Johnson ultrapassa pilotos com pneus gastos e leva segunda vitória seguida na Nascar em Bristol

Jimmie Johnson veio do meio do nada e venceu a segunda seguida. Enquanto Kyle Larson e Martin Truex Jr. – dois pilotos mais velozes do dia – se implodiam com punições nos boxes, o heptacampeão construía uma vitória inteligente em Bristol

 
Jimmie Johnson passou boa parte do tempo sem chamar atenção nesta segunda-feira (24) em Bristol. Mesmo assim, venceu: o #48 cresceu na reta final da prova e, encaixando uma estratégia impecável, venceu a segunda corrida seguida na Nascar.
 
O grande obstáculo para o #48 nas últimas voltas foi a série de pilotos que não trocaram pneus na última bandeira amarela – Kevin Harvick, Denny Hamlin e Kyle Larson. Apesar da combatividade do trio, a melhor borracha de Johnson falou mais alto, garantindo a liderança com certa tranquilidade.
 
Foi uma vitória que se construiu em cima da própria capacidade, mas também com os erros alheios. Larson e Martin Truex Jr., por exemplo, excederam o limite de velocidade nos boxes na reta final e se despediram de qualquer chance realística de vitória.
Jimmie Johnson venceu em Bristol (Foto: Nascar Media)
Clint Bowyer, na mesma estratégia de Johnson, abocanhou um inesperado segundo lugar. Harvick manteve o terceiro posto com pneus gastos, segurando Matt Kenseth e Joey Logano, que fecharam o top-5. Larson foi o sexto, enquanto Truex pintou em oitavo.

Como de hábito, Bristol fez vítimas. Ryan Blaney e Brad Keselowski tiveram problemas mecânicos. Kyle Busch, Danica Patrick, Erik Jones e Chris Buescher bateram em uma prova de dez bandeiras amarelas.

 
A próxima etapa da Nascar será disputada em Richmond, já no próximo final de semana.

Saiba como foi a etapa de Bristol da Nascar

 
Primeiro segmento
 
A corrida deveria ter começado às 15h de domingo. A chuva não deixou. Foi só às 14h da segunda-feira que a bandeira verde.
 
Logo de cara, Kyle Larson sustentou a liderança, sem ser ameaçado por Chase Elliott, que se conformou com o segundo lugar. Brad Keselowski, Ryan Blaney e Martin Truex Jr fechavam o top-5. Os pilotos ainda estavam mantendo a cautela, estudando uma pista que ainda era pouco aderente. Joey Logano, por exemplo, errou e quase foi para o muro na décima volta.
 
Mesmo sendo cuidadoso, Truex ganhava terreno. De quinto, o #78 subiu para segundo em 15 voltas. Em uma pista tão curta, o tráfego logo virou um fator, complicando a vida de Larson e Martin.
 
Atrás, Blaney perdia terreno rapidamente. Antes quarto, o #21 caiu para sétimo. Em contrapartida, Jamie McMurray fazia um grande trabalhou: depois de largar em oitavo, o #1 pintou em quarto.
 
A primeira bandeira amarela veio na volta 54. Kurt Busch foi tocado por AJ Allmendinger e foi direto contra o muro interno de Bristol. Chris Buescher não conseguiu evitar Reed Sorenson, que tirou o pé para evitar Kurt, e terminou com danos sérios no carro. O campeão seguiu na prova, o jovem piloto abandonou. Ty Dillon levou o Lucky Dog e retornou à volta do líder.
 
Os pilotos foram aos boxes pela primeira vez no dia. Larson voltou em primeiro, ainda com Truex em segundo. McMurray passou Elliott, garantindo o terceiro lugar na relargada.
Largada em Bristol (Foto: Nascar Media)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A paralisação acabou se alongando, com uma bandeira vermelha. O carro de Buescher vazou muitos fluídos, e a pista precisava ser limpa.
 
Na relargada, Larson voltou a ser perfeito. O #42 disparou, enquanto Elliott tirava o segundo lugar das mãos de Truex. McMurray, por sua vez, partiu muito mal, desabando de terceiro para oitavo.
 
Não só Elliott relargou bem, como também tinha ritmo. O #24 ficou próximo de Larson, mas ainda não atacava. Restavam 40 voltas para o fim do segmento e o #24 precisava pensar em uma ultrapassagem.
 
Mas Elliott começou a ver a situação piorando. Erik Jones, em uma excelente reação depois da relargada, saltou para segundo e tentou ultrapassar o #24. Chase acabou perdendo muito tempo no processo e, em questão de uma volta, já estava em sexto.
 
Jones, mesmo sem errar, também não segurou o segundo lugar. Truex surgiu pouco depois, ultrapassando o companheiro.
 
Outro jovem piloto sofreu um revés voltas depois, e muito sério. A direção de Blaney começou a apresentar problemas e, depois de um pit emergencial, o #21 surgiu em 33º, duas voltas atrás.
 
Enquanto isso, Larson tinha uma prova tranquila na liderança. A situação só ficou mais difícil nas últimas cinco voltas, quando Ty Dillon começou a lutar para seguir na volta do líder. O #13 foi ultrapassado, mas conseguiu o Lucky Dog. O lado verdadeiramente negativo foi danificar o carro na briga com o #42 – que, aliás, carimbou a vitória no primeiro segmento.
Clint Bowyer e Ryan Blaney: um foi segundo, o outro teve problemas mecânicos (Foto: Reprodução/Twitter)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Segundo segmento
 
Os pilotos pararam na bandeira amarela que acompanha o fim do segmento. Larson seguiu em primeiro, ainda com Truex em segundo. Enquanto isso, os mecânicos de Blaney faziam reparos no motor do carro, indicando um problema sério.
 
Larson voltou a acertar a relargada, enquanto Truex caía de segundo para quarto, sendo ultrapassado por Logano e Elliott. Johnson fechava o top-5.
 
Mais atrás a briga pelo 14º lugar chamava atenção. Trevor Bayne era combativo para segurar Clint Bowyer, que fazia de tudo para ganhar terreno. Não deu certo: o #6 seguiu na frente, enquanto o #14 virava alvo de Keselowski.
Kevin Harvick levou o terceiro lugar (Foto: Nascar Media)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Outra briga começava a se desenhar na liderança. Larson sofria para ultrapassar retardatários, o que trouxe Logano e Truex para a disputa pela primeira posição.
 
E foram justamente os retardatários que trouxeram a primeira ultrapassagem na briga pelo primeiro lugar. Larson, já sem o mesmo ritmo do primeiro segmento, viu Truex passar Logano. Em seguida, sendo cirúrgico na escolha do traçado, o #78 superou o #42.
 
O segundo acidente do dia veio na volta 209, restando 38 para o fim do segmento. Kyle Busch furou um pneu e foi contra o muro externo. Todos voltaram aos boxes, onde Logano passou Larson.
 
Na relargada, a temporada ruim de Dale Earnhardt Jr. piorou mais um pouco. O #88 passou reto em uma curva, escorregando na parte externa e batendo. O problema foi um vazamento de óleo do próprio #88, que acabou abandonando.
 
Mais uma bandeira amarela, mais uma relargada. Enquanto Truex disparava, Logano e Johnson brigavam pelo segundo lugar, com o #22 levando a melhor. Harvick e McMurray completavam o top-5, brigando por posição. Logo atrás, Larson sofria e caía para sétimo.
 
Truex não teve problemas para vencer o segmento, enquanto os outros pilotos se conformavam com suas posições. Logano, Johnson, Harvick e McMurray se confirmaram no top-5.
Terceiro segmento
 
A última parte da corrida começou com uma decisão interessante nos boxes. Landon Cassill decidiu não parar, assumindo a liderança. Hamlin, antes em oitavo, trocou apenas dois pneus e assumiu o segundo lugar. O primeiro com quatro pneus novos era Truex, em terceiro.
 
Não por acaso, Truex assumiu a liderança com facilidade. Hamlin também foi ultrapassado por Harvick e Larson, ficando em quarto. Logano fechava o top-5, enquanto Cassill sequer conseguia se segurar no top-10.
 
O segundo round da briga entre Truex e Larson começava a se desenhar. O #42 despachou Harvick e começava a pensar em alcançar o #78. Ou não: Logano também passou Kevin e, em seguida, colocou o piloto da Ganassi no bolso.
 
Mais um pouco e Larson também foi ultrapassado por Johnson e Harvick. O #42 já não dava pinta de ter um carro para brigar por vitória.
 
Enquanto isso, Keselowski enfrentava problemas sérios. Depois de visitar os boxes para trocar uma roda que estava solto, o #2 ficou lento na pista, claramente com problemas mecânicos.
 
A bandeira amarela voltou a ser acionada faltando 177 voltas para o fim. David Ragan e Danica Patrick se enroscaram, bateram e acabaram com danos sérios.
Jimmie Johnson (Foto: Nascar Media)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A relargada veio pouco depois, e Truex se deu mal. O #78 foi ultrapassado tanto por Logano quanto por Larson. O #22 abria vantagem, enquanto os outros brigavam por posição. Martin conseguiu se livrar de Kyle, mas não sem perder tempo.
 
Hamlin, por sua vez, só andava para trás. Depois de ganhar terreno com a estratégia de trocar dois pneus, o #11 voltou a perder posições, logo saindo do top-10.
 
Restando 130 voltas, Larson voltava a apresentar bom ritmo. O #42 deu o troco em Truex, voltando ao segundo lugar. Depois, o jovem piloto começou a se aproximar de Logano, mesmo que lentamente. Nem um toque relativamente forte no muro parecia ser problema.
 
Com 117 giros para o fim, outra amarela. E novamente por causa de Kyle Busch: o #18 sofreu um furo de pneu e foi reto contra o muro. Fim de prova para o campeão de 2015 e novo ciclo de pits para todos os outros. Logano, Larson e Truex seguiram no top-3.
 
A relargada se provou um problema sério para Larson, que dormiu no ponto e caiu para quinto. Logano disparou, enquanto Johnson e Kasey Kahne (!!!) surgiam em segundo e terceiro. Os dois pilotos da Hendrick se aproveitaram da perda de tempo de toda a linha interna de carros, culpa do #42.
 
Como de hábito, Johnson aproveitou uma chance que surgiu. O #48 passou Logano e virou líder. O que era uma briga particular entre dois pilotos ganhou um terceiro elemento em seguida: Larson, fazendo rápida recuperação, logo surgiu em terceiro. Mais um pouco e o #42 foi para segundo, passando Logano.
 
A disputa estava no limite, mas foi interrompida por Jones. O #77 furou um pneu e foi direto contra o muro. AJ Allmendinger foi uma vítima, acertando o adversário desgovernado.
 
Nos boxes, Larson cometeu um erro crasso. O #42 excedeu o limite de velocidade e teria de largar no fim da volta do líder.
 
A relargada veio e Hamlin – que voltou a trocar apenas dois pneus – se sustentou em primeiro. Pelo menos por algum tempo: logo Johnson fez a ultrapassagem. E aí a boiada veio: Hamlin logo surgiu em quinto, sem qualquer condição de brigar com os ponteiros.
 
A bandeira amarela não tardou em vir. Faltando 41 voltas para o fim, Kahne ficou lento na pista e foi acertado por Paul Menard, que rodou na sequência.
 
E, dessa vez, quem se deu mal foi Truex. O #78 excedeu o limite de velocidade nos boxes, também tendo de largar na rabeira.
 
Na relargada, Harvick, Hamlin e Larson – todos com pneus velhos – seguiram no top-3. Era uma aposta que podia dar certo. E deu relativamente certo: os três seguiram nas primeiras posições, mas não tiveram como se defender de Johnson, que tomou a liderança.

Depois de passar os adversários, Johnson tomou conta da prova. A vantagem dos pneus era enorme, tanto que Bowyer subiu para segundo com certa facilidade. Harvick, se defendendo de tudo que era jeito, segurou o terceiro posto até o fim.

Nascar 2017, Bristol, corrida, final:

1 48 JIMMIE JOHNSON EUA HENDRICK CHEVROLET 500 voltas  
2 14 CLINT BOWYER EUA STEWART-HAAS FORD +1.199  
3 4 KEVIN HARVICK EUA STEWART-HAAS FORD +2.543  
4 20 MATT KENSETH EUA JOE GIBBS TOYOTA +2.726  
5 22 JOEY LOGANO EUA PENSKE FORD +2.837  
6 42 KYLE LARSON EUA GANASSI CHEVROLET +3.233  
7 24 CHASE ELLIOTT EUA HENDRICK CHEVROLET +3.925  
8 78 MARTIN TRUEX JR. EUA FURNITURE ROW TOYOTA +4.264  
9 17 RICKY STENHOUSE JR. EUA ROUSH FENWAY FORD +4.984  
10 11 DENNY HAMLIN EUA JOE GIBBS TOYOTA +5.243  
11 6 TREVOR BAYNE EUA ROUSH FENWAY FORD +7.068  
12 1 JAMIE McMURRAY EUA GANASSI CHEVROLET +7.169  
13 3 AUSTIN DILLON EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET +7.174  
14 31 RYAN NEWMAN EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET +7.936  
15 13 TY DILLON EUA GERMAIN CHEVROLET +11.801  
16 27 PAUL MENARD EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET +1 volta  
17 77 ERIK JONES EUA FURNITURE ROW TOYOTA +1 volta  
18 19 DANIEL SUÁREZ MEX JOE GIBBS TOYOTA +2 voltas  
19 32 MATT DIBENEDETTO EUA GO F A S FORD +2 voltas  
20 5 KASEY KAHNE EUA HENDRICK CHEVROLET +2 voltas  
21 72 COLE WHITT EUA TRISTAR FORD +2 voltas  
22 43 ARIC ALMIROLA EUA RICHARD PETTY FORD +3 voltas  
23 38 DAVID RAGAN EUA FRONT ROW FORD +3 voltas  
24 83 COREY LAJOIE EUA BK TOYOTA +3 voltas  
25 41 KURT BUSCH EUA STEWART-HAAS FORD +6 voltas  
26 95 MICHAEL McDOWELL EUA LEAVINE CHEVROLET +6 voltas  
27 33 JEFFREY EARNHARDT EUA CIRCLE SPORT CHEVROLET +9 voltas  
28 15 REED SORENSON EUA PREMIUM TOYOTA +10 voltas  
29 23 GRAY GAULDING EUA BK TOYOTA +13 voltas  
30 47 AJ ALLMENDINGER EUA JTG DAUGHERTY CHEVROLET +18 voltas  
31 55 DERRIKE COPE EUA PREMIUM TOYOTA +35 voltas  
32 34 LANDON CASSILL EUA FRONT ROW FORD +42 voltas  
33 21 RYAN BLANEY EUA WOOD BROTHERS FORD +48 voltas  
34 2 BRAD KESELOWSKI EUA PENSKE FORD +67 voltas NC
35 18 KYLE BUSCH EUA JOE GIBBS TOYOTA +117 voltas NC
36 10 DANICA PATRICK EUA STEWART-HAAS FORD +180 voltas NC
37 51 TIMMY HILL EUA RICK WARE RACING CHEVROLET +266 voltas NC
38 88 DALE EARNHARDT JR. EUA HENDRICK CHEVROLET +282 voltas NC
39 37 CHRIS BUESCHER EUA JTG DAUGHERTY CHEVROLET +447 voltas NC
PADDOCK GP #74 DEBATE: QUAIS OS PILOTOS COM POTENCIAL DE FUTURO CAMPEÃO MUNDIAL DE F1?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.