Por carreira no esporte e trabalhos humanitários, Todt recebe prêmio no Festival Internacional de Automobilismo

O atual presidente da FIA e ex-chefe de Peugeot e Ferrari, Jean Todt foi premiado pelos feitos de sua carreira na última terça-feira (27) durante o Festival Internacional de Automobilismo, em Paris. Como executivo, Todt conquistou quatro títulos mundiais de rali, duas vitórias no Rali Dakar, duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans e 14 mundiais de F1 entre Construtores e Pilotos

O presidente da FIA, Jean Todt, foi premiado no Festival Internacional de Automobilismo na última terça-feira (27). O prêmio é dado anualmente para alguém com grandes feitos no esporte. Todt ganhou a láurea pela carreira que construiu no automobilismo e pelo envolvimento em questões de segurança em estradas e ruas, além de questões humanitárias.
 
Todt foi co-piloto da rali, mas virou um nome fundamental do esporte como executivo. Foi diretor da Peugeot entre 1982 e 1993, pegando uma divisão com problemas estruturais e levando a títulos mundiais de rali, vitórias no Rali Dakar e nas 24 Horas de Le Mans. 
Jean Todt, presidente da FIA, foi premiado no  Festival Internacional de Automobilismo (Foto: Getty Images)
Depois, entre 1993 e 2009, Todt foi funcionário da Ferrari na F1. Como chefe, venceu seis vezes o Mundial de Construtores e cinco vezes o Mundial de Pilotos, todas com Michael Schumacher. Depois, como diretor-geral e consultor especial, venceu mais dois canecos de Construtores e um de Pilotos, com Kimi Räikkönen.
 
Além disso, o francês é membro fundador do Instituto de Cérebro e Coluna Vertebral e presidente do conselho de diretores de Fundação Suu, que trabalha em prol do avanço de saúde e educação das pessoas de Mianmar, no sudeste asiático. 
 
Todt é presidente da FIA desde 2009, quando assumiu o cargo no lugar de Max Mosley.
FELIZES NO WEC
Anthony Davidson e Sébastien Buemi têm muito em comum.
 
Para um, a carreira na F1 durou 24 GPs entre 2002 e 2008 com Minardi, BAR e Super Aguri. Para o outro, foram 55 corridas consecutivas de 2009 a 2011 pela Toro Rosso. Ambos tiveram o apoio de grandes companhias para chegar à principal categoria do planeta e foram considerados bons pilotos diante dos carros com os quais correram. E ambos viram a porta da F1 fechar em suas caras, fazendo com que tivessem de caçar outros rumos.
 
O sonho que eles tinham também era o mesmo: poder acrescentar as palavras “campeão mundial” no currículo. Sonho este que foi alcançado de forma conjunta em 2014 — no outro Mundial.

Leia a matéria especial no GRANDE PRÊMIO. 

QUATRO DIAS A MENOS 
A Force India anunciou que não vai participar da primeira bateria de testes da pré-temporada em 2015, como havia previsto inicialmente. A equipe indiana havia programado andar em Jerez de la Frontera, entre os dias 1º e 4 de fevereiro, ainda com o carro de 2014. 
 
A esquadra comanda por Vijay Mallya optou por pular as atividades no sul da Espanha por "aprendizagem limitada" e agora vai concentrar todo o seu esforço para os treinos coletivos em Barcelona, que recebe as duas últimas sessões da preparação da F1 para o campeonato que começa em 15 de março, na Austrália.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO. 

A NOVA M1
A Yamaha se tornou nesta quarta-feira (28) a primeira equipe da MotoGP a apresentar a versão 2015 do protótipo para o Mundial que começa no Catar, em 29 de março. Em um evento em Madri, a equipe japonesa revelou ao mundo as cores e o layout de sua M1, que será pilotada novamente pelo italiano Valentino Rossi, dono de sete títulos na classe rainha, e o espanhol Jorge Lorenzo, que já soma duas taças na principal categoria do motociclismo.
 
Nesta temporada, a meta da esquadra nipônica é tentar quebrar o domínio imposto pelo jovem prodígio Marc Márquez e a poderosa Honda. No ano passado, enquanto Márquez celebrou seu segundo campeonato do mundo na MotoGP, Rossi e Lorenzo completaram o campeonato na segunda e na terceira colocações, respectivamente. Juntos, os dois conquistaram apenas quatro vitórias. 

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.