Na Garagem: identidade do piloto ‘The Stig’, do Top Gear, é revelada por jornal

A identidade do ‘Stig’, personagem do programa ‘Top Gear’ que ganhou fama mundial, sempre foi um segredo que a BBC tentou manter guardado a sete chaves. Mas, há 13 anos, este segredo foi revelado pela primeira vez

A reformulação que Jeremy Clarkson comandou no programa ‘Top Gear’, da BBC, em 2002, trouxe consigo um personagem que ganhou fama mundial entre os fãs do automobilismo: ‘The Stig’.
 
Vestido todo de preto, ‘The Stig’ era o piloto a ser batido nas provas propostas pelo programa aos seus convidados — tanto pilotos, quanto celebridades de outras áreas. Seu rosto não aparecia, tampouco seu nome era revelado, e naturalmente surgiu grande curiosidade a respeito de sua identidade.
 
O mistério do primeiro Stig começou a cair em 12 de janeiro de 2003. Ao final da primeira temporada, o jornal britânico ‘Mirror’ publicou que o cara por baixo das vestes negras era Perry McCarthy.
McCarthy, nascido em 1961, chegou ao ponto máximo do automobilismo em 1992: foi contratado pela Andrea Moda para a F1. No entanto, em dez oportunidades, jamais conseguiu se classificar para o grid de largada. Depois, ele foi se aventurar em outras categorias, entre elas o endurance. Participou cinco vezes das 24 Horas de Le Mans, sem nunca ver a bandeira de chegada.
 
Na época, o ‘Mirror’ relatou que pouquíssimas pessoas da equipe de produção sabiam que McCarthy era o Stig. E McCarthy, por sua vez, foi evasivo: “Eu não sei quem o Stig é, mas não posso comentar mais”.
McCarthy continuou no papel na segunda temporada, mas, depois, confirmou em sua autobiografia que, de fato, era o Stig. No primeiro episódio da terceira temporada, seu personagem foi morto em um acidente que foi feito para parecer uma cena digna dos filmes do 007. Após um teste em um porta-aviões, o carro caiu na água, e apenas uma luva foi encontrada.
 

No episódio seguinte, um novo Stig apareceu, agora todo vestido de branco. Sua identidade foi mantida em segredo até agosto de 2010: Ben Collins, um ex-piloto de F3. O segundo Stig ‘branco’ estreou em dezembro de 2010 e segue anônimo desde então.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.