Nascar divide corridas em segmentos, muda pontuação dos playoffs e cria título para campeão da temporada regular

As corridas da Nascar vão passar a ser divididas em três segmentos, dando pontos extras para os líderes destes. Quem liderar os trechos ganhar pontos de bonificação para o Chase – que passa a atender apenas por ‘playoffs’. Além disso, a categoria também vai dar uma premiação formal para quem mais pontuar nas primeiras 26 corridas do ano, antes do mata-mata

 
A Nascar confirmou mudanças profundas no funcionamento do campeonato em 2017. Através de anúncio feito nesta segunda-feira (23), ficou confirmado que a dinâmica das corridas será muito diferente: as provas passam a ser divididas em três segmentos menores, medida que visa aumentar as disputas nas pistas.
 
Cada segmento corresponde a um terço do total da corrida. Ao fim dos dois primeiros, a Nascar vai passar a distribuir pontos extras para os pilotos do top-10 – 10 pontos para o líder ao fim do segmento, 9 para o segundo, 8 para o terceiro, e assim por diante. O fim do terceiro segmento – e, por tabela, da corrida – traz a pontuação normal, com 40 pontos para o vencedor.
 
Os segmentos não chegam a ser um reset completo das corridas – na verdade, a única diferença é que a Nascar vai acionar uma bandeira amarela para demarcar o final de cada trecho. O líder de cada um dos dois primeiros segmentos não conta como um vencedor – ou seja, as corridas seguem tendo apenas um ganhador.
A Nascar vai passar por mudanças profundas (Foto: Nascar)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A última corrida do ano, em Homestead, também terá segmentos – aliás, todas as provas terão. Acontece que na decisão do campeonato não haverá nenhuma bonificação de pontos.
 
A medida tem como objetivo aumentar a importância da primeira metade das corridas. Antes não era raro ver pilotos que apenas se sustentavam entre os líderes, sem buscar a liderança antes da reta final da corrida. Essa estratégia fazia muito sentido em superspeedways, onde tentar ultrapassar muitas vezes resulta em acidentes. Em 2017, essa cautela vai ter um custo.
 
Os 10 pontos somados pelo líder de cada segmento contam para a temporada regular, antes do Chase – que em 2017 passa a atender apenas por ‘playoffs’. Todavia, a liderança nos segmentos acarreta em um ponto extra para o ‘mata-mata’.
 
A pontuação dos playoffs, aliás, muda bastante. Cada vitória resulta em 5 pontos extras no ‘mata-mata’ – mais do que os 3 que eram dados até 2016. Em contrapartida, a Nascar decidiu acabar com os pontos de bonificação para voltas lideradas.
 
Outros pontos de bonificação serão dados ao piloto de melhor desempenho na temporada regular – pré-playoffs, portanto. Aquele que mais somar pontos nas primeiras 26 corridas do ano vai levar 15 pontos de bônus para a reta final do campeonato. Além disso, haverá um título formal para este piloto. Claro, é uma conquista menor, mas que visa reconhecer e valorizar o desempenho apresentado no início do ano.
 
As mudanças valem para as três divisões nacionais da Nascar – Xfinity e Truck Series também são afetadas.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.