Edwards empurra Kyle Busch, passa no fim e vence em Richmond segunda corrida na temporada da Nascar

A etapa de Richmond da Nascar começou livre de bandeiras amarelas por mais de 150 voltas, mas depois elas se amontoaram. Houve certa participação frenética de nomes na briga, mas no final das contas os dois que ali estiveram todo o tempo disputaram de forma atroz no final. Carl Edwards levou a melhor sobre Kyle Busch

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Bastante gente apareceu na parte da frente da corrida por frações das 400 voltas deste domingo (24) em Richmond. No final das contas, os dois que por lá estiveram durante todo o tempo terminaram brigando sozinhos. Carl Edwards atacou ferozmente Kyle Busch nas 20 últimas voltas, já longe do pelotão, e levou. O carro tremia, mas não passava o atual campeão. Foi, então, para o toque. E aí passou.

Edwards havia liderado mesmo por muito tempo na histórica cidade da Virginia. Sempre esteve no top-5 e parecendo com um dos melhores ritmos. Mas a manobra do final certamente vai causar dores de cabeça nas reuniões da Joe Gibbs. Busch se defendia muito bem e não perderia a vitória a não ser que Carl se utilizasse de um artifício como tal. Sem muitas preocupações que não fosse emplacar a segunda vitória seguida, fez o necessário e capitalizou em cima. 

É certo que Busch não gostou. Reclamou no rádio e fez cara feia, mas não tinha muito mais o que reclamar, visto que o movimento é permitido pela Nascar. Edwards assume, assim, a liderança da temporada tirando da frente Jimmie Johnson. O #48 foi o terceiro.

Carl Edwards e Kyle Busch brigaram sempre pela vitória (Foto: Getty Images)

O top-10 foi concluído com Kasey Kahne, Kevi Harvick, Denny Hamlin, Matt Kenseth, Joey Logano, Martin Truex Jr e Kurt Busch. 26 pilotos terminaram na volta do líder, o último sendo Ricky Stenhouse Jr.

Outro ponto importante da equipe foi o retorno de Tony Stewart, dando enfim início à sua última temporada da Nascar. O tricampeão, que desde o ano passado anunciara que faria seu último ano, perdeu as primeiras corridas do campeonato por conta de uma fratura na vértebra conseguida em um acidente numa brincadeira durante as férias. 
 
Stewart tem a permissão da Nascar de vaga no Chase caso vença ao menos uma prova e termine entre os 30 primeiros da classificação. Ele voltou ficando na volta da liderança, mas com muita dor. Ty Dillon estava pronto para substituí-lo. Chegou no 19º lugar e se envolvendo em bons pegas.

Semana que vem, a décima etapa da temporada toma lugar no superoval de Talladega.

Confira como foi a etapa de Richmond da Nascar:

A pole-position de Kevin Hervick foi atacada, mas sem muito fulgor na largada da prova promovida pela Toyota em Richmond. Só na volta 21 que Jimmie Johnson conseguiu colocar para trás o #4 numa corrida que, até então, andava bastante monótona. 

 
Aliás, a cidade de Richmond, que, não custa lembrar, é muito importante para a história dos Estados Unidos. Foi lá, na capital da Virgínia, que se estabeleceu a capital dos Estados Confederados durante a Guerra de Secessão. A cidade tinha sido transformada quase um século antes em importante zona de entrada e saída de mercadorias.

Richmond teve a maior indústria de armas dos confederados e foi fundamental na resistência dos rebeldes. Felizmente, no fim das contas, os confederados perderam a guerra e o direito de possuir escravos – a escravidão havia sido encerrada no país. 

 
O grande chamariz da corrida era Kyle Busch, na verdade. Enquanto Harvick caia na frente e Carl Edwards chegava para a baila como Johnson, o atual campeão escalava em progressão geométrica desde a nona posição da qual largou. Antes das primeiras oitenta voltas, já aparecia nas costas de Edwards e à frente de Jimmie no segundo lugar da corrida.
 
A janela de pit-stops se abriu próximo da volta 90. Quem se deu muito mal foi Johnson. Entrou na briga pelo segundo posto, saiu em sétimo e brigando com Kasey Kahne. Edwards seguiu na frente, seguido por Busch, Brad Keselowski, Denny Hamlin e Harvick no top-5. 
Kyle Busch andou forte em Richmond (Foto: Getty Images)
Informação do pit de Tony Stewart: com o campeão voltando às pistas muito mais cedo que o esperado após fratura na vértebra pouco antes do início da temporada, as dores o acompanhavam com força. Caso não conseguisse ir muito longe no volante, Ty Dillon, que fez três provas o substituindo, assumiria o carro.
 
Primeira bandeira amarela na corrida apareceu na volta 157 apenas. Detritos na pista para complicar o que andava fácil, fácil para Edwards. Os três primeiros colocados entraram juntos no pit. Edwards saiu na frente, mas Kyle Busch ganhou a posição de Hamlin. A crew Hamlin da Joe Gibbs errou, deixou um pneu sair quicando e atrapalharam a vida do #11.
 
Relargada na volta 165 e Ky Busch deixou Edwards comendo poeira. Mais atrás, brigando pela 13ª posição, Austin Dillon cutucava Ryan Newman para tentar tirá-lo da frente. Edwards, dono da prova, voltava a passar por Kyle e assumir a ponta. Isso tudo para, com 196 giros, nova bandeira amarela causada por detritos.

Na 204, uma relargada com quatro wide na curva um. Ricky Stenhouse Jr, Martin Truex Jr, Newman e David Ragan alargaram a pista. Na frente, Edwards saiu na frente, seguido por Harvick, Kyle e Johnson. Quem mostrava vida lá atrás era Joey Logano – até então morfético – que escalava as últimas posições do grid para tentar voltar à corrida. Kurt Busch, Kahne, Keselowski, Dale Earnhardt Jr, Newman e Aric Almirola completava o top-10.

Mais de 200 voltas depois de perder a liderança, o pole Harvick voltou à frente do pelotão em Richmond. Neste momento, volta 240, Ryan Blaney perdia seu direito de estar no mesmo giro do líder. Apenas 19 dos 40 que largaram permaneciam na volta de Kevin. E mais uma amarela se seguiu.
 
Nova relargada na 259. Harvick conseguiu segurar, e Kurt respeitou demais o irmão para que os dois mantivessem os lugares dois e três sem sobressaltos. Edwards era o quarto, seguido por Kahne, Dale Jrm Hamlin, Johnson, Newman e Keselowski. E Kyle partiu para atacar Havick. Primeiro, Kevin segurou; na segunda, segurou. Problemas para Stenhouse Jr, que rondava o top-10 o dia todo. A velocidade caiu, e o #17, tremendo todo, rapidamente saiu da volta do líder. Pena para ele.
 
Nova bandeira amarela! Agora, mais sério. Stewart teve um furo no pneu após um toque com Logano e obrigou a mais uma parada na prova. Quando relargou, na 275, Keselowski estava na frente por não ter parado. mas o #2 foi jantado por Edwards e Busch mais velho. E adivinha? Kurt passou Edwards, Kyle também passou em seguida. Os Busch Boys eram, na 280, os dois primeiros colocados.

Keselowski apostou em outra amarela e, enquanto ela não vinha, foi ficando para trás com os pneus pedindo arrego. Kyle atacava Burt e, enfim na 289, passou. Edwards e Harvick se isolaram em terceiro e quarto, com Kahne, Jonhson, Dale Jr e Keselowski bem próximos atrás. O pega entre os veteranos campeão Earnhardt Jr e Johnson era muito bom.

Ryan Newman com pneu furado em Richmond (Foto: Getty Images)

Mais detritos na pista! 88 voltas ainda para andar e o que parecia o pedaço de uma mangueira fez a corrida ser embolada de novo. Com a parada rápida, Kurt voltou na frente. Harvick, colado nos Busch, era o terceiro. Seis voltas depois, a relargada teve Buschão escapando, mas não durou. Newman, na confusão do meio do pelotão, teve o pneu furado num toque em Kyle Larson. Mais tempo de bandeira amarela. E, olha, poderia ter sido bem pior. Newman segurou muito bem um carro que sacudia loucamente. Depois, nova largada e nova parada. Agora foi Ellis quem rodou.

Quando relargou para valer com 61 voltas, Kurt abriu como deu. Edwards saltou na frente de Harvick e Johnson voltou a quinto lugar. Embora tenha ganho o direito de ser o lucky dog, Stewart se envolveu num four wide com três retardatários: Matt DiBenedetto, Landon Cassill e Michael McDowell.
 
Menos de 50 voltas quando Brian Scott apareceu rodado na pista para mais uma amarela. E nas paradas, Kyle foi salvo de um ritmo que o enterrava no momento. Ele voltou na liderança, enquanto o irmão mais velho demorou no pit e voltou em quinto. Entre os dois, Edwards, Johnson e Harvick. Kahne, Hamlin, Matt Kenseth, Dale Jr e Truex Jr completavam o top-10.
O que seria a última relargada aconteceu com Kurt Busch alucinado. No entanto, dois mergulhos que ele deu acabaram dando errado e, nos dois, perdeu posições. Terminou sendo o décimo. Kyle Busch e Edwards sumiram na frente. E assim foi durante algumas voltas até Carl, de fato, atacar. Atacou por mais de 20 voltas, sacudia, tremia e não parecia mais que iria passar.
 
Só que na última volta, Edwards foi para o tudo ou nada, tentou por dentro e viu o companheiro de equipe fechar. Não se furtou, porém, de combater. Empurrou a traseira de Busch da forma que só a Nascar permite e fez o atual campeão tremer na frente. Passou e foi para receber a bandeira quadriculada. Dobradinha da Joe Gibbs para chegar ao superoval de Talladega na semana que vem. Johnson, Kahne, Harvick, Hamlin, Kenseth, Logano, Truex Jr e Kurt encerraram o top-10.

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