Piquet e Hellmeister cravam pole-position na última etapa da temporada da Porsche GT3 Cup em Interlagos

Enquanto Nelsinho Piquet e Alan Hellmeister puxam a fila na categoria principal, Christian Hahn e Renan Guerra registraram o melhor tempo na classe Challenge

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Os líderes dominaram a classificação para os 500 km de Interlagos, a terceira e última etapa do campeonato de endurance da Porsche GT3 Cup Challenge. Na classe Cup, a pole ficou com Alan Hellmeister, líder do campeonato de endurance, que compartilha o carro #5 com Nelsinho Piquet. Na classe Challenge, quem levou a posição de honra foi o carro #12, de Christian Hahn e Renan Guerra, dupla líder do certame de longa duração com os carros da geração 997 II.

 
Depois de treinos livres sob sol aberto, a classificação da Cup teve início com algumas nuvens encobrindo o céu. No grupo A, Hellmeister logo estabeleceu a marca a ser batida, com 1min37s633 em sua segunda volta lançada. Rodrigo Baptista, a seguir, assumiu a segunda posição, com 1min37s932. Depois, Tom Valle cravou 1min37s963. Mas, no apagar das luzes, Werner Neugebauer mostrou que não foi por acaso sua vitória na última prova de sprint do ano e registrou 1min37s834 para ficar com o segundo tempo do grupo. Betinho Valério finalizou a sessão em quinto, já na casa de 1min38s.

A seguir foram para a pista os carros da classe Challenge, no grupo A. Eloi Khouri iniciou os trabalhos na frente, mas Christian Hahn imediatamente respondeu com uma assombrosa marca: 1min40s482. O piloto colocou 0s910 sobre o campeão da Challenge Sport, praticamente assegurando a pole para a dupla. Líder do campeonato “overall” – que soma os pontos de endurance e sprint e confere ao vencedor uma etapa na classe Cup em 2017 –, Rodrigo Mello fechou a sessão com o terceiro tempo, 1min42s113. Marcus Vario veio logo a seguir, com Sergio Maggi completando o top-5.

Hellmeister e Piquet: os poles (Foto: Fernanda Freixosa)
Então, voltaram à pista os carros da Cup, com a temperatura já mais amena que na sessão do grupo A. Nelsinho foi o primeiro a andar rápido e logo cravou 1min37s919. Na passagem seguinte, foi ainda mais veloz, registrando o melhor tempo do dia: 1min37s331.

"Está até melhor do que a gente esperava. Queria estar sempre competitivo, e os treinos acabaram mostrando isso, que estávamos sempre entre os seis primeiros. Então ter feito a pole foi um pouco acima do que esperávamos. A gente tem um balanço de performance bem alto, bastante peso. Era o carro mais pesado da classificação, então estamos bastante surpresos. Mais importante do que termos feito a pole é sabermos que estamos competitivos", disse Alan.

 
Pole na abertura da temporada, Cacá Bueno insistiu até o final. Ele conseguiu superar a primeira volta de Piquet, mas não a segunda. O pentacampeão da Stock Car registrou uma marca impressionante considerando que era a quarta volta dos seus pneus, mas ficou a 0s031 do melhor tempo do dia. 
 
Companheiro de Cacá na Red Bull, Daniel Serra foi o terceiro mais veloz do dia, com 1min37s461. A marca, combinada à volta de Tom Valle no grupo A, garantiu ao carro vencedor da segunda etapa em Goiânia a segunda vaga na primeira fila do grid. O Porsche #0 parte em terceiro, ao lado do carro #3, dos vice-líderes do campeonato de endurance, Sergio Jimenez e Rodrigo Baptista. Na terceira fila vão alinhar o carro da dupla Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta, ao lado do #54, de Werner Neugebauer em dupla com o tricampeão da Porsche GT3 Cup, Ricardo Rosset.
Chris Hahn e Renan Guerra, poles na Challenge (Foto: Fernanda Freixosa)

"Considerando que somos um dos carros mais pesados por conta do balanço de performance, eu não esperava classificar bem. Achei que a nossa oportunidade estava na corrida, por Alan e eu sermos uma dupla muito experiente. Mas o Alan conseguiu fazer uma volta muito boa, eu me surpreendi com a volta que eu fiz também. O carro está muito bom, a equipe inteira fez um bom trabalho. Os dois carros da Hero têm uma boa chance de estarem no pódio. Obviamente o objetivo aqui é dar o campeonato pra Hero e pro Alan Hellmeister esse final de semana", afirmou Nelsinho.

Na segunda fase do treino da Challenge, com uma garoa fina em alguns trechos do traçado, Nonô Figueiredo andou na casa de 1min40s, fez o segundo melhor tempo do dia e garantiu ao carro #2 o terceiro lugar na classe.
 
Renan Guerra só teve o trabalho de fazer uma volta lançada, salvou pneus e ratificou a pole previamente antecipada por Chris Hahn. Marco Cozzi lutou até a bandeirada para baixar sua marca com o carro #23 e saiu recompensado com o segundo lugar – nesta etapa, além de Khouri, o carro tem na tripulação o jovem Enzo Bortoleto, piloto da F3 Britânica. O trio Rodrigo Mello, Tom Filho e Pedro Nunes parte em quarto na categoria, com Marcus Vario e Matheus Iorio completando o top-5.
Cacá Bueno (Foto: Luca Bassani)
Entre os principais postulantes ao título de campeão “overall” na Cup, o dia foi de Kaesemodel sobre Miguel Paludo. O campeão de sprint em 2016 larga em quinto, com o bicampeão alinhando em 12º em dupla com o americano Justin Allgaier, terceiro colocado no campeonato da Xfinity, segunda divisão da Nascar, há uma semana.
 
O piloto da Cup que somar mais pontos nos rankings combinados de sprint e endurance ganha o direito de correr a preliminar das 24 Horas de Le Mans em 2017, uma prova na qual largam mais de 40 Porsches com pilotos de todo o mundo.
 
Na classe Challenge o prognóstico é de um confronto direto entre os carros #23 e #19, com a disputa entre Khouri e Mello. O estreante parte duas posições à frente, mas está quatro pontos atrás no ranking combinado. Para o vencedor com os carros da geração 997 II, o prêmio será uma etapa da classe Cup em 2017.
Daniel Serra e Tom Valle (Foto: Luca Bassani)
Neste sábado, a corrida que conta com seis ex-F1 tem largada marcada para 16h30. Serão 500 km ou quatro horas de corrida. Os stints têm tempo máximo de 35 minutos, com as paradas de box de pelo menos seis minutos de duração.
 
Como a prova tem largada com luz do dia e chegada à noite, a organização do campeonato Sul-Americano da Porsche GT3 Cup Challenge programou a instalação de mais de duas dezenas de holofotes ao redor do traçado. O livetime da Porsche GT3 Cup Challenge cobre a prova na íntegra. Haverá transmissão online ao vivo no site oficial da categoria, no canal do YouTube e Facebook. Na TV, a prova de encerramento da temporada será exibida no dia 04 de dezembro às 13h pela Band e no mesmo dia, em horário a confirmar, nos canais SporTV.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.