Larson acerta relargada final, ultrapassa Keselowski e parte para vitória na etapa da Xfinity no Texas

Kyle Larson passou uma corrida inteira relargando mal. Quando mais precisava, acertou a mão: o #42 ultrapassou Brad Keselowski e levou a vitória na etapa da Xfinity no Texas

A maior parte da corrida de Kyle Larson no Texas foi marcada por um péssimo hábito: quando a chance de tomar a liderança pintava, uma relargada ruim colocava tudo a perder. Mas, na hora da verdade, Larson se acertou: na última relargada deste sábado (5), o #42 ultrapassou Brad Keselowski e partiu para a vitória no Texas.
 
Keselowski dominou a prova com alguma facilidade, mas pôs tudo a perder no final. Brad era capaz de atacar Kyle, mas não conseguiu concretizar uma ultrapassagem. Larson se defendeu bem, segurando a liderança pelo pescoço.
 
Os dois tinham, claramente, os melhores carros. Tanto que Kevin Harvick, terceiro colocado, não chegou nem perto de brigar pela vitória. Erik Jones e Daniel Suárez fecharam o top-5. Elliott Sadler, outro piloto regular da categoria, foi o sexto.
Kyle Larson (Foto: Reprodução/Twitter)

Foi uma prova de poucos acidentes, todos envolvendo pilotos do fundo do grid. A briga pelo Chase parece forçar a maioria dos pilotos do grid a adotar uma postura mais conservadora.

Como se nota, foi uma prova em que pilotos regulares da Xfinity foram coadjuvantes. Com a disputa do Chase acirrada, os candidatos ao título precisaram se contentar com a soma de pontos. Jones, Suárez e Sadler conseguiram encaminhar uma vaga na decisão do campeonato. O último posto parece ficar entre Justin Allgaier e Blake Koch, com Ryan Reed correndo por fora. Darrell Wallace Jr. e Brendan Gaughan dependem de uma vitória milagrosa em Phoenix.

Saiba como foi a etapa do Texas da Xfinity

 
Largando da pole, Brad Keselowski fez uma largada péssima: em uma volta, caiu de primeiro para quarto. Quem comemorou foi Erik Jones, agora em primeiro. Daniel Suárez e Justin Allgaier vinham em segundo e terceiro. Elliott Sadler fechava o top-5.
 
Depois de algumas alterações sutis na ordem ao longo das voltas iniciais, a primeira bandeira amarela veio. Na volta oito, Brandon Hightower furou um pneu e rodou.
 
Ninguém foi aos boxes, e a bandeira verde veio na volta 11. Enquanto Jones se sustentava em primeiro, uma boa relargada colocava Keselowski em segundo. Suárez havia caído para terceiro, enquanto Matt Tifft e Allgaier eram os últimos pilotos do top-5.
 
Keselowski, agora recomposto, tinha tudo para voltar ao primeiro lugar. O #22 parecia mais rápido do que o #20 de Jones, mas não conseguia concretizar uma manobra. A ultrapassagem só veio na volta 25, quando Brad despachou Erik.
 
Mais atrás, outro piloto da divisão principal da Nascar em crescimento era Kyle Larson. O #42, relargou em sexto, mas logo pintou em terceiro.
Os carros se preparam para largar no Texas (Foto: Nascar Media)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Larson logo colou na traseira de Jones, conseguiu concretizar a manobra com certa facilidade. Depois de tomar a segunda posição na volta 35, Kyle estava em condição de caçar Keselowski. O #42, aliás, estava um pouco mais veloz do que o #22.
 
O ciclo de pits em bandeira verde começou na volta 48. Era um pouco cedo, mas fazia sentido em uma pista de asfalto tão abrasivo como a do Texas. Quando tudo se normalizou, o top-5 estava um pouco diferente: Suárez havia caído de quarto para sexto, sendo ultrapassado por Austin Dillon e Kevin Harvick.
 
Sem mais ninguém no meio do caminho, Larson acabou com toda a vantagem de Keselowski. A ultrapassagem quase veio na volta 69, mas a presença de retardatários atrapalhou o #42. Na volta seguinte, uma rodada de Ray Black Jr. trouxe a segunda bandeira amarela do dia. Todos foram aos boxes, de onde Keselowski saiu ainda em primeiro.
 
Keselowski foi capaz de manter a liderança na relargada, enquanto Larson perdia tempo segurando Jones. Logo atrás, Suárez também se esforçava para segurar Austin Dillon.
 
Larson bem que tentou, mas não conseguiu segurar Jones. O #20 tomou o segundo lugar, enquanto Keselowski abria.
Kyle Larson (Foto: Nascar Media)
A terceira bandeira amarela veio na volta 92, por conta de detritos da pista. Todos voltaram aos boxes, onde Jones teve problemas sérios – antes segundo, o #20 caiu para quarto. Larson voltou a pintar em segundo.
 
Pela segunda vez seguida, Larson não conseguiu ameaçar Keselowski. E, pela segunda vez, perdeu uma posição – agora para Suárez. O #42 claramente não tinha o melhor dos ritmos com pneus novos, se sobressaindo com borracha gasta.
 
Foram necessárias 20 voltas para Larson recuperar o segundo lugar. Foi tempo suficiente para Keselowski abrir 3s4 de vantagem. Suárez, Harvick e Jones fechavam o top-5.
 
Mesmo distante, Larson seguiu fazendo sua parte. Faltando 75 voltas para o fim, Larson pintava 1s7 atrás de Keselowski. De um jeito ou de outro, parecia improvável que um piloto regular da Xfinity sairia vencedor.
A terceira amarela veio com 66 voltas para o fim. Matt DiBenedetto passou reto na primeira curva, batendo o #14. Todos voltaram aos boxes, em uma rodada de pits que não alterou a ordem dos líderes.
 
A relargada foi dada com 60 giros para o fim. Keselowski voltou a relargar bem, enquanto Larson seguia seu costume de partir mal – quem levou o segundo posto dessa vez foi Harvick.
 
Depois de 30 voltas de pouca ação, a quarta bandeira amarela do dia. O #13 de Hightower voltou a dar problemas, e em uma hora muito conveniente para Blake Koch, piloto do Chase. O #11, em condições reais de partir para a decisão do título, evitou perder uma volta para os líderes.
 
Nos boxes, Larson voltou ao segundo lugar. E, por incrível que pareça, o #42 finalmente acertou uma relargada. E mais: Kyle conseguiu atacar e ultrapassar Keselowski quando mais precisava. Faltando 28 voltas para o fim, o jovem tinha a liderança e começava a abrir.
 
Ou pelo menos tentava abrir. Depois de dez voltas em bandeira verde, Keselowski voltou a se aproximar de Larson. A ultrapassagem parecia ser uma questão de detalhes, mas teimava em não vir.
 
Mesmo martelando, Brad não conseguiu recuperar a liderança. Larson voltou a abrir, conquistando sua segunda vitória na temporada da Xfinity.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.