Zarco encerra espera de 30 anos com performance majestosa em Le Mans e persegue sonho da primeira vitória

Johann Zarco foi impecável no treino classificatório e, com uma volta majestosa, encerrou uma espera de 30 anos ao faturar a pole-position no GP da França. O #5 segue sonhando com a primeira vitória, mas terá, para variar, de fazer frente a Marc Márquez

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Não foi só o Reino Unido que viu um festão neste sábado (19). Mesmo que não seja tão popular quanto o Príncipe Harry, Johann Zarco reinou absoluto em Le Mans, onde agora tem uma popularidade que se assemelha a de Valentino Rossi e Marc Márquez, por exemplo. 
 
Tal qual fizeram os britânicos, os franceses compareceram em peso para testemunhar o dia de glória de piloto da Tech3: é a primeira vez desde 1988 com Christian Sarron, em Paul Ricard, que um piloto da casa largada na pole da classe rainha no GP da França. 
 
Antes mesmo de desembarcar no Condado de Maine ― que tem Le Mans como sua principal cidade ―, Zarco já esperava ganhar um empurrão extra com o carinho da torcida. E se não foi uma multidão como a que acompanhou o enlace entre o sexto na linha de sucessão do trono britânico e Meghan Markle, o #5 certamente não pode se queixar de falta de apoio: o vice-líder do Mundial foi ovacionado ao chegar ao parque fechado.
Zarco comemora pole com sua equipe (Foto: Tech3)
E não era para menos. No caminho até a pole ― a quarta da carreira na MotoGP e a segunda na temporada ―, Johann baixou em exatos 0s790 o recorde anterior da pole em Le Mans, estabelecido ainda em 2016 por Jorge Lorenzo.
 
“Eu não esperava ter essas emoções já na classificação aqui. Com certeza, eu queria ser rápido, mas aí eu vi 31s185 no painel e fiquei surpreso”, admitiu Zarco. “A cada fim de semana, a oportunidade de vencer é maior. Desde sexta-feira, nós estamos fazendo um bom trabalho e somos competitivos. Estamos sempre entre os dez primeiros e, ao mesmo tempo, também trabalho para a corrida”, seguiu.
 
“As sensações foram muito boas e me convidam a seguir sonhando para amanhã se tudo continuar assim”, comentou. “Os fãs estão me dando muita energia positiva e cada vez estamos mais perto da primeira vitória”, frisou.
 
A animação, no entanto, não afasta Zarco da realidade. Em um treino classificatório que teve os 11 primeiros colocados separados por apenas 0s864, o francês sabe que sua corrida de casa não será tranquila como um desfile de carruagem.
 
“Márquez é o cara mais forte do momento, mas não podemos esperar alguém melhor do que outro”, ponderou o #5. “Então vamos tentar liderar a corrida, seria bom, no início, ter menos riscos no grupo. E então veremos o que acontece na briga pela vitória. A cada fim de semana eu vejo uma nova oportunidade de brigar pela vitória”, indicou.
 
A performance de Zarco, aliás, joga ainda mais luz nos problemas do time de fábrica da Yamaha. Depois dos bons sinais de sexta-feira, Maverick Viñales e Valentino Rossi voltaram a sofrer e vão largar só nas duas últimas posições da terceira fila, respectivamente.
 
“Zarco é impressionante, mas não só hoje, durante todo o ano. Ele é mais rápido do que nós”, reconheceu Rossi. “Ele também tem muito ritmo. É mais rápido e não sabemos por quê. Parece que ele desgasta menos os pneus e vai mais rápido a cada volta”, considerou.
 
Viñales foi igualmente sincero ao falar de Zarco. “É um ponto de referência para mim e a prova de que a Yamaha se enganou em algum ponto. Nós simplesmente nos equivocamos em algum momento”.
 
Rival pela pole, Marc Márquez ficou a 0s108 de Johann e reconheceu o bom trabalho do rival. Embora seja dono de um ritmo forte, o #93 aposta que não poderá aplicar o ‘método Austin’ neste fim de semana.
 
“O tempo de Zarco foi incrível, ele fez uma grandíssima volta”, elogiou Marc em entrevista à Movistar TV. “Estou contente por esta primeira fila. Estamos lá, mas não deixa de ser um circuito dos que sofremos mais. Amanhã, acho que não poderemos fazer uma corrida no estilo de Austin ou Jerez, mas estamos prontos para brigar, pelo menos, pelo pódio”, garantiu.

#GALERIA(8400)

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.