A lógica prevaleceu neste sábado (30) em Talladega. Chase Elliott, que já havia sido o mais veloz na classificação de Daytona, repetiu o feito no superspeedway do Alabama. Com um carro que já teve muito sucesso em tais pistas nas mãos de Jeff Gordon, o estreante superou Austin Dillon por pequena margem, assegurando a posição de honra.
Dillon, que liderou a primeira parte da classificação em Talladega, não conseguiu repetir uma volta tão boa na hora da decisão e precisou se contentar com o segundo lugar – ainda um excelente resultado para o piloto do #3.
Dale Earnhardt Jr. veio em terceiro, mostrando que a equipe Hendrick vem com força para Talladega. Jimmie Johnson é outro exemplo disso, aparecendo em quinto. Nono, Kasey Kahne decepcionou, mas esteve longe de ter um dia ruim.
Bom trabalho, Chase Elliott (Foto: Getty Images)
Ricky Stenhouse Jr. é outro que merece menção. O #17, que faz uma temporada bastante sólida até aqui, foi o melhor Ford, aparecendo em quarto. O bicampeão da Xfinity foi muito melhor do que os companheiros Trevor Bayne e Greg Biffle.
Dentre os 41 pilotos que marcaram tempo, um teria de ir para casa mais cedo, vítima do limite de 40 carros. O desafortunado foi Josh Wise, mais de 0s6 mais lento do que o penúltimo colocado.
A etapa de Talladega da Nascar está marcada para este domingo (1º). A prova pode ser afetada pela chuva.
Saiba como foi a classificação da Nascar em Talladega
Como de costume em superspeedways, o formato do treino classificatório seria diferente. Cada piloto teria apenas uma oportunidade de marcar uma volta rápida, um de cada vez.
Regan Smith e AJ Allmendinger foram os dois primeiros a marcar volta rápida, em uma ordem definida pelos tempos registrados nos treinos livres. E aí veio Jimmie Johnson, sem bons registros anteriores, como terceiro a sair dos boxes. Não é surpresa que o #48 assumisse a ponta, mas seu tempo não parecia bom o suficiente para lá se manter.
Depois de uma sequência de pilotos do fundo do pelotão, Dale Earnhardt Jr. saiu dos boxes para confirmar isso. 0s05 mais veloz, o #88 assumiu a liderança do Round 1. Isso até Brad Keselowski sair dos boxes e registrar uma volta ainda 0s02 melhor.
Aí as equipes começaram a se revezar na liderança. Kasey Kahne surpreendeu, sendo melhor que seus companheiros da Hendrick e tomando a liderança. Aí Ricky Stenhouse Jr. veio e, do nada, tomou a ponta com um tempo muito bom: 49s775.
Austin Dillon ficou no quase (Foto: Getty Images)
O bom momento de Stenhouse foi interrompido por Austin Dillon. O piloto, que já conseguiu uma pole em 2016, ainda baixou seu tempo em 0s01.
As Toyotas da Joe Gibbs e da Furniture Row vieram na sequência. Mas não pareciam tão velozes assim: apenas Matt Kenseth conseguiu uma vaga no top-5, em terceiro.
Outra Toyota que não se deu muito bem foi a Kyle Busch. O #18 já estava fora do top-12 com 14 pilotos precisando fazer voltas rápidas. O Round 2 era uma impossibilidade.
Falando em pilotos sendo lentos, Kevin Harvick também foi eliminado logo de cara. E em uma posição muito pior: o #4 não aparecia nem entre os 20 primeiros.
Depois de 41 pilotos registrando voltas, sobraram 12 ainda com chances de pole.
Carl Edwards, por ser o mais lento dentre os 12, foi o primeiro a registrar uma volta rápida. O #19 até conseguiu um bom tempo, mas não seria suficiente para conseguir a terceira pole de 2016. O mesmo pode ser dito de Denny Hamlin, que veio na sequência.
Johnson também melhorou seu tempo. Neste caso, bastante: o #48 aparece como pole provisório, ainda com seis carros sem tempo registrado. Brevemente: o companheiro Dale Jr. tomou a ponta em seguida, mas com um tempo que ainda poderia ser batido.
E foi batido por outros companheiros de equipe, Chase Elliott. O #24 tinha tempo para brigar pela pole, mas Austin Dillon ainda parecia capaz de fazer algo melhor. Mas não fez: o #3 foi mais lento no segundo round, em comparação com o primeiro.
Nascar 2016, Talladega, treino classificatório:
1 |
24 |
CHASE ELLIOTT |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
|
49,704 |
|
2 |
3 |
AUSTIN DILLON |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
|
49,765 |
+0,061 |
3 |
88 |
DALE EARNHARDT JR. |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
|
49,799 |
+0,095 |
4 |
20 |
MATT KENSETH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
|
49,828 |
+0,124 |
5 |
48 |
JIMMIE JOHNSON |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
|
49,845 |
+0,141 |
6 |
17 |
RICKY STENHOUSE JR. |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
|
49,852 |
+0,148 |
7 |
2 |
BRAD KESELOWSKI |
EUA |
PENSKE FORD |
|
49,873 |
+0,169 |
8 |
11 |
DENNY HAMLIN |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
|
49,887 |
+0,183 |
9 |
19 |
CARL EDWARDS |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
|
49,922 |
+0,218 |
10 |
27 |
PAUL MENARD |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
|
49,924 |
+0,220 |
11 |
5 |
KASEY KAHNE |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
|
49,930 |
+0,226 |
12 |
78 |
MARTIN TRUEX JR. |
EUA |
FURNITURE ROW TOYOTA |
|
49,984 |
+0,280 |
13 |
6 |
TREVOR BAYNE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
|
49,988 |
+0,284 |
14 |
14 |
TY DILLON |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
|
50,003 |
+0,299 |
15 |
31 |
RYAN NEWMAN |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
|
50,058 |
+0,354 |
16 |
16 |
GREG BIFLE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
|
50,086 |
+0,382 |
17 |
18 |
KYLE BUSCH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
|
50,093 |
+0,389 |
18 |
41 |
KURT BUSCH |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
|
50,126 |
+0,422 |
19 |
13 |
CASEY MEARS |
EUA |
GERMAIN CHEVROLET |
|
50,196 |
+0,492 |
20 |
44 |
BRIAN SCOTT |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
|
50,207 |
+0,503 |
21 |
22 |
JOEY LOGANO |
EUA |
PENSKE FORD |
|
50,299 |
+0,595 |
22 |
43 |
ARIC ALMIROLA |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
|
50,331 |
+0,627 |
23 |
7 |
REGAN SMITH |
EUA |
TOMMY BALDWIN CHEVROLET |
|
50,371 |
+0,667 |
24 |
32 |
BOBBY LABONTE |
EUA |
GO F A S FORD |
|
50,409 |
+0,705 |
25 |
34 |
CHRIS BUESCHER |
EUA |
FRONT ROW FORD |
|
50,420 |
+0,716 |
26 |
47 |
AJ ALLMENDINGER |
EUA |
JTS DAUGHERTY CHEVROLET |
|
50,421 |
+0,717 |
27 |
4 |
KEVIN HARVICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
|
50,453 |
+0,749 |
28 |
1 |
JAMIE McMURRAY |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
|
50,472 |
+0,768 |
29 |
21 |
RYAN BLANEY |
EUA |
WOOD BROTHERS FORD |
|
50,517 |
+0,813 |
30 |
95 |
MICHAEL MCDOWELL |
EUA |
LEAVINE CHEVROLET |
|
50,528 |
+0,824 |
31 |
42 |
KYLE LARSON |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
|
50,536 |
+0,832 |
32 |
38 |
LANDON CASSILL |
EUA |
FRONT ROW FORD |
|
50,541 |
+0,837 |
33 |
55 |
MICHAEL WALTRIP |
EUA |
PREMIUM CHEVROLET |
|
50,583 |
+0,879 |
34 |
15 |
CLINT BOWYER |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
|
50,660 |
+0,956 |
35 |
83 |
MATT DIBENEDETTO |
EUA |
BK TOYOTA |
|
50,664 |
+0,960 |
36 |
98 |
COLE WHITT |
EUA |
PREMIUM CHEVROLET |
|
50,667 |
+0,963 |
37 |
10 |
DANICA PATRICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
|
50,679 |
+0,975 |
38 |
46 |
MICHAEL ANNETT |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
|
50,807 |
+1,103 |
39 |
35 |
DAVID GILLILAND |
EUA |
FRONT ROW FORD |
|
50,810 |
+1,106 |
40 |
23 |
DAVID RAGAN |
EUA |
BK TOYOTA |
|
51,035 |
+1,331 |
41 |
30 |
JOSH WISE |
EUA |
MOTORSPORT GROUP CHEVROLET |
|
51,573 |
+1,869 |
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