Kenseth segura Larson e Elliott e consegue primeira vitória do ano em imprevisível etapa de Dover da Nascar

Kyle Larson e Chase Elliott até sonharam com a primeira vitória na principal categoria da Nascar, mas o triunfo em Dover ficou nas mãos de um veterano. Matt Kenseth segurou o ímpeto dos jovens nas últimas voltas e levou a primeira em 2016

A primeira vitória de Matt Kenseth na temporada 2016 da Nascar veio em uma prova para lá de imprevisível. O #20 precisou segurar os agressivos Kyle Larson e Chase Elliott neste domingo (15) em Dover para acabar de vez com a má-fase e assegurar sua vaga no Chase.
 
A disputa foi particularmente acirrada com Larson. O #42 deu tudo e mais um pouco para ultrapassar Kenseth, mas não foi suficiente. Matt soube se defender muito bem e manteve a liderança, mas não dava para saber quem levaria a melhor até a última volta.
 
Enquanto o #42 se contentava com um bom segundo lugar, outros pilotos do meio do pelotão também se felicitavam com resultados acima da média. Elliott acabou em terceiro, enquanto Kasey Kahne era quarto e Kurt Busch quinto.
Matt Kenseth triunfou em Dover (Foto: Getty Images)
A corrida teve uma grande dose de acidentes. A primeira metade até transcorreu com alguma normalidade, mas a segunda teve dois impactos mais fortes. Primeiro Jimmie Johnson teve problemas na relargada, ficou lento e causou o big-one que vitimou 18 pilotos. Na sequência, Carl Edwards levou um totó de Larson e foi com tudo contra o muro.
 
Agora a Nascar vai para Charlotte. Lá, no próximo fim de semana, será disputada a comemorativa All-Star, prova extra-campeonato.

Saiba como foi a etapa de Dover da Nascar

 
Kevin Harvick largou muito bem, abrindo uma confortável vantagem sobre Carl Edwards ainda na primeira volta. Dale Earnhardt Jr., Denny Hamlin e Kyle Busch vinham atrás do #19, em um grid que ainda mudaria bastante.
 
O primeiro piloto a enfrentar problemas foi Kyle Busch. O #18 acabou com sujeira na frente do carro, comprometendo o rendimento do carro. Prova disso é que tanto Martin Truex Jr. quanto Kurt Busch o superaram rapidamente. Mais algumas voltas e o atual campeão aparecia em oitavo.
 
Com 40 voltas, a bandeira amarela de competição foi acionada. A medida permitiu que as equipes revisassem os set-ups após a chuva da noite, que acabou com a aderência da pista. Nos boxes, Edwards superou Harvick, tomando a liderança.
 
Na relargada, Harvick deu o troco com facilidade. O #4 parecia ser o melhor carro, logo abrindo vantagem novamente. E não é que Edwards estivesse lento – o #19 também conseguia abrir vantagem sobre o terceiro, Kenseth. Kevin simplesmente parecia muito forte.
Kyle Larson pilotou como gente grande em Dover (Foto: Getty Images)
Atrás de Kenseth, Hamlin e Kurt Busch. Eram dois pilotos com carros bons, mas que não conseguiam ganhar terreno.
 
Só depois de quase 50 voltas que Harvick começou a andar para trás. Edwards diminuiu a vantagem para 0s7, quem sabe já pensando em um ataque no futuro próximo.
 
Com 100 das 400 voltas cumpridas, o top-5 era Harvick, Edwards, Kenseth, Kurt Busch e Truex Jr.
 
Na volta 119, uma amarela. Matt DiBenedetto teve problemas no carro, indo reto em uma curva e enchendo o muro. Assim, todos foram aos boxes para a segunda rodada de pits. Nos boxes, Harvick novamente não foi ideal, perdendo duas posições – uma para Edwards e outra para Kenseth.
 
Na relargada, Harvick piorou ainda mais a situação. O #4 largou mal, perdendo mais uma posição para Brad Keselowski. Esta foi recuperando em seguida, mas o tempo perdido impediu ataques contra Edwards e Kenseth, primeiro e segundo.
 
Mais atrás, a relargada foi um pouco selvagem. Aric Almirola, por exemplo, tentou superar Tony Stewart mas acabou tocando. Ninguém foi ao muro, mas a traseira do #43 começou a soltar fumaça, exigindo um custo pit sob bandeira verde.
 
Na ponta, a ordem parecia estabelecida. Harvick já não apresentava o mesmo ritmo antes e parecia incapaz de chegar muito perto de Kenseth.
 
Com 143 voltas, a terceira amarela do dia. Regan Smith rodou sozinho, tocou com a traseira no muro e causou a intervenção. Nos boxes, quase todos optaram por trocar dois pneus – menos Jimmie Johnson. O #48, até então empacado no top-10, trocou quatro e caiu para nono. Caso demorasse para outro piloto se acidentar, Johnson se daria bem.
 
Mas um piloto resolveu não parar. Truex Jr. ficou na pista e, com pneus gastos, tentaria segurar a primeira posição na marra.
E o #78 teve as manhas para se manter em primeiro. Não foi uma largada ideal de Martin, mas sim com foco em evitar o avanço alheio. Em velocidade pura, afinal, os pneus gastos seriam derrotados. Atrás, Edwards, Harvick, Kenseth e Kurt Busch formavam o top-5.
 
As voltas iam passando e o #78 confirmou o bom ritmo. Edwards não conseguiu ir para o ataque ou sequer pressionar o líder.
 
Uma nova amarela tratou de resetar tudo. Um grande detrito, possivelmente pedaço de um carro, apareceu no meio da pista. Dessa vez, um grupo maior de pilotos resolveu ficar na pista. Tanto que o top-5 ficou meio confuso: Truex Jr., Greg Biffle, Logano, Kyle Larson e Jamie McMurray.
 
Na relargada, Truex Jr. perdeu duas posições: uma para Biffle, outra para Larson. Greg assumiu a liderança, mas Kyle não permitiu que isso durasse muito. Duas voltas depois, o #42 veio por dentro e tomou a liderança.
 
O bom momento de Larson sofreu um golpe poucas voltas depois: Austin Dillon bateu sozinho, causando a amarela e colocando em risco a liderança do #42.
Truex Jr. fez uma prova sólida, mas foi vítima das lambanças de Johnson (Foto: Getty Images)
Dessa vez, nenhum dos líderes resolveu parar. Na relargada, Larson foi muito bem, conseguindo uma boa margem sobre Logano, novo segundo colocado. Biffle, com equipamento pior, segurava Jamie McMurray e Matt Kenseth, logo atrás.
 
Com 200 voltas – ainda metade da prova –, Larson já tinha uma bela vantagem de 1s4 sobre Logano. O ar limpo estava fazendo grande diferença. Biffle já vinha quase 3s atrás. De tão lento, Biffle logo perdeu posições. Primeiro para Kenseth, depois para Keselowski.
 
Na volta 212, outra amarela. Dessa vez por causa de Reed Sorenson. O #55 começou a soltar óleo e rodou. O vazamento também vitimou Johnson, que rodou e ficou parado no meio do caminho de Harvick. Nenhum dos três chegou a bater, mas todos perderam muito tempo.
 
Nos boxes, as estratégias voltaram a ser diversas. Hamlin não parou e tomou a liderança pela primeira vez. Keselowski, Dale Jr. e Kyle Busch trocaram apenas dois e vinham logo atrás. Logano e Larson, trocando quatro borrachas, vinham em quinto e sexto.
 
Na relargada, Hamlin manteve a tradição e abriu uma boa vantagem. Tanto que a maior preocupação de Keselowski era segurar Larson, já em terceiro. O #42, com quatro pneus novos, poderia retomar a liderança em breve.
 
Antes disso, seria necessário esperar por outro ciclo de bandeira verde. Michael Annett, depois de um totó de McMurray, bateu com certa força no muro interno. Mais uma bandeira, mas agora sem líderes parando.
 
Os gastos pneus de Hamlin cobraram o preço na relargada. Keselowski tomou a ponta, enquanto Larson subia para segundo. As voltas passavam e o piloto da Penske mantinha uma margem confortável, mas que vinha lentamente caindo.
 
A vantagem do #2 desapareceu conforme retardatários começaram a aparecer. Larson chegou muito perto, tentou passar e não conseguiu. Depois de algumas voltas, Kyle voltou, tentou outra vez e falhou novamente. Keselowski se defendia com maestria.
 
Atrás, Logano já estava devendo quase 5s para Larson. Truex Jr. e Hamlin vinham atrás, próximos do #22.
 
Foi na volta 280 que Larson finalmente passou Keselowski. O piloto da Ganassi fez uma bela manobra por fora e imediatamente começou a abrir. Brad, agora em segundo, precisava lidar com Logano, que voltava a andar bem rápido.
 
A missão de Keselowski foi complicada pelos retardatários. Dillon, novamente na pista mas com um carro muito avariado, saiu lentamente de uma curva. Brad, sem tempo para reagir, tocou na traseira do #3 e abriu um rombo na lateral do carro. Em questão de voltas, o #2 já estava em sexto.
 
Demorou, mas a Nascar acionou a bandeira amarela por detritos na pista. Um alívio para Keselowski, que poderia fazer reparos com mais calma.
Grande acidente em Dover (Foto: Reprodução/TV)
Nos boxes, Larson manteve a liderança. Todos trocaram quatro pneus, sem mudar a ordem do top-5.
Larson relargou bem, mantendo a liderança. Atrás, um pessoal da pesada: Logano, Edwards, Truex Jr. e Harvick fechavam o top-5. Na sequência, mais uma amarela, novamente por detritos. Um desses detritos inclusive acertou a dianteira do #42, causando pequenos danos na dianteira do carro.
 
Na nova relargada Logano quase tomou a ponta. Mas Joey não só falhou na busca pela liderança como também perdeu um posto para Truex Jr. Edwards e Harvick fechavam o top-5.
 
Truex Jr. tinha muito ritmo e estava se aproximando rapidamente de Larson. Os dois abriam bastante sobre Logano, que dessa vez não conseguia ser tão veloz assim.
 
Os danos na dianteira de Larson cobraram seu preço. O #42 bem que tentou, mas não foi capaz de segurar Truex Jr. Pouco depois Edwards foi lá e tomou o segundo lugar.
 
Na sequência, drama para Stewart. O motor do #14 começou a entregar os pontos, soltando óleo e fumaça. Chris Buescher veio atrás e rodou na pista escorregadia. A amarela foi necessária novamente.
 
A nova relargada deu início ao caos. Johnson, líder após trocar apenas dois pneus, não foi capaz de ganhar velocidade quando a bandeira verde foi agitada. O carro seguiu lento e todos que vinham em sua fileira acabaram se envolvendo em um big-one. 18 carros acabaram danificados.
 
Depois de bandeira vermelha para limpar a pista, outra relargada complicada. Edwards, em segundo, perdeu a traseira e levou um totó na traseira e bateu com força no muro. Fim de prova para o #19 e mais uma intervenção.
 
Na relargada, o sobrevivente Kenseth era líder. Larson, agora segundo, se manteve colado no rival. O #42 tinha a vantagem de ter trocado quatro pneus recentemente, enquanto o #20 trocou apenas dois. Fechando o top-5, Kurt Busch, Chase Elliott e Kasey Kahne. Sim, tudo virou de cabeça para baixo.
 
Kenseth precisou fazer de tudo para segurar os dois jovens pilotos. Quando Larson finalmente conseguiu se livrar de Elliott, começou uma bela briga pela vitória. E quem levou a melhor foi Matt.

Nascar 2016, Dover, corrida:

1 20 MATT KENSETH EUA JOE GIBBS TOYOTA 400 voltas  
2 42 KYLE LARSON EUA GANASSI CHEVROLET +0.188  
3 24 CHASE ELLIOTT EUA HENDRICK CHEVROLET +0.634  
4 5 KASEY KAHNE EUA HENDRICK CHEVROLET +2.671  
5 41 KURT BUSCH EUA STEWART-HAAS CHEVROLET +3.309  
6 2 BRAD KESELOWSKI EUA PENSKE FORD +4.239  
7 11 DENNY HAMLIN EUA JOE GIBBS TOYOTA +4.261  
8 21 RYAN BLANEY EUA WOOD BROTHERS FORD +6.501  
9 78 MARTIN TRUEX JR. EUA FURNITURE ROW TOYOTA +6.706  
10 6 TREVOR BAYNE EUA ROUSH FENWAY FORD +8.380  
11 27 PAUL MENARD EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET +10.903  
12 15 CLINT BOWYER EUA H SCOTT CHEVROLET +11.692  
13 10 DANICA PATRICK EUA STEWART-HAAS CHEVROLET +12.073  
14 17 RICKY STENHOUSE JR. EUA ROUSH FENWAY FORD +12.289  
15 4 KEVIN HARVICK EUA STEWART-HAAS CHEVROLET +1 volta  
16 31 RYAN NEWMAN EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET +2 voltas  
17 23 DAVID RAGAN EUA BK TOYOTA +3 voltas  
18 34 CHRIS BUESCHER EUA FRONT ROW FORD +4 voltas  
19 38 LANDON CASSILL EUA FRONT ROW FORD +4 voltas  
20 95 MICHAEL MCDOWELL EUA LEAVINE CHEVROLET +4 voltas  
21 1 JAMIE McMURRAY EUA GANASSI CHEVROLET +5 voltas  
22 22 JOEY LOGANO EUA PENSKE FORD +9 voltas  
23 47 AJ ALLMENDINGER EUA JTS DAUGHERTY CHEVROLET +9 voltas  
24 44 BRIAN SCOTT EUA RICHARD PETTY FORD +10 voltas  
25 48 JIMMIE JOHNSON EUA HENDRICK CHEVROLET +13 voltas  
26 13 CASEY MEARS EUA GERMAIN CHEVROLET +26 voltas  
27 98 COLE WHITT EUA PREMIUM CHEVROLET +36 voltas  
28 19 CARL EDWARDS EUA JOE GIBBS TOYOTA +41 voltas NC
29 16 GREG BIFLE EUA ROUSH FENWAY FORD +45 voltas NC
30 18 KYLE BUSCH EUA JOE GIBBS TOYOTA +46 voltas NC
31 43 ARIC ALMIROLA EUA RICHARD PETTY FORD +46 voltas NC
32 88 DALE EARNHARDT JR. EUA HENDRICK CHEVROLET +46 voltas NC
33 3 AUSTIN DILLON EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET +55 voltas  
34 14 TONY STEWART EUA STEWART-HAAS CHEVROLET +58 voltas NC
35 32 JEFFREY EARNHARDT EUA GO F A S FORD +66 voltas NC
36 30 JOSH WISE EUA GO F A S FORD +68 voltas  
37 46 MICHAEL ANNETT EUA H SCOTT CHEVROLET +117 voltas NC
38 55 REED SORENSON EUA PREMIUM CHEVROLET +196 voltas NC
39 7 REGAN SMITH EUA TOMMY BALDWIN CHEVROLET +261 voltas NC
40 83 MATT DIBENEDETTO EUA BK TOYOTA +284 voltas NC
O QUE ESTÁ POR TRÁS DO RECENTE NOTICIÁRIO SOBRE SCHUMACHER

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