Às vésperas da estreia, pilotos falam em pista rápida e fluida, mas esperam alto desgaste dos pneus

Em coletiva de imprensa realizada no fim da tarde desta quinta-feira (24), Marc Márquez, Stefan Bradl, Andrea Dovizioso e Bradley Smith deram suas primeiras impressões sobre a estreante pista de Termas de Río Hondo. Pilotos esperam pista rápida e fluida, mas acreditam em desgaste alto dos pneus

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O primeiro dia de MotoGP em Termas de Río Hondo foi marcado por compromissos de imprensa, mas também foi a chance de os pilotos terem seu primeiro contato com a nova pista da Argentina. Equipados com scooters de rua, os competidores das três classes percorreram os 4.806 metros da pista e tiraram suas impressões.
 
Líder do Mundial, Marc Márquez lembrou o teste feito em Termas de Río Hondo por alguns pilotos da classe rainha – Stefan Bradl, Cal Crutchlow e Álvaro Bautista – em 2013, mas ressaltou que a pista ainda não estava completamente pronta para receber as motos 1000cc da categoria.
Após primeira prova, pilotos falaram em pista rápida e fluida (Foto: Divulgação/MotoGP)
“É uma pista nova para todos. No ano passado o Bradl e mais alguns pilotos vieram aqui, mas a pista ainda não estava terminada”, comentou. “Será nova para todos e será interessante”, continuou. 
 
“Nós teremos que trabalhar um pouquinho mais para tentar ter um bom feeling, encontrar a melhor linha rapidamente e tentar adaptar o nosso estilo de pilotagem, o nosso acerto a esta superfície, a este layout”, ponderou. 
 
Mesmo prevendo dias intensos de trabalho nos próximos dias, Marc avaliou que a pista parece boa e, bem ao seu estilo, lembrou que o traçado tem algumas curvas longas onde ele poderá escorregar.
 
“A pista parece muito boa, acho que será divertido, tem algumas curvas longas onde vamos escorregar bastante. Será ótimo”, falou. “No início, espero que a superfície esteja um pouco escorregadia, mas, de qualquer forma, parece bom e vamos tentar, como sempre, fazer o nosso trabalho. Vamos tentar ficar focados e concentrados, pois, claro, cada volta será importante do lado da eletrônica, do acerto”, completou. 
 
Andrea Dovizioso também foi para a pista com uma moto de rua, mas avaliou que é difícil falar das características do traçado, já que a moto 1000cc da Ducati é completamente diferente. Ainda assim, o italiano se mostrou bastante animado com a introdução de um novo circuito ao calendário do Mundial.
 
Termas de Río Hondo será o 20º circuito diferente a receber a MotoGP desde a introdução da categoria, em 2002. Com provas anteriores na Argentina, o país é mais um entre os 18 que já receberam a categoria rainha do Mundial de Motovelocidade.
 
“Acho que sem andar com a moto, a velocidade que você tem com uma MotoGP, você não pode realmente entender o quão rápido é o circuito e entender todos os segredos da pista”, ponderou. “Estou realmente animado em conhecer a nova pista. É um novo país, uma nova pista, e eu gosto disso. Então estou realmente ansioso para começar esses três dias.”
 
Presente no teste do ano passado, Stefan Bradl lembrou as difíceis condições da pista naqueles dias e avaliou que os demais pilotos da MotoGP logo conseguirão tirar dele esta pequena vantagem.
 
“Não sei se isso é uma vantagem. Não estava um bom clima quando viemos para cá no ano passado. A pista estava bem suja e levou ao menos um dia para pegar a linha, pegar a linha de corrida. Vamos ver”, considerou. “Acho que esses caras podem recuperar essa vantagem que temos rapidamente”, opinou.
 
“Vamos ver as condições de pista amanhã. Espero que esteja melhor do que quando estivemos aqui para testar, acho que estava chovendo no segundo dia do teste”, recordou. “Antes de mais nada, eu gostei do layout, é muito bom, não tem muita ondulação, esta foi a minha primeira impressão com a moto da MotoGP. É bem rápida, exigente com os pneus. Acho que a diferença entre todos os pilotos pode ser bem pequena”, falou o germânico. 
 
Também presente na coletiva desta quinta, Bradley Smith seguiu a mesma linha e disse que é difícil opinar sobre o traçado, mas lembrou que o desgaste de pneus deve ser alto, uma vez que a Bridgestone, fornecedora única dos compostos da categoria, trouxe para a Argentina as borrachas macias, médias e duras. 
 
“É muito difícil dizer quando você está pilotando uma scooter comum, então precisamos ir para a pista amanhã para ter uma ideia melhor, mas acho que tem alguns lugares apertados, mas outros são rápidos e fluidos”, opinou. “Vamos ter certeza amanhã, mas, baseado no que me disseram, deve ser bom. A Bridgestone trouxe os pneus mais duros, então eles, obviamente esperam um desgaste alto e muita aderência”, encerrou.
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