Sem México e Finlândia, MotoGP divulga calendário provisório com 19 etapas para próxima temporada

A MotoGP divulgou nesta terça-feira (4) a primeira versão do calendário da temporada 2019. Programação de 2019 mantém as mesmas paradas deste ano, sem a introdução de Finlândia e México

A MotoGP divulgou nesta terça-feira (4) a primeira versão do calendário provisório da temporada 2019. Assim como este ano, a programação consiste em 19 etapas, sem a introdução de novas praças.
 
Finlândia e México chegaram a ser cogitados para 2019, mas a construção do KymiRing ainda não foi concluída. E etapa mexicana, por outro lado, enfrentou resistência dos pilotos, que manifestaram dúvidas em relação à segurança do traçado.
2019 vai manter a programação na ordem atual (Foto: Michelin)

A ordem das corridas permanece a mesma deste ano, mas o GP do Catar abre a temporada uma semana antes do que em 2018, em 10 de março. Na sequência, o Mundial de Motovelocidade tem duas semanas de folga antes do GP da Argentina, em 31 de março.

 
O GP das Américas está marcado para 14 de abril, seguido por um período de mais duas semanas de folga antes da primeira parada na Europa, no GP da Espanha em Jerez.
 
Ao contrário do que aconteceu neste ano, onde a pausa de férias foi de só duas semanas, em 2019 a pausa será de três semanas, entre os GP da Alemanha, agendado para 7 de julho, e da Tchéquia, marcado para 4 de agosto. Para isso, as provas de Assen e Sachsenring ― que chegou a ser ameaçado, mas não aparece sequer em risco nesta primeira versão do calendário ― e de Misano e Aragão se tornaram pares, acontecendo de forma consecutiva.

Apesar da polêmica com o novo asfalto, Silverstone não aparece como dúvida na programação. A corrida deste ano precisou ser cancelada por conta de problemas de drenagem.

 
Como tradicionalmente acontece, o GP da Comunidade Valenciana fecha a temporada 2019, agendado para 17 de novembro.
No total, são sete coincidências com o calendário da F1, que começa na Austrália em 17 de março, uma semana depois da prova noturna do Catar. Circuito das Américas, Assen, Brno, Aragão, Motegi, Sepang e Valência acontecem no mesmo dia, respectivamente, dos GPs de F1 de China, Áustria, Hungria, Singapura, México, Estados Unidos e Brasil.
 
MotoGP 2019, Calendário provisório:
DATA ETAPA CIRCUITO
10/3 GP DO CATAR* LOSAIL
31/3 GP DA ARGENTINA TERMAS DE RÍO HONDO
14/4 GP DAS AMÉRICAS CIRCUITO DAS AMÉRICAS
5/5 GP DA ESPANHA JEREZ DE LA FRONTERA
19/5 GP DA FRANÇA LE MANS
2/6 GP DA ITÁLIA MUGELLO
16/6 GP DA CATALUNHA MONTMELÓ
30/6 GP DA HOLANDA ASSEN
7/7 GP DA ALEMANHA SACHSENRING
4/8 GP DA TCHÉQUA BRNO
11/8 GP DA ÁUSTRIA RED BULL RING
25/8 GP DA GRÃ-BRETANHA A CONFIRMAR
15/9 GP DE SAN MARINO E DA RIVIERA DE RIMINI MISANO
22/9 GP DE ARAGÃO MOTORLAND
6/10 GP DA TAILÂNDIA CHANG
20/10 GP DO JAPÃO MOTEGI
27/10 GP DA AUSTRÁLIA PHILLIP ISLAND
3/11 GP DA MALÁSIA SEPANG
17/11 GP DA COMUNIDADE VALENCIANA RICARDO TORMO

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.