Truex leva a melhor em confronto direto com Blaney e vence etapa do Kansas marcada por forte acidente de Almirola

Martin Truex Jr. tinha melhor ritmo de corrida, mas Ryan Blaney levava a vantagem nas relargadas. Assim fica fácil de entender que, assim que o #21 passou a errar nas relargadas, a vitória no Kansas praticamente no colo do #78

 
Entre idas e vindas, um duelo marcou a etapa deste sábado (13) da Nascar, disputada no Kansas. Ryan Blaney e Martin Truex Jr., pilotos dos dois melhores carros da noite, pareciam imãs: quando um assumia a liderança, o outro se aproximava e dava o troco. E, ao fim das 267 voltas, quem estava na frente era Truex: primando pelo ritmo superior nos longos trechos de bandeira verde, o #78 levou a segunda vitória da temporada.
 
Apesar de levar a vantagem nos grandes ciclos de bandeira verde, foi em uma relargada que Truex venceu a corrida. Blaney não partiu bem em nenhuma das últimas três relargadas, o que praticamente entregou a vitória de bandeja para Truex.
 
As últimas voltas de Blaney foram tão decepcionantes que não deu nem para chegar em segundo. Quem conseguiu isso foi Brad Keselowski, que fez uma corrida recuperação digna de aplausos depois de ficar uma volta atrás dos líderes ainda no começo da noite. Kevin Harvick foi terceiro, logo à frente do #21 de Blaney. Kyle Busch completou o top-5.
Martin Truex Jr. venceu no Kansas (Foto: Nascar Media)
Mas, muito mais do que disputas acirradas, o que marcou a corrida foi um acidente de grandes proporções. Joey Logano e Danica Patrick se bateram depois de um problema do #22 e, desgovernados, viraram alvo fácil para Aric Almirola. O #43 levou a pior e preocupou a todos: a parte superior do carro precisou ser cortada para que Almirola fosse extraído. O piloto foi levado ao hospital, onde realiza exames.
 
A próxima etapa da Nascar vai ser disputada daqui duas semanas. É a tradicional Charlotte 600, prova mais longa do calendário. O All-Star, prova extracampeonato, acontece uma semana antes.

Saiba como foi a etapa do Kansas da Nascar

 
Primeiro segmento
 
A tarde no Kansas reservou mudanças no grid da corrida noturna. Duas, para ser exato: Michael McDowell teria de largar da última fila por troca de motor, mesmo destino de Matt DiBenedetto, que tinha um carro irregular.
 
A largada foi dada exatamente às 20h54 (de Brasília). Ryan Blaney, pole pela primeira vez, fez um belo trabalho e se sustentou em primeiro sem maiores problemas. Joey Logano, por sua vez, tinha um início pouco auspicioso: o piloto da Penske cometeu dois erros nas três primeiras voltas e caiu para nono. O carro #22 parecia muito instável.
Ryan Blaney pipocou quando menos podia (Foto: Reprodução/Twitter)
Atrás de Blaney, Martin Truex Jr., Kyle Busch, Ricky Stenhouse Jr. e Kurt Busch completavam o top-5 nos primeiros giros. Todos estavam muito próximos: 3s separavam os cinco.
 
Essa proximidade toda permitiu uma troca de liderança já na volta 10. Sem grandes dificuldades, Truex chegou e passou Blaney. Mais um pouco e Kyle Busch fez o mesmo. O #21 não tinha o melhor ritmo de corrida do mundo.
 
Mais atrás, Jimmie Johnson fazia uma bela corrida. Largando em 29º, o #48 ganhou terreno facilmente, pintando em 13º na volta 15. Mas tudo quase foi pelo ralo quando Johnson deu um totó na traseira de Austin Dillon, deixando os dois instáveis.
 
A primeira bandeira amarela veio na volta 29. Landon Cassill furou um pneu e foi reto na curva 1, batendo no muro externo com certa força. Todos foram aos boxes para a primeira sequência de pits do dia. Truex sustentou a liderança na saída dos boxes, enquanto Blaney e Harvick ultrapassaram Kyle Busch.
Landon Cassill trouxe a primeira amarela do dia. E a segunda também (Foto: Reprodução/TV)
A estrela da relargada estava fora do top-5. Enquanto Truex e Blaney seguiam em primeiro e segundo, Larson encaixou belas ultrapassagens por fora e, em menos de uma volta, conseguiu passar de sexto para terceiro.
 
Mais algumas voltas e outra amarela foi necessária. Cassill voltou a furar um pneu no 49º giro, causando a intervenção. Nos boxes, jogo de estratégias e confusão: Harvick e Ty Dillon foram os únicos que decidiram não parar, enquanto Stenhouse foi o único a trocar apenas dois pneus.
 
Além disso, Elliott foi abalroado por McDowell na saída de seu pit. O #24 perdeu muito tempo e também sofreu danos. Chase caiu para a rabeira da volta do líder, em 34º.
 
A relargada foi confusa. Enquanto Harvick disparava em primeiro, Ty Dillon desabou. O #13 não ofereceu resistência alguma e saiu do top-10 em menos de meia volta. Mais um pouco e o que era um momento ruim ficou ainda pior: Ty rodou sozinho na reta oposta, trazendo a terceira amarela da corrida – isso em apenas 58 voltas.
 
Na relargada, Harvick voltaria a enfrentar o desafio de se defender com pneus gastos. E, dessa vez, o #4 saiu derrotado: Kevin logo saiu até mesmo do top-5, entregando a liderança para Kyle Busch. Truex, Blaney, Larson e Keselowski o seguiam de perto, isso restando 8 giros para o fim do segmento.
 
A briga pela vitória no segmento parecia exclusividade de Kyle Busch e Truex, separados por apenas 0s3. Blaney e afins estavam 2s atrás.
 
Apesar da aproximação, Truex não tinha ritmo para encaixar uma ultrapassagem. Kyle Busch até conseguiu abrir 0s5 no final e garantiu a vitória no segmento.
 
Segundo segmento
 
No ciclo de pits que acompanha o fim do segmento, Blaney recuperou a primeira posição. Isso por conta de uma excelente parada da Wood Brothers, que assegurou o ganho de duas posições. Kyle Busch fez o caminho inverso: perdeu duas posições e relargaria em terceiro.
E, como a história costuma se repetir, Truex voltou a papar Blaney. O #78 virou líder, com Kyle Busch atrás. Larson também passou o #21, levando o terceiro lugar.
 
A volta 95 reservou mais um incidente. Erik Jones perdeu o controle sozinho e, apesar de não bater, destruiu os pneus e precisou de um pit emergencial. Mais uma amarela foi acionada, evitando que Truex escapasse.
 
Truex e Kyle Busch voltaram a se enfrentar na relargada, com o #18 levando a melhor por pouco. Mas não importou muito: mais alguns segundos e Johnson furou um pneu depois de um leve toque com Kurt Busch. O #48 começou a soltar detritos na pista e exigiu mais uma amarela. Alguns – poucos – pilotos trocaram pneus. O melhor deles era Larson, que abriu mão do quarto lugar para ter borracha nova.
Kyle Busch até mostrou força, mas não a ponto de brigar por vitória (Foto: Nascar Media)
A nova relargada voltou a confirmar a liderança de Kyle Busch, agora com Blaney e Truex em segundo e terceiro. Mais atrás, um ciclo de bandeiras verdes garantia uma série de disputas. Em um momento de múltiplas ultrapassagens, Larson subiu para sexto com 45 voltas para o fim do segmento.
 
Enquanto isso, trabalhos ruins nos boxes cobravam seus preços. Stenhouse e Johnson precisaram de pits extras em bandeira verde porque os pneus não estavam bem presos.
A bandeira amarela voltou a ser necessária com 23 voltas para o final. Corey LaJoie raspou o muro externo, soltando detritos na pista. Todos foram aos boxes para o que deveria ser a última parada do segmento. Foi a deixa para Blaney recuperar a liderança.
 
Depois de uma relargada que só serviu para deixar Larson em segundo, mais uma amarela foi acionada. Gray Gaulding furou um pneu e destruiu a traseira do carro, enchendo a pista de detritos.
 
A última relargada do segmento veio com 6 voltas para o fim. E Blaney foi cirúrgico: uma relargada livre de erros combinada com uma sequência de voltas fortes impediram a aproximação de Larson, que se conformou com o segundo posto.
Terceiro segmento
 
Logo de cara, o segmento começou com uma estratégia ousada de Kurt Busch. Recuperado de um furo de pneu, o #41 não parou na amarela do segmento e se viu na liderança. Blaney relargaria em segundo, portanto.
 
Como era de se esperar, não deu muito certo. Kurt não tinha aderência nenhuma e caiu para quinto em uma só volta. Blaney seguiu em primeiro, mas agora com Truex em segundo – Larson não estava com um ritmo muito bom.
 
Tomar o segundo lugar foi crucial para Truex atacar Blaney. Sem perder tempo, o #78  se aproximou rapidamente do #21 e encaixou uma ultrapassagem fácil. Mais atrás, Larson segurava Kyle Busch, que simplesmente não conseguia tomar o terceiro lugar.
O sério acidente envolvendo Aric Almirola, Danica Patrick e Joey Logano (Foto: Reprodução)
A bandeira amarela voltou a ser acionado com 74 voltas para o fim. Paul Menard e AJ Allmendinger se enroscaram e foram contra o muro, acabando com sérios danos.
 
Truex fez uma boa relargada e seguiu em primeiro, mas isso importava muito pouco perto do que aconteceu depois. Um problema mecânico de Joey Logano jogou o #22 contra o #10 de Danica Patrick. Os dois carros, desgovernados, viraram alvo para Aric Almirola, que não teve qualquer tempo de reação e bateu com muita força.
 
O que se viu na sequência foi uma cena muito preocupante. Sob bandeira vermelha, os comissários enfrentaram grande dificuldade para retirar Almirola do carro. A parte superior do carro precisou ser cortada para o piloto ser extraído do carro.
 
A relargada foi boa para Blaney, que recuperou a liderança. Truex, Kyle Busch, Larson e Harvick fechavam o top-5.
 
Blaney e Truex voltaram a abrir sobre os outros pilotos, deixando claro que eram os grandes candidatos à vitória. Mas, uma vez mais, o mais número de voltas em bandeira verde parecia favorecer o #78: pouco a pouco, a vantagem que o #21 construiu na relargada ia virando poeira.
 
Quando parecia que Truex ia ultrapassar, outra amarela retardou o plano. Jones voltou a rodar sozinho, forçando a intervenção. Todos foram aos boxes, menos Dale Earnhardt Jr. e Trevor Bayne, que apostaram nos pneus gastos.
 
Uma vez mais, a aposta não deu muito certo. Blaney assumiu a liderança rapidamente, mas agora com Kyle Busch em segundo. O #18 chegou muito perto de tomar a ponta, mas não conseguiu concretizar uma ultrapassagem por fora.
 
Quem fez uma ultrapassagem por fora, então, foi Truex. O #78 estava determinado a recuperar a liderança e, com 40 voltas para fazer isso, não fez rodeios antes de retomar o segundo posto. Agora era questão de acabar com a diferença de 1s para Blaney.
Ryan Blaney e Martin Truex Jr. (Foto: Nascar Media)
E Truex fez isso muito bem. Sem muitos problemas, o #78 chegou e passou. Mas, instantes depois, o #83 de LaJoie foi reto na curva 1, trazendo a 14ª amarela do dia. Nos boxes, revés de Martin: o #21 reassumiu a liderança por centímetros.
Mas o revés virou sorte. Uma ótima relargada de Truex, combinada com uma ruim de Blaney, bastou para tomar a liderança com facilidade. Parecia que o assunto estava resolvido para o #78, mas…
 
Bandeira amarela com 9 voltas para o fim. Ty Dillon tocou a traseira de Jones, que rodou pela terceira vez – a primeira sem culpa.
 
A relargada não tardou, mas adivinhe: nova amarela, dessa vez consequência de uma barbeiragem entre os ponteiros – Johnson e Kurt Busch se bateram, com o #48 levando a pior.
 
Na relargada definitiva, Blaney jogou fora suas últimas chances. O #21 voltou a partir mal e, sem conseguir acompanhar o #78, deu adeus à primeira vitória da carreira.

Nascar 2017, Kansas, corrida, final:

1 78 MARTIN TRUEX JR. EUA FURNITURE ROW TOYOTA 267 voltas  
2 2 BRAD KESELOWSKI EUA PENSKE FORD +1.100  
3 4 KEVIN HARVICK EUA STEWART-HAAS FORD +1.625  
4 21 RYAN BLANEY EUA WOOD BROTHERS FORD +1.842  
5 18 KYLE BUSCH EUA JOE GIBBS TOYOTA +2.045  
6 42 KYLE LARSON EUA GANASSI CHEVROLET +2.068  
7 19 DANIEL SUÁREZ MEX JOE GIBBS TOYOTA +2.297  
8 1 JAMIE McMURRAY EUA GANASSI CHEVROLET +2.373  
9 14 CLINT BOWYER EUA STEWART-HAAS FORD +2.800  
10 6 TREVOR BAYNE EUA ROUSH FENWAY FORD +3.085  
11 17 RICKY STENHOUSE JR. EUA ROUSH FENWAY FORD +3.365  
12 20 MATT KENSETH EUA JOE GIBBS TOYOTA +3.733  
13 95 MICHAEL McDOWELL EUA LEAVINE CHEVROLET +3.783  
14 13 TY DILLON EUA GERMAIN CHEVROLET +4.226  
15 5 KASEY KAHNE EUA HENDRICK CHEVROLET +4.376  
16 3 AUSTIN DILLON EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET +4.382  
17 38 DAVID RAGAN EUA FRONT ROW FORD +4.765  
18 37 CHRIS BUESCHER EUA JTG DAUGHERTY CHEVROLET +4.779  
19 41 KURT BUSCH EUA STEWART-HAAS FORD +4.828  
20 88 DALE EARNHARDT JR. EUA HENDRICK CHEVROLET +4.845  
21 34 LANDON CASSILL EUA FRONT ROW FORD +4.996  
22 77 ERIK JONES EUA FURNITURE ROW TOYOTA +5.106  
23 11 DENNY HAMLIN EUA JOE GIBBS TOYOTA +5.187  
24 48 JIMMIE JOHNSON EUA HENDRICK CHEVROLET +5.269  
25 15 REED SORENSON EUA PREMIUM TOYOTA +9.306  
26 72 COLE WHITT EUA TRISTAR FORD +1 volta  
27 83 COREY LAJOIE EUA BK TOYOTA +2 voltas  
28 51 TIMMY HILL EUA RICK WARE RACING CHEVROLET +8 voltas  
29 24 CHASE ELLIOTT EUA HENDRICK CHEVROLET +9 voltas  
30 47 AJ ALLMENDINGER EUA JTG DAUGHERTY CHEVROLET +10 voltas  
31 66 CARL LONG EUA MBM MOTORSPORTS CHEVROLET +11 voltas  
32 32 MATT DIBENEDETTO EUA GO F A S FORD +24 voltas  
33 33 JEFFREY EARNHARDT EUA CIRCLE SPORT CHEVROLET +24 voltas  
34 23 GRAY GAULDING EUA BK TOYOTA +36 voltas  
35 27 PAUL MENARD EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET +65 voltas NC
36 10 DANICA PATRICK EUA STEWART-HAAS FORD +68 voltas NC
37 22 JOEY LOGANO EUA PENSKE FORD +68 voltas NC
38 43 ARIC ALMIROLA EUA RICHARD PETTY FORD +68 voltas NC
39 55 DERRIKE COPE EUA PREMIUM TOYOTA +88 voltas NC
40 31 RYAN NEWMAN EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET +113 voltas NC
 
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