De ponta a ponta, Rodrigo Baptista vence de forma dominante em Interlagos e garante título da Porsche GT3 Cup

Com direito a um sábado perfeito, com pole-position, liderança de ponta a ponta e volta mais rápida, Rodrigo Baptista alcançou o que é conhecido na F1 como Grand Chelem. Com o triunfo, o piloto assegurou matematicamente o título da temporada. Eloi Khouri obteve a pole-position da classe Challenge

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A Porsche GT3 Cup tem um novo campeão. Rodrigo Baptista teve uma jornada perfeita neste sábado (11) em Interlagos, na rodada dupla derradeira do campeonato e etapa que faz a preliminar da F1. Pole-position, o piloto do carro #3 liderou todas as voltas da primeira corrida, fez a melhor volta e completou um dia soberbo com a vitória no ‘templo do automobilismo’. Considerando a pontuação, já com os descartes, Rodrigo abriu 20 pontos de frente para Miguel Paludo. Como tem uma vitória a mais que o gaúcho, Baptista só não será confirmado como campeão numa única possibilidade: se levar uma bandeira preta na corrida deste domingo, às 10h (horário de Brasília).

 
Lico Kaesemodel, piloto da Shell V-Power Racing e campeão da Porsche GT3 Cup em 2016, ainda tinha chances matemáticas de título. Mas o paranaense dependia de uma combinação de resultados para faturar o bi. No fim das contas, o dono do carro #63 fechou em segundo, com Ricardo Baptista em terceiro. Paludo, por sua vez, foi o quarto colocado, enquanto JP Mauro completou o pódio e o top-5 em Interlagos.
 
Rodrigo Baptista não tracionou bem na largada, enfrentou dificuldades, quase foi ultrapassado, mas conseguiu manter a liderança nos primeiros metros, apesar da forte pressão de Kaesemodel. Mais atrás, Ricardo Baptista também mostrou que estava ali na briga e tentou ganhar algumas posições, mas acabou ficando em terceiro. E Paludo levou a melhor contra JP Mauro para faturar o quarto posto.
Kaesemodel pressionou Rodrigo Baptista no começo da corrida (Foto: Luca Bassani)
Na sequência da prova, Rodrigo já mostrava seu ritmo dominante e abria boa vantagem para o pelotão que vinha de trás. E JP Mauro era superado por Edu Azevedo, mas conseguiu retomar o top-5 pouco depois. 
 
Durante a prova, Fernando Fortes escapou no fim da reta ao tentar superar Pedro Queirolo, indo de frente para a barreira de proteção postada na entrada do S do Senna. Tudo bem com o piloto, mas o safety-car interveio quando restavam oito minutos para a abertura da última volta. Mas como houve dificuldades para remover seu carro ali no trecho, a corrida acabou sendo encerrada em regime de safety-car.
 
“Na largada, tive uma falha minha: não troquei a marcha na hora certa, o que me limitou. O Lico estava me passando já, me espremeu no muro, mas deixou o espaço. Deu tudo certo. A primeira volta foi tentar manter, o pneu não estava na temperatura ideal. Depois da terceira volta, já estava bem e consegui abrir. Foi um ano fantástico e fico muito contente com os pontos que conseguimos acumular até aqui”, comemorou Rodrigo Baptista, muito perto de comemorar pra valer seu título da Porsche GT3 Cup.
Largada da classe Cup na corrida 1 do fim de semana em Interlagos (Foto: Luca Bassani)
Kaesemodel relatou a pressão que conseguiu imprimir para cima de Rodrigo, mas agora projeta a segunda corrida do fim de semana e a última da temporada na Sprint para fechar o campeonato com mais uma vitória no ano.
 
“Larguei melhor que o Rodrigo, estava quase um carro inteiro na frente, dei uma olhada no retrovisor, fui dando uma fechada, mas quando olhei, ele estava com o bico do carro. Achei que poderia estragar a prova na primeira curva e deixei o espaço de um carro, e ele conseguiu entrar. Fui pressionando-o nas duas primeiras voltas. Depois, ele conseguiu abrir um pouco. Em seguida, começamos a virar no mesmo tempo. Minha esperança era ter mais umas duas voltas depois do safety-car para conseguir atacar. Estava com um setup bom, que veio melhorando no fim. Não sei se ele estava se desgastando ou se preservando”, disse.
 
O piloto só lamentou o fim da corrida com o safety-car. “Uma pena que demoraram tanto tempo para tirar o carro, porque eu ia atacar. Neste domingo, tem uma outra corrida. Vou largar em sexto. Vamos tentar ganhar, o carro é bom. Tem coisas que também podem melhorar. Vamos mudar uma coisa ou outra para ser mais competitivo”, finalizou Lico.
 
Na divisão Cup Sport, o acidente de Fernando Fortes e a vitória de Marcel Visconde levou este a assumir a liderança do campeonato por apenas um ponto de vantagem para Fortes, já considerando os descartes. Tudo se define neste domingo em Interlagos.
 
 
Khouri larga na pole da classe Challenge
Eloi Khouri garantiu a pole-position da Challenge neste sábado (Foto: Luca Bassani)
Eloi Khouri marcou 1min41s291 como sua melhor volta e vai largar na frente na última corrida do ano da categoria na Challenge. Marçal Müller, campeão por antecipação, parte em segundo, enquanto o ítalo-panamenho Marcos Vario abre a segunda fila, partindo ao lado de Rodrigo Mello.
 
Na classe Challenge Sport, Pedro Costa foi o mais rápido e se colocou em sexto lugar na classificação geral ao marcar 1min14s935. Costa também já tornou-se campeão por antecipação e agora vai ter a chance de correr pela primeira vez em uma preliminar do GP do Brasil de F1.
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