Rins afasta fantasma de Brno, segura Márquez na linha de chegada inglesa e vence a 1ª em 2014 na Moto3. Miller é 6º

Em mais um final eletrizante, Álex Rins encerrou um longo jejum e conquistou sua primeira vitória na temporada 2014 da Moto3. Álex Márquez completa o pódio, com Enea Bastianini em terceiro

A cobertura completa do GP da Grã-Bretanha no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens deste domingo de Mundial de Motovelocidade em Silverstone

Valentino Rossi ganhou uma grana no bolão da Moto3. Pouco antes da largada, o multicampeão da MotoGP avaliou que Álex Rins merecia vencer, especialmente após o erro de Brno – quando comemorou o ‘triunfo’ uma volta antes do fim da corrida.
 
O jovem espanhol não podia contradizer o experiente italiano e tratou de fazer valer a palavra de Rossi. Depois de uma disputa eletrizante – como sempre, aliás –, o piloto da moto #42 encerrou seu jejum e chegou ao primeiro triunfo de 2014. 
Álex Rins conquistou sua primeira vitória no ano (Foto: Repsol)
A classificação do Mundial de Moto3 após o GP da Grã-Bretanha

Confirmando o que foi apresentado em todas as sessões de treinos do fim de semana, Rins e Álex Márquez surgiram como fortes candidatos à vitória, mas, aparentemente, sem contar com a astúcia de Enea Bastianini

 
O jovem italiano apareceu forte na prova deste domingo e participou de um intenso troca-troca com a dupla espanhola. Nos metros finais, Márquez assumiu o comando, deixando Bastianini para se defender de Rins.
 
Astuto, Rins partiu para o ataque e entrou na reta de Silverstone pela última vez na frente. Márquez alinhou ao lado do companheiro e tentou passar, mas foi o #42 que cruzou a linha de chegada com 0s011 de antecedência.
 
Bastianini não ficou muito atrás, e recebeu a bandeirada apenas 0s061 após o mais novo dos irmãos de Cervera.
 
Miguel Oliveira também teve um ótimo desempenho a bordo da Mahindra e chegou, inclusive, a brigar pela vitória. O piloto mais bem sucedido da história de Portugal ficou com o quarto posto, à frente de Jakub Kornfeil.
 
Completando seu fim de semana apagado, Jack Miller recebeu a bandeirada na sexta colocação. Líder do Mundial, o australiano nem ao menos apareceu como candidato à vitória. 
Enea Bastianini apresentou uma ótima performance neste domingo (Foto: Gresini)
Niccolò Antonelli teve um bom fim de semana e ficou com o sétimo posto, à frente de Alexis Masbou. Danny Kent ficou com o nono posto, com Niklas Ajo fechando o top-10.
 
Eric Granado se mostrou mais combativo na parte final da corrida e chegou a aparecer em 23º. O brasileiro, entretanto, não conseguiu se manter na posição e ficou com o 26º lugar.
 
Depois da bandeirada, Bastianini acabou envolvido em um feio acidente. Karel Hanika acenava para a torcida e trombou com o piloto da Gresini. Os dois caíram, mas, felizmente, ninguém se feriu com gravidade.
Com o resultado, Miller se mantém na liderança, agora com apenas 13 pontos de vantagem para Márquez. Rins vem em terceiro, com 150, à frente de Éfren Vázquez e Romano Fenati.
Saiba como foi o GP da Grã-Bretanha de Moto3:
 
Finalmente a Moto3 conquistou o horário nobre da TV! Ao contrário do que acontece normalmente, a categoria menor do Mundial de Motovelocidade fechou os trabalhos na Grã-Bretanha.
 
Assim como aconteceu nas duas outras categorias, os pilotos menorzinhos também puderam curtir um dia de sol, com a temperatura na casa dos 18°C, com a pista atingindo os 31°C. A velocidade dos ventos também diminuiu e agora estava em 12 km/h.
Álex Márquez reduziu vantagem de Miller no Mundial (Foto: Repsol)
A prova deste domingo (31) tinha duas baixas. Se recuperando de uma cirurgia no ombro, Luca Grünwald se retirou do GP da Grã-Bretanha. Bryan Schouten, por outro lado, foi barrado pelos médicos por conta de uma gripe.
 
Em perfeitas condições físicas, Álex Rins conquistou a pole, à frente de Niccolò Antonelli e Álex Márquez. Enea Bastianini , Brad Binder e Alexis Masbou formavam a segunda fila, com Miguel Oliveira, Jack Miller e Isaac Viñales completando a linha de trás. 
 
Com uma performance decepcionante na classificação, Romano Fenati largou apenas em 22º. Eric Granado, por sua vez, também não conseguiu um bom desempenho e ficou com o 27º posto.
 
No grid do circuito de Northamptonshire, todos os pilotos optaram pelos compostos médios dianteiros e traseiros fornecidos pela Dunlop. 
 
Quando a largada foi dada em Silverstone, Rins conseguiu manter a ponta, com Bastianini pulando para segundo, à frente de Márquez, Antonelli e Miller. Fenati saltou de cara para o 18º posto.
 
Na sequência, Márquez passou Bastianini e subiu para segundo, tirando a ponta do companheiro de Estrella Galicia 0,0 alguns metros mais tarde. Antonelli vinha em segundo, à frente de Bastianini, Miller, Binder e Masbou. 
 
Ainda no primeiro giro, Rins partiu para cima de Márquez e recuperou a liderança, levando o troco na abertura do giro seguinte.
 
Ainda na primeira volta, Joe Irving abandonou. Um giro depois, Éfren Vázquez caiu, mas não se feriu. Só que a corrida já estava perdida para o piloto do Team Germany.
Eric Granado não conseguiu pontuar em Silverstone (Foto: LaGlisse)
Na pista, Márquez liderava, à frente de Rins, Miller, Masbou, Antonelli, Bastianini, Binder, Ajo, Oliveira e Kornfeil. Granado seguia em 27º.
 
Bastianini logo tratou de atacar Miller e assumir o terceiro posto. Masbou vinha em quinto, à frente de Oliveira. Mais atrás, Fenati aparecia em 17º.
 
Ainda no início da disputa, Isaac Viñales estabeleceu um novo recorde para a pista de Silverstone, tirando uma marca que estava em poder de Rins.
 
O espanhol da Estrella Galicia 0,0, aliás, seguia em segundo, atrás de Márquez. Bastianini também conseguia manter o terceiro posto, à frente de Miller e Masbou. 
 
No fim da terceira volta, Rins retomou a ponta, mas perdeu a posição para Márquez na abertura do giro seguinte. Sem conseguir passar o companheiro de equipe, Rins acabou batido por Bastianini, que assumiu o segundo posto. 
 
Metros mais tarde, Enea tirou a liderança de Márquez, que caiu para terceiro ao ser ultrapassado também por Rins. Miller seguia em quarto, agora seguido por Kornfeil, Oliveira, Masbou, Binder, Antonelli e McPhee.
 
Não demorou, Márquez retomou a ponta, deixando Bastianini para se defender de Rins, que logo conseguiu passar. O titular da Gresini insistiu e passou Álex novamente um pouco depois.
 
Já que Miller não se ocupava em atacar, Oliveira e Masbou deixaram o titular da Red Bull KTM Ajo para trás e assumiram quarto e quinto posto, respectivamente, invertendo as posições pouco depois.
 
Na ponta, Bastianini mais uma vez surgiu na liderança, mas logo foi superado pela dupla da Estrella Galicia 0,0, de novo liderada por Márquez. No outro extremo da tabela, Granado brigava do Azmi pelo 25º posto.
 
Estreante no Mundial, Bastianini voltou a assumir a ponta, mas, de novo, levou o troco de Márquez. Rins era o terceiro, com Miller batendo Oliveira pelo quarto posto. 
Jack Miller não conseguiu um bom desempenho na Grã-Bretanha (Foto: Gold & Goose/KTM)
Mantendo a tradição iniciada neste domingo, Bastianini voltou para a ponta, mas, agora, foi batido por Rins, que retomou a ponta da tabela. Enea seguiu pressionando e se viu na liderança outra vez no fim da oitava volta.
 
Abrindo a passagem seguinte, Rins retomou a ponta, com Oliveira surgindo para se instalar em segundo. Enea passou o lusitano, que agora precisava se defender de Márquez.
 
Bastianini voltou para a ponta, mas foi triplamente batido na sequência. Rins voltou a comandar a prova, seguido por Oliveira, Márquez e Antonelli. Miller vinha apenas em sexto. 
 
Abrindo a décima volta, Oliveira se instalou na liderança, à frente de Antonelli, que também apareceu para surpreender os ponteiros. Bastianini, então, colocou ordem na casa e subiu para o segundo posto, à frente de Rins.
 
O italiano atacou Miguel e passou, retomando a ponta. Antonelli passou Rins e subiu para terceiro, mas caiu para quinto em seguida, batido pelos pupilos de Emilio Alzamora.
 
Oliveira gostou da brincadeira e quis sentir o vento na cara mais uma vez, ultrapassando Bastianini na entrada da Brooklands. 
 
Bastianini logo recuperou a ponta, agora seguido por Rins, que deixou o piloto da Mahindra para trás. Márquez era o quarto, à frente de Márquez, Kornfeil e Miller.
 
Márquez voltou ao ataque e subiu para a segunda colocação após superar Rins e Oliveira. Líder do Mundial, Miller vinha despencando e aparecia em nono com cinco voltas para o fim. 
 
Depois de muita agitação, Bastianini foi se mantendo na ponta e até abriu uma discreta vantagem. Márquez era o segundo, à frente de Rins, Oliveira, Masbou, Antonelli, Viñales, Miller, Kornfeil e McPhee.
 
Pensando no Mundial, Márquez foi recortando a diferença e procurando um espaço para passar. Enquanto isso, Miller ia tentando escalar o pelotão. 
 
Com três giros para o fim, Márquez passou Bastianini e retomou a liderança. Rins fez o mesmo na sequência e pulou para terceiro. Lá atrás, Granado subiu para 25º.
Karel Hanika causou um acidente depois da bandeirada em Silverstone (Foto: Gold & Goose/Ajo)
Bastianini insistiu e passou Rins, voltando à segunda colocação. Álex deu o troco pouco depois, mas, de novo foi superado pelo piloto da Gresini.
 
Enea, aliás, não desistiu do plano de vencer e tomou a ponta de Márquez com duas voltas para o fim. Mais no fundo da tabela, Granado passou Danilo para assumir o 23º posto. Bagnaia era o próximo rival do brasileiro, que não demorou para passar.
 
Na última volta, Márquez conseguiu retomar a liderança, com Rins superando Bastianini para recuperar o segundo posto. Enea voltou à frente do #42, que seguiu pressionando e conseguiu, inclusive tomar a ponsta do companheiro de equipe.
 
Na linha de chegada, Márquez grudou no companheiro de equipe, mas foi Rins quem recebeu a bandeirada na frente.
 
Os filhos do pai: Chicho Lorenzo e o trabalho com jovens pilotos

Moto3, GP da Grã-Bretanha, Silverstone, Final:

 
1
42
ALEX RINS
ESP
ESTRELLA GALICIA Honda
38:11.330
17 voltas
 
2
12
ÁLEX MARQUEZ
ESP
ESTRELLA GALICIA Honda
+0.011
 
 
3
33
ENEA BASTIANINI
ITA
GRESINI KTM
+0.072
 
 
4
44
MIGUEL OLIVEIRA
POR
MAHINDRA
+0.123
 
 
5
84
JAKUB KORNFEIL
TCH
LAGLISSE KTM
+4.600
 
 
6
8
JACK MILLER
AUS
AJO KTM
+4.701
 
 
7
23
NICCOLÒ ANTONELLI
ITA
GRESINI KTM
+4.767
 
 
8
10
ALEXIS MASBOU
FRA
ONGETTA Honda
+5.593
 
 
9
52
DANNY KENT
ING
AJO Husqvarna
+5.659
 
 
10
31
NIKLAS AJO
FIN
AJO Husqvarna
+5.671
 
 
11
17
JOHN McPHEE
ING
RTG Honda
+5.749
 
 
12
98
KAREL HANIKA
TCH
AJO KTM
+5.940
 
 
13
25
ISAAC VIÑALES
ESP
LAGLISSE KTM
+6.022
 
 
14
58
JUANFRAN GUEVARA
ESP
ASPAR Kalex KTM
+6.204
 
 
15
41
BRAD BINDER
SAF
AMBROGIO Mahindra
+6.326
 
 
16
5
ROMANO FENATI
ITA
VR46 KTM
+6.489
 
 
17
65
PHILIPP OETTL
ALE
INTERWETTEN Kalex KTM
+27.163
 
 
18
63
ZULFAHMI KHAIRUDDIN
MAL
ONGETTA Honda
+27.826
 
 
19
55
ANDREA LOCATELLI
ITA
TEAM ITALIA Mahindra
+28.326
 
 
20
38
HAFIQ AZMI
MAL
SIC-AJO KTM
+28.374
 
 
21
14
FRANCESCO BAGNAIA
ITA
VR46 KTM
+29.167
 
 
22
19
ALESSANDRO TONUCCI
ITA
CIP  Mahindra
+29.222
 
 
23
13
JASPER IWEMA
HOL
KRP FTR-KTM
+29.625
 
 
24
3
MATTEO FERRARI
ITA
TEAM ITALIA Mahindra
+30.246
 
 
25
95
JULES DANILO
FRA
AMBROGIO Mahindra
+32.722
 
 
26
57
ERIC GRANADO
BRA
LAGLISSE KTM
+39.672
 
 
27
99
JORGE NAVARRO
ESP
MARC VDS KTM
+40.742
 
 
28
4
GABRIEL RAMOS
VEN
KIEFER Kalex KTM
+43.069
 
 
29
20
ANA CARRASCO
ESP
RW Kalex KTM
+1:02.069
 
 
 
9
SCOTT DEROUE
ALE
RW Kalex KTM
NC
 
 
 
16
ANDREA MIGNO
ITA
MAHINDRA
NC
 
 
 
7
ÉFREN VÁZQUEZ
ESP
RTG Honda
NC
 
 
 
66
JOE IRVING
ING
RED LINE KTM
NC
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
POLE
ALEX RINS
ESP
ESTRELLA GALICIA Honda
2:13.112
159.5 km/h
 
VOLTA MAIS RÁPIDA
JAKUB KORNFEIL
TCH
LAGLISSE KTM
2:13.664
158.9 km/h
 
RECORDE
ÁLEX RINS
ESP
ESTRELLA GALICIA KTM
2:14.093
158.3 km/h
 
MELHOR VOLTA
ALEX RINS
ESP
ESTRELLA GALICIA Honda
2:13.112
159.5 km/h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
 
ar: 19ºC | pista: 28ºC
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.