Rodrigo Baptista confirma título da Porsche GT3 Cup na preliminar da F1. Paludo vence corrida em Interlagos

Um dos grandes nomes da história da Porsche GT3 Cup, Miguel Paludo venceu a última prova da temporada na Sprint diante de grande público em Interlagos. Outro nome, Rodrigo Baptista, escreveu sua página na história da categoria ao confirmar o título neste domingo. Na classe Challenge, o ítalo-panamenho Marcus Vario triunfou, enquanto Marcel Visconde festejou a taça na Cup Sport

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Dona da preliminar do GP do Brasil de F1 desde 2005, a Porsche GT3 Cup teve um domingo (12) de festa, reconhecimento e título. Rodrigo Baptista, que já havia garantido matematicamente o campeonato no último sábado ao vencer a primeira corrida do fim de semana, só precisava completar a prova nesta manhã para confirmar o título. E foi o que aconteceu. Com o terceiro lugar, o piloto pode enfim comemorar a conquista. A vitória na segunda corrida da etapa ficou com Miguel Paludo, que garantiu o vice-campeonato da Sprint em Interlagos.

 
Werner Neugebauer largou na primeira posição, aproveitando a regra do grid invertido em relação às posições no último sábado. Edu Azevedo dividiu a primeira fila. Só que JP Mauro, que abriu a disputa em terceiro, e Paludo, pularam na frente. Miguel assumiu a liderança ao passar JP Mauro por fora na entrada do S do Senna. Lico Kaesemodel subiu para terceiro, enquanto Tom Valle vinha na frente na Cup Master e Eloi Khouri liderava na Cup Sport e nona posição no geral.
 
Já na metade final da corrida, Ricardo e Rodrigo Baptista superaram Tom Valle e entraram no top-5 em quarto e quinto, respectivamente. Os dois brigaram pelo quarto lugar, até que Rodrigo tomou a dianteira, enquanto Kaesemodel subia para segundo ao passar JP Mauro. Em seguida, o piloto também era superado por Rodrigo Baptista, novo terceiro colocado.
Rodrigo Baptista comemora a conquista do título da Porsche GT3 Cup (Foto: Luca Bassani)
Com o cronômetro já zerado e duas voltas para o fim da corrida, Kaesemodel passou Miguel Paludo no S do Senna, mas o multicampeão da Porsche GT3 Cup deu o troco após um erro de Lico e voltou à ponta. Aí foi só administrar para festejar mais uma vitória. Kaesemodel fechou em segundo, à frente de Rodrigo Baptista, JP Mauro e Ricardo Baptista, completando o pódio da última prova do ano na Sprint.
 
Recordista de largadas da Porsche GT3 Cup, Marcel Visconde aproveitou o infortúnio de Fernando Fortes no último sábado e comemorou o título da Cup Sport, terminando em segundo na sua classe e em décimo no geral.
 
“Foi um domingo muito bom”, comemorou Paludo. “Coloquei na minha cabeça que precisávamos vencer de novo. O ano não foi como gostaríamos, mas tivemos uma performance constante. Estou muito feliz pela vitória, estava com a expectativa boa. Anos atrás deixei de ganhar uma prova junto com a F1 pela quebra de um câmbio, o que nunca tinha acontecido na minha vida. Terminar com o vice-campeonato é uma boa forma de encerrar o ano. Parabéns ao Rodrigo Baptista pela excelente temporada. Agora, é focar na Endurance Series e no Overall”.
Lico Kaesemodel acelera em Interlagos neste domingo (Foto: Luca Bassani)
Kaesemodel lamentou por uma vitória que lhe escapou por pouco. “Uma pena não ter vencido, o carro estava muito rápido. Na largada, tive alguns problemas, e o Paludo distanciou quase meia reta. Vim buscando. Cheguei no Miguel, passei e pensei que teria de administrar. Mas no fim do Mergulho para a Junção, tem de vir em segunda marcha. Bati para baixar a marcha, não entrou. Foi nessa que dei uma traseirada. Foi uma pena. Acho que foi legal de assistir. Uma pena esse erro meu. Ainda consegui salvar o segundo lugar. Valeu. Foi bom. Deu para ver que temos um carro competitivo”.
 
Rodrigo Baptista, o grande campeão, festejou o título, que veio na sua primeira temporada completa na Porsche GT3 Cup. “A corrida foi muito boa, a pista estava bem difícil e bem complicada. Consegui ganhar algumas posições mesmo assim e chegar em terceiro, fechando o ano com mais um pódio. Foi um pouco surpreendente ter ganho o título no sábado, o (Miguel) Paludo estava bem rápido. Não esperava. Mas o ano inteiro foi muito bom, cheguei aqui com a cabeça de repetir tudo o que tinha feito durante o ano. Então, foi muito bom. Não esperava já andar bem no meu primeiro ano completo na categoria. Estou muito feliz por ganhar aqui”.
Marcus Vario festejou a vitória em Interlagos na classe Challenge (Foto: Luca Bassani)
Mas o domingo começou com a disputa da corrida da categoria Challenge. O ítalo-panamenho Marcus Vario venceu a prova depois de largar em terceiro e subir para a ponta na primeira curva após superar o pole Eloi Khouri e Marçal Müller. Ronaldo Kastropil, que estava logo atrás, subiu para terceiro ao superar Khouri. Até que o safety-car foi acionado pela primeira vez após Marcus Peres enfrentar problemas e ficar parado na entrada do S do Senna após contato com Marco Billi.
 
A bandeira verde foi acionada quando restavam 18 minutos para o fim da prova, com Vario, Marçal e Kastropil no top-3. Mas o safety-car voltou à pista depois que Fernando Guerra passou reto na reta dos boxes e foi para a barreira de proteção. Porém, o carro de segurança ficou pouco na pista. Na volta da disputa, Marçal Müller tentou a vitória e esboçou ultrapassagem para cima de Vario, mas o ítalo-panamenho resistiu e conseguiu manter a liderança, confirmando a vitória na Challenge.
GERAÇÃO PRIVILEGIADA

F1 TEM ÓTIMA CLASSE EM 2017. E É BOM DEMAIS VÊ-LA EM AÇÃO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.