi procurando espaço para passar Iannone. O italiano tinha uma lesão feia no dedo mindinho da mão esquerda, resultado de um tombo nos treinos. Não que isso estivesse fazendo alguma diferença.
 
Na terceira volta, Márquez passou Rossi para assumir o quarto posto na descida da curva quatro, tendo Iannone como próximo alvo.
 
Na ponta, Pedrosa foi recortando a vantagem de Lorenzo, que caiu para 0s481. Iannone vinha firme atrás, com Rossi pressionando Márquez pelo quarto lugar. Dovizioso aparecia em sexto, seguido por Bradl, Pol e Aleix. 
 
Melhor equipado, Márquez não demorou a grudar em Iannone e deixou o rival para trás rapidamente. Neste ponto, a quarta volta, o espanhol tinha 0s7 de atraso para Pedrosa.
 
Mas quem pensou que Iannone ia se conformar, errou. Andrea passou Márquez, mas levou o troco pouco depois. Iannone passou de novo, os dois se tocaram, mas Marc manteve a frente. Vindo atrás, Rossi se manteve atento à disputa e logo conseguiu espaço para passar o piloto da Pramac e tentar alcançar o líder do Mundial. 
 
No quinto giro, Pedrosa conseguiu tomar a ponta de Lorenzo por dentro. O piloto da Yamaha tentou reagir, mas não conseguiu. Márquez vinha 1s083 atrás, 0s465 à frente de Rossi, que já tinha 0s904 de vantagem para Iannone.
 
Rodando na frente, Pedrosa foi tentando escapar, mantendo sua vantagem em cerca de 0s4. Márquez, por sua vez, tentava caçar os ponteiros, enquanto era perseguido por Rossi, que se esforçava para acompanhar o ritmo.
Pol Espargaró sofreu uma queda e abandonou a disputa (Foto: Tech3)
Com problemas, Yonny Hernández abandonou a disputa. Pouco depois, Michael Laverty deixou a prova após uma queda, assim como Pol Espargaró.
 
Na sétima volta, Pedrosa exibia 0s628 de vantagem para Lorenzo, que via Márquez se aproximar mais e mais. Quarto, Rossi vinha tentando acompanhar, mas a diferença para Marc era de 0s929. Iannone vinha em quinto, já mais de 2s atrás.
 
Na passagem seguinte, Cal Crutchlow, com problemas na Desmosedici por conta de um tombo ocorrido um pouco antes, abandonou a disputa. Embora com data para acabar, o calvário vermelho do britânico parece não ter fim.
 
Volta após volta, Pedrosa foi escapando na ponta, abrindo mais de 1s para Lorenzo. Com um ligeiro aumento da temperatura em Brno, o piloto de Palma de Mallorca parecia ter problemas para manter o ritmo e via Márquez se aproximar mais e mais.
 
Rossi, por outro lado, embora continuasse visualmente próximo de Márquez, já tinha mais de 1s de atraso, se afastando cada vez mais da briga pelo pódio.
 
Abrindo o décimo giro, Dani exibia 1s182 de vantagem para Lorenzo. Seria ele a quebrar a invencibilidade de Márquez?
 
Falando no líder do Mundial, ele seguia em terceiro, 1s182 atrás de Lorenzo e ligeiramente mais próximo de Rossi. 
 
A julgar pela cara de animação no pit-wall da HRC, Márquez não parecia mais em condições de reagir. Com o passar das voltas, Rossi ia se aproximando mais e mais e tinha 0s428 de atraso com 11 voltas para o fim.
 
Na abertura da 12ª volta, Rossi já aparecia ameaçando a posição de Márquez. Valentino atacou em cada oportunidade que teve. Mesmo sendo um osso bem duro de roer, o espanhol acabou perdendo a posição para o multicampeão, mas seguiu acompanhando o ídolo e rival para tentar a sorte mais adiante.
Leon Camier somou seu primeiro ponto no Mundial de MotoGP (Foto: Aspar)
Lutando com todas suas armas, Rossi foi se mantendo na frente de Márquez, aumentando e reduzindo a diferença. 
 
Com oito voltas para o fim, Pedrosa seguia fugindo com o livro dos recordes da MotoGP. Mais atrás, Rossi ajudava a esconder o livro vermelho do esporte. Sem mais armas, Marc foi se afastando mais e mais, caminhando para ficar fora do pódio pela primeira vez na MotoGP.
 
Firme e forte, Pedrosa seguiu voando para receber a bandeirada com 0s410 de vantagem para Lorenzo, o segundo colocado. Rossi apareceu 4s849 depois.
 
Os filhos do pai: Chicho Lorenzo e o trabalho com jovens pilotos

MotoGP, GP da República Tcheca, Brno, Final:

 
1
26
DANI PEDROSA
ESP
HONDA
42:47.800
22 voltas
2
99
JORGE LORENZO
ESP
YAMAHA
+0.410
 
3
46
VALENTINO ROSSI
ITA
YAMAHA
+5.259
 
4
93
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
+10.454
 
5
29
ANDREA IANNONE
ITA
PRAMAC DUCATI
+17.639
 
6
4
ANDREA DOVIZIOSO
ITA
DUCATI
+17.834
 
7
6
STEFAN BRADL
ALE
LCR HONDA
+23.819
 
8
41
ALEIX ESPARGARÓ
ESP
FORWARD
+29.621
 
9
38
BRADLEY SMITH
ING
TECH3 YAMAHA
+30.364
 
10
19
ÁLVARO BAUTISTA
ESP
GRESINI HONDA
+37.639
 
11
45
SCOTT REDDING
ING
GRESINI HONDA
+55.604
 
12
51
MICHELE PIRRO
ITA
DUCATI
+56.727
 
13
7
HIROSHI AOYAMA
JAP
ASPAR HONDA
+56.908
 
14
17
KAREL ABRAHAM
TCH
AB
+1:04.135
 
15
2
LEON CAMIER
ING
ASPAR HONDA
+1:04.902
 
16
15
ALEX DE ANGELIS
RSM
FORWARD
+1:20.666
 
17
8
HECTOR BARBERÁ
ESP
AVINTIA
+1:24.282
 
18
63
MIKE DI MEGLIO
FRA
AVINTIA
+1:27.436
 
19
23
BROC PARKES
AUS
PAUL BIRD
+1:38.867
 
 
9
DANILO PETRUCCI
ITA
IODA ART
NC
 
 
35
CAL CRUTCHLOW
ING
DUCATI
NC
 
 
44
POL ESPARGARÓ
ESP
TECH3 YAMAHA
NC
 
 
70
MICHAEL LAVERTY
ING
PAUL BIRD
NC
 
 
68
YONNY HERNÁNDEZ
COL
PRAMAC DUCATI
NC
 
 
 
 
 
 
 
 
POLE
 
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
1:55.585
168.2 km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA
 
DANI PEDROSA
ESP
HONDA
1:56.027
167.6 km/h
RECORDE
 
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
1:56.135
167.4 km/h
MELHOR VOLTA
 
CAL CRUTCHLOW
ING
TECH3 YAMAHA
1:55.527
168.3 km/h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
 
ar: 17ºC | pista: 23ºC
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.