Sadler toca em Logano nos últimos metros, causa big-one em Talladega e escapa para vencer na Xfinity

Primeiro, a vitória parecia ser de Joey Logano. Depois, de Brennan Poole, primeiro a cruzar a linha de chegada. Mas os replays mostraram que, quando a bandeira amarela foi acionada por um big-one, quem era o líder era Elliott Sadler – justamente aquele que começou o acidente

Joey Logano tinha a vitória na mão na etapa da Xfinity deste sábado (30). Mas as coisas não são fáceis em Talladega: o piloto da Penske não pôde evitar contato com Elliott Sadler, que vinha na ofensiva. Sadler ainda conseguiu seguir reto, escapando do big-one e conseguindo sua primeira vitória de 2016.
 
Sadler, todavia, não foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada. Brennan Poole teve a honra, mas não levou: a bandeira amarela já havia sido acionada quando o #48 fez a ultrapassagem. Com a intervenção, as posições foram congeladas, garantindo o triunfo do #1.
Elliott Sadler (Foto: Getty Images)
Poole não só perdeu a vitória, também perdendo o segundo lugar para Justin Allgaier. Brennan pelo menos ficou na frente de Jeremy Clemens e Brendan Gaughan, que fecharam o top-5.
 
Foi um final épico para uma prova que vinha se desenhando com vários toques de drama. As últimas 20 voltas foram alucinantes, com trocas de liderança acontecendo toda hora. Mas foi uma bandeira amarela por detritos que juntou o grid inteiro e levou clímax dos últimos metros.

A vitória é de suma importância para Sadler. O novo formato da Xfinity, que também conta com o Chase, coloca todos pilotos com vitória na disputa pelo título. O #1 está confirmado no 'mata-mata', portanto.

Saiba como foi a etapa de Talladega da Xfinity Series

Matt Tifft, substituto de Kyle Busch no #18, sustentou a liderança ao longo da primeira volta. Daniel Suárez, todavia, parecia faminto: o mexicano, segundo, vinha lado a lado com Tifft.

 
Suárez até assumiu a liderança, mas brevemente. Tifft, na linha de dentro, ganhou muito mais impulso e se consolidou em primeiro. Austin Dillon e Ty Dillon vinham logo atrás, na mesma fila do ponteiro. Ryan Reed vinha junto, também capaz de brigar pela liderança.
 
Com 13 voltas completas, nada de acidentes. Mas os toques entre os pilotos ficavam cada vez mais frequentes. Joey Logano, por exemplo, quase fez Suárez rodar depois de um totó na traseira.
 
Com 19 voltas completas, a ordem era Tifft, Austin Dillon, Reed, Elliott Sadler e Erik Jones. Os cinco vinham em uma só fila, sem muitas ultrapassagens. A bandeira amarela, já planejada anteriormente, veio logo depois.
 
Por causa do pouco tempo de prova, quase todos optaram por trocar apenas dois pneus. Tifft seguia líder, mas voltaria a ser ameaçado.
 
Durante a bandeira amarela, Joey Logano precisou de mais um pit. Agora, para analisar danos na frente do carro. Agora, o #22 aparecia apenas em 34º.
Brennan Poole quase ganhou em Talladega (Foto: Getty Images)
Na relargada, um novo líder surgiu. Tifft perdeu três posições, enquanto Reed e Austin Dillon brigavam pela liderança. Ryan eventualmente se consolidou em primeiro, enquanto Matt subia para terceiro.
 
Na volta 32, o primeiro acidente do dia. E já foi um bastante forte: Joey Gase e Chris Cockrum, na parte de trás do grid, se tocaram e foram com tudo contra o muro inteiro. Cockrum, em particular, bateu muito forte e levantou voo. Os dois estavam inteiros, mas claramente tontos e precisando de ajuda médica.
 
Nas seis voltas de bandeira amarela, quase todos optaram por fazer pits. Menos Logano, que assumiria a liderança. Na relargada, Joey sustentou a liderança, com Brandon Jones, Sadler e Tifft atrás. Reed não se posicionou muito bem, perdeu vácuo, e caiu para 11º.
 
Mais três voltas e outra amarela foi necessária. O carro de BJ McLeod começou a soltar muita fumaça, provavelmente por problemas nos pneus.
 
Brandon Jones tomou a ponta na relargada, com o irmão Erik logo atrás. Sadler, Tifft e Logano fechavam o top-5. Sim, Joey teve uma relargada ruim.
 
Logano era o líder da linha externa, que ainda não era rápido o suficiente para brigar com Brandon Jones pela liderança geral. Reed vinha atrás do #22, mas não conseguia dar o impulso necessário.
 
Com 40 giros para o final, o fator estratégia ganhou força. Quatro pilotos Ford – Logano, Reed, Almirola e Wallace – pararam juntos, tentando ganhar posições. Na volta seguinte, outro grupo de carros veio junto, tentando neutralizar a jogada alheia.
 
Nos boxes, problemas para Ty Dillon. Ty errou seu box, freando mais tarde do que devia e perdendo muito tempo dando ré. Brandon Jones, por sua vez, travou seus pneus e precisou trocar os quatro pneus na parada, perdendo tempo.
 
Com 33 voltas para o fim, Jeremy Clements era o único que ainda não havia parado. Logano era o líder dentre os que haviam parado, fazendo sua estratégia funcionar com perfeição.
 
As chances de Reed vencer foram para o espaço com 29 giros para o final. O #16 foi tocado por trás por Erik Jones, indo contra o muro externo. Era a quarta amarela do dia.
Já as chances de Logano não estavam acabadas, mas sofreram um duro golpe. Uma peça no teto do carro começou a se soltar, fazendo a direção de prova obrigar o #22 a fazer um pit-stop para reparar os danos. Austin Dillon herdou a liderança.
 
Na relargada, quem tomou a ponta foi um incrível Chase Elliott. O piloto da Hendrick largou do 40º lugar e fez uma prova bastante limpa. Brendan Gaughan aparecia em segundo, recuperado de um drive-through ainda nas primeiras voltas.
 
Mas Gaughan não foi muito esperto na briga pela liderança. O #62 teve a oportunidade de se consolidar na primeira posição, mas se posicionou mal, perdeu vácuo, velocidade, e caiu para 19º. Tudo isso em menos de uma volta.
 
Assim, Elliott precisava focar na briga com Suárez, novamente nas primeiras posições. Tifft e Austin Dillon vinham logo atrás.
 
Dillon conseguiu ficar lado a lado com Elliott, concretizando a ultrapassagem pouco depois. No vácuo de Austin? Gaughan. Isso mesmo. Ao lado de Gaughan? Logano. Todos estavam trocando posições muito rapidamente.
 
Com 13 giros para o fim, Elliott já estava perdendo um pouco de terreno. Agora era Logano que desafiava Austin na briga pela liderança. O piloto da Penske conseguiu tomar a liderança, enquanto Dillon ficava no vácuo do novo ponteiro.
 
Faltavam 10 voltas. Foi aí que apareceu a quinta amarela, dessa vez por causa de detritos na pista. Brennan Poole, por detalhe, aparecia na liderança dessa vez, depois de ganhar muita velocidade na linha externa.
 
A última relargada virou uma briga particular entre Logano e Poole. Joey parecia ter levado a melhor, abrindo uma vantagem minimamente confortável. Isso até a sexta bandeira amarela, quando Jeb Burton foi tocado por trás. Em outro acidente, o pneu dianteiro esquerdo de Erik Jones explodiu, causando danos na dianteira do #20. A prova iria para a prorrogação.

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