De volta à Nascar após 13 anos, #3 larga na pole nas 500 Milhas de Daytona com Dillon ao volante

Ausente da Nascar desde 2001, o #3 de Dale Earnhardt vai largar na pole-position na reestreia divisão principal da categoria norte-americana. O piloto responsável pela façanha é o novato Austin Dillon

É de um novato a pole-position para as 500 Milhas de Daytona: Austin Dillon. É, também, um momento mágico na categoria norte-americana: Dillon, que inicia sua primeira temporada completa na divisão principal foi capaz de colocar o místico #3 na pole-position no retorno do numeral à Nascar após 13 anos.

Nenhum piloto competia com o carro número #3 desde Dale Earnhardt, que morreu em um acidente na última volta das 500 Milhas de Daytona de 2001.

Austin Dillon é o pole-position para as 500 Milhas de Daytona (Foto: Nascar)

Nesse período, o carro continuou pertencendo a Richard Childress, mas nenhum piloto quis carregar o fardo de competir com o número do maior campeão da Nascar. O hiato chega ao fim neste ano com o neto de Childress.

Dillon percorreu os 2 km do tri-oval de Daytona em 45s915 no treino classificatório deste domingo (16), 0s04 mais veloz que o #78 de Martin Truex Jr. Os dois vão dividir a primeira fila na prova do próximo domingo, que abre o campeonato de 2014 da Nascar.

Essa é a quarta vez que o #3 larga na pole nas 500 Milhas de Daytona. Essa história ainda envolve Buddy Baker, em 1969, Ricky Rudd, em 1983, e Dale Sr., em 1996.

Greg Biffle registrou o terceiro tempo, seguido por Carl Edwards e Ryan Newman. Brad Keselowski ficou em sexto, à frente de Dale Earnhardt Jr., que liderou a maior parte da sessão. Jeff Gordon foi o oitavo, Ricky Stenhouse Jr. acabou em nono e Paul Menard completou o top-10.

Jimmie Johnson, o atual campeão, ficou em 14º, e Danica Patrick apareceu na 25ª colocação. A baixinha largou na pole da prova mais importante da Nascar no ano passado.

Nenhum desses pilotos, porém, largará nessas posições no próximo domingo. O treino classificatório em Daytona determina somente os dois primeiros colocados. Os demais participam, na noite de quinta-feira, dos Duelos.

Em duas baterias de 60 voltas, os demais 47 inscritos, divididos em dois grupos, definirão o posicionamento das filas par e ímpar no grid das 500 Milhas.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.