Marc Márquez vai ter trabalho se quiser manter sua invencibilidade em Austin. Na manhã desta sexta-feira (21), Maverick Viñales se impôs e assegurou a liderança do primeiro treino livre da MotoGP. E com sobras.
Com seu melhor giro em 2min04s923, o #25 fechou o primeiro treino no Circuito das Américas com 0s577 de margem para Márquez, que venceu todas as corridas disputadas no traçado texano.
Maverick Viñales foi o mais rápido em Austin (Foto: Yamaha)
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Andrea Dovizioso melhorou na parte final da sessão e colocou a Ducati no terceiro posto, 0s681 mais lento que o líder.
Destaque deste início de temporada, Johann Zarco voltou a fazer bonito e, com 2min05s790, ficou com o quarto posto, à frente de Álvaro Bautista, que acertou uma boa volta final.
Jorge Lorenzo também conseguiu avançar nos minutos finais da sessão e ficou com o sexto posto, à frente de Dani Pedrosa. 1s369 mais lento que o companheiro de Yamaha, Valentino Rossi fez o oitavo melhor registro.
Na volta final, Aleix Espargaró anotou 2min06s411 e subiu para a nona colocação, seguido por Danilo Petrucci, que completa o rol dos dez melhores.
Saiba como foi o primeiro treino da MotoGP em Austin:
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Com o céu parcialmente nublado, os pilotos da MotoGP entraram na pista na manhã desta sexta-feira com a temperatura na casa dos 24°C e o asfalto chegando a 27°C. A velocidade dos ventos estava em 10 km/h.
Ansioso para iniciar os trabalhos, Lorenzo foi o primeiro a aparecer para entrar na pista, mas logo ganhou a companhia de um enorme pelotão. Com a ameaça de chuva pairando no ar, ninguém queria esperar muito para começar a trabalhar.
Pouco depois de sair, Iannone voltou aos boxes da Suzuki se queixando de vibrações. O italiano, o único a ter nas duas motos a carenagem desenvolvida para compensar o veto às asas aerodinâmicas, teve de voltar para a pista com a moto reserva.
Com 2min08s654, Maverick Viñales começou a sessão na ponta, à frente e Scott Redding e Loris Baz.
Na sequência, Crutchlow avançou para o topo da tabela, 0s051 melhor que Márquez, o segundo colocado. Viñales, Pedrosa, Redding e Rossi vinham logo atrás.
Com bom ritmo, Pedrosa foi a 2min06s586 e passou Crutchlow pela ponta por 0s206. A liderança do #26, no entanto, durou pouco, já que Viñales virou 0s071 melhor.
Dani respondeu de imediato e recuperou a liderança, 0s406 melhor que Maverick, mas perdeu para Márquez pouco depois, com o campeão vigente virando 0s574 melhor. Viñales caiu para terceiro, à frente de Crutchlow, Folger e Dovizioso.
Com cerca de 15 minutos de sessão, os boxes ganharam em movimentação. Márquez tinha a ponta da tabela, com Pedrosa, Viñales, Crutchlow, Folger, Dovizioso, Zarco, Redding, Rossi e Baz completando um top-10 separado por 1s884.
Marc Márquez vai ter trabalho para manter domínio em Austin (Foto: Repsol)
Ainda neste início de sessão, Crutchlow sofreu uma queda sem maiores consequências físicas na curva 6. O britânico voltou aos boxes da LCR logo e retornou para a pista com a moto reserva.
Iannone, por sua vez, vinha na última colocação, já que teve de voltar aos boxes mais uma vez após sair com a GSX-RR reserva.
De volta à pista, Rabat anotou 2min02s201 e assumiu a nona colocação, 0s018 à frente de Barberá, que também tinha apertado o passo.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Zarco também seguiu a tendência de melhora e pulou para o terceiro posto, 0s669 atrás de Márquez. Barberá evoluiu mais uma vez e chegou ao quinto lugar da tabela de tempos.
Iannone também foi escalando aos poucos e chegou ao sétimo posto após completar nove voltas nesta manhã. O piloto da Suzuki tinha 1s289 de atraso para o líder.
Depois de passar pelos boxes da Yamaha, Rossi baixou sua marca para 2min06s961 e subiu para a nona colocação, 1s426 atrás do líder.
Mais para cima na tabela, Viñales alcançou 2min05s462 e tirou Márquez da liderança, abrindo 0s073 de margem para o rival da Honda. Pedrosa era o terceiro, à frente de Zarco e Barberá.
Maverick foi ainda mais longe na volta seguinte, alcançando 2min04s923, 0s612 melhor que Márquez.
Com pouco mais de 12 minutos para o fim, a movimentação nos boxes começou a aumentar. Viñales liderava, com Márquez, Pedrosa, Zarco, Barberá, Crutchlow, Iannone, Folger, Redding e Rossi fechando o top-10.
Antes de parar, Pol Espargaró deu uma bela sacudida na curva 12 de Austin, mas se manteve na moto. O catalão tinha o 21º tempo.
Com 2min06s774, Redding saltou para a quinta colocação, 1s851 mais lento que Viñales. O britânico era a melhor Ducati nesta primeira sessão.
Zarco também conseguiu uma melhora e subiu para a terceira colocação, 0s023 melhor que Pedrosa, que caiu para o quarto posto.
Segundo na tabela, Márquez também apertou o passo, mas apenas para reduzir para 0s577 a margem de Viñales no topo da tabela.
Neste stint final, Rossi deixou os boxes da Yamaha com um par de pneus macios. O italiano tem mostrado dificuldade nos treinos em 2017, mas sempre encontra algo extra na hora da corrida.
Com pouco menos de três minutos para o fim, Dovizioso registrou 2min05s604 e saltou para a terceira colocação, 0s681 atrás de Maverick. Crutchlow também melhorou e vinha em sexto.
Com 2min06s316, Rossi pulou para o sexto posto, 1s393 mais lento que o companheiro de Yamaha.
Pouco depois, Lorenzo acertou um giro em 2min06s017 e pegou o quinto posto, 1s094 mais lento que o lóder. Pedrosa caiu para sexto, 0s092 atrás do #99.
MotoGP, GP das Américas, Austin, 1º Treino livre:
1 |
25 |
MAVERICK VIÑALES |
ESP |
YAMAHA |
2:04.923 |
|
2 |
93 |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
2:05.500 |
+0.577 |
3 |
4 |
ANDREA DOVIZIOSO |
ITA |
DUCATI |
2:05.604 |
+0.681 |
4 |
5 |
JOHANN ZARCO |
FRA |
TECH3 YAMAHA |
2:05.790 |
+0.867 |
5 |
19 |
ÁLVARO BAUTISTA |
ESP |
ASPAR DUCATI |
2:05.833 |
+0.910 |
6 |
99 |
JORGE LORENZO |
ESP |
DUCATI |
2:06.017 |
+1.094 |
7 |
26 |
DANI PEDROSA |
ESP |
HONDA |
2:06.109 |
+1.186 |
8 |
46 |
VALENTINO ROSSI |
ITA |
YAMAHA |
2:06.292 |
+1.369 |
9 |
41 |
ALEIX ESPARGARÓ |
ESP |
APRILIA |
2:06.411 |
+1.488 |
10 |
9 |
DANILO PETRUCCI |
ITA |
DUCATI |
2:06.469 |
+1.546 |
11 |
35 |
CAL CRUTCHLOW |
ING |
LCR HONDA |
2:06.484 |
+1.561 |
12 |
43 |
JACK MILLER |
AUS |
MARC VDS HONDA |
2:06.515 |
+1.592 |
13 |
45 |
SCOTT REDDING |
ING |
PRAMAC DUCATI |
2:06.646 |
+1.723 |
14 |
94 |
JONAS FOLGER |
ALE |
TECH3 YAMAHA |
2:06.692 |
+1.769 |
15 |
8 |
HECTOR BARBERÁ |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
2:06.786 |
+1.863 |
16 |
29 |
ANDREA IANNONE |
ITA |
SUZUKI |
2:06.824 |
+1.901 |
17 |
53 |
TITO RABAT |
ESP |
MARC VDS HONDA |
2:06.894 |
+1.971 |
18 |
76 |
LORIS BAZ |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
2:07.127 |
+2.204 |
19 |
17 |
KAREL ABRAHAM |
RTC |
ASPAR DUCATI |
2:07.300 |
+2.377 |
20 |
42 |
ÁLEX RINS |
ESP |
SUZUKI |
2:08.006 |
+3.083 |
21 |
44 |
POL ESPARGARÓ |
ESP |
KTM |
2:08.128 |
+3.205 |
22 |
22 |
SAM LOWES |
ING |
APRILIA |
2:08.292 |
+3.369 |
23 |
38 |
BRADLEY SMITH |
ING |
KTM |
2:08.740 |
+3.817 |
|
|
|
|
|
|
|
RECORDE |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
2:03.575 |
160.6 km/h |
MELHOR VOLTA |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
2:02.135 |
162.4 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 23ºC | pista: 27ºC |
PADDOCK GP #74 DEBATE: QUAIS OS PILOTOS COM POTENCIAL DE FUTURO CAMPEÃO MUNDIAL DE F1?
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.