Foto: Pilotado por chilenos, primeiro carro totalmente elétrico completa estágio inicial da edição 2015 do Rali Dakar

A equipe Acciona, dos pilotos chilenos Albert Bosch e Agustín Payá, já faz história no Rali Dakar. Com o veículo totalmente elétrico, o time completou o estágio inicial do rali neste domingo

A equipe Acciona está fazendo história na edição de 2015 do Rali Dakar. Pela primeira vez em 36 anos de competições do mais perigoso e famoso rali do mundo, um carro totalmente elétrico completa um estágio. Saindo de Buenos Aires, onde curiosamente a F-E corre no próximo fim de semana, os pilotos chilenos Albert Bosch e Agustín Payá terminaram a etapa inicial de 175 km até Villa Carlos Paz em 2h37min, no último domingo (4).

Chilenos Albert Bosch e Agustín Payá conduzem o #369 no Rali Dakar (Foto: ACCIONIA/Jesús Renedo)

O veículo, idealizado e construído pelos dois pilotos, não apresentou qualquer problema durante o trajeto. O motor elétrico do carro gera 300 cv de potência a 6 mil giros e possui duas baterias de Lítio de 140 kWh.

Carro totalmente elétrico no Rali Dakar 2015 (Foto: ACCIONIA/Jesús Renedo)
FORTES DEMAIS
Apesar da má fase, a Ferrari pode, sim, reagir e passar a representar uma ameaça em breve. É o pensamento de Toto Wolff, diretor-executivo da Mercedes, que alertou para a força da parceria formada com o recém-contratado Sebastian Vettel. A Ferrari, por toda a estrutura e tradição que tem, com Vettel, um tetracampeão, vão dar juntos início a um novo ciclo, e é de se esperar, na visão de Wolff, que o time consiga um resultado melhor do que o da temporada 2014.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

HÜLK: CARROS FICARAM MAIS DIFÍCEIS EM 2014
A temporada de Nico Hülkenberg foi até acima do esperado. O piloto da Force India pontuou nas dez primeiras provas do ano e foi o principal chamariz da equipe em sua melhor temporada desde que foi criada. Mas as coisas não foram tão tranquilas com o novo V6 turbo. Segundo Hülkenberg, guiar o carro que a F1 passou a usar em 2014 é mais difícil que os impulsionados pelos V8 aspirados que eram utilizados até 2013. Para o alemão tem sido mais complicado guiar em 2014 especialmente por causa da diminuição de downforce.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

MELHORES DO ANO
 
E assim, como num passe de mágica, 2014 passou. Foi rápido mesmo. Se Vettel decepcionou, a Mercedes dominou e o medo de acidentes fatais voltou à F1; se a Ganassi não correspondeu e Will Power fez chegar o dia que parecia inalcançável; se Márquez deu mais um passou para construir uma dinastia; se Rubens Barrichello viveu sua redenção, tudo isso é sinal das marcas de 2014 no automobilismo. Para encerrar e reforçar o que aconteceu no ano, a REVISTA WARM UP volta a eleger os melhores do ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.