Na Garagem: recordista de velocidade na terra e na água morre em acidente de barco

Donald Campbell, até hoje, é o único homem a ter registrado recordes de velocidade na água e na terra no mesmo ano. Há 39 anos, o britânico morreu tentando melhorar a própria marca aquática no lago Coniston, no Reino Unido

Em uma época em que tentativas de quebra de recorde de velocidade chamavam muito a atenção, o britânico Donald Campbell era uma celebridade. Em 1964, ele quebrou os recordes na terra e na água — e é, o único homem até hoje, a tê-lo feito no mesmo ano. Mas, em 4 de janeiro de 1967, Campbell morreu tentando ampliar sua própria marca sobre a água.
 
Nascido em 1921 e filho de outro recordista de velocidade, Sir Malcolm Campbell, que estabeleceu 13 recordes nos anos 1920 e 1930. Donald estabeleceu oito marcas, considerando os recordes aquáticos e terrestres.
 
Na ocasião de sua morte, Donald Campbell estava no lago Coniston, no noroeste da Inglaterra e as condições eram boas. Este lago era bastante procurado para tais tentativas devido a sua extensão de oito quilômetros — com largura de 800 metros.
 
A marca a ser batida era de 444,71 km/h, cravada em 31 de dezembro de 1964, e ele tentaria, mais uma vez, com um barco Bluebird K7.
Donald Campbell fez história com recordes na água e na terra (Foto: Divulgação)
E tal velocidade seria superada naquele dia 4 de janeiro. Quando chegou ao início do trecho cronometrado, Campbell já estava a 459 km/h e fechou a primeira parcial com uma média de 478 km/h.
 
Donald, no entanto, não parou para reabastecer, como era costumeiro na época. Com o barco mais leve, ele pegou o caminho de volta e, quando chegou a um pico de velocidade de 528 km/h. Foi quando o motor falhou, a frente ‘abaixou’ e o piloto perdeu o controle com o barco se desintegrando. Um grande pedaço de plástico do para-brisa se soltou e decapitou Cambpell.
 
O corpo do piloto, ainda com a roupa de nylon azul que ele vestia, só foi encontrado em maio de 2001, 34 anos mais tarde, e, três meses mais tarde, testes de DNA confirmaram a identidade, e finalmente foi possível realizar um funeral — em 12 de setembro de 2001. A cabeça não foi achada até hoje.
 
Após o acidente, apenas o ‘Mr. Whoopit’, urso de pelúcia que Campbell tinha como amuleto, havia sido localizado.
Mr. Whoppit, mascote de Donald Campbell (Foto: Divulgação)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

PADDOCK GP EDIÇÃO #11: ASSISTA JÁ

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.