Coluna Power Stage, por Fernando Silva: Os brasileiros dos X Games

Além do badalado Nelsinho Piquet e do consagrado Guilherme Spinelli, a esquadra brasileira no Global Rallycross dos X Games terá também a presença de Eduardo Marques, dono de trajetória bastante curiosa, e do visionário Maurício Neves, um dos expoentes do rali nacional


Daqui a uma semana, a paradisíaca Foz do Iguaçu vai receber a etapa brasileira dos X Games, uma das principais competições do esporte mundial. Considerada a Olimpíada dos esportes radicais, os X Games compreendem disputas em várias modalidades, como skate, motocross freestyle, enduro e BMX, o popular bicicross. Além dessas, o RallyCross será disputado em Foz e terá a presença de grandes pilotos consagrados no Brasil e no mundo.

Vai ser uma disputa bastante interessante em Foz do Iguaçu. Grandes nomes do rali mundial estarão presentes, como Tanner Foust, Ken Block e o sueco Patrik Sandell. Presença garantida também do mítico Travis Pastrana, além de Scott Speed, ex-Toro Rosso e Nascar, e também de Buddy Rice, que correu até dias desses na Indy. Mas vai ter muito brasileiro bom no meio desse povo.

Na última semana, o noticiário do RallyCross no Brasil começou a ganhar corpo com a confirmação de Nelsinho Piquet como um dos pilotos da equipe Mitsubishi. Certamente, ter um ex-piloto de F1 e com carreira bastante promissora na Nascar é algo que vai chamar ainda mais a atenção do público daqui para os X Games. Nelsinho não é um piloto totalmente ‘verde’ quanto ao rali. Nos últimos anos, ele chegou a testar em algumas oportunidades o XRC, carro conceito desenvolvido por Maurício Neves, dono da equipe e preparadora ProMacchina. 
Nelsinho já teve algumas experiências no rail, justamente com o XRC de Maurício Neves (Foto: José Mário Dias/XRC/Facebook)

Neves, aliás, também fará parte do RallyCross em Foz do Iguaçu na semana que vem. Quem lê o Grande Prêmio sabe que isso não é novidade, já que, no fim do Rali dos Sertões do ano passado, ele revelou que já estava desenvolvendo o XRC versão RallyCross para colocar um carro totalmente brasileiro na pista contra os melhores do mundo. E Maurício conseguiu.

Quem acompanha o mundo do rali sabe o quanto Neves é visionário e, mais do que isso, um batalhador. Muitos só lembrarão de Maurício enquanto piloto da Volkswagen no Rali dos Sertões e no Dakar na década passada. Mas Neves ganhou praticamente tudo por aqui: campeão brasileiro de rali de velocidade, vencedor do Rali dos Sertões em 2007, dono de participações em etapas da Mitsubishi Cup, além de várias participações em competições ao redor do mundo.

Além de tudo isso, Neves, graças à sua experiência internacional como preparador — entre 1994 e 1997, na F-Opel e na F-3000 —, fundou a ProMacchina. Baseada em Curitiba, a equipe tornou-se uma das grandes do rali nacional. Visionário — volto a usar essa palavra, perdoem pela repetição —, Neves levou o primeiro carro movido a etanol em todo o mundo para a disputa do Dakar. Isso aconteceu em 2010, quando o protótipo foi guiado pelo lendário Klever Kolberg, um dos grandes do rali nacional.

Paralelo ao grande projeto do XRC, que não é apenas um protótipo construído para o rali, e sim um conceito muito mais amplo, desenvolvido para permitir aos seus competidores um custo muito mais baixo, Maurício, juntamente com a ProMacchina, ajudou a desenvolver um protótipo que teve o Range Rover Evoque como ‘bolha’. O carro, um dos mais belos de todo o Rali dos Sertões no ano passado, fez bonito demais com Felipe Bibas.

Agora, oito meses depois do fim do Sertões, Neves volta a escrever mais uma página bem-sucedida no automobilismo brasileiro ao colocar uma versão adaptada do XRC às regras do rallycross. 

Além de Neves, outro piloto vai guiar um XRC em Foz do Iguaçu na semana que vem. Um piloto que, diga-se, tem uma trajetória bastante curiosa e interessante. Eduardo Marques Jr. vive nos Estados Unidos e já disputou várias competições regionais por lá, tanto no asfalto quanto nas pistas de terra. 

Mas ele se destaca mesmo como instrutor de pilotagem como também como piloto-dublê, inclusive com presença em shows da Disney. Uma das suas participações mais recentes foi na África, onde participou das filmagens do novo filme da saga Mad Max, com estreia prevista para 2014. Antes, Eduardo terá a chance de guiar diante da torcida brasileira e ser mais um dos representantes no RallyCross nos X Games.
Melhor piloto brasileiro no cross-country, Spinelli também estará nos X Games em Foz do Iguaçu (Foto: David Santos Jr./Mitsubishi)

O quarto brasileiro no line-up dos X Games é, seguramente, o melhor piloto de rali cross-country do Brasil. Tetracampeão do Rali dos Sertões e um dos grandes nomes do Dakar nos últimos anos, Guilherme Spinelli será companheiro de equipe de Nelsinho Piquet na Mitsubishi. Será uma grande experiência para o carioca, que não terá muito tempo para descansar até a etapa de Foz do Iguaçu. Isso porque ‘Guiga’ desembarcou hoje no Brasil depois de mais de uma semana nos Emirados Árabes, onde disputou o Rali de Abu Dhabi e por muito pouco não foi pódio.

O RallyCross vale não apenas pelo espetáculo em si, mas também pela chance de ver uma equipe 100% nacional e bons pilotos daqui do Brasil na pista, com a certeza de que eles deverão fazer bom papel em Foz do Iguaçu, já que competência sobra para todos eles. Que venha logo a semana que vem.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!