Sem ser avisado, Granado é substituído por Isaac Viñales na Forward e deixa Moto2 já no GP da Áustria

Eric Granado sofreu um forte golpe em sua carreira. Nesta quarta-feira (8), a Forward anunciou a substituição definitiva de Eric Granado para a temporada 2018 da Moto2. O brasileiro foi sacado para a entrada de Isaac Viñales já a partir do GP da Áustria

O grid da Moto2 sofreu uma reviravolta antes do GP da Áustria. Nesta quarta-feira (8), a Forward Racing anunciou que Eric Granado está fora e será substituído por Isaac Viñales já a partir deste final de semana.
 
O GRANDE PRÊMIO apurou que Eric sequer foi comunicado diretamente pela equipe. O piloto, aliás, foi pego de surpresa pela notícia, já que estava em Barcelona treinando e se dirigiu para a Áustria já nesta terça-feira para a 11ª etapa da temporada.

2018, enfim, marcava o retorno do brasileiro da moto #51 para o Mundial de Motovelocidade. Depois de sua passagem pouco frutífera entre os anos de 2012 e 2014, o piloto voltou à categoria após conquistar o título do Campeonato Europeu de Moto2.

Eric Granado (Foto: Forward)
Entretanto, com uma moto pouco competitiva, Granado tem sofrido para conseguir resultados na pista. Após dez etapas disputadas, aparece apenas em 32º na colocação, sem nenhum ponto. Seu companheiro, Stefano Manzi, somou 6.

Em comunicado, a Forward agradece o trabalho feito por Eric e atribui a saída a um eventual falta de foco no campeonato. “Nunca é fácil anunciar a substituição de um piloto durante o campeonato, especialmente quando se fala de alguém tão político e profissional como Eric. Toda a equipe gostaria de agradecê-lo por sua dedicação e envolvimento durante as etapas. Infelizmente, quando um piloto decide competir em dois diferentes campeonatos, prioridades devem ser estabelecidas. Eric está em primeiro no Brasileiro de Superbike, então ele precisa estar comprometido para vencer este desafio”, disse Giovanni Cuzari, dono da equipe.


“De nosso ponto de vista, seu esforço duplo não o deixa completamente focado nas corridas do Mundial. Nós desejamos o melhor para ele em suas futuras aventuras e o agradecemos por seu profissionalismo e dedicação conosco e sua impecável atitude”, continuou.

“Granado será substituído já no GP da Áustria por Isaac Viñales, a quem a equipe dá grandes boas-vindas. Isaac está em sua terceira temporada da Moto2 e já passou por diversas motos ao longo de sua carreira, o que o vai ajudar a rapidamente se adaptar a nossa Suter. Nosso objetivo é colocá-lo na melhor posição para mostrar seu verdadeiro potencial e brigar dentro do top-15”, completou.

O GRANDE PRÊMIO procurou Granado para falar sobre sua saída da Forward. E em nota, o brasileiro se disse surpreso com a decisão repentina da Forward. "A decisão da Forward foi uma surpresa para mim, já que em nenhum momento eles me chamaram para conversar sobre meu desempenho. Além disso, com a escolha do chassi Suter, toda a equipe estava sofrendo para finalizar as provas", explicou Eric, que também afirmou que a equipe nunca questionou seu desempenho ou fato de estar disputando mais de um campeonato ao mesmo tempo.

"A participação nos dois campeonatos sempre foi uma situação clara e transparente, desde a assinatura do contrato com a Forward e, de forma alguma, isso prejudicou meu desempenho. Pelo contrário, a competição nos dois campeonatos me motivava ainda mais a buscar resultados melhores na Moto2",  completou.

Ex-piloto da SAG, Viñales deve ser substituído por Alejandro Medina.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.