Dakar confirma permanência na América do Sul em 2017 e anuncia disputa de prova secundária na África

A Amaury Sport Organisation, empresa responsável por organizar e promover o Dakar, confirmou que vai manter o maior rali do mundo na América do Sul no ano que vem. A ASO também anunciou que uma das provas do Dakar Series vai acontecer no Marrocos, no norte do Deserto do Saara

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

No primeiro dia de 2016, a Amaury Sport Organisation anunciou que o Dakar seguirá sendo realizado na América do Sul no ano que vem. A região, que recebe o maior rali do mundo desde 2009, foi o porto seguro encontrado pela empresa que promove e organiza a prova para manter a continuidade do evento em sua essência, marcada por regiões de deserto e muitas dunas, como as do Atacama, similares ao do Saara. Mas a ASO disse que o Dakar, de certa forma, voltará às suas origens ainda neste ano. O Dakar Series, campeonato de provas secundárias que levam a marca da principal prova off-road do planeta, terá uma etapa realizada no Marrocos, mais precisamente no deserto do Saara, entre 21 e 27 de maio.
 
Berço do Dakar ainda no fim da década de 70, a África deixou de receber a prova por conta de uma série de ameaças vindas de organizações terroristas de países como Níger e a Mauritânia, por onde a prova passava com frequência. Foi por tal razão que a prova idealizada por Thierry Sabine foi cancelada em 2008, quando os pilotos já estavam prontos para a largada em Lisboa, Portugal, rumo à África. 
 
A partir do ano seguinte, o Dakar mudou de continente e passou a ser realizado na América do Sul. Desde então, o Chile, com o Atacama, o ‘coração do Dakar’, foi o grande cenário da prova por conta das suas muitas regiões de dunas em meio ao deserto mais árido do mundo. Em 2016, por conta das inundações no país andino e também pelos efeitos do El Niño no Peru, o Dakar vai sair um pouco das suas principais características, mas a expectativa da organização é que tudo volte ao normal na edição do ano que vem.
A América do Sul seguirá sendo o cenário do Dakar em 2017 (Foto: Jose Mario Dias)
A etapa do Dakar Series no Marrocos será disputada no fim de maio e será destinada a carros, motos e quadriciclos. Será uma semana de disputa com uma etapa Maratona, na qual os pilotos não podem contar com o auxílio das equipes de apoio. A intenção da ASO é permitir aos mais veteranos uma nova chance de permitir guiar em cenários comuns ao Dakar africano. 
 
Além disso, a empresa quer proporcionar uma oportunidade para pilotos locais e europeus que não têm condições para atravessar o Atlântico e disputar o Dakar sul-americano.
 
“Este rali será a primeira escala para um piloto que deseja disputar o Dakar. Nosso objetivo é permitir aos jovens pilotos de moto se lançarem em uma prova adaptada às suas capacidades, mas que lhes permita encarar as dificuldades reais do rali raid: a navegação e o endurance”, declarou Marc Coma, lendário pentacampeão do Dakar nas motos e atual diretor esportivo da ASO.
Lenda do Dakar e diretor-esportivo a ASO, Coma falou sobre o Dakar Series no Marrocos (Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)
“O interessante para os europeus e para os africanos é que, além disso, se trata de uma prova acessível do ponto de vista financeiro. Além disso, é possível se inscrever com uma moto de enduro. Visando o Dakar, esta prova será uma espécie de rali para avaliar o nível técnico e físico dos pilotos. Os que terminarem o Rali de Merzouga poderão enfrentar o Dakar”, afirmou o catalão.
 
Apesar da confirmação de uma etapa do Dakar Series na África, Coma foi claro ao assegurar que a prova principal do off-road mundial não sairá tão cedo da América do Sul: “O Dakar está consolidado aqui, a África não está como antes e ainda faltam muitos lugares para desvendar na América do Sul”, disse Coma, levantando possibilidades de novos destinos para o maior rali do mundo. 
 
“O Dakar está em constante evolução, o que estamos fazendo é buscar uma plataforma para chamar a atenção dos jovens pilotos da Europa”, esclareceu.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

PADDOCK GP EDIÇÃO #11: ASSISTA JÁ

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.