Em sábado de etapa cancelada por motivo de segurança, Ogier mantém liderança do Rali da Polônia. Em casa, Kubica é 7º

Sébastien Ogier segue firme rumo a mais uma vitória no WRC em 2015. O bicampeão do mundo manteve a dianteira neste terceiro dia de prova na Polônia. O estágio 14, de 17,7 km, em Mazury, foi cancelado pela direção de prova por motivos de segurança

Cada vez mais próximo do tricampeonato, Sébastien Ogier deu mais um passo rumo à vitória no Rali da Polônia, que acontece neste fim de semana. A prova, que traz como grande estrela Robert Kubica, piloto da casa, tem em Ogier seu protagonista em um sábado (4) marcado pelo cancelamento do estágio 14 por motivos de segurança. O francês manteve a liderança, mas sua vantagem em relação a um dos seus companheiros de equipe na Volkswagen, o norueguês Andreas Mikkelsen, é relativamente pequena: meros 7s2.

Mesmo tendo de abrir caminho ao largar na frente — por ter fechado o dia 2 como líder —, Ogier imprimiu forte ritmo e venceu os quatro primeiros estágios deste sábado para abrir mais 5s de frente para Mikkelsen. O nórdico queixou-se à direção de prova por estar perdendo tempo devido à falta de visibilidade, prejudicada pela poeira levantada pelos carros que estavam à sua frente.

Sebastien Ogier continua soberano no Rali da Polônia (Foto: Volkswagen Motorsport)

Mas ainda que os organizadores do Rali da Polônia tivessem aumentado o intervalo de dois para três minutos em relação ao tempo de largada de cada carro, nem assim Andreas conseguiu se aproximar do tempo de Ogier, mas ainda assim garantiu uma boa parcial segunda colocação.

Quem faz grande prova na Polônia é o estoniano Ott Tänak. O piloto da M-Sport, que corre com um Ford Fiesta RS, chegou a liderar a prova na sexta-feira, mas acabou por cometer um erro na escolha dos pneus, optando pelo composto mais macio, ao invés do duro, que se adapta melhor ao forte calor que faz na região. Além disso, Tänak teve de lidar com uma falha nos freios do seu carro.

Mas depois de um dia de altos e baixos na sexta-feira, Tänak conseguiu se recuperar e subiu de quarto para terceiro, superando Jari-Matti Latvala, da Volkswagen. A vantagem, contudo, é irrisória: 0s1 separam o estoniano do piloto finlandês. Hayden Paddon, da Hyundai, completa o top-5.

Kubica vem fazendo uma prova bem consistente em casa. Longe dos erros, o piloto, que corre com um Ford Fiesta RS de equipe própria, foi superado neste sábado pelo belga Thierry Neuville, da Hyundai, mas ainda assim segue à frente de pilotos bem mais experientes no WRC e está em sétimo. Kris Meeke é o melhor dentre os pilotos da Citroën, mas aparece apenas em oitavo lugar, seguido pelo seu companheiro de equipe Mads Östberg. Dani Sordo, parceiro de Paddon e Neuville no time de fábrica da Hyundai, fecha o rol dos dez primeiros.

Em casa, Robert Kubica faz boa prova no WRC e está em sétimo lugar (Foto: Rally of Poland/Facebook)

Aí a direção de prova, em conjunto com os organizadores do evento, tomou a decisão de cancelar a 14ª etapa da prova, uma vez que os muitos espectadores não dispersaram das cercanias da pista no trecho em Mazury, mesmo após inúmeros chamados dos responsáveis pela segurança. Para evitar maiores problemas, o trecho foi neutralizado.

“Na primeira seção do estágio, havia muitos espectadores que não reagiram a qualquer instrução por parte da tripulação de segurança. Os carros do rali foram desviados para o início do próximo estágio como alternativa. Os organizadores aderiram a estas instruções, de modo a não haver incidentes de qualquer natureza”, diz o comunicado da direção de prova.

Ao menos segundo o cronograma oficial do Rali da Polônia, está prevista a realização de mais três estágios neste sábado, sendo que um deles será uma superespecial em Mikolajki Arena. O Rali da Polônia se encerra no domingo com apenas mais dois estágios, ambos em Baranowo, sendo um deles o Power Stage, que distribui pontos extras aos três primeiros colocados.

WRC, Rali da Polônia, dia 3: 

1 SÉBASTIEN OGIER FRA VOLKSWAGEN  1:54:25.8 13 estágios
2 ANDREAS MIKKELSEN NOR VOLKSWAGEN +7.2  
3 OTT TÄNAK EST M-SPORT FORD +20.0  
4 JARI-MATTI LATVALA FIN VOLKSWAGEN +20.1  
5 HAYDEN PADDON NZL HYUNDAI +51.5  
6 THIERRY NEUVILLE BEL HYUNDAI +1:02.5  
7 ROBERT KUBICA POL KUBICA FORD +1:15.6  
8 KRIS MEEKE IRL CITROËN +1:33.4  
9 MADS ÖSTBERG NOR CITROËN +1:49.9  
10 DANI SORDO ESP HYUNDAI +2:00.5  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.