Pneu traseiro macio da Ducati não resolve, e Márquez arremata décima pole da temporada 2014 da MotoGP em Silverstone

Nem mesmo o pneu traseiro macio da Ducati foi capaz de ajudar Andrea Dovizioso a segurar Marc Márquez. Voando, líder do Mundial assegurou sua décima pole da temporada 2014 da MotoGP

A cobertura completa do GP da Grã-Bretanha no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens deste sábado de Mundial de Motovelocidade em Silverstone

Marc Márquez vai terminar o fim de semana agraciado como Duque de Silverstone. Depois de exibir um ótimo ritmo ao longo de todos os treinos do fim de semana, o espanhol foi soberano na tarde deste sábado (30) e garantiu mais uma pole na temporada 2014 da MotoGP. A décima.
 
Apostando em uma combinação de pneus médios, o espanhol voou pelos 5.902 metros da pista inglesa e registrou sua melhor volta em 2min00s829. Sem muitos rivais, Márquez tinha em Andrea Dovizioso e seu pneu traseiro macio seus maiores adversários.
Márquez faturou em Silverstone sua décima pole de 2014 (Foto: Repsol)
Ao contrário do que acontece normalmente, Dovi não contou com o rastro de nenhum adversário para ajudá-lo a garantir uma posição melhor e aí o Bridgestone branco pouco pôde fazer. O italiano registrou 2min01s140 e ficou a 0s311 da pole.
Guiando perfeitamente nos setores dois, três e quatro, Márquez, que perdeu apenas 0s081 para Dovizioso no primeiro trecho da pista, estabeleceu sua melhor marca em 2min00s829.
 
Superando sua dificuldade com os compostos disponíveis para este fim de semana, Jorge Lorenzo anotou 2min01s175 e vai fechar a primeira fila. O espanhol foi 0s346 mais lento que o piloto de Cervera.
 
Também beneficiado pelo pneu traseiro macio – disponível apenas para os pilotos que obedecem ao regulamento Aberto –, Aleix Espargaró ainda aproveitou o rastro de Álvaro Bautista para anotar 2min01s448. 0s619 mais lento que o ponteiro, o piloto da Forward vai abrir a segunda fila.
 
Vindo de uma bela vitória em Silverstone, Dani Pedrosa teve uma atuação discreta e ficou com a posição do meio da segunda linha do grid britânico. Valentino Rossi chegou a andar mais na frente, mas vai fechar a segunda fila, 0s721 mais lento que Márquez.
 
Com 2min01s593, Bradley Smith vai sair em sétimo em sua prova de casa, à frente de Pol Espargaró e Stefan Bradl. Andrea Iannone sofreu uma queda nos minutos finais da sessão e ficou com o décimo posto.
Márquez lidera último treino livre antes da classificação
 
A chuva não veio, mas o tempo tampouco melhorou. Antes do início da quarta sessão de treinos em Silverstone, os termômetros marcavam 17°C, com a pista atingindo os 24°C. A velocidade dos ventos seguia em torno dos 16 km/h.
 
Como normalmente acontece, a quarta sessão foi dedicada às simulações de corrida, com muitos pilotos apostando em combinações de pneus não vistas até então.
 
Como nos treinos anteriores, Andrea Dovizioso apareceu forte e assumiu a ponta da tabela já em seu primeiro giro. Andrea Iannone vinha 0s084 atrás, à frente de Valentino Rossi, Pol Espargaró e Scott Redding.
 
Com um pneu duro na traseira da RC213V, Márquez seguiu Lorenzo pela pista e cravou 2min02s863, assumindo a ponta. Com um composto médio na traseira, o piloto da Yamaha se instalou em segundo, mas logo caiu para terceiro, com Dovizioso recuperando a liderança ao superar a marca de Marc por 0s253.
 
Com 2min03s082, Pedrosa subiu para a terceira colocação, 0s151 à frente de Lorenzo, que caiu para quarto. Iannone vinha em quinto, à frente de Bradl, Rossi, Aleix e Pol Espargaró e Bautista.
 
Pouco depois, Rossi baixou para 2min02s762 e saltou para o segundo lugar, 0s152 atrás de Dovizioso. O italiano tinha um pneu médio na traseira.
 
Depois de cair no terceiro treino livre, Bradl tomou um novo tombo, desta vez na curva oito, uma das mais lentas do circuito, mas que exige uma freada forte.
Valentino Rossi melhorou bastante o desempenho em relação ao primeiro dia (Foto: Yamaha)
Os pilotos partiram, então, para os boxes. Dovizioso liderava, à frente de Rossi, Márquez, Pedrosa, Smith, Iannone, Bradl, Lorenzo, Pol e Aleix Espargaró.
 
De volta à pista, Márquez cravou 2min02s451 e retomou a ponta, abrindo 0s159 de vantagem para Dovizioso. Pouco depois, Pedrosa passou em 2min02s749 e assumiu o terceiro posto, 0s403 mais lento que o companheiro de Honda.
 
Com o cronômetro zerado, ninguém conseguiu superar Márquez, Dovizioso e Pedrosa, que ficaram com o top-3. Rossi ficou com o quarto posto, à frente de Iannone, Lorenzo, Smith, Bradl, Pol e Aleix Espargaró.
 
Liderada por Redding, dupla da Gresini avança ao Q2
 
Como determinado pelo resultado combinado dos treinos, 13 pilotos participaram do Q2: Leon Camier, Hiroshi Aoyama, Héctor Barberá, Danilo Petrucci, Alex de Angelis, Karel Abraham, Broc Parkes, Cal Crutchlow, Scott Redding, Mike Di Meglio, Yonny Hernández e Michael Laverty.
 
Assim que o pit-lane foi aberto para os 15 minutos do Q1, os fiscais sinalizaram a chegada da chuva. Nada forte, apenas uns pingos aqui e ali.
 
Com uma RC213V satélite, Bautista começou na ponta, 0s024 à frente de Redding. Hernández vinha em terceiro, seguido por Crutchlow, Aoyama e De Angelis.
 
Perseguindo Bautista, Scott baixou para 2min02s639 e assumiu a liderança da sessão, 0s060 à frente de Álvaro. Hernández seguia em terceiro, 0s542 mais lento que Redding.
 
Na metade da sessão, os pilotos foram aos boxes para um novo conjunto de pneus. Na Pramac, Hernández calçou sua Desmosedici GP13 com um pneu traseiro macio. 
 
Uma curiosidade: desde o início do ano, os pilotos que contam com a RCV1000R, a versão de produção da RC213V, reclamam de falta de velocidade. Durante o Q1, Bautista atingiu os 315,2 km/h, enquanto Redding, seu companheiro de Gresini, atingiu 270,5 km/h. O espanhol conta com o protótipo satélite da Honda, enquanto o britânico tem o equipamento mais barato.
 
De volta à pista para os minutos finais, Crutchlow, com um par de pneus macios, identificados pela cor branca, abriu uma boa volta, nada que superasse Redding, mas algo que melhoraria sua posição. O britânico, entretanto, perdeu tempo na terceira parcial e não conseguiu melhorar sua marca. 
 
Durante a volta, Crutchlow vinha sendo seguido de perto por Alex de Angelis, mas isso, claro, não deixou o piloto da Ducati nada feliz.
Scott Redding vive um ótimo momento na temporada (Foto: Gresini)
Nos minutos finais da sessão Leon Camier, que tinha tido um bom desempenho na sessão livre anterior, sofreu uma queda na curva 11, mas não se feriu. O britânico tinha o oitavo tempo no Q1.
 
Nos segundos finais, Redding abriu nova boa volta, mas não conseguiu confirmar o ritmo. O ex-piloto da Marc VDS insistiu e conseguiu abrir um novo giro pouco antes de o cronômetro ser zerado. 
 
Com o relógio travado, Abraham registrou 2min03s206 e assumiu o quarto posto. Scott, de novo, não melhorou, mas garantiu sua vaga no Q2, junto com Bautista.
 
Assim, Hernández larga em 13º, à frente de Abraham, Crutchlow, Aoyama, De Angelis, Camier, Petrucci, Laverty, Barberá, Di Meglio e Parkes.
 
Soberano, Márquez fatura décima pole de 2014
 
Mais rápidos na sessão anterior, Redding e Bautista se juntaram a Márquez, Dovizioso, Pedrosa, Rossi, Lorenzo, Pol e Aleix Espargaró, Bradl, Smith e Iannone para definir a ordem dos 12 primeiros no grid de Silverstone. 
 
Com um par de pneus médios, Lorenzo foi o primeiro a descer pelo pit-lane, como sempre faz, aliás. Na sequência, os demais foram saindo.
 
Pedrosa deixou os boxes da Honda calçando a RC213V com um pneu dianteiro macio e um médio na traseira.
Dani Pedrosa teve uma atuação discreta nesta tarde (Foto: Repsol)
Sempre atento aos rivais, Dovizioso tratou de colar em Lorenzo para se beneficiar do rastro do piloto da Yamaha. O titular da Ducati tinha um par de pneus macios, assim como Iannone, que vinha tentando encostar no piloto da moto #04 para formar fila atrás da M1 #99.
 
Aproveitando a carona e os pneus mais macios, Dovizioso cravou 2min01s595 e se instalou na ponta, 0s203 atrás de Lorenzo. Pedrosa vinha em terceiro, à frente de Iannone, Pol e Scott.
 
Com 2min01s944, Márquez se instalou em terceiro, 0s349 mais lento que o italiano da Ducati. O líder do Mundial, aliás, tinha um pneu médio na traseira e um macio na frente.
 
Na sequência, Rossi virou 2min01s893 e assumiu o terceiro posto, 0s298 atrás de Dovizioso. Márquez vinha 0s051 atrás.
 
O dono da moto #93 anotou 2min01s259 e tirou a ponta de Dovizioso, que já estava nos boxes da Ducati para um novo jogo de pneus.
 
Pedrosa também parou e colocou um pneu médio novo na traseira da RC213V. O espanhol de Sabadell tinha o quinto melhor tempo. 
 
Enquanto Dani voltava para a pista, Lorenzo, Rossi, Pol e Aleix Espargaró, Redding, Smith, Bradl e Bautista garantiam a movimentação no pit-lane.
 
Jorge logo voltou, apostando em um par de pneus médios. Smith, por outro lado, colocou um macio na frente, deixando a borracha intermediária na parte de trás.
 
Faltando cerca de quatro minutos para o fim da sessão, todos os pilotos estavam de volta à pista, exceto Dovizioso, que demorou um pouco mais nos boxes da fábrica de Borgo Panigale.
Andrea Dovizioso tentou, mas não conseguiu tirar pole de Márquez (Foto: Ducati)
Márquez liderava com 2min01s259, à frente de Dovizioso, Lorenzo, Rossi e Pedrosa.
 
Munido de um pneu traseiro macio, disponível apenas para àqueles que obedecem ao regulamento Aberto, Aleix baixou sua marca para 2min01s448 e assumiu o segundo posto, 0s189 atrás de Marc. Além de borracha, o catalão ainda contou com uma ajudinha de Bautista, que forneceu o rastro.
 
Na sequência, Lorenzo passou em 2min01s175 e assumiu a ponta, 0s084 à frente de Márquez. Marc reagiu de imediato, foi 0s346 mais rápido que o espanhol da Yamaha e retomou o comando. Aleix era o terceiro, à frente de Pedrosa, Smith, Dovizioso, Pol, Rossi, Iannone, Redding, Bradl e Bautista.
 
No minuto final, Iannone caiu e perdeu qualquer chance de brigar pela primeira fila,
 
Sempre com pneus macios – mas desta vez sem rastro –, Dovizioso cravou 2min01s140 e garantiu a segunda colocação, 0s311 mais lento que Márquez. Lorenzo caiu para terceiro, à frente de Aleix.
 
Rossi anotou 2min01s550 e garantiu a sexta posição, logo atrás de Pedrosa. Smith sai em sétimo, à frente de Pol, Bradl, Iannone Redding e Bautista.

Galeria de imagens


 

MotoGP, GP da Grã-Bretanha, Silverstone, Grid de largada:

 
1
93
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
2:00.829
 
2
4
ANDREA DOVIZIOSO
ITA
DUCATI
2:01.140
+0.311
3
99
JORGE LORENZO
ESP
YAMAHA
2:01.175
+0.346
4
41
ALEIX ESPARGARÓ
ESP
FORWARD
2:01.448
+0.619
5
26
DANI PEDROSA
ESP
HONDA
2:01.464
+0.635
6
46
VALENTINO ROSSI
ITA
YAMAHA
2:01.550
+0.721
7
38
BRADLEY SMITH
ING
TECH3 YAMAHA
2:01.593
+0.764
8
44
POL ESPARGARÓ
ESP
TECH3 YAMAHA
2:01.747
+0.918
9
6
STEFAN BRADL
ALE
LCR HONDA
2:01.973
+1.144
10
29
ANDREA IANNONE
ITA
PRAMAC DUCATI
2:02.064
+1.235
11
45
SCOTT REDDING
ING
GRESINI HONDA
2:02.116
+1.287
12
19
ÁLVARO BAUTISTA
ESP
GRESINI HONDA
2:03.618
+2.789
13
68
YONNY HERNÁNDEZ
COL
PRAMAC DUCATI
2:03.046
+2.217
14
17
KAREL ABRAHAM
TCH
AB
2:03.206
+2.377
15
35
CAL CRUTCHLOW
ING
DUCATI
2:03.407
+2.578
16
7
HIROSHI AOYAMA
JAP
ASPAR HONDA
2:03.563
+2.734
17
15
ALEX DE ANGELIS
RSM
FORWARD
2:03.686
+2.857
18
2
LEON CAMIER
ING
ASPAR HONDA
2:03.696
+2.867
19
9
DANILO PETRUCCI
ITA
IODA ART
2:04.755
+3.926
20
70
MICHAEL LAVERTY
ING
PAUL BIRD
2:04.836
+4.007
21
8
HECTOR BARBERÁ
ESP
AVINTIA
2:04.957
+4.128
22
63
MIKE DI MEGLIO
FRA
AVINTIA
2:05.451
+4.622
23
23
BROC PARKES
AUS
PAUL BIRD
2:06.106
+5.277
 
 
 
 
 
 
 
RECORDE
DANI PEDROSA
ESP
HONDA
2:01.941
174.1 km/h
MELHOR VOLTA
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
2:00.691
175.9 km/h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
 
ar: 17ºC | pista: 22ºC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.