Por proximidade dos muros, pilotos ameaçam boicotar GP da Áustria de MotoGP em caso de chuva

Aleix Espargaró foi um dos mais firmes ao falar sobre o risco considerável de se correr no Red Bull Ring com chuva. Dani Pedrosa a elaboração de um plano alternativo caso o tempo volte a piorar

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Os muitos tombos do primeiro treino livre da Moto2 no Red Bull Ring ligaram o alerta nos pilotos da MotoGP. Neste sábado (12), os competidores da classe rainha ameaçaram boicotar o GP da Áustria caso a prova seja realizada com chuva.
 
A preocupação é fruto da pouca área de escape no circuito de Spielberg. Os pilotos temem que não tenham espaço para parar antes de baterem contra o muro em caso de queda. 
 
Na sexta-feira, durante o tradicional encontro da Comissão de Segurança, os pilotos debateram o assunto e pediram uma limpeza na pista, já que a borracha deixada no asfalto pelos carros da F1 diminui a aderência para as motos. O procedimento foi feito no fim da tarde de ontem, mas o temor permanece.
Aleix Espargaró ameaçou não correr caso chova na Áustria (Foto: Aprilia)
Falando à imprensa após a classificação, Aleix Espargaró revelou que ninguém quer correr no molhado, mas admitiu que é bastante provável que todos estejam no grid na hora da largada.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

“Eu não correria no molhado”, disse Aleix. “Todo mundo disse na Comissão de Segurança que não correria no molhado, mas, já sabemos, quando a luz ficar verde, todo mundo larga. O que é certo é que eu não vou ser o primeiro a sair. Vou esperar e esperar”, avisou.
 
“Vimos na Moto2, é muito perigoso. Nós chegamos a mais de 300 km/h na freada. Se travamos a dianteira a 300 km/h, a moto sai direto em direção às barreiras”, explicou. “Não é a moto que me preocupa. Me preocupa que nós também chegamos. E nós vimos isso com Luis Salom, quando a moto bateu primeiro”, lembrou, se referindo ao acidente fatal de Luis Salom em Barcelona no ano passado.
 
Pelo Twitter, Loris Baz ecoou a opinião do catalão. O francês destacou que adora correr na chuva, mas classificou a situação no Red Bull Ring como “muito perigosa”.
 
“Amo uma condição maluca. Amo chuva. Mas com as condições de pista de ontem, é realmente perigoso pilotar”, escreveu.
 
Dani Pedrosa ressaltou as condições ruins da pista em caso de chuva e cobrou a elaboração de um plano B com antecedência.
 
“A pista tem três freadas muito fortes. Em caso de chuva, a pista é muito escorregadia e perigosa. Nós precisamos pensar previamente em um plano B e não esperar para decidir no último momento”, disse Pedrosa.
 
Maverick Viñales concordou com o #26 e avaliou que a pista é “escorregadia demais no molhado”.
 
Pole-position, Marc Márquez citou as 11 quedas do treino da Moto2 e avaliou que é preciso pensar numa opção para as áreas de escape do traçado.
 
“De acordo com o que vimos no TL1 da Moto2, ninguém vai correr o risco de sair primeiro caso chova amanhã”, opinou. “Para o futuro, precisamos entender melhor a situação”, considerou.
 
Valentino Rossi concordou que o treino da Moto2 revelou um ponto critico da pista e avaliou que este é um tema que precisa ser abordado também pensando no futuro.
 
“O que aconteceu durante o treino da Moto2 no molhado revelou um ponto crítico do traçado”, comentou Rossi. “Há muita borracha deixada pelos pneus dos carros da F1 e acredito que precisamos reconsiderar esse problema no futuro”, encerrou.
Conhecido por suas opiniões fortes, Cal Crutchlow declarou que “não tem interesse” em correr na Áustria com chuva.
 
“Eu disse que, se chover, não vou pilotar. Não tenho interesse”, declarou. “Não tenho interesse, porque tem muros por todas as partes”, justificou.
 
“Como vimos, todo mundo estava caindo em uma linha completamente reta. É ridículo”, disparou “Eu disse à eles para colocarem os muros para trás”, terminou.
 

#GALERIA(7148)
 

SE A RENAULT NÃO COLOCAR KUBICA DE VOLTA NA F1, ALGUÉM VAI COLOCAR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.