Suárez tira proveito de problemas de Erik Jones e fica com caminho livre para vencer etapa de Dover da Xfinity

Daniel Suárez fez uma prova acima da média, evitando erros e tirando proveito dos problemas alheios. Uma péssima prova de Erik Jones significou vida mais fácil para vencer em Dover e avançar para a próxima fase do Chase

Daniel Suárez, que já vinha fazendo uma ótima temporada, conseguiu subir ainda mais seu nível com o início do Chase. Depois de chegar perto da vitória em Kentucky, o mexicano conseguiu dominar a corrida de Dover deste domingo (2).
 
A pilotagem de Suárez foi muito segura ao longo do dia. Salvo um toque em Justin Marks, que resultou em um forte acidente do #42, o mexicano fez uma prova acima da média. Foi suficiente para abrir 5s sobre a concorrência no fim, vencer e cravar a vaga na próxima fase do Chase.
 
Ty Dillon, que largou em último por conta de alterações irregulares no carro, fez uma corrida excelente e acabou em segundo. Justin Allgaier ficou com o terceiro posto, enquanto Ryan Blaney  e Alex Bowman completavam o top-5.
Daniel Suárez (Foto: Nascar Media)
O #19 tirou proveito de um dia horrível para Erik Jones, que conseguiu acabar a prova duas voltas atrás de Suárez, mesmo com um carro tão bom quanto. Erik precisou fazer um pit extra com seis voltas para o fim, o que o jogou para a 16ª posição.
 
Agora a Xfinity parte para Charlotte. Trata-se da última corrida da primeira fase do Chase. Ty Dillon, Erik Jones, Ryan Sieg e Brandon Jones vão iniciar a prova dentro da zona de eliminação.

Saiba como foi a etapa de Dover da Xfinity

 
A corrida, adiada após um sábado chuvoso em Delaware, teria um grid diferenciado. Kyle Busch, Joey Logano e Austin Dillon abriram mão da participação na Xfinity, abrindo espaço para substitutos de última hora: Drew Herring, Ryan Blaney e Regan Smith foram convocados, respectivamente.
 
A largada foi dada às 11h12 (de Brasília). Imediatamente, Erik Jones conseguiu abrir uma vantagem razoável na liderança. Daniel Suárez, Alex Bowman, Darrell Wallace Jr., e Justin Allgaier fechavam o top-5.
 
A primeira bandeira amarela veio já na volta 2: o motor do #15 de Josh Wise começou a soltar fumaça, apontando para um abandono muito precoce.
 
A segunda partida foi diferente da primeira. Suárez se deu bem, conseguindo brigar com Jones pela liderança. O problema é que a troca de posição não se concretizou, Erik seguia líder. Atrás, Bowman, Allgaier e Elliott Sadler fechavam o top-5.
 
Bem mais atrás, pilotos faziam belas provas de recuperação. Ty Dillon, que havia largado em último por ajustes irregulares no carro, já estava em 13º após meras 20 voltas. Herring, Blaney e Smith, os substitutos, também estavam no top-20 após largar do fundão.
Daniel Suárez (Foto: Nascar Media)

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Já na volta 34, a segunda bandeira amarela. Esta foi uma cortesia de Jordan Anderson, que acertou o muro externo ao errar uma tangência. Todos foram aos boxes desta vez, e as estratégias já começavam a divergir: Jones e Suárez trocaram apenas dois pneus, enquanto o resto dos líderes trocava quarto. Não parecia um bom negócio para a dupla da Joe Gibbs.
 
Jones voltou a sustentar a liderança na relargada, ainda com Suárez em segundo. Bowman, ainda terceiro, parecia capaz de se manter mais próximo dos líderes, mas ainda não perto o suficiente para tentar uma ultrapassagem. Suárez, por sua vez, conseguia sonhar com a ultrapassagem sobre Jones – na volta 58, a manobra e a troca de líder.
 
A terceira bandeira amarela foi acionada na volta 60, agora por conta de uma forte batida de Ryan Ellis. Poucos optaram por ir aos boxes, decisão tomada apenas por pilotos na rabeira da volta do líder.
 
Suárez manteve a liderança na relargada, mas agora não contava com o companheiro em segundo – Allgaier havia ultrapassado Jones. Blaney e Bowman fechavam o top-5.
 
Depois de perder a liderança, Jones estava claramente perdendo ritmo. Apenas com dois pneus novos, o #20 virou presa fácil para uma série de pilotos: Blaney, Bowman, Sadler e Dillon já estavam na frente de Erik na volta 90. Suárez, por sua vez, parecia confortável com a estratégia de dois pneus.
 
Depois de tanto perder terreno, Jones optou por uma estratégia arriscada. O #20 antecipou o pit para recuperar o pit, mas acabou caindo para 22º, uma volta atrás do líder. O timing das bandeiras amarelas seria crucial para Erik.
 
Os demais pilotos só começaram a parar 15 giros após Erik, na volta 124. Bowman e Dillon foram os primeiros, seguidos do resto dos líderes.
 
Mais alguns giros e um forte acidente aconteceu. Suárez deu um totó na traseira de Justin Marks, que rodou e foi com tudo contra o muro. Bandeira amarela, mais uma.
 
Blake Koch, no Chase, seguiu na pista e estava liderando no momento. A bandeira amarela seria ótima para o #11, mas houve um problema: enquanto ia aos boxes, o carro sofreu uma pane seca. Deu para alcançar os pits, mas não sem antes perder muito tempo.
 
Quando a situação se normalizou, Suárez recuperou a liderança. Allgaier e Blaney eram segundo e terceiro, enquanto Corey LaJoie – que não havia parado, mas não sofreu pane seca – era o surpreendente quarto colocado. Dillon surgia em quinto.
 
Na relargada, a ordem dos ponteiros voltou a mudar. Allgaier superou Suárez, que não havia partido muito bem. Mesmo assim, Justin não se sustentou por muito tempo: na volta seguinte, Daniel já era líder outra vez.
Allgaier, aliás, não parecia nem perto de ter a capacidade de brigar pela vitória. O #7 perdeu todo e qualquer contato com Suárez, mas pelo menos conseguia segurar Ty Dillon. Também não por muito tempo: mais algumas voltas e o #3 estava em segundo.
 
Enquanto isso, o dia de Erik Jones ficava ainda pior. Por conta do pit antecipado de voltas antes, o #20 precisou de um pit extra para evitar pane seca. Foi suficiente para rebaixar o jovem ao 16º lugar.
 
Lá na frente, Suárez seguia tranquilo para a segunda vitória do ano. Confirmado o triunfo, o mexicano já podia comemorar a vaga na próxima fase do Chase.
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