Tailândia enfim se apresenta à MotoGP. E pilotos se rendem a “incomum, técnico e desafiador” circuito de Chang

Depois de ser rotulada como “muito chata” por Valentino Rossi, a pista da Tailândia surpreendeu no primeiro dia de testes coletivos da MotoGP e parece ter conquistado um espaço ― ainda que pequenininho ― no coração dos pilotos. Os competidores classificaram o traçado de Buriram como “incomum, técnico e desafiador”

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A expectativa era por uma chuva de criticas ao traçado de Buriram, mas o desembarque da MotoGP na Tailândia trouxe uma outra realidade. Nesta sexta-feira (16), após o primeiro dia da segunda bateria de testes coletivos da pré-temporada, os competidores foram até que positivos em relação ao circuito de Chang, que classificaram como “incomum, técnico e desafiador”.
 
Em junho passado, quando do anuncio da entrada da Tailândia no calendário, Valentino Rossi foi quem mais criticou a introdução do traçado, já que tinha tido uma experiência prévia na pista durante um evento da Yamaha. Além de rejeitar a pista, o #46 também tinha se queixado da localização do autódromo.
Valentino Rossi mudou de ideia em relação ao circuito de Chang (Foto: Michelin)
“Eu estive na Tailândia pela Yamaha há dois anos e a pista não é interessante. É muito chata”, declarou Rossi na época. “Não tem muitas curvas, apenas longas retas. Acho que não é o melhor lugar para ir. A localização da pista também é bem ruim, longe de tudo. Então, sinceramente, não fico muito feliz em ir para a Tailândia”, continuou.
 

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Depois de encerrar o primeiro dia de atividades em Chang com o oitavo tempo, 0s392 atrás de Cal Crutchlow, o líder, Rossi deu o braço a torcer e chamou o circuito de “divertido”.
 
“A primeira impressão não é tão ruim, especialmente com a pista. Eu esperava que talvez fosse pior, mas é bem boa”, disse o #46. “O feeling com a pista não é tão mal, eu esperava pior, mas, antes de mais nada, a pista está em boas condições. Está limpa e o asfalto tem uma boa aderência. Isso é muito importante. E também o layout. Eu me lembrava mais similar à Áustria, então estava muito preocupado. Mas quando você pilota, talvez seja mais parecida com a Argentina. É boa de pilotar, você tem um bom feeling, curte. A pista não é muito difícil, mas, de qualquer forma, é divertida”, reconheceu.
 
“Eu pilotei aqui em 2015 com a Yamaha 300 junto com [Jorge] Lorenzo e [Pol] Espargaró. Eu lembrava que a pista era similar à Áustria. Mas, na realidade, é melhor, tem boas curvas. Tecnicamente, é bem fácil, mas não é chata”, explicou.
 
Companheiro de Rossi, Maverick Viñales também comparou o traçado tailandês ao desenho da pista de Termas de Río Hondo.
Buriram vai estrear no calendário da MotoGP em 2018 (Foto: Michelin)
“Gostei muito da pista, é parecida com a Argentina”, comparou Viñales, que ficou com o 11º tempo nesta sexta. 
 

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Campeão vigente, Marc Márquez ficou com o terceiro tempo e contou que esperava uma pista mais rápida, mas nem por isso achou o traçado pouco desafiador.
 
“Em relação ao layout da pista, pareceu bem rápido quando rodei em uma scooter ontem, mas hoje com a minha moto, percebi que era mais lento do que esperava, com muitas curvas de segunda ou terceira marcha”, apontou. “Ainda assim, tem algumas acelerações fortes e pontos de freada, e isso vai, provavelmente, ser desafiador para controlar a vida do pneu”, apontou.
 
Johann Zarco, por sua vez, também admitiu que teve suas expectativas superadas pela pista de Chang.
 
“Estou realmente feliz com esta nova pista”, comentou o francês. “O layout é legal e melhor do que eu esperava”, admitiu.
 
A impressão, aliás, foi a mesma de Scott Redding, que também reconheceu ter sido pego de surpresa.
 
“Devo dizer que este circuito é mais técnico do que parece. Por exemplo, na curva dois, quando você tem a freada depois da longa reta sem nenhum ponto de freada como referência. No geral, eu gostei. É melhor do que eu esperava que seria, frisou.
 
Surpresa também foi a sensação que ficou em Aleix Espargaró.
 
“Para ser honesto, a pista me surpreendeu. Me diverti mais do que imaginei que faria”, falou Aleix. “A primeira parte não é particularmente interessante com todas aquelas retas conectadas por pontos de freada, mas, no geral, é uma boa pista”, resumiu.
 
Vice-campeão da MotoGP, Andrea Dovizioso chamou a pista de “incomum” e avaliou que Chang é um traçado um tanto lento para o potente motor Ducati.
O calor foi marcante neste primeiro dia na Tailândia (Foto: Divulgação/MotoGP)
“A pista de Buriram é muito incomum e não foi fácil acostumar com o layout. Tem três curvas que são virtualmente grampos e aí o resto é bem direto. É uma pista um pouco lenta para nossa moto, mas é sempre interessante testar novos circuitos”, observou.
 

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Quem se deu bem com o traçado tailandês neste primeiro dia foi a GSX-RR. Álex Rins ficou com o segundo posto, apenas 0s012 atrás do líder Crutchlow. Andrea Iannone, por sua vez, ficou com o nono tempo, 0s4 mais lento que o ponteiro.
 
“Esta é uma nova pista para todo mundo, mas, desde o início, eu a entendi bem e curti este circuito de Chang”, apontou Álex.
 
“Gosto da pista, é curta, mas não tem muitas freadas fortes, que é uma configuração que funciona bem para a nossa GSX-RR”, acrescentou Iannone.
 
Depois deste primeiro contato com o traçado de Buriram, os pilotos se reuniram na Comissão de Segurança para falar da pista. Jorge Lorenzo, então, foi o responsável por dar uma indicação do que aconteceu no encontro.
 
“Nós conversamos sobre um ponto da pista onde o muro é próximo, não a última curva, a anterior, a mais rápida em quarta marcha”, reportou. “Fora isso, foi basicamente uma conversa sobre a primeira e a última curvas. A última pela entrada dos pits e a primeira pela saída dos pits. Esse foi o tema principal de hoje”, concluiu.
 
A segunda bateria de testes da pré-temporada da MotoGP segue durante o fim de semana.

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