Yamaha anuncia Van der Mark como substituto de lesionado Rossi na etapa de Aragão da MotoGP

A Yamaha anunciou nesta segunda-feira (11) que Michael van der Mark será o substituto do lesionado Valentino Rossi no GP de Aragão. Holandês é titular da marca dos três diapasões no Mundial de Superbike

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Saiu da lista quádrupla da Yamaha o substituto para Valentino Rossi no GP de Aragão da MotoGP. A casa de Iwata anunciou na manhã desta segunda-feira (11) que Michael van der Mark será o responsável por guiar a YZR-M1 do multicampeão na etapa do MotorLand no próximo dia 24 de setembro.
 
 
Na semana passada, Lin Jarvis, diretor da Yamaha, tinha confirmado que o time nipônico tinha quatro opções para substituir Rossi: Van der Mark e Alex Lowes, pilotos da marca no Mundial de Superbike, e Katsuyuki Nakasuga e Kohta Nozane, piloto de testes da fábrica japonesa.
Michael van der Mark vai substituir Valentino Rossi em Aragão (Foto: Yamaha)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Com a opção por Van der Mark, a Yamaha dá ao holandês de 24 anos a mesma oportunidade que deu a Lowes no ano passado, quando o britânico foi escolhido para substituir o lesionado Bradley Smith na Tech3. No MotorLand, Van der Mark vai trabalhar com a tradicional equipe de Rossi, chefiada por Silvano Galbusera. 
 
Ao contrário de Lowes, que teve chance de testar a M1 em um exercício em Brno antes do fim de semana de corrida, Michael fará sua estreia sem nenhum contato prévio com o protótipo 1000cc.
 
Apesar da inexperiência na MotoGP, Van der Mark não é um completo estranho ao paddock do Mundial de Motovelocidade. Tricampeão das 8 Horas de Suzuka, Michael disputou sete etapas da hoje extinta 125cc em 2010 e correu a prova da Holanda da Moto2 em 2011. 
 
“Depois do acidente de Valentino na quinta-feira, 31 de agosto, a Yamaha decidiu não substituí-lo para o GP de San Marino, mas para o próximo GP, em Aragão, o time é obrigado a inscrever dois pilotos”, explicou Lin Jarvis, diretor da Yamaha. “Sendo virtualmente impossível que Valentino esteja em forma para correr em Aragão, a Yamaha decidiu procurar um substituto capacitado em nosso próprio grupo de pilotos contratados”, seguiu.
 
“Tendo usado anteriormente Katsuyuki Nakasuga para substituir Jorge Lorenzo em 2011 e Alex Lowes para substituir Bradley Smith em 2016, decidimos que Michael van der Mark deveria ter a chance desta vez”, justificou. “Nunca é fácil substituir outro piloto e é ainda mais difícil substituir Valentino Rossi, mas acreditamos que Michael tem todas as credenciais e experiência para fazer o trabalho. Nós daremos a ele o nosso melhor suporte e desejamos a ele muito sucesso nesta empolgante oportunidade”, declarou.
 
“Também esperamos que Valentino continue com sua rápida recuperação e que possamos vê-lo de volta a sua YZR-M1 o mais cedo possível”, concluiu.
 
Sétimo colocado na classificação do Mundial de Superbike, Van der Mark celebrou a chance de guiar um protótipo da MotoGP pela primeira vez.
 
“Estou empolgado por ter a oportunidade de guiar a YZR-M1 na etapa de Aragão da MotoGP”, começou. “Nunca guiei uma moto da MotoGP antes, então esta será uma experiência completamente nova para mim. Estou muito curioso para ver como é guiar tal máquina”, continuou.
 
“Sei que não vai ser fácil ir direto para uma sessão de treinos oficial sem nenhum teste prévio. No entanto, sou muito grato à Yamaha pela oportunidade. Tenho certeza que vai ser uma grande experiência de aprendizado”, concluiu.
 
HAMILTON FAZ DEVER DE CASA E JOGA BOLA PARA VETTEL. QUE TEM OBRIGAÇÃO DE VENCER EM SINGAPURA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.